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Treinamento otimiza processo de compras
na Prefeitura
Na quarta-feira, 13, a Secretaria
Municipal de Planejamento e Gestão realizou um treinamento com o objetivo de
padronizar os processos internos da Prefeitura de Montes Claros no que se
refere aos procedimentos referentes a compras. Participaram da capacitação, que
teve duração de 8 horas, cerca de 30 servidores.
De acordo com o gerente de compras da
Secretaria de Planejamento e Gestão, Fábio Evandro de Quadros, o treinamento é
direcionado aos servidores responsáveis pelos núcleos administrativos de cada
secretaria. Ainda segundo o gerente de compras, o benefício para aqueles que
participaram do treinamento, e para a Administração Pública em geral, é a
melhoria da qualidade da prestação do serviço público.
A
pregoeira do Município, Shirley
Ferreira de Souza, sugeriu aos presentes que, em caso de
dúvida, consultem a internet. “É só colocar no Google: Lei nº
10.520”,lembrou a pregoeira sobre a
legislação que regulamenta a modalidade de licitação usada para
aquisição de
bens e serviços comuns.
Durante a capacitação, os funcionários também receberam informações
sobre a necessidade de se ter um planejamento para a aquisição de materiais
como a aglutinação de demandas semelhantes advindas de diferentes áreas, além
de evitar que produtos que estejam disponíveis no estoque sejam comprados, e o
fluxo ideal de compras com o intuito de otimizar os gastos do Executivo
Municipal, o que obedece ao princípio da eficiência que deve nortear as ações
da Administração Pública assim como legalidade, moralidade, impessoalidade e
publicidade.
Texto: Attilio Faggi Jr.
Fotos: Fábio Marçal