domingo, 16 de julho de 2017

E FOI NUM 16 de JULHO.....


E foi num 16 de julho

...de 1228, que SÃO FRANCISCO de ASSIS foi canonizado, dois anos depois de sua morte, pelo Papa  Gregório IX. Giovanni Pietro de Bernardoni virou São Francisco e fundou a Ordem dos Franciscanos. São Francisco é considerado o protetor dos animais. O dia 4 de outubro é reservado à celebração do Santo. 

"Todos os seres são iguais, pela sua origem, seus direitos naturais e divinos e seu objetivo final" (S.F.A.)



Nota: as duas imagens de São Francisco pertencem ao Atelier da artista plástica Felicidade Patrocínio
Fotos: arquivo blog Márcia Vieira Yellow

TEXTO CONVIDADO: MARA NARCISO


TEXTO CONVIDADO: MARA NARCISO

Qual o peso desse preço, desse ferro, desse berro de dor?” (André Águia)/ Mara Narciso

Numa época que se prima pela divisão entre ódio e superficialidade, ter um encontro com a boa música é rara oportunidade de impregnar o corpo e mudar o estado da alma. O show “30 anos luz” em comemoração aos 30 anos de carreira de André Águia, foi um momento quente, no raro frio de Montes Claros.

O cantor paraense de Belém, radicado em Porteirinha, com passagem por Belo Horizonte e há 11 anos em Montes Claros, foi além da universalização que a música proporciona, dando uma aula de ecletismo e harmonia.

Musical, curiosamente, aos dois anos de idade passou pela Rua do Matoso, de Tim Maia e Erasmo e Roberto Carlos, na Tijuca do Rio de Janeiro. Inquieto, iniciou sua carreira aos 12 anos, participando de bandas com um irmão e amigos, tempos depois tentou uma carreira solo. Também esteve em bandas de Belo Horizonte, tocando em grandes shows, e, então, em 2006, casado com uma montes-clarense, veio morar em Montes Claros, voltando a cantar sozinho.

A sua música mais tocada nacionalmente foi “Amor só”. Gravou em 2003 uma homenagem ao Cruzeiro em “Azul é o futebol”, e em 2012 o CD/DVD “A música do novo Brasil”. Gravado no Coliseum de Santa Bárbara, ambiente que respira cultura, e, levando a grande marca de qualidade que o acompanha, contou com a participação dos seus filhos Lucas e Luiza Clara, então com 11 e sete anos, respectivamente, e dos cantores Débora Rosa, Leo Lopes, Bete Antunes e Jukita Queiroz.

Afável, receptivo, e em certa medida, humilde, André Águia, batizado André Luiz Aguiar, teve seu nome alterado pelo amigo Leo Lopes, o que lhe deu um salto diferencial, que, acoplado a sua privilegiada veia poética e musical, passou a valer como marca.

Suas canções falam do cotidiano, do romântico, porém, inconformadas, buscando não apenas protestar, mas modificar os fatos. Sua música se destaca na programação da Rádio Unimontes/Universitária, e há três anos deu sua cara ao 28º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético, acontecimento cultural que envolve palestras, exposições, leitura e performances, com a música Tripsiu, um rock bem arquitetado, que agitou e reverberou por um bom tempo.

Em 2016 foi a Bento Rodrigues gravar um videoclip dentro da lama que arrancou do mapa dois povoados de Mariana. Os versos iniciais de “Mariana ao mar” falam assim: “Qual o limite da sua ganância / Qual o peso desse preço, desse ferro, desse berro de dor/ Dessa falta de amor / Qual o limite da ignorância / Qual o peso desse preço / Desse dano, dessa destruição, desilusão?”//. É preciso dar atenção ao que diz André Águia, e ficar de ouvidos atentos à sua música panfletária, de refrão melodioso e inesquecível.

Desta vez, num ambiente intimista, quente de confraternização, amigos se reuniram no palco após muitos anos, proporcionando uma festa para a platéia. A apresentação que durou duas horas aconteceu na Alexandrina Casa de Música, no Bairro Jardim São Luiz. Lá, foi possível mergulhar no aconchego de uma decoração rústica e de bom gosto, comer comidinhas com molhos sofisticados ou, simplesmente abraçar o belo.

Durante a apresentação, sua filha Luiza Clara, hoje com 13 anos, emocionou a platéia com sua voz suave de menina-moça talentosa, e ainda um pouco acanhada.

O eclético cantor e compositor, que trabalha como professor e diretor do Programa República na FIPMoc - Faculdades Pitágoras de Montes Claros, vai do romântico ao rock, passando pelo samba, e, cantando bem, recebeu amigos no palco e entoou canções junto aos fãs, que brindaram sua carreira. Esse momento tocante, precisa ser ampliado para um show maior, no qual mais gente poderá cantar a sua boa música, ainda que seja preciso ter canais para todos os estilos, como André Águia, democraticamente deseja.


16 de julho de 2017

Da Série: PERSONAGENS:TIM MARUJO

Da série PERSONAGENS:

TIM MARUJO flagrado pelo blog em um momento de descontração durante as FESTAS  de AGOSTO em MONTES CLAROS


DUBAI: CHECK-IN SOLIDÁRIO para CASA MIGUEL

Dubai Suítes realiza Check-

in Solidário para Casa 

Miguel Rêgo Alencar

Campanha apóia Casa que assiste mães carentes com filhos hospitalizados ou em consultas e exames em Montes Claros

Texto: Wesley Gonçalves
Fotos Dubai: Eudes Lúcio
Fotos Casa Miguel: Divulgação

O Dubai Suítes, o mais novo empreendimento hoteleiro de Montes Claros não apenas gera emprego e renda para a cidade, mas se preocupa com as questões culturais e sociais da cidade, incentivando e apoiando projetos sociais que realmente fazem a diferença e buscam o bem-estar dos menos favorecidos.
Toda segunda-feira do mês de julho, a cada check-in, o valor de R$ 1,00 será destinado à Casa de Apoio Miguel Rêgo Alencar. É uma forma encontrada pelo hotel para ajudar o projeto. Além de doações de enxovais para os quartos das mães assistidas e kits de higiene pessoal.
Foi nesta linha social que o Dubai Suítes foi apresentado para os coordenadores da Casa de Apoio Miguel Rêgo Alencar que assiste mães carentes com filhos hospitalizados ou em consultas e exames em Montes Claros.
São mães de todo o Norte de Minas e até Sul da Bahia que não tinham onde ficar enquanto seus filhos estavam internados para tratamentos nos hospitais da cidade.
A parceria foi imediata, pois o Dubai Suítes sensível ao trabalho que lá é desenvolvido, os seus gestores foram conhecer de perto o projeto e não tiveram dúvida em apoiar esta causa humanitária que ajuda a quem realmente precisa.
“O Dubai Suítes foi pensado e construído para agregar e dar valor a Montes Claros. Sabemos da sua importância geográfica como maior cidade do Norte do Estado e temos como objetivo mostrar as potencialidades da região, ajudar e apoiar quem realmente precisa, através de parcerias e apoio as casas que que realizam um belo trabalho social. O check-in solidário foi uma forma encontrada pelo Dubai Suítes para mobilizar e envolver nossos clientes e staff para esta causa tão nobre”, frisou André Bekerman, diretor do empreendimento.
Já Sílvia Rêgo, idealizadora do Projeto e mãe do Miguel Rêgo Alencar que dá nome ao projeto social, destacou a parceria como importante ferramenta para ajudar o próximo.
“Toda parceria é positiva e sempre tem um mérito material e espiritual. Dubai Suítes, por ser de reconhecida eficiência, oferece conforto e condições de qualidade, exatamente para melhorar a vida das pessoas. E com essa parceria só termos a ganhar, pois é do bem. Parcerias, quando é do bem, são laços que nos prendem a Deus”, disse Sílvia Rêgo.

DUBAI VALORIZA CULTURA NORTE-MINEIRA

Novo empreendimento hoteleiro 

valoriza Arte e Cultura 

norte-mineira

Obras de artes de Márcio Leite vão ajudar hóspedes a se sentirem mais ambientados. Adega terá telas com temáticas sobre o vinho e leilão vai ajudar associação sem fins lucrativos

Texto e foto: Wesley Gonçalves

Montes Claros também conhecida como a “Cidade da Arte e da Cultura” ganhou um novo empreendimento hoteleiro no dia 15 de maio e desde então, tem inovado na valorização da nossa arte e cultural regionais.
O Dubai Suítes, projetado pelos arquitetos João Jacques e Lívia Freire da JJ Incorporação, chega como um empreendimento moderno, ousado e dinâmico. E como esse olhar diferenciado sobre a região, convidou o renomado artista plástico, cartunista, Jornalista e Chargista Márcio Leite, para ajudar na de decoração e ambientação dos quartos dos hóspedes do Dubai Suítes.
A célebre frase “Cidade da Arte e da Cultura” é do Jornalista, teatrólogo, crítico literário, blogueiro e advogado Reginauro Rodrigues da Silva, falecido em 21 de maio de 2012, aos 62 anos, vitima de uma parada cardiorrespiratória. Regi como era conhecido no meio político, social e cultural da cidade não cansou em demonstrar todo o amor que sentia por Montes Claros que o acolheu de corpo, alma e coração. Reginaldo Silva era natural de Almenara no Vale do Jequitinhonha.
E foi justamente com este pensamento de abraçar a cidade, envolver a sua população na arte e na cultura, que o Dubai Suítes, resolveu retratar Montes Claros em obras que levam a assinatura do artista Márcio Leite, conhecido internacionalmente.
Para o artista, os diretores do empreendimento pediram que retratasse em gravuras de modo fiel e conhecido do povo norte-mineiro, essências da cultural imortal e imaterial de Montes Claros.
“Achei de uma sensibilidade enorme dos dirigentes do Dubai Suítes querer valorizar a cultura e a arte do nosso povo. Já havia trabalhado para eles no outro hotel Dubai, quando a temática foi justamente retratar a cidade de Dubai nos Emirados Árabes Unidos. E a receptividade dos hóspedes foi muito boa. Eles interagiram com as obras de artes. Isso é prova do quanto as pessoas gostam e valorizam uma obra de arte dentro do quarto de hotel. Além de todo o aconchego dos apartamentos neste novo empreendimento, a arte entra para dar mais leveza e suavidade enquanto estão hospedados. Nada mais confortável do que se sentir em casa, mesmo estando longe dela. Essa é a nossa proposta. Dar um ar de leveza aos ambientes para aqueles que vão desfrutar da hospedagem do Dubai Suítes”, explicou Márcio Leite.
O Dubai Suítes projetado pelos arquitetos João Jacques e Lívia Freire, chega como um empreendimento com um olhar diferenciado para valorizar os saberes e fazeres do sertão de Minas.
O empreendimento da JJ Incorporação, o Dubai Suítes terá em todos os seus quartos, 30 gravuras originais com características fortes e marcantes de Montes Claros como a Igreja dos Morrinhos, Morro Dois Irmãos, as tradicionais Festas de Agostos através dos seus Catopês, Caboclinhos e a Marujada, além da Festa do Pequi com o fruto símbolo da resistência do cerrado, o Pequi em todo o seu esplendor e beleza nas formas de flor e fruto.
Os 30 originais assinados por Márcio Leite e 10 reproduções cada, totalizando 300 gravuras já estão em fase de acabamento final para a inauguração oficial no dia 15 de maio.
As figuras retratadas pelo artista plástico são extremamente contemporâneas, com o pop art sempre como referência no trabalho deste artista respeitado e conhecido mundialmente.
Márcio Leite mistura linguagem estilizada com abstrato, mas com sua marca pessoal única e diferenciada. As telas terão temas diversificados que levaram o artista a uma pesquisa histórica e cultural do que realmente representava Montes Claros e que todo hóspede que pelo Dubai Suítes venha a passar encontre retratado em uma gravura características únicas de Montes Claros.
“O que mostro nestas obras é a minha paixão, o meu amor por Montes Claros. É a exteriorização dos meus sentimentos por esta cidade. Tive vários convites para ir embora daqui, mas não. É Montes Claros que eu amo, que eu gosto. Não quero sair daqui. Até onde sei, este tipo de valorização de uma cidade retratados em obras de arte e expostos em um hotel me parece ser inédito. Montes Claros ganha duas vezes. Ganha um grande empreendimento com uma visão singular de valorização da cultura local e ganham os hóspedes que poderão usufruir destas telas inéditas que retratam a nossa cidade de forma marcante e carinhosa”, disse o artista plástico.

Restaurante Villa Antonieta
O Dubai Suítes também encomendou ao artista plástico 06 telas no tamanho 50 x 50 cm, no estilo cartoon e com uma temática valorizando a cartela de vinhos do hotel.
A adega subterrânea terá capacidade para até nove mesas para que os amantes de um bom vinho apreciem e degustem de uma carta nacional e internacional das melhores safras vinícolas.
“Estou amando esse trabalho, pois volto à minha essência. O Dubai Suítes está me fazendo, enquanto artista, trabalhar em minhas várias experiências culturais. Estou bebendo na fonte em que tudo começou, quando aos 16 anos fazia charges e cartoons para o ex-Jornal do Norte e quando conheci o meu mestre a quem sempre me refiro com carinho, admiração e respeito, Konstantin Christoff, um dos mais geniais artistas plásticos deste país e do mundo”, explicou Márcio Leite. 

Leilão Beneficente

Márcio Leite contou que em outro momento do projeto “Cidade da Arte e da Cultura”, o Dubai Suítes irá leiloar obras de artes em que parte do valor arrecadado será doado para uma instituição sem fins lucrativos que tem a temática cultural como principal trabalho.
“Eu até sugiro como forma de valorizar a tradição e o trabalho árduo e perpetuado de geração em geração, que parte do valor arrecadado seja doado para a Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos de Montes Claros. O trabalho que desenvolvem na resistência das tradições folclóricas e valorização das nossas raízes é fantástica”, finalizou o artista plástico.

CERVANTES no CLUBE de LEITURA

CERVANTES NO CLUBE DE LEITURA ATELIÊ/GALERIA FELICIDADE PATROCINIO

Conheça a admirável obra literária de Cervantes através de palestra da maior autoridade em Miguel de Cervantes, na América Latina, professora da USP, pós-doutora Maria Augusta da Costa Vieira. Esta iniciativa da Academia Feminina de Letras através da sua presidente Ângela Tupinambá Castro, em parceria com Clube de Leitura Felicidade Patrocínio, é um presente para o mundo intelectual e estudantil de Montes Claros. 

Dia 4/Agosto/2017/Sexta-feira às 19:30 horas. 
Venha buscar seu bilhete de entrada no Ateliê Galeria na Rua São José, Nº293-A Bairro Santo Expedito M. Claros.

Fone: (38)99128-7503 ou (38)3214-1098

INSTITUTO HISTÓRICO CONVIDA....

INSTITUTO HISTÓRICO CONVIDA...



INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE MONTES CLAROS
      
RUA CEL CELESTINO, 140 – CORREDOR CULTURAL
CENTRO HISTÓRICO



Convite
CHÁ DAS CINCO, ÀS TERÇAS-FEIRAS

          Convidamos os Confrades e Confreiras a participarem do Projeto Cultural “Chá das Cinco, às Terças-Feiras”, na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros, Corredor Cultural, com o objetivo de semear conhecimento histórico da cidade. Os encontros serão com temas livres, com a participação de um convidado especial, para apresentação de bibliografia, biografia e dados do patrono.

        O primeiro evento ocorrerá no dia 25 de julho, terça-feira, tendo como convidado o professor JUVENAL CALDEIRA DURÃES, ocupante da Cadeira 81, patrono Nathércio França.

         Constará da programação um momento de entretenimento para o café, chá e biscoitos.

                                            Lázaro Francisco Sena
                                            Dário Teixeira Cotrim
                                            Wanderlino Arruda

UNIMONTES COMUNICA....

UNIMONTES COMUNICA....

O professor da Unimontes-  Marcos Fábio Martins Oliveira-  Chefe de Departamento do curso de Economia participou do VI Fórum Acadêmico de Alto Nível China-América Latina. Evento acadêmico internacional  realizado no período de 28 a 30 de junho, em Pequim (Capital Chinesa). 

Na oportunidade, o professor apresentou o artigo "Relações econômicas e o impacto dos investimentos chineses no Estado de Minas Gerais- perspectiva dos últimos quinze anos", elaborado em conjunto com a economista Sarah Dantas Rabelo Mota, bolsista de Ciência e Tecnologia da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unimontes (Inemontes). O texto mostra uma análise das relações comerciais entre as duas nações. 

CONTATO PARA ENTREVISTAS- PROFESSOR MARCOS FÁBIO
CHEFE DO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA DA UNIMONTES
(38) 9 8823 8620 

AMAMS DISCUTE BANCO de ALIMENTOS em JAÍBA

AMAMS discute banco de alimentos do Projeto Jaíba para abastecer norte de Minas


A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS, quer sensibilizar os prefeitos do Norte de Minas a adquirirem os produtos que são produzidos nos projetos Jaíba e Gorutuba. O presidente da AMAMS e prefeito de Bonito de Minas, José Reis, se reuniu com o prefeito de Jaíba, Reginaldo Antonio Silva e lideranças do Projeto Jaíba, na tarde de quinta-feira, na cidade de Jaíba e depois no Distrito de Irrigação, quando discutiu como incrementar as atividades desse projeto que é o maior em irrigação na América Latina. A AMAMS aceitou convite em articulação do prefeito Reginaldo Antonio Silva.
No primeiro momento da reunião, a AMAMS discutiu a situação do Banco de Alimentos, onde as famílias carentes do Norte de Minas seriam atendidas com alimentos do Projeto Jaíba. Para viabilizar a adoção dessa medida, a AMAMS irá propor ao Governo, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que libere recursos para essa finalidade, com inserção de emenda no Orçamento Geral da União. Outra iniciativa é pedir emendas aos deputados federais votados no Norte de Minas. Ainda nesse aspecto, a AMAMS faria a sensibilização dos prefeitos para eles priorizarem os produtos do Projeto Jaíba nas compras de alimentos para a merenda escolar.
Na visita ao Projeto Jaíba, José Reis fez visita ao canal de irrigação do projeto, onde pode perceber que as bombas e motores usados na distribuição da água estão com barulho anormal, provavelmente ocasionado pelo rebaixamento do volume de água, que se agravou por causa da seca e ainda pelo racionamento determinado pela Agencia Nacional de Águas (ANA). Por isso, houve ainda um pedido para que o Ministério da Integração Nacional libere R$ 5 milhões a serem usados nesse reajuste do canal, com o desassoreamento. O presidente da AMAMS, José Reis comunicou que pedirá audiência nos Ministério da Integração Nacional e de Desenvolvimento Agrário para tratar desse assunto.
Montes Claros, 14 de Julho de 2017.
Ascom | AMAMS