quarta-feira, 22 de julho de 2015

OPINIÃO: NÃO À CONIVÊNCIA

 OPINIÃO
  
NÃO À CONIVÊNCIA!

Por Márcia Vieira Yellow

Muitas coisas me soam estranhas no universo. Por mais que eu viva, e por mais que o mundo se altere, certas situações não me serão familiares, não obstante a luta diária para compreender a miséria humana. Até porque, nem eu nem ninguém estamos livres de uma ou outra pequeneza. 

No universo público, embora tudo seja tratado como possível, ainda me surpreendo com as ações mesquinhas levadas a efeito por aqueles que se colocam como nossos protetores, defensores da lei, da boa conduta, da moralidade e sobretudo, da justiça. Quando da chamada "justiça" se origina a desordem, o caos, a violência moral e a subtração de direitos humanos, unicamente por motivos (quase) escusos e pessoais não resolvidos (por motivos pessoais, leia-se frustrações, sentimentos de inferioridade e complexos que não foram tratados a tempo e hora no divã), a nossa sensação de habitarmos um mundo sem conserto cresce assustadoramente.

Todavia, quando vislumbramos em meio a tantos escambos, alguém que opta pelo caminho mais difícil, entretanto, o correto, do enfrentamento positivo, meu coração pulula de alegria e agradece a Deus por nem tudo estar perdido.

Essa posição de desafio tem marcado a gestão do prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz. Por causa dela, da ousadia de enfrentar quem se acostumou a não ser enfrentado, tem sofrido perseguição implacável dos que se julgam representantes de Deus(e não do povo) nesta terra.

São balões e balões de ensaio jogados ao vento para desconstruir uma administração que caminha a passos firmes, que traz resultados. E pasmem, com a anuência daqueles que eu e você pensávamos tempos atrás, que ocupavam cargos sérios e comprometidos com fatos e não com personagens.

Soltos no ar, sem rumo, sem direção, os balões de ensaio apenas cumprem a função de serem vistos, comentados. Trocando em miúdos, as notícias são ofertadas como bombas para uma meia dúzia de pessoas. Vazias, equivocadas, distorcidas, aparecem com títulos chamativos e nenhum conteúdo. Para os que soltam os balões, o objetivo foi cumprido.

Para aqueles que recebem, basta absorver e propagar aquilo que lhes interessa, ainda que tenham entrado em contato com a verdade que fingem não ver. A submissão, a conivência de representantes de órgãos que não são MINISTÉRIOS de Deus  com ATOS que desrespeitam seres humanos, extirpa destes (os humanos) a possibilidade mínima de uma vida com decência e dignidade.

No dicionário dos que subtraem a dignidade humana e usam de artifícios para proteger plano macabro de "tomar o poder" que não lhes foi concedido, tem a letra A de AMORAL, tem F de FURTO, tem G de GUILHOTINA, mas curiosamente foi extinguida a letra "H", de Homem, de Humano, de Humildade, Hombridade, Honestidade, Honradez. Pularam direto para o "I", de Imoralidade, Indecência, Insanidade, Incorreção, Indignidade, Indisciplina, Insubordinação, Inidôneo, Involução, Indecoroso, Infame, Ignóbil.

Há uns poucos, mas em número suficiente, que conhecendo a conduta repulsiva de seres abjetos, não se recolhem às suas cascas. Ao contrário, avançam em direção ao objetivo de propiciar aos demais, o conhecimento da verdade, ainda que muitas vezes ela seja deliberadamente escondida da população justamente por aqueles que cumprem o papel de informar. 

É esta conduta, de trilhar correta e incansavelmente o caminho, que tem pautado a administração do prefeito Ruy e o mantido sóbrio no exercício do cargo, agindo para que a cidade não fique à deriva e muito menos à mercê dos que ornam a face cínica e cruel com a máscara de "fiscalizadores da lei".





SEM CORTE/SEM EDIÇÃO:RUY MUNIZ MOSTRA A VERDADE

AQUI VOCÊ NÃO VÊ RECORTES APENAS,VOCÊ OUVE/VÊ A NOTÍCIA SEM EDIÇÃO, DO JEITO QUE ELA É:
PREFEITO APONTA MENTIRAS, MOSTRA A VERDADE E PROPÕE QUEBRA DE SIGILO. VEJA VÍDEOS.


MACARRÃO NOTA 10: TCHAU, PATRÃO!

MACARRÃO NOTA 10: "TCHAU, PATRÃO!"

Experimentei e aprovei o delicioso macarrão na chapa do TCHAU, PATRÃO. O bar, de nome divertido, é comandado pelo casal MURILO e IESSA. Bom atendimento, rapidez e ótimo sabor. AMEI!!!! O endereço? Bem ali na Raul Corrêa, de frente a Padaria Lumas. De domingo a sexta, a partir das 18h.
RODRIGO MESQUITA(que me convenceu a experimentar o macarrão), NICHOLAS e ÉRICO,  (Foto: Laurinho)
MURILO E YESSA  comandam o TCHAU PATRÃO

 

FESTEJANDO NINA....

FESTEJANDO NINA....

ANA KARIENINA, a NINA, também deu o ar da graça em Montes Claros e lógico, foi super festejada pelos amigos. Primeiro, num bar da cidade, ao lado do seu amado Habib, num encontro de boas risadas. Em  seguida, matou a saudade dos colegas. NINA  é do bem e encontrá-la é sempre muito bom!

LUD, ELZINHA, JOYCE, EU, NINA, HABIB E FREDI
 
NINA  e HABIB




















SANEAMENTO BÁSICO: AUDIÊNCIA DISCUTE GESTÃO de ÁGUA e ESGOTO

SANEAMENTO BÁSICO
Prefeitura discute em audiência pública a gestão de água e esgoto

Texto: Marcelo Valmor
Fotos: Márcia Vieira


Foi deflagrado na noite desta segunda feira (20), no Centro Cultural Hermes de Paula, a discussão sobre qual modalidade de edital a Prefeitura de Montes Claros pretende pautar a licitação que definirá os vencedores da concessão dos serviços de água e esgotamento do município em 2015, e que conferirá aos vencedores rentabilidade de R$ 5 bilhões ao longo de 35 anos de exploração desses serviços.
A Prefeitura apresentou em audiência pública as possibilidades para esse gerenciamento do sistema de água e esgoto, destacando que o futuro edital poderá manter a Companhia de Água e esgoto de Minas Gerais (COPASA) como concessionária, criar uma empresa pública, no caso a Companhia de Água e Esgoto de Montes Claros (CAEMC), uma parceira público-privada (PPP), uma futura sociedade entre o Estado de Minas Gerais e o Município, e, por fim, a modalidade de subconcessão, ou seja, a possibilidade do próprio Município contratar uma empresa para gerenciar a área de saneamento básico.
O prefeito Ruy Muniz destacou que independente da modalidade de edital, um dos critérios para contemplar o vencedor da futura licitação é o da tarifa mais baixa, ou seja, quem oferecer serviços de água e esgotamento ao menor preço sairá na frente quanto ao direito de gerir o negócio de água e esgoto de Montes Claros.
A audiência pública contou com a participação de vários setores da comunidade e, ao final dos trabalhos, foi dedicado um tempo para que os presentes pudessem fazer perguntas para sugerir propostas ou tirar dúvidas acerca dos temas propostos.

Plano de Saneamento Básico
O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) é o resultado de um conjunto de estudos que objetiva conhecer a situação atual do município e planejar as ações e alternativas para a universalização dos serviços públicos de saneamento, resultando na promoção do saneamento, da saúde pública e do meio ambiente. Trata-se de um instrumento estratégico de planejamento e gestão participativa, o qual visa atender ao que determina os preceitos da Lei 11.445/2007. O Plano Municipal de Saneamento Básico engloba o conjunto de infraestruturas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. Além disso, os princípios fundamentais da Lei 11.445/07 são a universalização do acesso, equidade, segurança, qualidade e regularidade, entre outros.


MAIS ASFALTO:COMEÇA PAVIMENTAÇÃO no GRANDE MARACANÃ

Obras de pavimentação começam no grande Maracanã

Texto: Bruno Albernaz
Fotos: Wilson Medeiros e Bruno Albernaz


Os moradores do bairro Maracanã acordaram cedo neste domingo (19) para receber a boa notícia do asfaltamento de importantes vias do bairro. Alegres, eles acompanharam o prefeito Ruy Muniz que, na presença de secretários, vereadores e da deputada federal Raquel Muniz, assinou a ordem de serviço para início das obras de asfaltamento na Avenida Brasília e na rua Flamengo.

A dona de casa Eva Maria Soares parecia não acreditar. Depois de 47 anos de espera, a moradora, que foi a primeira a construir uma casa na Avenida Brasília, acompanhou com alegria a assinatura. “Foi muito tempo de espera, mas enfim a boa notícia chegou. Eu achava que ia morrer sem ver o asfalto chegar aqui”, disse.
Para Maria da Conceição, o asfalto resolve um problema antigo dos moradores. “Fomos criados aqui, na lama e na poeira. Agora meus filhos não irão passar pelo mesmo problema que eu passei”, afirmou.
Já o morador João Batista Malveira, lembrou das muitas vezes que precisou jogar entulho para que a Avenida pudesse se tornar transitável. “Nós jogávamos entulho na rua para tapar os buracos. As obras são um sonho para nós moradores”, explicou.
O sonho do seu João é o mesmo da dona de casa Maria Nilma da Cruz. Moradora da Avenida há 18 anos, ela não vê a hora de parar de se preocupar com a limpeza de poeira na casa. “Em rua de terra, temos que tirar a poeira quase toda hora. Fico muito feliz por saber que isso está acabando”, disse.
Edmilson Fernandes, morador da Avenida desde 1998, vê a obra de pavimentação como um aspecto fundamental para a valorização do seu imóvel. “Sabemos que uma obra dessa dobra o valor do nosso imóvel”, afirmou o morador.
As obras, que já foram iniciadas no bairro nesta segunda-feira (20), irão totalizar 3.423 m² de asfalto. Ela está orçada em R$ 205.000,00. Para o prefeito Ruy Muniz, esta é mais uma etapa no plano de asfaltamento de toda a cidade.
“Estamos realizando sonhos em vários lugares da cidade. Iremos levar o asfalto a todas as famílias que esperam, a todos os que sofrem na luta contra a poeira e lama”, concluiu o prefeito.

 

PREFEITURA: AV. DO PAI JOÃO em fase de CONCLUSÃO

Avenida do Córrego Pai João está em fase de conclusão

Texto e fotos: André Senna

Uma obra de grande importância para o trânsito de veículos e pedestres que se encontra em fase de conclusão é a avenida do Córrego Pai João. Reivindicação antiga de moradores da Vila Brasília, Todos os Santos I e II, Santos Reis e adjacências, a via ligará vários bairros à avenida João XXIII, possibilitando o “desafogamento” do trânsito na região, que será amenizado também com a conclusão da segunda etapa da avenida Sidney Chaves.
A Prefeitura de Montes Claros vem pavimentando diversas ruas e avenidas em várias regiões da cidade, realizando importantes drenagens e também através da MCTrans, realizando intervenções providenciais para um trânsito melhor, mais seguro e humanizado.

PREFEITURA FAZ : RECOMPOSIÇÃO ASFÁLTICA no CENTRO de M. CLAROS

Recomposição asfáltica no Centro, antes das Festas de Agosto

Texto: André Senna
Foto: Wilson Medeiros

A Prefeitura de Montes Claros vai reconstruir o piso asfáltico das ruas Francisco Ribeiro, Gonçalves Figueira e Santa Maria. Todo o trabalho utilizará o asfalto quente, Concreto Betuminoso Usinado Quente (CBUQ), para que se tenha qualidade e maior tempo de vida útil. As obras estão previstas para antes das Festas de Agosto.
Com estas vias restauradas, as Festas de Agosto, realizadas nas imediações destas ruas, terão um aspecto ainda mais humanizado e familiar, com a tranquilidade que requer o evento. O evento acontecerá dos dias 19 a 23 do próximo mês e atrai, além da população local, visitantes de várias regiões do País e até do exterior.

VÔLEI: M. CLAROS QUER QUEBRAR HEGEMONIA NO MINEIRO

Voando nos treinos, Pequi Atômico quer quebrar
hegemonia no Campeonato Mineiro

Busca por título. É o que promete o técnico Marcelinho Ramos para esta temporada. A assertiva do treinador vem blindada pela própria rotina da equipe que ele mesmo acompanha diariamente nos treinos. Em mãos, o comandante tem um elenco diverso, com atletas mais jovens, experientes e dispostos. Diferentemente da última temporada, o grupo atual promete brigar não só pelas altas posições das tabelas do Mineiro e Superliga, mas por títulos. O torcedor que acompanha a rotina diária da equipe pelas mídias sociais sabe disso. E cobra!
A pouco mais de um mês da estreia no Campeonato Mineiro – primeira partida é contra o Três Corações, no dia 29 de agosto, com local a ser definido-, o treinador prefere não antecipar preocupações, como por exemplo, com quais peças irá contar, mas revela que terá certa dificuldade em montar a equipe, já que o grupo tem demonstrado excelente rendimento e força.
“Ainda é cedo para falar. O jogo é daqui a um mês, mas o grupo vem trabalhando forte, de maneira bem intensa. Temos um grupo jovem, com bastante potencial físico e técnico, com margem grande de crescimento. E o grupo está imbuído para conquistar os objetivos desta temporada. Nossa expectativa é a melhor possível, principalmente por querermos conquistar um resultado superior ao da temporada passada, tanto no Mineiro quanto na Superliga”, projeta o treinador.
Líberos: seguros e prontos
Para o recém-chegado ao grupo montes-clarense, curitibano que já se adaptou à cidade, o experiente líbero Guilherme Kachel, que teve passagens pelo Sada Cruzeiro, Paraná Clube, Positivo, Circulo Militar e São Caetano e foi campeão do Mundial com a Seleção Brasileira Sub-23 de 2013, conquistando o prêmio de melhor líbero da competição, “a expectativa é a melhor possível. Estamos treinando forte há mais de um mês, visando à estreia do Campeonato Mineiro. Queremos estrear já apresentando um bom nível e ir crescendo a cada partida nosso padrão de jogo”.
O também líbero e curitibano Gian Moraes, o Gianzinho, eleito pela melhor recepção da Supercopa do Brasil, confirma a evolução da equipe pelo ambiente dos treinos que tem sido melhor a cada dia. Para ele, a antecipação da temporada é fator importante para todo elenco. “Saímos na frente por termos iniciado a temporada mais cedo. A gente ganha na parte física e ritmo de jogo. E até a estreia, faremos amistosos para definir a equipe que jogará. Nosso objetivo é chegar à final do Campeonato Mineiro. Estamos bastante empolgados e focados para o jogo do dia 29”, pondera o líbero.
Três Corações: primeiro teste
Ainda sem informações precisas sobre o primeiro adversário, o técnico Marcelinho Ramos não quer atropelar etapas. Cauteloso, ele acredita que é importante começar o trabalho com o grupo completo. “Nessas primeiras semanas de trabalho, a comissão técnica está bem satisfeita com o resultado que os atletas vêm apresentando nos treinamentos. Sobre o Três Corações sabemos pouco. Sei que eles ainda não iniciaram os treinamentos. Mas o que dá confiança e credibilidade ao grupo é o trabalho que estamos fazendo, entendendo a metodologia e a proposta sugerida. Isso, sim, vai nos dar uma segurança para a essa partida de estreia”, explica.
#EuMaisSeis
Parece clichê, mas nunca é de mais falar da melhor torcida do Brasil, recordista de público na Superliga 2014-2015. E o técnico Marcelinho Ramos reconhece a importância da pressão imposta pelo torcedor no Caldeirão.
“O torcedor é peça fundamental para este novo elenco. Já deixo aqui o convite para que ele nos apóie desde o início. Teremos um Mineiro muito mais disputado que na temporada passada. Mas sabemos que a nossa torcida faz uma grande diferença. Todos juntos somos sempre mais fortes. E o Montes Claros Vôlei tem tudo para fazer um bom papel nesta temporada, junto com a nossa torcida”, convoca Marcelinho.
Além de Montes Claros Vôlei e Três Corações, o Campeonato Mineiro contará com a participação das tradicionais equipes do Estado: Sada Cruzeiro, Minas Tênis Clube e Juiz de Fora.

Texto: Andrey Librelon
Fotos: Fredson Souza/MCV

PREFEITURA VAI REFORMAR QUADRA

Prefeitura fará licitação para reforma da quadra do Santos Reis

Texto: Attilio Faggi Jr.

A Prefeitura de Montes Claros irá reformar a quadra poliesportiva do Santos Reis para que possa atender a população do bairro e adjacências. Como exige a legislação, a empresa responsável pela reforma dos equipamentos está sendo definida por um processo de licitação tipo concorrência pública organizado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão.
A sessão pública do processo de concorrência publica nº 0006/2015 foi realizada no dia 15 de julho, na sala da Comissão Permanente de Licitação e Julgamento da Secretaria de Planejamento e Gestão, na sede do Executivo. Agora, com a classificação para a próxima etapa de duas empresas, o processo continua seguindo seus tramites legais para que seja realizada uma análise detalhada das propostas de preços apresentadas. O prazo para execução das obras é de seis meses, a partir da data de assinatura do contrato, e o valor da obra é de cerca de R$ 504 mil.
O edital do processo está disponível para consulta no site da Prefeitura através do link http://www.montesclaros.mg.gov.br/central_compras/paginas/Concorrencia%20publica/2015/conc%2006-15/EDITAL%20CONCORR%C3%8ANCIA%20P%C3%9ABLICA%200006.2015-%20RETIFICADO.pdf. A ata da sessão pública, por sua vez, está na edição nº 420 do Diário Oficial Eletrônico do Município de Montes Claros (http://www.montesclaros.mg.gov.br/diariooficial/2015/jul-15/Di%C3%A1rio%20Oficial%20Eletr%C3%B4nico%2021-07-15.pdf). Mais informações podem ser obtidas pelo 3229-3182.


FESTA SACRA: DISTRITO CELEBRA PADROEIRA

FESTA SACRA
Distrito de Santa Rosa de Lima celebra padroeira

Texto: Marcelo Valmor
Fotos: Wilson Medeiros

O distrito de Santa Rosa de Lima, zona rural de Montes Claros, celebrou no sábado (18) sua festa mais tradicional em devoção a sua padroeira, Santa Rosa de Lima. O evento ocorreu na Praça Bom Jesus.
A Prefeitura está oferecendo amplo apoio material para que as festas sacras do município de Montes Claros sejam preservadas. Assim, é oferecida toda a infraestrutura como palco, som, além de uma ajuda financeira para que os festeiros possam organizar melhor os eventos.
As Festas de Santa Rosa de Lima, como já foi feito em Montes Claros, que reuniu seus três eventos religiosos, de meses diferentes, em três dias, também são comemorados três santos em dias subsequentes. São eles, Bom Jesus, Santo Antônio e Santa Rosa de Lima. Os festejos foram encerrados ao meio dia do último domingo (19).


UNIMONTES COMUNICA....

UNIMONTES COMUNICA...
Estão abertas as inscrições para o Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior, o PAES/Unimontes. Neste ano, o vestibular seriado, mantido mesmo com a adesão da Universidade ao Sisu, oferece 737 vagas em todos os campi o Norte de Minas, Noroeste e Vale do Jequitinhonha.

Há um prazo diferenciado para a pré-inscrição pelo critério socioeconômico, no qual o candidato pode pleitear desconto ou isenção de taxa.

Ascom - Assessoria de Comunicação Social(38) 3229 8112 | (38) 3229 8113

SAÚDE BUCAL: CEO ganha DISTINÇÃO

SAÚDE BUCAL
Centro de Especialidade Odontológica
de Montes Claros ganha distinção

Texto: Marcelo Valmor
Foto: Divulgação


O ministro da Saúde, Arthur Chioro, assinou a Portaria 677, de 03 de junho de 2015, na qual estabelece critérios de avaliação para os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) em todo o País. A medida tem por objetivo não só a fiscalização mas, principalmente, observar se esses centros poderão ser alvo no aumento dos repasses do governo federal.
Em Montes Claros, e após contratualização no Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas (PMAC-CEO), o CEO Ariosto Correia Machado foi avaliado por uma equipe do Ministério da Saúde, sendo classificado como “Muito acima da Média”, e como prêmio passou a receber o dobro do incentivo de custeio mensal federal, passando de R$ 11.000,00 para R$ 22.000,00 mensais. Dos municípios na Região Ampliada Norte de Minas Gerais, apenas Montes Claros teve seu CEO classificado como “Muito Acima da Média”, enquanto em toda Minas Gerais apenas 16 tiveram essa classificação.
O que é o CEO?
Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) são estabelecimentos de saúde, participantes do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde-CNES, e classificados como Clínica Especializada ou Ambulatório de Especialidade. Os centros são uma das frentes de atuação do Brasil Sorridente. O tratamento oferecido nos Centros de Especialidades Odontológicas é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica e no caso dos municípios que estão na Estratégia Saúde da Família, pelas equipes de saúde bucal.


CIRCO SESI CHEGA a MONTES CLAROS



Circo SESI chega a Montes Claros com turnê do espetáculo “A Saga do Sertão: A força de quem faz


Espetáculo é uma homenagem à obra “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, e tem entrada gratuita. O cantor e ator Tino Gomes é um dos integrantes do espetáculo.

Depois de se apresentar em mais de 100 cidades mineiras e encantar 110 mil pessoas, o Circo SESI chega a Montes Claros no próximo dia 25 de julho, sábado, com o espetáculo A Saga do Sertão: A força de quem faz, na Praça da Catedral, às 20h. A apresentação tem entrada gratuita.

Após se apresentar na cidade a montagem segue em turnê que percorrerá, ao todo, 20 cidades do Estado. Em seu terceiro ano de atuação, o projeto, iniciativa do SESI/FIEMG, realiza além do grande espetáculo, três intervenções artísticas que circulam paralelamente por Minas Gerais. Em cena, 09 atores, 06 artistas circenses, 03 músicos e bonecos atuam, cantam, fazem acrobacias e malabarismos para contar a história da chegada de uma indústria na pequena cidade em que vivem Fabiano, sua família e a cachorrinha Baleia. Homenageando a obra literária Vidas Secas, de Graciliano Ramos, A Saga do Sertão: A força de quem faz evoca a dura realidade dos personagens, mas com uma abordagem lúdica. Terceira grande produção do Circo SESI, o espetáculo coloca em foco a família e sua relação com o ambiente industrial. O texto destaca a importância de o industriário incorporar também em casa os cuidados adotados no ambiente de trabalho para evitar acidentes.

Composta exclusivamente pelo músico Kiko Klaus, a execução musical acompanha toda a apresentação ao vivo, e ainda conta com a presença de recursos como o teatro de sombras e a manipulação de bonecos, que fascinam os espectadores e conquistam o público. Com coordenação artística de Samira Ávila, a montagem traz a tríade de diretores Fernando Bustamante (direção geral), Kiko Klaus (direção musical) e Gustavo Machado (direção coreográfica e diretor assistente) e atuação do humorista, ator e músico Tino Gomes. Tino é velho conhecido do público mineiro, especialmente de Montes Claros onde nasceu, por seus “causos” no teatro e participações em novelas, minisséries e filmes. A ficha técnica conta ainda com os premiados Ed Andrade, na cenografia, Wanda Sgarbi, nos figurinos e o bonequeiro Eduardo Félix.

O Circo SESI
Em seu terceiro ano de atuação, o Circo SESI, idealizado pelo SESI/FIEMG, já foi apresentado em mais de 240 espaços, entre escolas, teatros, praças e demais locais públicos além de mais de 270 indústrias por toda Minas Gerais, sempre de forma gratuita. Em sua primeira edição, o projeto estreou o grande espetáculo Tempos de Transformação (2013), que contou um pouco sobre a história da indústria. No ano passado, o universo industrial ganhou abordagem mítica com Ai Meu Zeus! Os deuses na indústria (2014).
Além do Grande Espetáculo, o projeto circula, paralelamente, com três intervenções: Indústria e Mercado de Trabalho, SST (Segurança e Saúde no Trabalho) e Escola Móvel. Em todas as suas ações a linguagem circense, o teatro e a música são caminhos para entreter e informar conceitos relacionados à saúde, segurança, valorização da indústria e capacitação profissional.

FICHA TÉCNICA
Coordenação Artística: Samira Ávila
Direção: Fernando Bustamante
Direção musical: Kiko Klaus
Direção Coreográfica e Diretor assistente: Gustavo Machado
Cenário: Ed Andrade
Figurino e Adereços: Wanda Sgarbi
Criação de bonecos: Eduardo Félix
Desenho de Luz / Iluminação: Fábio Retti
Dramaturgia: Fernando Bustamante

Atores:
Beto Sorolli
Camila Polatscheck
Gyuliana Duarte
Henrique Moretzsohn
Marcelo Veronez
Maria Tereza da Costa
Rubens Ramalho
Tiago Colombini
Tino Gomes

Circenses:
Diego dos Santos
Euler Batista
Frederico Alves
Lucas Castro
Marcelo Augusto
Roseane Correa

Músicos:
Felipe José
Cristiano Souza
Rafael Martini
Produção Geral: Agentz Produções
Produtor: Louisa Mari, Fafá Fernandes e Tiago Sgarbi
Assessoria de Imprensa: Bruna Sobreira
Coordenação Geral: Instituto Para Inovação e Resultados
Realização: Sistema FIEMG

SERVIÇO
A Saga do Sertão: A força de quem faz
Montes Claros
Data: 25 de julho (sábado) Horário: 20h Local: Praça da Catedral
Entrada gratuita