ERNANDES FERREIRA e demais membros da diretoria da CDL-Câmara de Dirigentes Lojistas, tomaram posse para gestão 2017/2018, em solenidade no Salão da OAB em Montes Claros. Veja fotos:
Um pouco de tudo.Montes Claros, Minas e mais.Notícia,arte,gente,arquivo, política,moda, cidade,literatura, música,cinema,dicas, atualidades, entretenimento, informação.Novos posts todo dia, a qualquer hora. ATENÇÃO: O DZAI FICOU MAIS FÁCIL. TODAS AS COBERTURAS do blog DZAI- Portal UAI, desde 2008, estão agora reunidas num ÚNICO LINK: BASTA ACESSAR: www.blogs.uai.com.br/marciavieirayellow . MEU TWITTER: twitter.com/marciayellow
terça-feira, 24 de janeiro de 2017
ADENOR LANÇA CURSO de LICITAÇÃO : VISÃO PANORÂMICA
Adenor lança "Curso de Licitação: Visão panorâmica"
Evento será promovido nos dias 25 e 26 de janeiro, com foco na administração pública
O processo de licitação ajuda viabilizar a administração pública, no qual todo governo compra serviços e produtos. Prefeituras e outros órgãos públicos têm uma diversidade de demanda por produtos e serviços, porém, precisam estar habilitadas, pois cada processo tem suas exigências. Pensando nisso, a Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas – Adenor- lança o Curso de Licitação: Visão Panorâmica, para ajudar na capacitação básica, imprescindível aos profissionais para atuação em processos licitatórios.
“As licitações tornam lícitas as compras do governo e torna pública a forma como ele gasta o dinheiro que advêm dos impostos pagos pelos contribuintes”, afirma Oscar Moreira, advogado, pós-graduado pela Fundação João Pinheiro, consultor do Sebrae – MG, IEL, Fiemg e da Adenor.
Durante dois dias de encontro, os participantes vão entender e utilizar a legislação pertinente às licitações e contratações públicas, bem como analisar cada fase do processo licitatório. O curso é voltado para profissionais responsáveis pela organização e execução de processos licitatórios nos municípios e terá carga horária de 16h/aula. Serão dois dias, 25 e 26 de janeiro, das 8h às 17h, na sala de treinamentos da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros, entidade que apoia o evento.
Nesse sentido, a programação é abrangente e retrata os seguintes temas: Conceito de Licitação; Finalidade da Licitação; Dever de Licitar; Legislação: Visão geral e aplicabilidade. Princípios da Licitação: gerais e específicos; Modalidades de Licitação: Concorrência, Tomada de Preços, Convite, Concurso, Leilão e Pregão; Inexigibilidade e Dispensa de licitação; Fracionamento ilegal de despesa; Visão Panorâmica da Licitação: Fases Interna e Externa; a previsão constitucional a respeito do tratamento diferenciado às ME e EPP a aplicabilidade da LC 123 nos processos licitatórios; Contratos administrativos: elaboração e execução.
“O curso traz um roteiro prático e seguro para profissionais que querem atuar direta ou indiretamente na comercialização para órgãos públicos, funcionários das áreas de planejamento, financeira, orçamentária, jurídica, técnica, auditoria e outros setores que se interligam com as licitações e contratações públicas”, explica Oscar.
Pávilo Miranda, presidente da Adenor, destaca que “a Agência vai promover diversos cursos de capacitação para atender a administração pública, devido à renovação de pessoal e gestores. Serão ministrados os cursos Marco Regulatório das Organizações Civis, nos dias oito e nove de fevereiro, e Operacionalização do Siconv, nos dias 22 e 23. As inscrições estão abertas. Mais informações pelo telefone (38) 2101 3319 ou (38) 99737 8290 e pelo E-mail: atendimento@adenormg.com.br.
Nágila Almeida
Assessoria de Comunicação
Projeto CERÂMICA VERMELHA CONTRIBUI para MANUTENÇÃO de EMPREGOS
Projeto Cerâmica Vermelha contribui para a manutenção de mil empregos diretos no Norte de Minas
Participam da iniciativa 18 empresários de 11 municípios da região
A produção de tijolos, telhas e lajotas gera cerca de mil empregos diretos no Norte de Minas. Essa conquista é viabilizada pelo projeto Cerâmica Vermelha, realizado pelo Sebrae Minas, que envolve 18 empresários de 11 municípios da região: Montes Claros, Bocaiuva, Pirapora, Buritizeiro, Claro dos Poções, São Francisco, Itacarambi, Januária, Monte Azul, Espinosa e Taiobeiras.
O grupo pertence a um setor que esteve aquecido por alguns anos devido ao boom da construção civil, mas que atualmente enfrenta dificuldades para manter os negócios. Por isso busca o incremento das vendas e a melhoria do negócio a partir das ações desenvolvidas no projeto.
O Sebrae auxilia os empresários por meio de capacitação, cursos de gestão, orientação sobre fluxo de caixa e preços de vendas, além de trabalho de marketing e consultoria financeira. Uma das primeiras ações foi uma viagem técnica, realizada em agosto de 2016 a Campinas (SP), onde o grupo participou do Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha (Anicer). Na oportunidade, eles conheceram as novidades da área e trocaram experiências para aperfeiçoar o trabalho desenvolvido no Norte de Minas.
Um dos próximos passos para otimizar o projeto será a realização de um curso na área de produção, com a contratação de um consultor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O profissional irá detectar o que pode ser melhorado no manuseio da argila, no tempo de secagem dos tijolos e todas as questões que podem aumentar a qualidade dos produtos e reduzir os custos de produção.
De acordo com a analista do Sebrae Jácyle Souza, a parceria surgiu como uma forma de estimular os empresários a se unirem e, principalmente, adotarem um sistema de gestão eficiente. “ Estamos desenvolvendo um trabalho de apoio ao setor para que as empresas de cerâmica se unam, tenham sustentabilidade e continuem gerando emprego e renda para os municípios. A garra e a vontade de superar as dificuldades são visíveis”, destaca.
Os empresários acreditam que as ações implementadas irão contribuir para a recuperação do setor. "Essa parceria é importantíssima. Além de auxiliar na gestão, elevou nossa autoestima, uniu os ceramistas do Norte de Minas e trouxe uma injeção de ânimo para as empresas”, garante Glaucia Mansur, proprietária da Cerâmica Eldorado, de Bocaiúva, que fabrica tijolos e tem 30 empregados.
O mesmo pensamento é compartilhado por José Roberto Segura, proprietário da Cerâmica Vila Cruz, de Taiobeiras, que produz tijolo, telha e lajota e gera cerca de 50 empregos diretos. “Estou gostando muito de participar do projeto. As ações nos ajudam demais nas questões relativas ao fluxo de caixa e preços de venda e também em viagens, que nos possibilitam adquirir novas experiências. Nesse momento de crise, é fundamental termos esse apoio”, opina o empresário.
FIEMG/SEMAD INFORMA.....
FIEMG INFORMA....
DEFINIDAS AS DATAS DAS PRIMEIRAS REUNIÕES DAS CÂMARAS TÉCNICAS ESPECIALIZADAS DO COPAM
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD divulgou, em 11/01/2017, em seu endereço eletrônico a agenda de janeiro e fevereiro das unidades do COPAM.
As reuniões das Câmaras Técnicas Especializadas ocorrerão entre os dias 30/01 e 03/02, conforme agenda abaixo:
- 30/01 às 09h00 - Câmara Técnica Especializada de Proteção à Biodiversidade e Áreas Protegidas - CPB;
- 30/01 às 14h00 - Câmara Técnica Especializada de Energia e Mudanças Climáticas - CEM;
- 31/01 às 09h00 - Câmara Técnica Especializada de Atividades de Infraestrutura de Transporte, Saneamento e Urbanização - CIF;
- 31/01 às 14h00 - Câmara Técnica Especializada de Atividades de Infraestrutura de Energia - CIE;
- 01/02 às 09h00 - Câmara Técnica Especializada de Atividades Industriais - CID;
- 02/02 às 09h00 - Câmara Técnica Especializada de Atividades Agrossilvipastoris - CAP;
- 03/02 às 09h00 - Câmara Técnica Especializada de Atividades Minerárias - CMI.
As referidas datas ainda precisam ser confirmadas mediante convocação no Diário Oficial em no máximo 10 (dez) dias antes da data da reunião.
A agenda pode ser consultada aqui.
Para mais informações, entre em contato com a Gerência de Meio Ambiente através do e-mail:meioambiente@fiemg.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)