ACI reúne empresários para o lançamento da 23ª Fenics
A reserva de estandes garante melhores condições de negociação até o evento
A
Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros realiza
há 23 a Feira Nacional da Indústria Comércio e Serviços - Fenics. O
evento já recebeu mais de 1,5 milhões de pessoas e teve pelo menos 2.500
expositores de todos os segmentos, neste período. Nesta segunda-feira,
dia 19 de março, a entidade lançará a feira para empresários, parceiros e
imprensa. A Fenics acontecerá entre 13 e 16 de setembro, no Parque de
Exposições João Alencar Athayde.
Os
eventos e feiras de negócios geram impacto econômico de milhões de
reais na movimentação dos vários setores do mercado norte-mineiro. A
Fenics projeta a prospecção de 100 milhões a partir de negócios gerados
no evento. Tudo isso devido às facilidades oferecidas para a aquisição
de estandes. A cada ano, são mais de 200 expositores e 80 mil
visitantes, o que coloca a feira como o principal encontro de
empreendedores do Norte de Minas.
De
mostra de produtos à venda no varejo, com preços diferenciados, a
Fenics segue consolidada como uma importante ferramenta de marketing
para as empresas. São 10 mil² para lançamentos de produtos, com vendas
em condições especiais, palestras, workshops e shows num mesmo local.
A
Fenics é composta por um tripé e compõe seu sucesso, o primeiro é a
iniciativa privada, através dos expositores; o segundo o poder público,
através de instituições parceiras; e o terceiro é o público visitante,
que ajuda a girar esta imensa engrenagem que é uma feira de negócios.
“Cabe à ACI atuar como articuladora desses elementos, tentar entender as
necessidades de expositor, instituições e público, reunindo todo no
mesmo objetivo: a promoção do mercado”, afirma Newton Figueiredo,
presidente da entidade.
Para o expositor, investir em uma feira é uma forma de agregar valor ao seu produto, considerando a qualidade do público-alvo. O
momento é de gerar relacionamento entre empresários, pessoas formadoras
de opinião, consumidores diferenciados de diversos segmentos
econômicos, incentivando novos negócios.
“Nas
últimas edições da Fenics, mudamos o foco na atração do público. O
estande se tornou a atração principal do evento e os expositores puderam
convidar seu consumidor com ingressos especiais. Esta estratégia ajudou
a reunir um público muito interessante para as empresas expositoras,
potencializando os negócios de todos”, conta Kelington Mota,
superintendente da ACI e coordenador do evento.
Em
toda a cidade, outros setores também sentem o reflexo da realização de
um evento como a Fenics. Somente a montagem e decoração dos estandes,
gera 150 empregos diretos e indiretos, entre infraestrutura física,
gráficas e agências de publicidade. Mais diretamente relacionado ao
turismo de negócios, a feira envolve redes hoteleiras, prestadores de
serviços, agências de turismo, restaurantes, entre outros.
Em
2018, mais uma vez a Fiemg – Regional Norte é co-realizadora da Fenics.
Adauto Marques, presidente, diz que “são entidades preocupadas em
fomentar a economia, consideramos este evento como um gerador de divisas
para o Norte de Minas e, por consequência, novas oportunidades de
empregos e crescimento para o país”.
“Tendências
de inovação, tecnologia, crédito, alguns itens importantes para manter
as empresas atualizadas, e que estão presentes na Fenics. As rodas de
negócios e workshops merecem atenção também, eles ampliam o conhecimento
e promovem o networking. A feira é dinâmica, muitos negócios talvez
sejam fechados em 1 mês ou três meses, mas tiveram início dentro do
evento. Projetar produtos e serviços para outras empresas amplia o leque
de negócios para empresas de qualquer porte”, ressalta Cláudio
Oliveira, gerente regional do Sebrae.
Muitos
empresários podem ser perguntar “como é possível manter o sucesso da
Fenics, a cada edição?” Com 23 anos de experiência na realização deste
evento, a ACI responde que é possível sim, usando a criatividade,
buscando parcerias e novos negócios para fomentar o mercado regional. Dr
Newton Figueiredo ainda continua: “Todo empresário é responsável pela
economia de sua cidade, não podemos ficar esperando que só o poder
público faça a sua parte. Nós também temos que assumir a nossa
responsabilidade. Fazer a economia girar. Criar oportunidades”, conclui o
empresário.
Nágila Almeida
Assessora de Comunicação ACI
Assessora de Comunicação ACI