quinta-feira, 17 de abril de 2014

LUTO na LITERATURA

LUTO NA LITERATURA

Morre  GABRIEL GARCIA MARQUEZ

FOTO DA INTERNET-SITE- BANDUOL.COM.BR


Ganhador do Nobel de 1982, escritor uniu o real e o fantástico para refletir sobre a vida
17 de abril de 2014 | 17h 10
 
Antonio Gonçalves Filho - O Estado de S.Paulo
 
 
 
Morreu nesta quinta-feira, 17, aos 86 anos, o escritor colombiano Gabriel García Marquez, ganhador do prêmio Nobel de literatura de 1982. García Márquez viveu na Cidade do México por mais de 30 anos e enfrentava sérios problemas de memória, embora a família, com exceção do irmão Jaime García Márquez, evitasse publicamente vincular seus problemas de saúde ao mal de Alzheimer. A última aparição pública de García Márquez, ou Gabo, como era conhecido dos amigos íntimos, foi em seu aniversário, em 6 de março. Ele sorriu para os jornalistas, mas não falou com a imprensa.
 Figura mais popular da literatura hispânica desde Cervantes, García Márquez ficou conhecido como um dos pais do realismo mágico, gênero literário desenvolvido nos anos 1960 e 1970 e caracterizado pela inclusão de elementos fantásticos no cotidiano ordinário.
De todos os seus livros, cujas vendas alcançaram mais de 50 milhões de cópias, o mais lido certamente é Cem Anos de Solidão (1967), épico sobre uma família fictícia, Buendía, numa cidade imaginária, Macondo. Nele, o escritor mescla lembranças pessoais a acontecimentos extraordinários, antevendo o próprio drama pessoal que enfrentaria na velhice (uma cidade inteira perde a memória no livro).
Além de Cem Anos de Solidão, ele é autor de O Outono do Patriarca, Ninguém Escreve ao Coronel, Crônica de Uma Morte Anunciada e O Amor nos Tempos do Cólera, seus romances mais populares. Gabo também é associado aos nomes mais representativos do chamado “new journalism”, corrente do jornalismo marcada pela liberdade com que são retratados fatos reais, à qual pertence o norte-americano Tom Wolfe.
Aos 20 anos, Gabo mudou-se para Bogotá, onde estudou Direito e Ciências Políticas sem, no entanto, obter o diploma, começando a trabalhar um ano depois como repórter do jornal El Heraldo, em Barranquilla. Ele também foi crítico do El Espectador, antes de partir para a Europa, em 1961, como correspondente estrangeiro. Sua obra jornalística completa foi publicada no Brasil pela editora Record.

55° BI: MUNÍCÍPIO é agraciado por SERVIÇOS RELEVANTES

55°BI

Município é agraciado por serviços relevantes

Texto e Fotos: Márcia Vieira
 
 

Na noite desta  quarta-feira, 16 de abril, o 55° BI, sediado em Montes Claros, promoveu a entrega de homenagens a personalidades e instituições da cidade, em comemoração aos 39 anos da corporação e Dia do Exército.
 
De acordo dom o Tenente Coronel José Rubens Marques, Comandante do 55° BI, a finalidade da homenagem é reconhecer e valorizar aqueles que contribuem com serviços essenciais à sociedade. 
 
Entre os Colaboradores do Exército e Amigos do Batalhão, foi agraciado neste ano de 2014 o chefe do executivo municipal Ruy Muniz, que afirmou: “esta homenagem representa um reconhecimento e confirma a credibilidade da Prefeitura junto ao sistema, comprovando que estamos no caminho certo. Agradeço em nome de todos os servidores que dão a sua contribuição para a organização da Prefeitura de Montes Claros.”

 
O prefeito disse ainda que a corporação é de suma importância para o município, já que além de trabalhar pela segurança, é uma grande parceira nas questões sociais.
 
O Comandante do 55° BI declarou que  “a escolha do município na pessoa do Prefeito deve-se à sua efetiva parceria e disposição em manter os laços de amizade e colaboração com a instituição, ao participar ativamente de ações em âmbitos diversos como saúde, educação, direito, e outras.
 
O evento é anual e acontece simultaneamente em todas as unidades do Exército Brasileiro. Além da entrega de homenagens, foi realizada a entrega de boinas verdes a 148 recrutas, o que sinaliza o cumprimento do 1°período de funções básicas dentro da instituição.

FLAGRAS NO SUPERMERCADO....

FLAGRAS NO SUPERMERCADO

SUPERMERCADO TAMBÉM É LUGAR DE ENCONTRAR PESSOAS E BATER UM BOM PAPO. OLHA QUEM DECIDIU FAZER UMA FEIRINHA BÁSICA NO MESMO DIA:

O JORNALISTA HÉLIO MACHADO E A MÃE ELZA













OS RECÉM-CASADOS JORNALISTAS ATTÍLIO FAGGI E JANE...


E O SEMPRE EDUCADO TONINHO DA COWAN...







UM POST PARA: AMÁLIA e GERALDO DRUMMOND....

UM POST PARA....

Nossos amigos  AMÁLIA e GERALDO DRUMMOND, da DRUMMOND SOLUÇÕES EMPRESARIAIS, que trabalham unidos e prestam serviço da melhor qualidade. Vale uma conferida.




 

FERIADO PROLONGADO: SERVIÇOS ESSENCIAIS SERÃO GARANTIDOS

Feriado prolongado
Prefeitura monta plantões médicos e
e serviços essenciais serão garantidos
Texto: Pedro Ruas Neto

Devido aos feriados de Sexta-feira da Paixão, 18, e de Tiradentes, segunda-feira, dia 21, o expediente no prédio central da Prefeitura, na Avenida Cula Mangabeira, 211 e demais repartições públicas municipais somente volta ao normal, terça-feira, dia 22, a partir das 8 horas. A administração montou um cronograma especial para realização de serviços essenciais, nas áreas de limpeza pública e de saúde, visando atender situações emergenciais e evitar transtornos para a população.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que haverá plantões nas seguintes unidades: o Pronto-Atendimento Alpheu de Quadros, no Bairro Santo Antônio, funcionará 24 horas por dia, inclusive nos dois feriados, sendo que somente serão interrompidas as atividades laboratoriais.  O centro de saúde do bairro Esplanada atenderá de sexta-feira, dia 18, a segunda, dia 21, de 7 às 17 horas, sendo que as unidades do Santos Reis e Major Prates funcionarão  das 7 às 17, na sexta, sábado e segunda-feira, ficando fechadas no domingo, dia 20. O Centro de Saúde do Renascença ficará de plantão sábado, dia 19, até às 17 horas.
Os mercados Central e Sul ficarão fechados nesta sexta-feira, sendo reabertos sábado, das 6 às 18 horas. No domingo, o funcionamento será das 6 horas ao meio-dia, sendo que na segunda-feira ficam abertos até as 13 horas.
COLETA – A Empresa Municipal de Serviços, Obras e Urbanização (Esurb) informou que nesta sexta-feira será feira uma coleta já programada anteriormente para a área central. No sábado e na segunda-feira a coleta acontece normalmente, sendo interrompida apenas no domingo.

AMMESF: MONTES CLAROS É NOVO FILIADO

Ammesf licita e contrata empresa para realização de serviços de engenharia e afins nos municípios, e Montes Claros é o novo filiado.
 
 Núbia Primo – Especial para O Norte de Minas



Os prefeitos da Associação de Municípios do Médio São Francisco (Ammesf) estiverem reunidos ontem 16/04, no escritório regional da Associação Mineira de Municípios (AMM) e da Ammesf, no shopping Ibituruna em Montes Claros para comemorar a licitação e a contratação de uma empresa para prestar serviços de engenharia e afins aos municípios. A presidenta da entidade e prefeita de Claro dos Poções, Maria das Dores Oliveira Duarte, a Dorinha, explicou: “a terceirização representa mais dinamismo e economia aos pequenos municípios, principalmente os menores, que não dispõe em seus quadros funcionários nas mais diferentes áreas de projetos, engenharia, prestação de contas e acompanhamento de obras. E tampouco recursos para contratação dos mesmos. A empresa vencedora do certame foi a Carvalho e Amaral Engenharia LTDA, e a mesma já iniciou os trabalhos nos municípios que aderiram ao convênio.
Montes Claros na Ammesf
Durante a reunião de prefeitos da Ammesf, a prefeitura de Montes Claros, através do prefeito Ruy Muniz, filiou-se à entidade. Ruy disse que a união municipalista é caminho para a superação dos desafios comuns e colocou toda a estrutura da cidade, considerada a capital da região norte-mineira, à disposição dos municípios da Ammesf. “Seja-bem vindo Montes Claros, precisamos de sua força para alcançarmos as metas desenvolvimentistas, como obras estruturantes e de valorização da cultura e riquezas regionais”, salientou Vinicius Versiani, diretor da Ammesf e prefeito de Patis. “Hoje comemoramos este importante passo da Ammesf que é uma entidade apartidária, e que defende os interesses municipalistas”, complementou a presidenta da Ammesf, Dorinha.
Outros municípios que vierem somar esforços junto à Ammesf, nos meses de março e abril de 2014 foram: Luislândia, Lonta, Jaíba, Ubaí, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Juramento e Pedras de Maria da Cruz. Hoje a entidade conta com 33 municípios filiados e contribuintes.