terça-feira, 2 de abril de 2013

CLARA: MINEIRA e GUERREIRA

CLARA, MINEIRA  e GUERREIRA

 
CLARA NUNES,  a GUERREIRA (imagem da internet)

Clara Francisca Gonçalves Pinheiro, ou apenas, CLARA NUNES, partiu em 02 de abril de 1983. A mineira, filha mais ilustre de Paraopeba, nascida no distrito de Cedro, hoje Caetanópolis, foi mais do que uma cantora de voz incomparável. Era pesquisadora e representante dos ritmos folclóricos brasileiros.Mudou-se para Belo Horizonte, onde trabalhava como tecelâ e paralelamente cantava em rádios e participava de concursos. Por três anos seguidos foi considerada a melhor cantora de MG. Na TV Itacolomi recebeu convidados como Altemar Dutra e Angela Maria em seu programa "CLARA NUNES APRESENTA". 

Morou em BH até 1965 e partiu para o RJ. Gravou LPS, fez apresentações e teve uma carreira recheada de sucessos até 1983, quando entrou em coma depois de choque anafilático quando se submeteria a uma cirurgia de varizes. Ficou internada por 28 dias, e faleceu faltando poucos meses para o seu aniversário de 40 anos. CLARA foi velada na quadra da PORTELA, sua escola de coração. Foi casada com o compositor carioca Paulo César Pinheiro. 

Na sua cidade natal, Caetanópolis, foi inaugurado em 2012, o MUSEU CLARA NUNES. São inúmeras as suas belas interpretações: Conto de Areia, Feira de Mangaio, O Mar Serenou, Morena de Angola, Ijexá, Tristeza Pé no Chão, Portela na Avenida e muitas mais.CLARA NUNES é orgulho de Minas e uma das favoritas deste blog, que também ama a PORTELA, por causa dela. A  homenagem do blog hoje, é para esta mineira guerreira.


LETRA NA PAREDE DO RESTAURANTE MANGAIO, EM BRASÍLIA-DF





No restaurante MANGAIO, em Brasília-DF, está, na parede, a letra da música FEIRA  de MANGAIO, de Sivuca e Glorinha Gadelha, que fez sucesso na voz de Clara Nunes (foto: arquivo Márcia Vieira)





Abaixo, Clara Nunes canta FEIRA DE MANGAIO (com SIVUCA) e PORTELA NA AVENIDA:




PRESENTE:NOVA CASA e CAMPANHA



 ASSOCIAÇÃO PRESENTE

Casa nova será entregue nos próximos dias, mas continua a campanha para arrecadar recursos para mobiliário


Nos próximos dias,  a Associação Presente receberá as chaves das instalações da casa de apoio aos pacientes com câncer, um sonho realizado com a ajuda de toda a sociedade montes-clarense. A partir de agora, tem início o desafio de buscar recursos  financeiros para concluir as instalações (mobiliário, equipamentos para refeitório, cozinha, quartos, equipamento de informática, capela, veículo, entre outros). A mobilização será para captar recursos financeiros, visando conquistar parcerias entre empresas de Montes Claros, Governo do Estado, Governo Federal  e a comunidade que sempre se mostrou a grande aliada desta causa de amor.

A sede da Associação Presente está localizada na Rua Mangueira, 242, no Bairro Canelas, e no último mês de março, recebeu importantes visitas, como o  Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, Dr. Ademar Lopes, o Cônsul de Portugal no Brasil, Alexandre Pires Ramos, o Assessor Especial do Vallée S/A, Nestor Santana.  E, mais recentemente, Aluísio Cunha, Diretor de Recursos Humanos da  Novo Nordisk. A infraestrutura da casa oferece 32 leitos para pacientes e acompanhantes, oito quartos; uma capela para celebrações semanais; ampla área de convívio para atividades artesanais, reflexões e palestras educativas, visando promover a integração entre voluntários, pacientes e cuidadores, área administrativa, espaço para assistência psicológica, social, nutricional e jurídica aos assistidos.

O objetivo da Associação Presente é possibilitar um atendimento mais digno e humanizado aos pacientes; a ideia é que seja uma extensão de seus lares. Dra. Príscila Miranda (médica oncologista e voluntária da Associação Presente) destaca que “a missão é cuidar do paciente fora da sua casa, porém, de forma que ele se sinta em casa”. A prioridade é cuidar com amor cada paciente que passar por lá.

Mutirão contra o câncer

A Associação Presente acredita que o câncer é curável, desde que diagnosticado precocemente e por isso instituiu no calendário anual dois eventos: um mutirão e um congresso com o intuito de sensibilizar para a importância da prevenção. O Mutirão de Prevenção ao Câncer acontecerá pela terceira vez no próximo dia 12 de abril, quando o 55º BI montará oito tendas na Praça Dr. Carlos Versiane. Elas serão transformadas em ambulatórios para atendimento às diversas especialidades: prevenção do câncer de mama, próstata, colo uterino, pele e boca.

No local, aproximadamente 25 médicos e suas equipes vão chamar a atenção da população para a prevenção e o diagnóstico precoce, a partir de exames  gratuitos para prevenção do câncer: exame clínico das mamas, mamografias, toque da próstata, coleta de PSA, exame clínico da cavidade oral e biópsia de lesão suspeita, etc. O atendimento será das 8h às  17h. A Associação Presente montará uma tenda para divulgação e venda de camisetas e produtos/artesanatos confeccionados pelos pacientes assistidos pela casa. Mais informações: (38) 3213-4296.

Texto/Foto: Mosaico Comunicação

Seminário em MONTES CLAROS

Seminário em MONTES CLAROS

Gestão pública em discussão
                          
O auditório da 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil sediou, nesta segunda-feira, 1º de abril, o Seminário “Gestor Municipal, Novas Conquistas para os Municípios”. Compareceram ao evento, que era voltado, principalmente, aos representantes do Executivo Municipal, lideranças políticas de todo o Norte de Minas.
O seminário teve como objetivo sensibilizar os gestores municipais quanto aos aspectos que envolvem a captação de recursos federais e estaduais, assim como debater a concepção de uma gestão pública eficiente e de qualidade, como instrumento de desenvolvimento e de multiplicação de investimentos nas mais diversas áreas, como saúde, educação, transporte e meio ambiente.

De acordo com o vice-governador de Minas, Alberto Pinto Coelho, a iniciativa capacita os gestores públicos na medida em que incita “soluções inovadoras e criativas” e ratifica a parceria Estado/Município em Minas Gerais. O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o deputado Dinis Pinheiro, por sua vez, lembrou que o pacto federativo é uma das grandes bandeiras do legislativo mineiro e contribui “para um Brasil melhor”. O deputado ainda lembrou que o seminário acontecerá, ainda este mês, em Varginha (no dia 4), Uberlândia (5), Governador Valadares (8) e Ubá (19). 

Para o prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, o Governo de Minas, realmente, serve como exemplo de gestão com suas características que valorizam o planejamento e a cobrança de resultados. O prefeito admitiu um tratamento diferenciado do Governo do Estado com o Norte de Minas, mas afirmou que este tratamento deve ser “materializado” através de obras que Montes Claros necessita como o término da construção da alça norte do Anel Rodoviário e do Centro de Convenções, por exemplo. “Fica uma briga do Governo Federal com o Governo Estadual... Definam quem vai fazer e façam!”, sintetizou Muniz.


Texto: Attilio Faggi Jr.
Foto: Fábio Marçal
ALMG E ESPORTE
Ensino da Educação Física no Estado em debate dia 30 na Assembleia
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais agendou para o próximo dia 30 de abril às 14h30 no Plenarinho II audiência pública para debater o artigo 4º da Resolução 2.253/2013, da Secretaria de Estado de Educação, o qual determina que os componentes curriculares de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental sejam ministrados pelo próprio regente da turma, exceto quando na escola já houver professor efetivo ou efetivado pela Lei Complementar nº 100, de 2007. A reunião acontece após aprovação de requerimento de autoria dos deputados estaduais Tadeu Martins Leite, Ulysses Gomes e Rogério Correia, na Comissão de Esportes e Juventude, último dia 12 de março.
“Temos que esclarecer até que ponto esta medida não será prejudicial tanto para a classe dos educadores físicos como para os próprios alunos, que, ao meu ver, necessitam de um profissional qualificado para monitorar suas atividades físicas”, comentou o deputado Tadeu Martins Leite, na oportunidade. Indignados com esta resolução, educadores físicos de todo o Estado se mobilizaram, e devem lotar a audiência pública no próximo dia 30. Somente de Montes Claros, é aguardada a presença de dois ônibus.
Na justificativa para convocar a audiência pública, os deputados argumentam que de acordo com o artigo 3º da referida Lei 17.942/2008, que dispõe sobre o ensino da Educação Física nas escolas públicas e privadas do Sistema Estadual de Educação, “são reservados ao detentor de diploma de curso superior de graduação em Educação Física, na modalidade de licenciatura plena, o exercício da docência e a orientação prática do ensino de Educação Física”. Argumentam que “o artigo 4º da resolução 2.253/2013, ao estabelecer que a disciplina de Educação Física seja ministrada pelo professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental, ou seja, não habilitado, se reveste de ilegalidade a o não cumprir o disposto no artigo 3º da Lei estadual”.
Ainda de acordo com os deputados, “é fato que que o artigo 4º da Lei 17.942/08 prevê a possibilidade de fixação de critérios alternativos para preenchimento de vagas, mas apenas nas localidades em que haja falta comprovada de professor habilitados, isto é, onde seja impossível a designação para o cargo. A resolução, além de obrigar o professor a exercer atividades para a qual não está habilitado, veda a possibilidade de designação para o cargo de Educação Física, o que caracteriza mais uma ilegalidade da norma”, conclui o documento aprovado.
Foram convidados para a audiência: Ana Lúcia Almeida Gazzola, secretária de Estado de Educação; Eros Biondini, secretário de Estado de Esportes e da Juventude; Cláudio Augusto Boschi, presidente do Conselho Regional de Educação Física - 6ª Região; os vereadores do município de Belo Horizonte Pelé do Volei e Juliano Lopes; além do vereador Rui Martins Alves Pereira, 1º secretário da Câmara Municipal de Itajubá; Kátia Lúcia Moreira Lemos, professora adjunta e coordenadora do Projeto de Ginástica Aeróbica Esportiva da UFMG; e Beatriz da Silva Cerqueira, coordenadora-geral do SindUte-MG.

Texto/foto: Luís Alberto Caldeira(Assessoria Dep. Tadeuzinho)

IPTU: Atendimento ESCLARECE dúvidas

 serviço/ notícia/serviço/notícia

IPTU 2013

Contribuinte pode esclarecer dúvidas no hall da Prefeitura




Enquanto os contribuintes montes-clarenses estão recebendo as guias para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em suas residências e estabelecimentos comerciais, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Finanças, disponibilizou, no hall de entrada do prédio (Avenida Cula Mangabeira, 211, Centro), guichês para o atendimento da população.

Entre 8h e 18 horas, sem intervalo para almoço, o contribuinte poderá esclarecer dúvidas a respeito do tributo e emitir guias, entre outros serviços. Outra opção disponibilizada pela Prefeitura é baixar as guias pela internet. Basta acessar o site www.montesclaros.mg.gov.br e clicar no banner Atendimento On Line –Secretaria de Finanças, e, posteriormente, no link 2ª via de carnê 2013. Para ter acesso ao documento é preciso ter em mãos o número do cadastro do imóvel, que pode ser obtido do carnê enviado em 2012. Os proprietários de lotes vagos também podem baixar as guias pela internet.

A arrecadação do município proveniente do IPTU é fundamental para que sejam realizados investimentos em setores como saúde e educação, por exemplo, além de financiar obras de saneamento básico e asfaltamento de ruas. Este ano, o contribuinte terá até o dia 12 de abril para realizar o pagamento integral do IPTU 2013 com 7% de desconto ou para efetuar o pagamento da primeira parcela, se a opção escolhida for o pagamento sem desconto em nove vezes.


Texto: Attilio Faggi Jr.
Foto: Fábio Marçal