sexta-feira, 2 de outubro de 2015

AMBIVALÊNCIA....

AMBIVALÊNCIA....

 “O amor, esse doce alimento que nutre os amantes, tanto melhor quando tem por recheio o mel da sedução!” (I.D.)
 


PAPO FILOSÓFICO....

PAPO FILOSÓFICO.....
(Foto: Miguelito)

(Foto: Miguelito)

TEM COISA MAIS LINDA QUE ISSO?

TEM COISA MAIS LINDA QUE ISSO?

 POIS É, GUILHERME, ESPERO QUE VOCÊ CANTE ESTA E TODAS AS OUTRAS QUE EU AMO, HOJE!

LÁGRIMA  de UMA  MULHER (GUILHERME ARANTES)

"Que mistério pode haver, na lágrima de uma mulher
Quando abre os seus segredos
Que momentos de aflição há no tremor da sua mão
Onde esconde os seus medos

No abandono do teu pranto eu me perdi
Não sabia o que dizer pra consolar
Tive raiva destas mágoas que puseram em você
Tive pena dos que nunca te puderam conhecer..

Eu sinto muito cada dor que te marcou
Ou que modificou seu jeito de amar
Dos estragos improváveis de um carinho de curar
Os escudos invisíveis para um homem penetrar.."

MONTESCLARENSE no FESTIVAL DO RIO...

MONTESCLARENSE NO FESTIVAL do RIO

O FESTIVAL DE CINEMA DO RIO, que acontece de 01 à 14 de outubro na cidade maravilhosa traz o longa BEATRIZ, do montesclarense ALBERTO GRAÇA, que entra na mostra competitiva. O Príncipe ALBERTO participa da abertura do Festival e logo depois sobrevoa mares já navegados, cumprindo agenda (lotadíssima) de trabalho. Na segunda quinzena de outubro, está de volta ao RJ.
Quer saber sobre o filme? Acesse o site do www.festivaldorio.com.br .
Mas como este blog pensa em vocês, trazemos um resumo do material. Posso afirmar que o longa é espetacular. Tive a alegria de ser das primeiras a ver o "promo" do filme, apresentado a mim pelo próprio Alberto, em um momento muito especial. Na ocasião, ainda não podia contar, pois estava em processo de montagem. Mas agora tanto posso contar o "segredo" quanto recomendar: Assistam! Vai valer a pena. Quem estiver no RJ, pode conferir os horários de exibição no site do festival (www.festivaldorio.com.br ) Quem não está no RJ e não é amiga do Alberto, lamento, vai ter que esperar!


Sobre o diretor:

Alberto Graça: Foi sócio da Zoom Cinematográfica e, em 1982, fundou a MPC Filmes. Produziu 13 longas-metragens e mais de 50 documentários para cinema e TV. Como diretor, realizou os curtas documentários Panamá (1971) e Belo Horizonte (1972), além dos longas Memórias do medo (1981), selecionado para a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, e O dia da caça (2000), exibido em diversos festivais dentro e fora do Brasil.​

Sobre o Filme: 

 SINOPSE: Brasileiros, Beatriz e Marcelo são um casal jovem e apaixonado que acaba de se mudar para Lisboa, onde ele começa a escrever seu segundo romance. O tema, ciúme. Para isso, ele utiliza sua vida e a de sua própria mulher como inspiração fundamental. Fascinada pela história, Beatriz começa a alimentá-lo na construção da personagem feminina. À medida que a escritura avança, os jogos de sedução tornam-se mais fascinantes e perigosos, confrontando o casal no relacionamento e na vida, pois Marcelo e Beatriz tornaram-se personagens e prisioneiros do próprio livro.​

A BEATRIZ é interpretada pela atriz MARJORIE ESTIANO.O filme conta ainda com SÉRGIO GUIZÉ  e outros ótimos atores no elenco. A produção é da  MPC & Associados e Filmes do Tejo (Portugal)

Para ver o trailler , acesse aqui:

 Fotos: divulgação


É HOJE: GUILHERME ARANTES EM MOC!!!

É HOJE: O SHOW!!!
GUILHERME ARANTES! AMOOOOOOO!!!

E GUILHERME ESTÁ EM MONTES CLAROS HOJE, EM EVENTO PROMOVIDO PELO SICOOB CREDIMONTES/CDL. É LOGO MAIS, Na SOCIEDADE RURAL. 





OUTUBRO ROSA: DE NOVO, MADRINHAS!

OUTUBRO ROSA: DE NOVO, MADRINHAS!


E a campanha mundial "OUTUBRO ROSA", de combate ao Câncer de Mama, envolve a todos neste mês. A SRS gentilmente nos convidou para, mais uma vez, atuarmos como madrinha do evento. E como disse a Bia, "uma vez madrinha, madrinha sempre". Aceitamos de bom grado ao convite e agradecemos pela confiança e distinção.






PALMAS PRA...ARTHUR JUNIOR

PALMAS PRA..

amigo ARTHUR JÚNIOR,  jornalista que faz aniversário hoje e recebe os amigos logo mais no Recanto do Beija-Flor. Toda felicidade do mundo pra você, ARTHUR!

ARTHUR JUNIOR ladeado pela esposa HELENICE  e  a autora deste blog, em evento recente.(Foto: Sil Mameluque)

ENERGIA FOTOVOLTAICA:ADENOR e SEDINOR participam de forum

Energia Fotovoltaica do Norte de Minas

Adenor e Sedinor participam do Fórum Sudene de Energia e articulam apoio para implantação


            Os desafios e oportunidades para a diversificação da Matriz Energética foi tema de Fórum realizado com  representantes da Sudene e parceiros institucionais dos ministérios setoriais, universidades, centros de pesquisas, federações das indústrias, bancos de fomento, nessa terça-feira, 29 de setembro, em Recife.
                   O evento contou com representantes das Secretarias para assuntos de Energia do Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Bahia e Pernambuco, Universidades, Centros de Pesquisas, Federações das Indústrias e Bancos de Fomento.  Durante o Fórum sobre Energia, a Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas – ADENOR juntamente com a AMAMS, em parceria com o Governo de Minas Gerais, através da Sedinor, participou de reunião com o Superintendente, João Paulo Lima, reforçando a importância da inclusão de 36 municípios no semiárido, área de atuação da Sudene.
O assunto foi amplamente discutido em audiência com a superintendência da Sudene, contando com as presenças de Davidson Dantas, diretor de captação qualificação e inclusão do Idene, Márcia Versiani, Superintendente da Adenor e César Emílio, presidente da Amams, que entregou documento formalizando o pleito. 

Energias renováveis

 Ao longo de 10 anos,  120 usinas de geração de energia fotovoltaica podem ser implantadas no Norte de Minas, segundo o Projeto de Desenvolvimento Regional da Adenor. O objetivo é melhorar as condições sociais e econômicas da população através do desenvolvimento da indústria e o comércio locais, capacitação, emprego da mão de obra e valorização do uso da terra. Daí a iniciativa de formar um banco de áreas disponibilizadas para implantação do projeto de energia fotovoltaica. 
 De acordo com o diagnóstico elaborado pela Agência, o sistema elétrico no Norte de Minas está esgotado em Montes Claros, Januária, Janaúba e Manga. “Em meio a uma crise hídrica, a solução é a ampliação e expansão de parcerias como estas que estão sendo articuladas na Sudene. Devemos mobilizar o poder público, fornecer dados precisos e informar sobre os investimentos no setor”, pontuou.
“Teremos o Centro de Energias Renováveis da Universidade Federal de Pernambuco, como provável parceiro no processo de pesquisa e desenvolvimento para implantação do Projeto Energia Fotovoltaica no Norte de Minas”, destaca Márcia Versiani. 
Para ampliar sua base de dados a Adenor está cadastrando quem tem interesse em ser investidor ou fornecedor de produtos ou serviços que possam integrar a Rede de Profissionais no setor. Todo investidor ou fornecedor de serviços pode procurar a Agência para envio de seus dados: atendimento@adenor.mg.com.br

TEXTO/FOTO: Mosaico Comunicação



BAIRRO de LOURDES: QUADRA RECEBE REFORMA

Bairro de Lourdes

Quadra está sendo totalmente reformada

Texto: André Senna
Fotos: Wilson Medeiros

A Prefeitura de Montes Claros, está executando trabalhos de recuperação e pintura da quadra do bairro de Lourdes. A comunidade local solicitava a mais de dez anos a revitalização e jamais foi atendida.
O local receberá novo alambrado, gols, pintura, iluminação, para que os esportistas, adolescentes e famílias possam fazer o devido uso da quadra com segurança e bem estar. Mais quadras serão recuperadas em vários bairros de Montes Claros.
O Executivo investe também em esportes, como maneira de manter afastado das áreas de risco social as crianças e adolescentes dos bairros.

COMBATE à DENGUE: ALERTA!

Boatos atrapalham combate à dengue em Montes Claros

Textos: Daniel Moraes

Fotos: Wilson Medeiros



É falsa a informação de que uniformes de agentes de combate a endemias (que fazem o controle da dengue) foram furtados em Montes Claros para serem utilizados em roubos a residências. Quem garante é o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde, Edvaldo Freitas. Ele explica que este boato, que vem circulando nas redes sociais e em programas de compartilhamento de mensagens via celular (WhatsApp), está causando vários transtornos para o combate à dengue na cidade, já que muitos moradores se recusam a deixar os agentes realizarem a verificação das residências.

Mas Edvaldo alerta que, em outros casos, os moradores simplesmente abrem a porta, sem verificar a identidade dos agentes. O coordenador orienta sobre como as pessoas devem agir para evitar os dois perigos: a dengue e os roubos. Primeiramente, é necessário verificar se o agente está corretamente uniformizado (camisa branca ou amarela com o brasão da Prefeitura, calça cáqui, bota preta e bolsa amarela) e portando crachá. Caso haja alguma dúvida, o morador deve pedir que o agente apresente seu contracheque. Persistindo a dúvida, ele deve ligar para um dos números do CCZ (3229-3369, 3229-3402, 3229-3360 ou 3229-1562) para confirmar a identidade do servidor.

Edvaldo conclui dizendo que o município possui, hoje, cerca de 200 agentes atuando no combate aos focos do mosquito, e que, segundo o último LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), Montes Claros está enquadrada como cidade com médio risco para a transmissão da doença. Por isso, mesmo com a falta de chuvas, os cuidados da população não podem parar.

As dicas da Prefeitura são as mesmas:

  • providenciar limpeza periódica e vedamento dos tambores e tanques;
  • limpar semanalmente os ralos e usar tela de malha fina;
  • destinar o lixo para a coleta pública;
  • escoar a água dos pratos e plantas;
  • limpar e drenar calhas, lages e piscinas; e
  • limpar periodicamente os lotes vagos.

    

VILA IPIRANGA RECEBE ASFALTO

Rua Zezinho de Orácio na Vila Ipiranga recebe asfalto

Texto: André Senna
Fotos: Wilson Medeiros


A Prefeitura de Montes Claros asfaltou a rua Zezinho de Orácio, no bairro Vila Ipiranga. Reivindicação antiga de moradores e principalmente do comércio local. Anteriormente a Avenida Deputado Plínio Ribeiro recebeu serviço parecido, o que também agradou todos os usuários da via.
A Prefeitura já pavimentou diversos bairros pela cidade como, Olga Benário, Mangues, Independência, Universitário, Planalto, Vilage do Lago, Carmelo, Monte Carmelo, São Judas, Maracanã, Santa Rafaela, Santo Inácio entre outros. A previsão é de que cem por cento das ruas e avenidas que estejam de acordo com os critérios do cronograma de obras da prefeitura sejam asfaltadas até final de 2016.

NOTÍCIAS SAMU....

CLIPPING ELETRÔNICO
Notícias do CISRUN/SAMU Macro Norte veiculadas na imprensa do Norte de Minas
______________________________________________________________________________
 
QUINTA-FEIRA, 1º DE OUTUBRO DE 2015
 
 
WEB TERRA
 
SAMU ORIENTA COMO SOCORRER BEBÊS E CRIANÇAS ENGASGADAS
977_30092015162455
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Foto: Ilustração/Samu Macro Norte
 
 
Na semana passada, a unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Norte de Minas (Samu Macro Norte) de Bocaiuva foi acionada para atendimento a um bebê de 2 anos que teria se engasgado enquanto comia biscoitos. Ao chegar ao local, à unidade encontrou a criança já sem vida. Nesta semana, o Samu foi acionado em Montes Claros para atendimento a um menino de dois anos e quatro meses que também se engasgou, desta vez ao engolir uma moeda. E na última terça-feira, um bebê de 7 dias se engasgou ao tomar gotinhas de remédio e foi orientada por telefone pelo médico regulador até a chegada da unidade de atendimento ao local e, felizmente não houve maiores complicações.
 
Episódios de engasgo e aspiração são comuns na infância, principalmente com crianças de até três anos de idade. Bebês, por exemplo, podem engasgar com o leite durante a amamentação ou ao regurgitar enquanto dormem. Em crianças menores, o risco maior é de aspirar alimentos em grão ou engasgar com balas ou pequenos objetos levados à boca por curiosidade. “Nesses casos, a intervenção precoce é fundamental para que o atendimento seja o mais eficaz possível”, explica o pediatra Iuri Sânzio Souto, que atua na base do Samu em Montes Claros.
 
Dos 537atendimentos realizados pelo Samu Macro Norte a crianças menores de dois anos no primeiro semestre deste ano, 27 foram por esse tipo de acidente. Estatísticas americanas demonstram que 5% dos óbitos por acidentes com menores de quatro anos se devem à aspiração de corpo estranho e esta aparece como a principal causa de morte acidental domiciliar em menores de 6 anos. No Brasil, a aspiração de corpo estranho é a terceira maior causa de acidentes, nesta faixa etária, com morte.
 
Para saber identificar e socorrer os pequenos nessas situações, Iuri Sânzio explica que o primeiro passo é observar se o bebê está com a pele arroxeada ou pálida, sinais de que ele está engasgado. “Se a criança está tossindo e tentando, assim, eliminar o desconforto, deixe que ela reaja sozinha e naturalmente e não tente provocar vômito ou retirar o objeto com as mãos, a menos que consiga vê-lo ao abrir a boca da criança”, orienta.
O pediatra recomenda que o adulto apoie a criança no antebraço, mantendo-a levemente curvada para baixo. Ainda nessa posição, deixe a criança de lado ou de barriga para baixo e dê tapas firmes em suas costas, mas não com muita força, até que ela consiga expelir o que provocou o engasgo. “Essa técnica pode ser utilizada como uma tentativa de socorro, mas não é um socorro efetivo. Por isso, nessas situações o ideal é que uma pessoa faça a manobra na criança enquanto outra entra em contato com o Samu 192”, recomenda o pediatra.
Iuri Sânzio também orienta aos pais que não sacudam a criança, pois esse movimento pode causar traumatismo ou deslocar o corpo estranho ingerido para locais mais profundos no pulmão.
 
NA HORA DE AMAMENTAR
Como os bebês costumam engasgar com o leite materno, é importante deixá-los no colo na posição vertical após a amamentação e deitá-los somente depois de alguns minutos. Para evitar que o bebê tenha refluxo durante o sono, a orientação é deixá-lo com a cabeça mais elevada. “O ideal é que deitá-lo do lado direito, com a cabeça elevada, pois o estômago situa-se do lado esquerdo. Dessa forma, evita-se que o bebê pressione o estômago e regurgite”, orienta.
 
CRIANÇAS ATÉ DOIS ANOS DE IDADE
As crianças com até dois anos de idade são mais propensas a engasgarem com objetos pequenos, pois estão na fase oral e podem colocar na boca o que encontram no chão e é importante que os adultos tenham cuidado ao manusear grãos, como milho e feijão, pois podem cair no chão e ficar ao alcance das crianças.
Nesses casos, a criança pode broncoaspirar esses grãos, ou seja, o alimento pode parar no pulmão em vez de cair no estômago. “Quando a criança broncoaspira um alimento ou um objeto ela pode demonstrar tosse, cansaço e palidez, dependendo do corpo estranho que ingeriu. Em casos assim, a chance de a criança chegar ao hospital ou ser socorrida no local em tempo hábil é maior do que quando ocorre um engasgo”, explica o médico.
 
Mas Iuri Sânzio adverte que nos casos de a criança broncoaspirar um corpo estranho o grande risco é entrar em insuficiência respiratória. “Dependendo do que a criança aspirou, ao entrar em contato com secreções e mucos do pulmão, pode inchar e comprometer a passagem do ar pelo pulmão, levando desconforto respiratório para a criança”.
 
DICAS PARA EVITAR ENGASGOS
- Evite dar alimentos como pipoca e bala, pois eles facilitam o engasgo aos menores de três anos;
- Deixe o chão de casa sempre limpo e tenha cuidado ao manusear alimentos em grão;
- Após a amamentação, deixe o bebê em posição vertical, no colo, por pelo menos 20 minutos antes de deitá-lo;
- Na hora de dormir, lembre-se de fazer com que o berço fique um pouco mais alto do lado em que a criança deita a cabeça;
- Deixe a criança dormir do lado direito para não comprimir o estômago após a amamentação. Isso evita regurgitar e, consequentemente, a sufocação por engasgo;

TURISMO: REUNIÃO do COMTUR DISCUTE RUMOS

Reunião do COMTUR discute os rumos do turismo em Montes Claros e região

Texto: Hélder Maurício
Fotos: Silvana Mameluque



Nessa ultima quarta-feira , 30 de setembro, a Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo,  realizou mais uma reunião do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). Estavam presentes no evento o Presidente da entidade Carlos Corrêa, a Vice-Presidente Gal Bernardo, o Coordenador Regional da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação  de Minas Gerais (FBHA) Marcos Valério Rocha, representantes do conselho e demais  líderes do setor.

O encontro, que aconteceu na Fazenda Santa Cruz das Três Lagoas no município de Juramento a 40 quilômetros de Montes Claros, teve como objetivo discutir a importância do turismo em Montes Claros e na região norte mineira e anunciar o Encontro de Hotelaria e Gastronomia Mineira que acontecerá nos dias 26 e  27 de novembro em Montes Claros .

Em seu discurso Marcos Valério ressaltou que turismo é um trabalho de coletividade e, por isso, todos devem ficar envolvidos nesse objetivo. Segundo o coordenador, para alcançar esse objetivo, é preciso enfrentar alguns obstáculos “O grande desafio é fazer com que as forças políticas tenham interesse em investir fortemente no setor turístico.”.

Opinião compartilhada por seu Lucas Elmo Pinheiro. Para ele, Montes Claros, assim como a região próxima à cidade, tem um potencial turístico muito grande. Seu Lucas acredita que Montes Claros, nessa realidade, seria a ponte para fortalecer o turismo em outros municípios da região.

O Coordenador Regional de Turismo reforça que Minas Gerais, como um todo,  tem uma grande diversidade de atrativos turística: “Isso é uma riqueza para o povo mineiro, o nosso grande patrimônio. Isso faz que uma vinda para nosso Estado não é suficiente para o visitante conhecer toda a sua beleza natural.”.

 Dentro desse contexto, a rede hoteleira, conforme Marcos Valério, aparece como uma grande aliada para alavancar o setor turístico da região, uma vez que os hotéis são responsáveis pelo grande fluxo de pessoas em um determinado município.

Marcos Valério ressalta a importância do Encontro de Hotelaria e Gastronomia Mineira para o setor de hospedagem: “O evento tem como foco fazer com que a rede hoteleira dê um salto qualitativo, além de criar uma rede de contato que beneficie o setor.”, conclui.

 Passeio

Os participantes da reunião tiveram a oportunidade de conhecer a fazenda Santa Cruz das Três Lagoas localizada no município de Juramento.
 No local é desenvolvido um trabalho de turismo rural com um restaurante e um pesqueiro que funciona nos finais de semana e feriados.  A sede da fazenda foi construída no século XIX e está localizada em um complexo histórico da fazenda.
 A fazenda  fica a 35 quilômetros de Montes Claros.