...relembrar MAYSA Figueira Monjardim,nascida nesta data,no ano de 1936. A cantora, de voz melancólica e talento inquestionável, fez grande sucesso em sua curta trajetória e ainda hoje é considerada uma das grandes da música popular brasileira. MAYSA casou-se muito jovem com o industrial André Matarazzo e teve um único filho, o hoje diretor de cinema e TV, Jaime Monjardim, com quem manteve até o fim de sua vida, uma relação conflituosa. Entre os seus relacionamentos pós separação, o mais conhecido foi com o músico Ronaldo Bôscoli, então noivo da cantora Nara Leão. No início dos anos 70, MAYSA atuou também como atriz. Um dos seus últimos relacionamentos foi com o ator Carlos Alberto. Em 1977,quando se dirigia para o seu refúgio, a casa de praia em Maricá, bateu o carro na ponte Rio-Niterói e faleceu em decorrência do acidente.
A vida da cantora foi retratada na minissérie "MAYSA- quando fala o coração" , escrita por Manoel Carlos e com direção do filho Jayme Monjardim, exibida em 2009 e recentemente reprisada pelo canal Viva.
Entre os sucessos de Maysa, o maior foi, sem dúvida, "Meu Mundo Caiu", mas o que ficou no imaginário foi a sua interpretação para "Ne Me Quitte Pas", da francesa, igualmente melancólica e inesquecível, Edith Piaff.
Ouça: