sexta-feira, 31 de outubro de 2014

DA SÉRIE BH: TM e JUNOT

DA SÉRIE BH: 

Com os amigos TIÃO MARTINS e JUNOT em meu canto favorito:CASA dos CONTOS





HOJE É DIA DE....

HOJE É DIA DE...
Lembrar CARLOS DRUMMOND  de ANDRADE, escritor nascido em 31/10/1902, em Itabira-MG. Drummond dispensa apresentações. É, sem dúvida, uma das maiores referências da literatura brasileira.  
É do DRUMMOND uma das frases que mais gosto e sinto: 
"tenho apenas duas mãos e todo sentimento do mundo"

Mais FRASES DO POETA:

“Quero Quero que todos os dias do ano todos os dias da vida de meia em meia hora de 5 em 5 minutos me digas: Eu te amo”

“Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes.” 

“Sexo, esse minúsculo ponto feminino, em torno do qual gira a máquina do mundo.”

“Se eu gosto de poesia? Gosto de gente, bichos, plantas, lugares, chocolate, vinho, papos amenos, amizade, amor. Acho que a poesia está contida nisso tudo.” 

 “O amor é grande e cabe nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe na cama e no colchão de amar. O amor é grande e cabe no breve espaço de beijar.”

“O pássaro é livre na prisão do ar. O espírito é livre na prisão do corpo.”

“A amizade é um meio de nos isolarmos da humanidade cultivando algumas pessoas.”

“A confiança é um ato de fé, e esta dispensa raciocínio.”

 “A caridade seria perfeita se não causasse satisfação em quem a pratica.” 


“Eu não devia te dizer, mas essa lua, mas esse conhaque, botam a gente comovido como o diabo.”


ABAIXO, eu e Florzinha parando pra bater um papo com DRUMMOND e NAVA, que ainda estão ali naquela esquina de BH a conversar.












CRIANÇA e ADOLESCENTE: SEMINÁRIO aborda ALTA COMPLEXIDADE

CRIANÇA e ADOLESCENTE

Seminário aborda alta complexidade  


Texto e Fotos: Márcia Vieira




Aconteceu nesta quarta-feira, 29, no auditório da AMAMS, a abertura do Seminário Norte-Mineiro Alta Complexidade, que coloca em discussão medidas de acolhimento a crianças e adolescentes.

Flávia Gonçalves de Souza Ruas é assistente social e funcionária do CRAS há um ano e sete meses. Durante o seminário, era uma das mais entusiasmadas com o assunto: “Essa participação é importante, já que o nosso trabalho foca na convivência e acolhimento”.  Questionada sobre as mudanças que o trabalho provocou em sua vida, ela declarou: “Nós temos a concepção de que a violência está longe de nós, mas, na verdade, ela está bem próxima. Sem dúvida, me tornei mais humana e luto para que os mais necessitados conheçam e busquem a garantia de seus direitos”.



Simone Torres Gusmão, diretora de Assistência Social da Secretaria de Desenvolvimento Social e coordenadora do evento, declarou: “Consideramos prioridade a alta complexidade, ou seja, aqueles casos que chegaram à última instância, quando todos os vínculos familiares já foram rompidos. A proposta do nosso trabalho é o acolhimento, o resgate desta criança ou adolescente, daí a importância deste encontro proposto pelo secretário e bem recebido por todos nós”. 



O Seminário acontece justamente numa semana que foi tristemente marcada pela morte de um adolescente que se encontrava em abrigo, em medida protetiva, por determinação da justiça. O menino foi lembrado pelos presentes que fizeram um minuto de silêncio em sua homenagem. O juiz Antônio de Souza Rosa fez questão de falar sobre o assunto e sobre a necessidade de “concentrar os trabalhos não em retórica, mas em solução dos problemas”. O juiz afirmou que “quem está em abrigo não é bandido e a sociedade precisa entender isso, caso contrário, eles correm o risco de virar bandidos. Não há mágica. Na hora de discutirmos soluções, temos que discutir dentro da nossa realidade”, disse Rosa.



Albanita Roberta, subsecretária de Estado de Assistência Social, pontuou os desafios: “Temos que lidar com a falta de recursos humanos, a falta de trabalhadores nesta área e a assessoria técnica do ponto de vista assistencial, que incide na morosidade e cultura do acolhimento. Nem todos os casos são de acolhimento e este seminário, por exemplo, é um dos caminhos que temos para alcançarmos uma solução”.




Participaram do seminário em Montes Claros, estudantes, profissionais ligados ao tema, autoridades do meio jurídico e servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social, além do titular da pasta, Secretário Cel. Franklin de Paula Silveira. No próximo dia 16 de dezembro acontece em Belo Horizonte o Seminário Estadual, que tratará do assunto em âmbito mais amplo.

ESPORTE e LAZER: COMEÇAM as quartas de final do CAMPEONATO RURAL

Esporte e Lazer
Começam as quartas de final do Campeonato Rural


O campeonato Rural 2014 entra no próximo final de semana em sua segunda fase. Para esta etapa, 16 equipes se classificaram, 8 para a categoria Aspirante e 8 para a categoria Titular. Os jogos são no formato mata-mata, ida e volta.

As equipes que obtiveram os melhores resultados durante a primeira fase do campeonato jogam por dois resultados iguais. Além disso, as mesmas têm o direito de jogar o último jogo em casa.

Os jogos da segunda fase, "quartas de final", acontecerão nos 2 e 9 de novembro, e as equipes classificadas na categoria aspirante são Poço Novo, Vila Nova, Nova Geração, Santa Rosa, Ermidinha, Riachinho, Eduardos e Aparecida.

Já na categoria titular, as equipes são: Poço Novo, Vila Nova, Nova geração, Santa Rosa, Ermidinha, Riachinho, Eduardos e São Pedro.

BAIRRO UNIVERSITÁRIO: DRENAGEM É REALIDADE

Bairro Universitário recebe obras de drenagem



Texto: Daniel Moraes

Fotos: Wilson Medeiros




Estão avançadas as obras de pavimentação e drenagem no bairro Universitário, onde 12 ruas serão beneficiadas com as melhorias. A equipe de asfaltamento está, atualmente, realizando os trabalhos na rua 13, enquanto a rua 14 está se preparando para receber as manilhas de concreto que irão compor a rede de drenagem do local.



Moradora do bairro há 7 anos, Luana Cordeiro está feliz com as melhorias. “Como moradora, estou muito satisfeita. Este bairro sempre foi muito esquecido”, disse a empresária, que se empolgou tanto com as obras que resolveu reformar a própria casa. “Se não tivesse asfalto, eu não iria reformar”, afirmou. Ela tem a expectativa de que o bairro, que hoje abriga uma universidade federal e duas faculdades particulares, possa fazer jus ao seu nome e atrair mais universitários para residir no local. “Muitos não vêm morar no bairro porque não tem asfalto”, disse.



As obras no local estão sendo realizadas por uma empresa terceirizada, contratada pela Prefeitura através de licitação, e estão sendo custeadas pelo Tesouro Municipal.

DEFESA CIVIL MUNICIPAL EVITA ALAGAMENTOS

Defesa Civil Municipal intervém no Canelas para evitar alagamentos



Texto: Daniel Moraes



Visando prevenir alagamentos no bairro Canelas II, nas margens do córrego Bicano, a Prefeitura de Montes Claros, através da Defesa Civil Municipal e da Secretaria de Serviços Urbanos, está realizando uma importante intervenção no local.

Está sendo construída no local, com a utilização de uma escavadeira, uma “piscina de desaceleração”, que, como o próprio nome diz, tem o objetivo de diminuir a velocidade da água que corre para aquele ponto, proveniente dos bairros Dona Gregória e Maracanã. Assim, a piscina irá evitar que, em dias de chuva forte, a grande quantidade de água provoque alagamentos no local, causando prejuízos para a população.

Esta intervenção é uma das muitas que a Prefeitura realiza na cidade para evitar que o período chuvoso ocasione transtornos para os moradores de Montes Claros. Ações de desobstrução de córregos e limpeza de bueiros também estão sendo feitas em vários pontos do município.