quinta-feira, 7 de maio de 2015

PAPO FILOSÓFICO II....

PAPO FILOSÓFICO II
Sob o comando do Capitão ROY !









PAPO FILOSÓFICO I-

PAPO FILOSÓFICO I...
Sob o comando do Capitão MIGUELITO!!!

















AMOR e PROTEÇÃO!!!!

AMOR E PROTEÇÃO!!!!

SÃO FRANCISCO de ASSIS.  SEMPRE!

OBRIGADA, MEU SANTO!!!!





Da SÉRIE: RECORDANDO.....

Da SÉRIE: RECORDANDO...

Dois amigos queridos: ANDREY LIBRELON  e IGOR AVELAR, num evento por aí...


HOJE É DIA DE....

HOJE É DIA DE....
Festejar a cantora LADY ZU, nascida em 07/05/1958. Nos anos 70, no estilo disco,  fez grande sucesso com a música  "A Noite vai Chegar", incluída na trilha da novela "Sem Lenço, Sem Documento". Reinou nos anos 70 e hoje é tida como brega. E eu adoro essa música e várias outras bregas. Então vamos recordar. E parabéns, Lady Zu!




PRÉ-ENEM/PRÉ-CONCURSO MUNICIPAL: INSCRIÇÕES ABERTAS

Pré-Enem/Pré-Concurso Municipal está com inscrições abertas
 
Texto: Attilio Faggi Jr.
Foto: Sérgio Athayde
 

O Pré-Enem/Pré-Concurso Municipal visa proporcionar oportunidade de crescimento pessoal e profissional atendendo, principalmente, candidatos de baixa renda (renda familiar de até dois salários mínimos); desempregados que comprovem não ter fonte de rendimentos; egressos da rede pública (ou que tenham cursado, total ou parcialmente, dois terços do curso de Ensino Médio em escola pública); e candidatos egressos da rede privada de ensino que tenham cursado, total ou parcialmente, dois terços do Ensino Médio em instituição privada.
 
A seleção dos candidatos será realizada com base na análise das condições socioeconômicas dos candidatos e a ordem de inscrição no processo. As inscrições podem ser realizadas até o dia 29 de maio, entre 19 e 22 horas, no núcleo onde o candidato deseja estudar, e o resultado final do processo será divulgado em 24 de junho. O início das aulas está previsto para o dia 3 de agosto.
 
São 12 núcleos do Pré-Enem/Pré-Concurso na área urbana do município: CAIC Maracanã; CAIC Renascença; Escola Municipal Jason Caetano, no bairro Delfino Magalhães; E. M. Professora Maria de Lourdes Pinheiro, no Independência; E. E. Professor Plínio Ribeiro, no Jardim São Luiz; antigo prédio da E. E. Francisco Lopes da Silva (Cemei Nossa Senhora da Conceição), no Santos Reis; E.M. Dona Vidinha Pires, no Vargem Grande; E.M. Hilda Carvalho, no Dr. João Alves; e Salão Paroquial da Igreja São Judas Tadeu, no São Judas.
 
Na zona rural existem três unidades: E. M. Mariana Santos, em Lagoinha; E. M. Marilda de Oliveira, em Nova Esperança; e E. M. Caio Lafetá, em Ermidinha. O edital do processo de seleção está disponível através do link http://www.educamoc.com.br/ckfinder/files/Edital%20do%201%C2%B0%20Processo%20seletivo%20-2015-2-3.pdf.

FUNDAÇÃO SARA COMUNICA....

FUNDAÇÃO SARA COMUNICA...
Especialistas discutem, em BH, o ensino às crianças e aos jovens durante tratamento de saúde

Encontro Mineiro, no próximo dia 13, é promovido pela Fundação Sara

A Fundação Sara Albuquerque Costa– que acolhe crianças e adolescentes em tratamento de câncer–realiza, na próxima quarta-feira (13 de maio),em Belo Horizonte, o I Encontro Mineiro sobre Atendimento ao Escolar em Tratamento de Saúde. O evento, que será sediado no Auditório da Academia Mineira de Letras (R. Da Bahia, 1466 - Lourdes), de 8h às 18h, colocará em debate as ações, projetos e iniciativas existentes acerca do assunto e trará, para o âmbito estadual, as questões levantadas no I Congresso Nacional Sobre Atendimento ao Escolar em Tratamento de Saúde, realizado em São Paulo, em maio de 2014.
O Encontro Mineiro contará com palestras e mesa redonda, além da apresentação de casos de sucesso e relatos de experiências sobre a temática. Um dos objetivos do Encontro é promover a integração entre hospital, entidades de apoio ao tratamento, escola e família de jovens em tratamento de saúde, independentemente do tipo de doença enfrentada. 
Entre os palestrantes, o evento conta com a participação da Profª Eneida Simões Fonseca, PhD em Desenvolvimento e Educação de Crianças Hospitalizadas, responsável pelo mapeamento dos hospitais com escola no Brasil (desde 1999), membro da Associação Europeia de Professores em Hospitais (HOPE), e da Rede Latinoamericana pelo direito de Educação da Criança ou Jovem Doente ou em Tratamento (REDLACEH). Outra participação de peso é a da Profª Léa ChusterAlbertoni, Doutora na linha de Distúrbios da Comunicação Humana e Inclusão e coordenadora do Programa de Atendimento ao Escolar em Tratamento de Saúde do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina.

A coordenadora geral do evento realizado pela Fundação Sara, Fernanda Araújo, ressalta que  o acesso à educação para crianças e adolescentes em tratamento de saúde é um direito garantido pela Constituição Federal e pelo ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente.  “A ideia do Encontro é aprimorar ferramentas que assegurem o cuidado com a saúde emocional dos estudantes, durante todo o processo de tratamento e, claro, na atuação para que essas crianças e adolescentes tenham condições de igualdade dentro da escola e fora dela, após o tratamento”, defende Araújo.

Atualmente a Fundação Sara se esforça para que os assistidos mantenham a rotina escolar durante o tratamento, por meio do programa Escola Viva, mantido por parcerias e voluntários dentro da entidade, no entanto não é suficiente para suprir toda a necessidade da grade curricular de ensino. A realização do evento é mais uma maneira de colocar a necessidade em evidência e, consequentemente sensibilizar o poder público para assumir essa responsabilidade, como já acontece em outros estados brasileiros.
Abaixo,alunos em sala de aula, dentro da Fundação Sara,orientados pela psicopedagoga Meryelle Ribeiro.

NORTE de MINAS é DESTAQUE NACIONAL

NORTE DE MINAS É DESTAQUE NACIONAL

Os ministros da Integração Nacional e da Pesca já confirmaram presença no Seminário de Transposição e Revitalização do Rio São Francisco. O encontro promovido pela Câmara Federal será realizado em Pirapora e vai discutir o presente e, sobretudo, o futuro do Velho Chico. A deputada federal norte-mineira Raquel Muniz é a única representante de Minas Gerais na Comissão Externa de Transposição e Revitalização do rio

DA REDAÇÃO
 
Nesta sexta-feira, 8 de maio, a cidade de Pirapora será sede de um encontro nacional que vai discutir o presente e o futuro do Velho Chico. A principal pauta do Seminário é o andamento do Programa de Revitalização do Rio São Francisco, criado em 2004 pelo governo federal. Em onze anos as ações executadas pelos Ministérios da Integração Nacional e Meio Ambiente investiram, sobretudo, em saneamento básico, contenção de barrancos, controle dos processos erosivos, melhoria da navegabilidade e recuperação da vegetação das margens do rio.


Para se ter uma ideia, em muitos trechos, o esgoto deixou de ser jogado dentro das águas do São Francisco. Em Minas Gerais serão gastos cerca de R$ 700 milhões em obras de saneamento básico em 60 cidades. Em 31 delas, as Estações de Tratamento de Esgoto já estão prontas. A ETE da cidade de Pirapora foi a primeira ser concluída, em 2008. Em outros 29 municípios, os trabalhos estão em ritmo acelerado.


Outras medida muito importante é construção de barraginhas. Elas permitem a infiltração de água no solo abastecendo o lençol freático, possibilitam o fortalecimento dos cursos de água, com isso garantem mais água e reduzem o processo erosivo. O gerente regional de Revitalização da Codevasf, Sidenísio Oliveira, afirma que os recursos investidos nas sub-bacias do Velho Chico, no combate à erosão, chegam a R$ 100 milhões.


Esses e outros assuntos serão abordados por um time de especialistas nas áreas ambientais, jurídicas e de obras, tanto dos governos federal quanto estadual. Já confirmaram presenças no Seminário de Transposição e Revitalização do Rio São Francisco o ministro da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi (PP) e o ministro da Pesca, Helder Barbalho (PMDB). O general Galvão virá representando o ministro da Defesa, Jaques Wagner (PT). Os deputados federais Raimundo Gomes de Matos (PSDB) e Rômulo Gouveia (PSD), coordenador e relator, respectivamente, da Comissão Externa da Transposição do Rio São Francisco também serão palestrantes.


“Eu sou a única deputada federal de Minas Gerais que faz parte da Comissão Especial do Rio São Francisco, criado na Câmara Federal. A intenção deste encontro é debater caminhos e soluções para as cidades que sofrem com o atual estado de degradação do rio. Os investimentos existem, mas precisam ser maiores. Por isso, é preciso que prefeitos e as comunidades ribeirinhas se unam por essa luta, que é de todos nós. Não queria que fosse apenas mais um Seminário, mas que daqui saísse algo de concreto”, planeja a deputada federal Raquel Muniz (PSC).


Para o presidente da Associação dos Municípios do Médio São Francisco, Denilson Rodrigues (PC do B), o encontro é de extrema importância: “Nunca enfrentamos uma crise tão grave. Em 2014, até a nascente secou. Por aqui, no Norte de Minas, em muitos trechos ele praticamente desapareceu. As comunidades ribeirinhas são as que mais sofrem, seja pela falta de água ou pelo principal meio de subsistência, que é a pesca. As ações estão sendo executadas, mas é preciso mais. Muito mais!”.


Os prefeitos das cidades de Pirapora, Léo Silveira (PSB), e Montes Claros, Ruy Muniz (PRB), são dois outros nomes confirmados no Seminário, bem como dos representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales dos Rios São Francisco e Parnaíba (Codevasf). O superintendente regional da Codevasf, Dimas Rodrigues, reforça que a Companhia é o braço do governo federal das obras executadas pelo Programa de Revitalização. “Em Minas Gerais, nossas ações foram consideradas modelos dentro do Programa”, comemora Rodrigues.


As palestras da promotora de Meio Ambiente, Aluisia Beraldo Ribeiro e do superintendente da administradora da Hidrovia do São Francisco, Luiz Felipe de Carvalho Gomes Ferreira, estão incluídas na programação, bem como a participação de vereadores e lideranças sociais de toda a região. Os deputados federais Laudívio Carvalho (PC do B), Odorico Monteiro (PT) e Lúcio Vieira Lima (PMDB) já garantiram presenças no Seminário, que irá traçar os novos caminhos do Velho Chico.

Ludmila Guimarães
(38)88084330
(38)91097289

11° FEIRÃO da CASA PRÓPRIA e 6° FEIRA IMOBILIÁRIA

11º Feirão Caixa da Casa Própria e 6ª Feira Imobiliária em Montes Claros

Evento ofertará imóveis cobertos pelo Programa Minha Casa Minha Vida e FGTS

O 11º Feirão CAIXA da Casa Própria em Montes Claros será nos dia 23 e 24 e maio, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, juntamente com a 6ª Feira Imobiliária de Montes Claros, numa parceria da Caixa Econômica Federal com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes - ACI. Nesta edição, o evento vai oferecer imóveis do Programa Minha Casa Minha Vida e operações com recursos do FGTS, cujo teto máximo é de R$190 mil. Serão oferecidos mais de 1.500 imóveis.
                Segundo o superintendente regional da CAIXA, Gustavo Henrique Nogueira Sampaio, o Feirão será uma oportunidade para as famílias buscarem a realização do sonho da casa própria. “No Feirão, os visitantes têm acesso aos imóveis e ainda podem contar com as condições facilitadas que a CAIXA oferece”, comenta.
                O evento reúne, num único espaço, diversos representantes do segmento da habitação: construtoras, imobiliárias e técnicas da CAIXA, responsáveis por analisar e autorizar os financiamentos. A 6ª Feira Imobiliária é uma realização da ACI, que reúne as principais oportunidades de imóveis novos e usados em todos os bairros de Montes Claros. Em 2014, cerca de 12 mil pessoas passaram pelo local, e foram negociados R$ 70 milhões, entre contratos assinados e encaminhados,  correspondendo a 500 contratos.
“O cliente pode conhecer o imóvel, dar entrada na documentação necessária ao financiamento e até fechar negócio. Por isso a ACI é parceira no evento, pois fomenta a economia e ajuda na melhoria da qualidade de vida da população”, diz Edilson Torquato, presidente da ACI.
                Para requerer o crédito para casa própria, no Feirão, basta levar documento de identidade, CPF e comprovante de renda. Os interessados também podem obter informações em todas as agências da CAIXA e pelo Serviço de Atendimento ao Cliente do banco, 0800 726 0101, disponível 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana.


Serviço:
6ª° Feira Imobiliária de Montes Claros
Data: 23 e 24 de maio de 2015 (sábado e domingo)
Local: Parque de Exposições de Montes Claros
Horário de Atendimento: sábado das 10h às 18h, domingo das 10h às 16h

Nágila Almeida
Assessora de Comunicação ACI

CÂMARA dos DEPUTADOS promove Seminário em PIRAPORA

PLANO DIRETOR: CONGRESSO INCENTIVA ACADÊMICOS

Congresso incentiva participação acadêmica na
elaboração do Plano Diretor Municipal
 
Texto: Attilio Faggi Jr.

Com o tema “Construindo uma Cidade Planejada” será realizado, nos dias 22 e 23 de maio, em Montes Claros, o I Congresso Norte Mineiro Universitário – Participação Acadêmica no Plano Diretor.

O evento, que tem apoio da Prefeitura de Montes Claros, terá palestras sobre temas como planejamento urbano, energias renováveis e cidades sustentáveis, no dia 22, a partir das 17 horas, no Portal de Eventos.

No dia 23, no auditório das Faculdades Integradas Pitágoras, entre 8 e 11 horas, serão realizados debates sobre lei de uso e ocupação do solo, energias renováveis e recursos hídricos; desenvolvimento econômico; saneamento, limpeza urbana e resíduos sólidos; mobilidade urbana e acessibilidade. No mesmo horário, só que no auditório da Faculdade de Saúde Ibituruna, serão realizados debates sobre desastres naturais; segurança pública e patrimonial; esporte, lazer e cultura; e educação e saúde.

Mais informações sobre o evento e como se inscrever podem ser obtidas através do telefones (38) 8405-9080 e (38) 9961-9349.


PLANTÃO SAMU INFORMA...

PLANTÃO SAMU MACRO NORTE
 
Quarta-feira, 06 de maio de 2015
 
Na quarta-feira, 06/05, as unidades do SAMU realizaram 44 atendimentos em Montes Claros, sendo 38 casos clínicos e 6 ocorrências de acidente de trânsito. Em um deles, ocorrido por volta das 15h, um idoso de 76 anos, surdo e mudo, foi atropelado por um caminhão e imprensado contra um muro, na Avenida Dulce Sarmento com Geraldo Athayde, próximo ao posto Bandeirante, no centro da cidade. Ele sofreu ferimentos no tórax.
Às 22h, um homem de 25 anos ficou ferido após colidir de moto contra um carro no bairro Ibituruna. A unidade do SAMU foi acionada e o encontrou no local sentado no meio-fio, se queixando de dor na perna e no ombro direitos.
Às 9h45, uma mulher de 34 anos caiu de bicicleta na Vila Anália; às 7h40, um homem de 51 e um jovem de 17 anos ficaram feridos em um acidente envolvendo uma moto e uma bicicleta, no bairro São José.
Pela manhã, por volta das 6h40, a unidade do Samu foi acionada para atendimento a um homem de 49 anos, que capotou o caminhão no início da serra na BR-251, sentido Montes Claros -Francisco Sá. Ele sofreu ferimentos leves, recebeu os atendimentos no local e foi liberado.
Em todas as ocorrências os feridos receberam os primeiros atendimentos no local e foram encaminhados ao hospital para avaliação.
 
 
logo sem fundo 1 (2).png
 
Jerúsia Arruda
Assessora de Comunicação Social
CISRUN / SAMU Macro Norte

JEMG- MONTES CLAROS SEDIA FASE MICRORREGIONAL

Jogos Escolares
Montes Claros sedia fase microrregional de evento esportivo

Texto e Fotos: Márcia Vieira

Na noite desta terça-feira, 05, o Ginásio Darcy Ribeiro, em Montes Claros, recebeu atletas de dezenove municípios mineiros na abertura da fase microrregional dos JEMG - Jogos Escolares de Minas Gerais.

Promovido pela Secretaria Municipal de Esportes, em parceria com a Superintendência Regional de Ensino, a solenidade teve início com a entrada das bandeiras de Montes Claros, Minas Gerais e do Brasil. Em seguida, aconteceu a tradicional volta do atleta com a tocha olímpica e o acendimento da pira olímpica, que marca oficialmente o início dos jogos.


“Montes Claros investe no esporte educacional, com organização e a valorização dos estudantes. Queremos  servir de exemplo para os demais municípios e estamos felizes por cumprir mais esta etapa”, declarou Rogério Santana, diretor de esportes da Secretaria Municipal.

O Superintendente Regional de Ensino, José Gomes, afirmou. “Bem sabemos como o esporte é importante para o desenvolvimento desta juventude. A parceria com o município, que sedia este evento, tem o objetivo de alcançar o maior número possível de atletas”.







Participantes satisfeitos

Marlon Filipe Pereira é o treinador da equipe de futsal da Escola Estadual Mamede Pacífico Almeida, de Engenheiro Navarro. É a terceira vez que vem a Montes Claros para competir e está otimista: “a equipe é boa, trabalhou forte e está muito focada. Estamos preparados e eu espero bons resultados”, declarou.

Aline Alves Vieira é da cidade de Mirabela. Há apenas três meses como técnica de futsal da equipe feminina da Escola Estadual Santa Maria, encara o ofício com responsabilidade e expectativa. “É a primeira vez que participo e vejo como uma experiência única. É um aprendizado tanto para mim, como para as atletas que integram a equipe. Estar em Montes Claros é muito bom e pra gente, o acesso à cidade é um facilitador”.


Vinícius Macedo é atleta do basquete pelo colégio índice. Para ele, a experiência também é válida. “O evento é bem legal e eu espero que mais escolas participem!”

Cerca de 800 atletas participam desta fase dos JEMG, cujos jogos prosseguem até o dia 10 de maio. Os classificados partem para a fase regional que acontece no mês de junho, também em Montes Claros.