quarta-feira, 10 de junho de 2015

BLASÉ !!!

BLASÉ!!!


De TAO - As três coisas preciosas

De  TAO


As três coisas preciosas

"...Três palavras me são sagradas:
a primeira é bondade
a segunda, suficiência
a terceira, modéstia.
A bondade dá força
A suficiência alarga a estreiteza
A modéstia faz do homem um veículo
para a atuação das forças eternas..."

A FOTO e A MÚSICA!

A FOTO e A MÚSICA!

 "...Quero sua risada mais gostosa
esse seu jeito de achar
que a vida pode ser maravilhosa...." (I.Lins.)



Foto: Miguelito


HOJE É DIA DE....

HOJE É DIA DE....
Lembrar o cantor norte-americano RAY CHARLES, falecido em 10/06/2004. O cantor, que perdeu a visão aos 7 anos de idade, tornou-se uma das mais célebres figuras da música negra americana. Sua vida foi retratada no filme RAY, em 2004. Abaixo duas músicas que este blog ama, interpretadas por Ray Charles:







SIBANANA: Evento discute mercado da bananicultura

SIBANANA

Evento discute em M. Claros mercado da bananicultura

Texto e Fotos: Márcia Vieira




Aconteceu nesta segunda-feira, 08, no auditório da Sociedade Rural de Montes Claros, a abertura do Simpósio Brasileiro  de Bananicultura (Sibanana) e da 1° Feira de Fruticultura do Norte de Minas (Frutinorte), promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF), com apoio logístico da Prefeitura de Montes Claros.

Na pauta do encontro, as discussões em torno do agronegócio e os mercados nacional e internacional do produto. Rui Werneck, presidente da Epamig, declarou que: “a pesquisa agropecuária contribui para transformar o Norte de Minas em um dos principais produtores da banana do país". Opinião reforçada pelo Secretário de Agricultura Ildeu Maia, que deu boas vindas aos participantes e destacou: “a banana está na mesa de todo brasileiro e além de saborosa, é nutritiva. O Norte de Minas é conhecido como uma das áreas mais propícias ao cultivo do alimento e a nossa expectativa é de que a partir desta capacitação e troca de experiências, cheguemos a alternativas para tornar sustentável a atividade.

Para o produtor Dirceu Colares Moreira, presidente da Confederação Nacional dos Bananicultores, “a banana é a fruta mais consumida no Brasil. O nosso clima é seco, é favorável e resulta numa safra boa e sadia. Entretanto, o custo da irrigação é muito alto. Com isso, temos que compensar em termos de produtividade. A presença de representantes de outros países, como México e Equador, entre outros, possibilita a troca de tecnologias e torna o evento positivo”.

O Simpósio prossegue até o dia 12 de junho, com palestras diversas, por autoridades do setor, no Parque de Exposições João Alencar Athayde.


--

VERMELHO ESCARLATE- É HOJE o LANÇAMENTO!

Vermelho Escarlate

Montes-clarense lança seu primeiro livro no Centro Cultural

Texto: ASCOM
Fotos: Silvana Mameluque


O Centro Cultural recebe, no dia 10 de junho, quarta-feira, às 20 horas, o lançamento do livro “Vermelho Escarlate”, o primeiro romance policial do jornalista e publicitário montes-clarense Juvenal Cruz Junot. 

O livro traz histórias estreladas por um serial killer, e deve chocar o público.

Segundo Juvenal, sua inspiração é fruto de um trabalho contínuo. “Talvez na poesia um sentimento inspirador encurte o caminho, mas quando alguém se dispõe a escrever um romance, tem que estar preparado para ralar”, afirma o escritor.


PREFEITURA OFERECE GINÁSTICA LABORAL aos SERVIDORES

Prefeitura oferece ginástica laboral aos servidores 
 09/06/2015 | ASCOM | Texto: Hélder Maurício | Fotos: Márcia Vieira | Webdesign: Edson Gouveia

Pensando no bem-estar dos funcionários que trabalham na Prefeitura de Montes Claros, o órgão municipal oferece atividades de ginástica laboral monitoradas por estagiários de Educação Física.



Segundo Celso França de Lima, um dos estagiários que atuam no serviço, são diversos os benefícios que a ginástica laboral pode trazer ao trabalhador, como o fortalecimento da musculatura, diminuição das dores musculares, correção de postura e o alívio do stress diário.   



As sessões de ginástica laboral acontecem todos os dias.

UNIMONTES COMUNICA....

UNIMONTES COMUNICA...

A Universidade Estadual de Montes Claros homologou o resultado de mais 38 subáreas do Concurso Público para Professor. A relação foi publicada no Diário Oficial do Estado (Minas Gerais), nesta terça-feira (9/6). Os atos assinados pelo reitor João Canela contemplam 150 aprovados, dos quais 49 dentro do limite de vagas. Até aqui, já foram homologados os resultados de 294 subáreas.
Ascom - Assessoria de Comunicação Social
(38) 3229 8112 | (38) 3229 8113 

PIRAPORA: BALANÇO do ENCONTRO de MOTOCICLISTAS

 PIRAPORA
Prefeitura faz balanço positivo do Encontro nacional dos motociclistas

Esporte, lazer e turismo: A cidade em movimento, sobre duas rodas

Max Rocha

João Paulo Zonzini é o nome do batismo da principal atração musical que marcou, de forma apoteótica, o encerramento, em grande estilo, do 15° Encontro Nacional dos motociclistas de Pirapora, realizado no período de 4 a 6 de junho, no auge do feriadão de Corpus Christi. João Paulo, de 36 anos, fez sua 3ª apresentação na cidade e no evento como Jota Peron, interpretando nada mais, nada menos, que o cantor e compositor Raul Seixas.

Com 7 figurinos, voz, estilo e poses reencarnando o grande ídolo do rock n’ roll brasileiro, Jota Peron balançou o público (mais de 14 mil pessoas) na noite de 06/06, na praça de eventos da Orla fluvial, cantando 25 músicas – entre elas vários hits -  com arranjos originais muito bem executados pela sua banda. Após Jota Peron, subiu ao palco a banda Appetite for destruction (cover do Guns n’ roses), fechando a programação musical da festa sobre duas rodas. 

No balanço geral da festa, ficou a certeza que a parceria entre a organização do Motoclube Kalangos do Sertão, com o apoio da Prefeitura de Pirapora e da Empresa municipal de turismo (EMUTUR), foi decisiva para o sucesso de uma das maiores festas do motociclismo mineiro e brasileiro. Os números do encontro nacional falam por si. A cidade recebeu 2,8 mil motociclistas, 348 motoclubes e 81 facções, representando 65 cidades e 12 estados.

Movimento turístico

Durante 3 dias (totalizando 45 horas de sonorização) foram realizados 13 shows ao vivo no palco central e no palco alternativo, animando o público inclusive no período da tarde. A infraestrutura montada na área de eventos da orla também recebeu 5 empresas responsáveis pela praça de alimentação e 20 tendas comercializando os mais diversos produtos do mercado mix temático. Apesar dos efeitos da recessão, a cidade registrou 87% de ocupação na sua rede hoteleira.

O encontro nacional também marcou a estréia do CAT/Centro de Apoio ao turista, inaugurado recentemente pela Prefeitura e a EMUTUR na região dos quiosques. Além do Projeto Pirabike (empréstimo de bicicletas para passeios na área central da cidade), o segmento turístico revitalizou o Balneário das Duchas e área de camping com capacidade para 96 barracas - montada nas duchas e nas Quadras Dobson Machado de Morais. A segurança foi outro ponto alto do evento.

Economia aquecida

Repertório musical dedicado ao rock n’ roll e ao pop, inúmeros tipos exóticos e tribos urbanas se misturaram diversidade de atrações, às milhares de motocicletas nacionais e importadas, esportivas e customizadas no visual do evento. Paralelamente, hotéis, postos de combustíveis, bares, restaurantes, lanchonetes, barraqueiros, ambulantes e artesãos calculam mais de R$ 3,7 milhões movimentados nos setores de comércio e serviços, confirmando o sucesso econômico da festividade.

O Presidente do motoclube Kalangos do Sertão, Wesley Rodrigues, e o Prefeito Léo Silveira ainda agradeceram "o apoio de alguns comerciantes (credenciados como estabelecidos parceiros e patrocinadores) que acreditaram na organização, na tradição, na grandiosidade e na visibilidade do encontro nacional, também contribuindo direta e indiretamente com o sucesso da festa, que agradou em cheio ao público - de várias gerações - os visitantes, potencializando o turismo e aquecendo a economia local".    

BOLA SUIÇA: ACADÊMICOS apresentam RESULTADOS de PESQUISA

Acadêmicos de Fisioterapia apresentam resultados de pesquisa sobre a Bola Suíça
Professores e acadêmicos do 7º período de Fisioterapia das Faculdades Integradas Pitágoras - FIPMoc, realizaram um estudo sobre a utilização da Bola Suíça. Durante a pesquisa, foram apresentados os conteúdos das disciplinas de Fundamentos de Pediatria, Fundamentos de Clínica Médica, Saúde Mental, Fundamentos de Cardiologia e Recursos Terapêuticos Manuais, com destaque para a utilização da Bola Suíça.

A pesquisa faz parte de um estudo realizado semestralmente pelas FIPMoc, como integrador das disciplinas que contemplam o período.

Fisioterapia é a ciência que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes de órgãos e sistemas do corpo humano. Trabalha com doenças geradas por alterações genéticas, traumas ou enfermidades adquiridas.

O objetivo desta área é preservar, manter ou restaurar (reabilitar) a integridade de órgãos, sistemas ou funções. E para isso utiliza-se de conhecimento e recursos próprios como a bola suíça como parte do processo terapêutico nas condições psico-físico-social para promover melhoria de qualidade de vida.

A bola suíça é uma esfera inflável fabricada em vinil de muita resistência e também é conhecida por diversos nomes, como: Bola Bobath, Bola de Estimulação, Bola Terapeutica, Gym, Yoga ou Fitness Ball, e mais recentemente como Bola Pilates.

Existem diversos estudos que comprovam a eficácia do tratamento auxiliado pela bola suíça em diferentes disfunções, abordando diferentes áreas de atuação da Fisioterapia como a neurologia, músculo-esquelética, saúde mental e uroginecologia.

Na área de pediatria, a bola suíça e brinquedos são utilizados para atingir os objetivos do tratamento, deixando-o atrativo e lúdico. A bola se adapta a todas as crianças e consegue acentuar as funções dos pacientes.

É importante destacar que o Fisioterapeuta possui capacitação para manusear a bola de maneira segura e eficiente para o tratamento da criança, além disso, esse recurso dá a criança a oportunidade de realizar sua função básica: brincar, pois ela explora, descobre e aprende novamente, situações que poderiam ser deixadas para trás devido as limitações da sua doença.

No campo da saúde mental, a bola suíça pode servir de assento para crianças com autismo ou com transtorno de déficit de atenção. Essa posição na bola fará com que a criança se mova ativamente, mantenha-se sempre excitada e interessada, aumenta a atenção para exercer as atividades, além de manter uma postura adequada.

Vale lembrar que a inserção da bola suíça para as crianças portadoras de déficits mentais consegue aumentar a percepção da própria sensação , além de aumentar o nível de circulação sanguínea, e assim gerar benefícios para os diversos sistemas e órgãos do corpo humano, especialmente ao cérebro.

A Fisioterapia ainda atua na reabilitação de pacientes cardíacos, nos períodos pré e pós operatório. Com relação à esse tratamento, a bola suíça pode ser introduzida ainda no período hospitalar, ajudando o paciente a realizar exercícios de baixa intensidade, diminuindo o peso dos membros ou auxiliando o paciente em posturas corretas. Depois que o paciente receber a alta hospitalar, a bola suíça também pode fazer parte de um tratamento fisioterapêutico mais avançando, em que ela servirá como auxílio para fortalecimento e alongamentos musculares que ajudarão o paciente a reduzir os sintomas pós operatório, voltar as suas capacidades funcionais e exercer novamente as suas atividades de vida diária, promovendo a qualidade de vida para esses pacientes.

Também podemos acrescentar aqui estudos de outras doenças como o Acidente Vascular Cerebral, Atraso do desenvolvimento motor, Distrofia miotônica de Steinert, Doença de Parkinson, Paralisia Cerebral, Espondilite Anquilosante, Anemia Falciforme e Incontiência Fecal em que condutas utilizando a bola suíça no tratamento fisioterapêutico tiveram melhora nos sinais e sintomas das patologias, melhorando o quadro clínico dos pacientes como o ganho de força muscular, de equilíbrio e melhora da funcionalidade.

A mestre Francielle Vieira de Souza, orientadora do estudo, ressalta os inúmeros benefícios da bola suíça utilizado em diversas afecções no tratamento da Fisioterapia e a  importância da pesquisa. “É necessário investir cada vez mais na ciência como forma de colaborar com o aumento de conhecimento sobre temáticas na área da saúde, e as FIPMoc permite que este projeto integrador faça parte do trabalho acadêmico, e desta forma, despertando-os para a pesquisa, contribuindo assim para estudos científicos, que quem ganha também é toda a população".

Gustavo de Castro
ASCOM - FIPMoc

ARTEIRARTISTA: FOTOS estão DISPONÍVEIS

Fotos da passagem do Projeto Arteirartista por Montes Claros estão disponíveis na internet

Texto: Attilio Faggi Jr.
 Fotos: Divulgação

No início do mês de março a Secretaria Municipal de Cultural realizou, no Centro Cultural Hermes de Paula, a Exposição Arteirartista. A iniciativa fez parte de um projeto cultural que proporcionou palestras e vídeos aos visitantes, além de apresentar uma seleção de obras realizadas por crianças e jovens ao longo dos 13 anos de existência do projeto.
Agora, é possível ver as fotos e os vídeos que foram confeccionados durante a passagem do projeto pela cidade através do site www.artenainfancia.org/aa---montes-claros.html e do canal no Youtube www.youtube.com/watch?v=ABorztHJoEE&feature=youtu.be.
O Projeto Arteartista é realizado pelo Instituto Aviva, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com a parceria cultural da Prefeitura de Montes Claros, através das secretarias municipais de Educação e de Cultura, e tem o intuito de incitar a reflexão dos jovens sobre questões como: “Criança faz arte?” e “A criança participa da vida cultural?”.

FALE sem FRONTEIRAS- Inscrições ATÉ QUARTA-FEIRA

Fale Sem Fronteiras

Inscrições se encerram nesta quarta-feira
Texto: Attilio Faggi Jr.

A Diretoria de Juventude da Prefeitura de Montes Claros está oferecendo 480 vagas para os cursos de idiomas disponibilizados gratuitamente dentro do Programa Fale Sem Fronteiras. Mas os interessados devem se apressar, pois as inscrições se encerram nesta quarta-feira, 10.
A iniciativa é direcionada aos jovens entre 14 e 29 anos e serão ofertados cursos gratuitos de Inglês Básico, Inglês Intermediário e Espanhol, com turmas nos horários matutino, vespertino e noturno. As aulas acontecerão nos bairros Independência, Maracanã, Major Prates, Renascença, Santa Lúcia e Centro.
Os interessados devem comparecer à Diretoria de Juventude, no Centro Cultural Hermes de Paula (Praça Doutor Chaves, nº 32, Centro), entre 8 e 18 horas, munidos de carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e foto 3x4, para efetuar sua inscrição. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (38) 3229-3457.