CESARE LOMBROSO, psiquiatra e criminologista nascido em 6 de novembro, em Verona(Itália). Tornou-se conhecido pelos estudos que associavam características físicas a psicopatologia criminal. Entre as características paontadas para definir o delinquente estão:protuberância occiptal, arcos superciliares excessivos e prognatismo inferior. Havia ainda o que ele chamava de louco moral e o epiléptico, que teria tendência ao crime. Instabilidade afetiva, uso de tatuagens e insensibilidade à dor, seriam outros dos estigmas comportamentais teorizados por Lombroso.
Suas teorias foram cientificamente desacreditadas e vencidas pelas teorias que se baseiam na causa ambiental da criminalidade. Apesar disso, exerceu forte influência em criminologistas da Europa e Brasil e em intelectuais como Emile Zola e Anatole France.
Em Turim, Itália, há o Museu de Antropologia Criminal Cesare Lombroso, onde estão expostos cerca de 400 crânios e suas anomalias, estudadas pelo criminologista. A própria cabeça de Cesare está lá, conservada em uma câmara de vidro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.