quarta-feira, 12 de março de 2014

DA SÉRIE: FLAGRAS no PALÁCIO

Da SÉRIE: FLAGRAS no PALÁCIO

RONALDO ALCÂNTARA: presença que ilumina qualquer dia



















MELO e RODRIGO: sempre bem humorados!












RENATA REBELLO: SIMPATIA e EFICIÊNCIA, agora colaborando na Secretaria de Saúde




O "vereator" CLÁUDIO PRATES COM JAIR E MÔNICA BRANT que desenvolvem trabalho de  ACOLHIMENTO na CASA do  BOM SAMARITANO








NORTE DE MINAS: DEPUTADO ENTREGA VEÍCULOS

Deputado entrega veículos para associações do Norte de Minas e Jequitinhonha

Texto e foto: Assessoria Deputado TADEU MARTINS LEITE (TADEUZINHO)


A comunidade rural de Mangal, localizada a 20 quilômetros do município de Francisco Sá/MG, foi contemplada com um automóvel, fruto de emenda parlamentar indicada pelo deputado estadual Tadeu Martins Leite (PMDB). A entrega oficial aconteceu na última sexta-feira (07/03).

Para Maria de Fátima Oliveira dos Reis, presidente da Associação dos Produtores de Mangal, que recebeu o benefício, o carro será útil para contribuir em ações sociais e de saúde, podendo atender diretamente até 300 pessoas, sendo compartilhado também com comunidades vizinhas. “Vai ajudar muito as pessoas que necessitam principalmente de tratamento médico e nos trazer muitos benefícios, de verdade”, comemora.

“São comunidades de pequenos produtores, pessoas que infelizmente estão muito sacrificadas pela seca”, conta Mário Oswaldo, liderança política local, que sugeriu a Tadeuzinho a indicação da emenda. “Quando falei ao deputado, foi para ajudar a condução dessas pessoas que hoje não têm boas condições financeiras. E esse carro vai servir para as pessoas carentes”, complementa.

Feliz por poder ajudar por meio de seu trabalho parlamentar, o deputado Tadeu Martins Leite também ressaltou a importância do veículo para aquela comunidade rural. “Muitos falaram aqui da importância de um carro e sei o tanto que o povo sofre. Sei das dificuldades das pessoas do meio rural para fazer um transporte quando alguém passa mal e precisa levar para a cidade, ou para realizar um trabalho social. Alguns têm carro, moto, e os que não têm? É muito bom quando você vem a uma comunidade já trazendo um benefício, sabendo que você vai ajudar as pessoas”, disse.

Em fevereiro, outro veículo também foi entregue para o município de Francisco Sá, para atender ao distrito de Catuni.

No domingo (09/03), foi a vez do município de Jequitinhonha ser beneficiado. Muito prestigiado pela população local, o deputado Tadeuzinho entregou um automóvel para o Centro Comunitário de Desenvolvimento Rural de Guaranilândia.

TEXTO CONVIDADO: ALBERTO SENNA

TEXTO CONVIDADO: ALBERTO SENNA


Reencontro marcado

Alberto Sena

Foi deste tamanho, ó, a satisfação de reencontrar gente amiga, que faz tempo não via. Pelo menos uns dois deles há mais de 40 anos, desde quando, de mala e cuia, fui para a capital a fim de trabalhar no jornal Estado de Minas, recém-formado no O Jornal de Montes Claros, de Oswaldo Antunes e Waldyr Senna.

CRÉDITO FOTO: ALBERTO SENNA
O reencontro com Itamaury Teles, Nicomedes, Wanderlino Arruda, Márcia Vieira, Flávio Corrêa Machado e Roberto Amaral não podia deixar de acontecer noutro lugar senão no Café Galo, lá aonde se dão as discussões relacionadas com a política, a economia, esporte e turismo, além de assuntos debitados na conta do aleatório.

Itamaury entrou no meu lugar, no O Jornal de Montes Claros, quando, em 1972 segui o rumo seguido por outros amigos de então, quando a cidade parecia pequena para comportar a quantidade de sonhos sonhados, muitos deles realizados.

Nicomedes foi meu preferido beque central quando atuou no time titular do Cassimiro de Abreu, onde joguei no juvenil, que teve a audácia de enfrentar, no estádio General Severiano, no Rio de Janeiro, o juvenil do Botafogo, quando Ferreti estava se despontando. Revi de memória, a classe, a elegância e a firmeza como Nicomedes atuava. E pelo seu aspecto físico, ainda está em condições de atuar, se achasse por bem.

Wanderlino Arruda foi meu professor de Português, na Escola Normal Professor Darcy Ribeiro, quando havia o curso científico, na Avenida Mestra Fininha, mãe de Darcy e Mário Ribeiro. Já naquela época, ele publicava artigos no JMC e certamente influenciou a minha carreira jornalística porque desde sempre me espelhei nos melhores exemplos. Se ainda não correspondi ao aprendizado oferecido, eles nada têm a ver com isso, a culpa é todinha minha.

Roberto Amaral também foi meu professor no curso científico. Professor de Biologia. Eloquente, ele sabia e ainda deve saber lidar muito bem com a técnica de ensinar o porquê das coisas, como o fato de os humanos serem pluricelulares, dotados de 10 trilhões de células, enquanto as bactérias são unicelulares.

Flávio Corrêa Machado, embora já o conhecesse desde menino, há pouco tempo iniciei convivência com ele no âmbito do Facebook. Sabia ser ele um dos filhos de Geraldo Bilé – Geraldo Corrêa Machado – um dos mais respeitados médicos de Montes Claros, uma pessoa que tinha ouvidos para ouvir as mazelas do próximo. Agora, indo para Grão Mogol, mais perto da nossa terrinha, vamos nos encontrar mais amiúde.

Márcia Vieira, jornalista, integrante da assessoria de imprensa da Prefeitura de Montes Claros, responsável pelo blog “Márcia Vieira Yellow” conheci por meio do Facebook. De amiga virtual, pudemos, enfim, nos conhecer pessoalmente, ela que é um dos valores da safra atual dos jornalistas de MOC, dotada de “faro da notícia”.

O reencontro com essa turma, o cronista Raphael Reis incluído porque chegou depois, foi proporcionado por Lúcio Bemquerer, de Grão Mogol, montesclarino por aclamação, há muito tempo homenageado com o título de “cidadão honorário”. Lúcio, para os que ainda não sabem, deixou o ritmo acelerado de vida em Belo Horizonte para retornar à terra natal, onde criou o maior presépio do mundo chamado Mãos de Deus.

O presépio, inaugurado em 2012, já foi visitado por mais de 50 mil pessoas, gente da região, do Brasil e do exterior. Recentemente, Lúcio recebeu do Papa Francisco uma carta com Bênção Sacerdotal para ele, a família dele, o presépio, para todas as pessoas que lá estiveram e estendida a todos que ainda irão contemplar a beleza da obra, sem igual no mundo, e, principalmente, sentir o magnetismo irradiado às pessoas de fé cristã, ateus e agnósticos. Ninguém sai dali a mesma pessoa, tamanha a intensidade da emoção e dos arrepios.

Reencontrar esses e outros amigos gerou na alma e na memória a sensação de que tudo se deu ontem, tamanha a relatividade do tempo. Agora, com a devida vênia de todos, irei para o retiro de Grão Mogol, onde a outra metade da vida me aguarda. Levo duas mochilas. Uma nas costas, cheia de passados – bons passados, digo de passagem – e a outra abarrotada de sonhos passivos de se tornarem realidade porque dormitam no coração.

DEU no ESTADÃO; VALE CULTURA

DEU no ESTADÃO, em 10/03/14


Livrarias entram na corrida pelo Vale Cultura

Ministra Marta Suplicy fará entrega simbólica do cartão em evento que reunirá o mercado editorial


10 de março de 2014 | 21h 37

Houve uma tentativa recente de facilitar o acesso da população a livros. Era o Programa do Livro Popular. Ele até saiu do papel, mas por mudanças na direção da Fundação Biblioteca Nacional e por problemas de operacionalização, ele foi logo suspenso. Agora, com o Vale Cultura, é feita uma nova tentativa de ampliar o acesso não só ao livro, mas a diversos produtos culturais. Os mercados editorial e livreiro voltam a se animar, e começam a se preparar para a competição.

Leiam matéria completa aqui:

HOJE É DIA DO....

HOJE É DIA DO...

BIBLIOTECÁRIO. Palmas! O biliotecário é o responsável por catalogar, organizar, classificar e definir as obras que farão parte do acervo. A data, 12 de março,  foi instituída em 1980, em razão do nascimento do bilbiotecário e escritor Manuel Bastos Tigre, que ficou na Biblioteca Nacional até 1947 e exerceu a atividade em outras instituições. Manuel, contribuiu para a cultura do país, disseminando informação e conhecimento.






COM o escritor e ex-Diretor da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, AFFONSO ROMANO de SANT'ANNA, na frente da biblioteca mais completa do país.

















NA biblioteca  de RUI BARBOSA, na Fundação Casa de Rui Barbosa, no RJ.













entrevistando MÔNICA VIEIRA RAMOS FIGUEIREDO, atual diretora da Biblioteca Municipal Antônio Teixeira de Carvalho, no CENTRO CULTURAL

CRÉDITO DESTA FOTO: SIL MAMELUQUE

ACADEMIA FEMININA de LETRAS convida

ACADEMIA FEMININA  de LETRAS CONVIDA:




Prezadas Confreiras,

A Academia Feminina de Letras de Montes Claros
tem a honra de convidar V.Sa. e Família para a
    Sessão Magna de entrega da Placa Professora YVONNE SILVEIRA em homenagem ao seu centenário.
                                                                                                    
Dia 27/03 - quinta-feira, às 19:30 no Elos Clube

 Academia Feminina de Letras de Montes Claros
Montes Claros, 11 de Março de 2014

Nunca deixe de fazer algo de bom que seu coração lhe pede. O tempo poderá passar... E a oportunidade também!

CINTRA: DRENAGEM e URBANIZAÇÃO

Drenagem e Urbanização no córrego Cintra beneficia Vera Cruz

Texto: André Senna
Fotos: Wilson Medeiros

A Prefeitura de Montes Claros, através da Empresa Municipal de Serviços, Obras e Urbanização (ESURB), está executando serviços de drenagem pluvial no bairro Vera Cruz. A medida é para evitar o acúmulo de água na região no período chuvoso, o que ocasiona alagamentos. Manilhas estão sendo colocadas em locais estratégicos após estudos técnicos realizados por engenheiros da ESURB. Toda a água das chuvas será escoada para o córrego do Cintra.

No local, às margens do córrego foram iniciados os serviços de humanização e urbanização, com previsão de pavimentação em breve para as ruas às margens do córrego, ligando a avenida Magalhães Pinto até a Dulce Sarmento, em frente ao supermercado Villefort.

A obra beneficiará os bairros Vera Cruz e adjacências, além de desafogar o trânsito de veículos e pedestres nas avenidas.

ELEIÇÕES 2014: Decreto estabelece conduta em ano eleitoral

Eleições 2014 

Decreto estabelece conduta de servidores em ano eleitoral
Texto: Attilio Faggi Jr.

Levando em consideração os pilares básicos da Administração Pública (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência) estabelecidos pelo art. 37 da Constituição de 1988, o prefeito Ruy Muniz assinou o Decreto Municipal nº 3.148, em 28 de fevereiro. O documento estabelece as condutas vedadas por parte dos agentes políticos, servidores e agentes públicos em geral nos anos em que há realização de eleições, conforme consta da Lei Federal n° 9.504/97 e de instruções do Tribunal Superior Eleitoral.
  
O decreto diz respeito às condutas de servidores efetivos, comissionados ou contratados, agentes políticos, tanto da administração direta quanto da indireta, bem como os agentes públicos que exerçam, ainda que transitoriamente e sem remuneração, por eleição, nomeação, designação ou qualquer forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função na administração direta ou indireta do município de Montes Claros.
Entre as práticas vedadas estão: praticar quaisquer atos que impliquem em cessão ou uso de bens móveis, imóveis e instalações pertencentes ao município, bem como a cessão ou uso de materiais ou serviços de correspondências, por meios comuns ou eletrônicos, em benefício de candidato, partido político ou coligação. Ceder servidor para qualquer tipo de atuação ou atividade, inclusive a distribuição de qualquer material de propaganda político-partidária, durante o horário de expediente, em escritórios ou comitês de campanha de candidato, partido político ou coligação também é vedado.
Fazer ou permitir o uso promocional da distribuição gratuita de bens e serviços de caráter social, custeados ou subvencionados pelo Poder Público, em favor de candidato, partido político ou coligação assim como usar ou permitir o uso de informações constantes de cadastros de programas sociais em benefício de candidato, partido ou coligação; contratar, com recursos públicos, shows artísticos para apresentações em inaugurações de obras públicas; fixar cartazes, faixas ou qualquer tipo de propaganda eleitoral em quaisquer bens públicos municipais; fazer uso de adereços contendo propaganda eleitoral no âmbito das repartições públicas municipais são comportamentos vedados ao servidor público pelo decreto.
Efetuar o transporte de pessoas, eleitores ou não, em veículos públicos municipais, para atender conveniências ou interesses de candidato, partido político ou coligação, ressalvando o transporte requisitado pela Justiça Eleitoral; assim como nomear, contratar ou demitir sem justa causa, conceder, suprimir ou readaptar vantagens de servidores, ou por quaisquer meios de dificultar ou impedir o exercício funcional, bem como remover, transferir ou exonerar servidor público ex officio, salvo as exceções legalmente permitidas, são práticas proibidas durante o período eleitoral.
Valer-se de sua autoridade funcional para coagir alguém a votar ou deixar de votar em determinados candidatos ou partidos políticos, realizar, nos prédios públicos municipais, reuniões de caráter político-partidário, salvo os casos legalmente autorizados, são outros procedimentos considerados vedados aos servidores.
O decreto também estabelece que cabe aos ocupantes de cargos de direção, gerência e coordenação orientar e advertir os servidores e agentes públicos vinculados às suas respectivas áreas quanto às proibições, condutas e cuidados a serem adotados no desempenho de suas funções, devendo ainda comunicar aos seus superiores hierárquicos a ocorrência de quaisquer condutas vedadas, sob pena de caracterização de corresponsabilidade.

Algumas das vedações previstas no decreto são permanentes, enquanto outras vigorarão no período de 4 de  julho de 2014 até a realização do pleito, com algumas continuando proibidas até a posse dos eleitos. O Decreto Municipal nº 3.148 está disponível na íntegra no site da Prefeitura de Montes Claros através do link http://montesclaros.mg.gov.br/diariooficial/2014/mar-14/Diário%20Oficial%20Eletrônico%2011-03-14.pdf.