sexta-feira, 20 de julho de 2018

FIEMG- POLO de LINGERIE VAI RECEBER IDENTIFICAÇÃO



Empresas de confecção de lingeries de Taiobeiras, no Norte de Minas, vão receber da FIEMG marca de identificação de Polo de Lingerie

A marca passará a identificar os produtos fabricados no município, aumentando sua competitividade no mercado.

Município localizado no Norte de Minas, a 263 km de Montes Claros, Taiobeiras tem 107 microempresas fabricantes de lingerie, sendo que, em sua quase totalidade (96%), essas empresas são comandadas por mulheres e geram cerca de 400 empregos diretos. O segmento movimenta a economia local gerando emprego e renda.
Em junho, o Sistema FIEMG, por meio do IEL (Instituto Euvaldo Lod), no âmbito do Programa de Competitividade Industrial Regional – PCIR-, com apoio do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Norte de Minas (Sindvest/Norte), finalizou a quarta etapa do Programa de Branding voltada para o Setor de Confecção de Têxtil de moda íntima em Taiobeiras, desenvolvido no município a partir do mês de outubro do ano passado. Durante o encontro que aconteceu na sede da UAITEC, com a participação de 11 empresas da Associação de Moda Íntima e Praia de Taiobeiras (AMIP), houve a entrega completa da Identidade Visual e da primeira versão do site que divulgará o segmento, para validação dos empresários. A ação foi desenvolvida em parceria com o Sebrae e a Prefeitura Municipal de Taiobeiras por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.


Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Taiobeiras, Jaime Uilson Lopes, as cadeias produtivas do município, que envolvem a produção de café, temperos, papel higiênico, toalhas e guardanapos de papel, agricultura e a moda íntima e praia, entre outros, têm muito o que mostrar para o Estado. “O município tem várias cadeias produtivas, mas a lingerie, de uma forma especial, tem feito com que a nossa economia comece a alavancar. Acredito que com o conhecimento transmitido pela FIEMG vamos conseguir crescer cada vez mais, gerando oportunidade para as pessoas e qualidade de vida para essas mulheres batalhadoras, pioneiras regionais, que abriram suas empresas gerando emprego, renda e desenvolvimento social”, observa Jaime Lopes.

O encerramento do trabalho desenvolvido pela FIEMG poderá ser conferido no dia 27 de julho quando acontecerá o lançamento da marca do Polo de Lingerie de Taiobeiras e um desfile de moda com roupas das empresas assistidas, no espaço de eventos Avenida Hall. O evento contará ainda com a presença de uma blogueira com dicas de consultoria para os empresários no local.
O presidente da FIEMG Regional Norte, Adauto Marques, explica que o PCIR tem atuado com o objetivo de aumentar a competitividade do setor de Confecção de Têxtil da região e, por meio da ação de Branding, pretende-se aprimorar o posicionamento de marca, construir e aumentar seu valor intangível e fortalecer a mulher empreendedora que, no caso de Taiobeiras, tem atuação destacada. “Investir em branding é importante para ajudar a aumentar a percepção de valor que o cliente tem em uma marca e seus produtos”, destaca Marques.
“O Programa me ajudou a definir caminhos, deliberar minha identidade - algo que valorizo muito -, além de perceber o perfil dos meus clientes. Acredito que o Programa vai nos ajudar na fabricação de peças de grande valorização no momento e conquistar mercado”, destaca a empresária Adriana Anastácia, da Mima, empresa especializada em peças destinadas às mulheres grávidas.

SERVIÇO:
Lançamento da marca Polo de Lingerie de Taiobeiras
Dia: 27/07/2018
Horário: 20h
Local: Avenida Hall
Rua Mato Grosso, 350 – Sagrada Família
Taiobeiras/MG

ACI- MISSÃO TÉCNICA VAI AO SUL

Missão técnica vai ao sul 
do país conhecer polo de 
startups
Há muito tempo, o mercado deixou de ser local e passou ser mundial, com um consumidor cada vez mais exigente. Por isto é preciso se conectar com empresas transformadoras e buscar tendências mundiais. No período de 10 a 13 deste mês, uma missão do Norte de Minas esteve em Florianópolis, conhecendo um dos principais ecossistemas de inovação do país.
Mais de 1.500 participantes entre CEOs, investidores, empresários; estiveram presentes no Startup Summit para se conectar, criar oportunidades de negócios, aprender sobre empreendedorismo e discutir inovação e tecnologia.  "Conhecer o excelente trabalho realizado em Florianópolis nos possibilitou um rico aprendizado. Voltamos energizados e com muitas ideias para contribuir com a melhoria do nosso ecossistema", afirma Edenilson Durães, diretor da ACI e um dos integrantes da Missão.
Cada vez mais, há a compreensão de que, quanto mais uma grande empresa está perto dos ecossistemas de inovação, mais ela percebe quais são as inovações que estão surgindo e podem afetar seu modelo de negócio, quais startups ela pode trazer para a sua cadeia de valor e quais ela pode investir e se tornar parceira.
Além do Startup Summit, o grupo com representantes da Associação Comercial, de Faculdades e de instituições (FUNDETEC e SEBRAE) de Montes Claros e Janaúba participou de visitas técnicas a empresas e instituições que fazem a capital do Estado de Santa Catarina ser reconhecida como um dos melhores lugares para se empreender no país.
De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), o maior número de startups no país está concentrado nos estados de São Paulo (41%), Minas Gerais (12%) e Rio de Janeiro (9,7%). Entre as capitais, destacam-se em números absolutos São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, mas quando se considera a proporção de startups em relação ao número de habitantes, Florianópolis desponta na liderança.
Por ser uma ilha, onde não podem ser instaladas indústrias, Florianópolis deu uma guinada para o mundo do empreendedorismo e se consolidou como um dos polos de inovação tecnológica do país e já vem sendo chamada de ilha do Silício brasileiro, em referência à região dos Estados Unidos que concentra as grandes empresas norte-americanas de tecnologia.
Renan Teixeira, presidente da ACI Innovation, ficou impressionado com o Ecossistema de inovação de Florianópolis. “Entendo que o posicionamento das empresas em relação a inovação e colaboração tem facilitado para a chegada de investidores, aceleradoras e fundos de investimento, o que faz com que empresas e startups tenham crescimentos "explosivos" de 300, 500 até 800% em poucos anos. Acredito que esse Ecossistema deve ser uma referência para Montes Claros e o Norte de Minas, como modelo para explorar ainda mais a tecnologia e inovação como modelo de negócios”, conclui.

Nágila Almeida
Assessora de Comunicação ACI

PSIU POÉTICO DIVULGA HOMENAGEADOS 2018

Psiu Poético

 
Divulgados os homenageados da edição 
 2018

 
Texto: Hélder Maurício
Fotos: Fábio Marçal

 
Com o apoio da Prefeitura de Montes Claros, será realizado entre os dias 4 e 12 de outubro o 32º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético. A organização do evento divulgou os nomes dos seis artistas que serão homenageados nesta edição.

Como aconteceu em edições passadas, os escolhidos são poetas e escritores de diversos locais do país: Gabriel Nunes, Míria Mendes de Sousa, Patrícia Porto, Rita Santana, Bruno Candéas e Sóter.
Com o tema “Mákina”, o evento celebra nesta edição 32 anos de existência. Lembrando que as inscrições para quem quiser participar do evento irão até o dia 31 de agosto. As inscrições podem ser feitas diretamente no Centro Cultural Hermes de Paula. Se preferir, o interessado pode mandar, até a mesma data, as suas obras para o seguinte endereço: Centro de Educação e Cultura “Dr. Hermes de Paula” – Biblioteca Pública Municipal “Dr. Antônio Teixeira de Carvalho” – 32º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético - Mákina – Praça Dr. Chaves, 32, Centro - Montes Claros/MG. CEP 39.400-005. 

Mais informações podem ser obtidas pelo email psiupoetico@gmail.com, ou através dos telefone  (38) 2211-3380 / 2211-3377. Os interessados também podem acessar o site do Salão Nacional de Poesia através do endereço www.psiupoetico.com.br.

O Salão Nacional de Poesia – Psiu Poético é promovido pelo grupo de literatura e teatro Transa Poética em parceria com a Prefeitura de Montes Claros, a Universidade Estadual de Montes Claros e a Fundação Genival Tourinho.
 

LIQUIDAÇÃO e MÁGICA no MOC SHOPPING

MOC SHOPPING: LIQUIDAÇÃO e MÁGICA

Começou nesta quinta, 19, a Liquida Moc

Começou nesta quinta, dia 19, a Liquida Moc, no Montes Claros Shopping, mega promoção que segue até o dia 22 de julho, com vários produtos em mais de 100 lojas.

A liquidação tem promoções em setores como eletrônicos, vestuário, calçados, acessórios e perfumaria. A Liquida Moc é a oportunidade para adquirir produtos com até 70% de desconto.
 
 
Show de Mágica e Moc Divertido

A diversão continua no sábado, às 15 horas, com apresentação do mágico Júlio Rasec, no Estacionamento Norte. E no domingo, dia 22, às 15 horas, no Estacionamento Norte tem Moc Divertido, com musical infantil Frozen, para alegria da criançada. Os eventos são gratuitos.


Contatos para a Imprensa:
Assessoria de imprensa/ Ana Maria Barbosa