terça-feira, 8 de abril de 2014

FOTOS DA TARDE/NOITE

 FOTOS DA TARDE...

ROASTED POTATO: NÃO TEM IGUAL!!!

CRÉDITO FOTO: ANDRÉ SENNA.









Que dança é essa, Dé??!!

FREDI MENDES: CHAMPAGNE ATÉ NO CABELO!

FREDI MENDES:  

       CHAMPAGNE ATÉ NO CABELO!

 














Será este o segredo daquele cabelo tão lindo??!!

PRAÇA do CIDADE NOVA RECEBE ILUMINAÇÃO

Praça Coronel Carlos Leite, no bairro Cidade Nova, recebe 

iluminação

Texto: Daniel Moraes
Fotos: Wilson Medeiros




A Prefeitura de Montes Claros atendeu, na tarde desta terça-feira, 8, a uma antiga reivindicação dos moradores do bairro Cidade Nova, com a instalação de poste de iluminação na Praça Coronel Carlos Leite. O local estava sem iluminação adequada há cerca de dois anos, quando o antigo poste, que era de metal, foi derrubado pela ação conjunta da ferrugem e do vandalismo.

A partir de hoje, o local passa a ter um poste de concreto, com quatro luminárias de vapor de sódio, com potência de 100 watts e capacidade de boa iluminação em um raio de 16 metros. Com o novo poste, os moradores do local irão ser beneficiados de várias maneiras, principalmente com segurança, já que a população tem reclamado de roubos no local, além da presença de usuários de drogas durante a noite.

Outro benefício será gerado para as crianças e adolescentes da região, que poderão utilizar a quadra de esportes da praça para a prática de futebol até mais tarde. “Quando tinha iluminação, ficavam jogando bola até duas horas da manhã”, afirma Antônio Donizeti Serapião, primeiro morador da rua Iolanda Almeida, que cruza com a praça. Dono do “Bar do Lula”, que fica ao lado do local, ele espera que a nova iluminação traga mais movimento para o seu comércio. “O povo fica com medo de sair na rua, por causa da escuridão”, disse, lembrando que duas lâmpadas da rua Geni Leite, que estavam queimadas “há dez anos”, foram trocadas recentemente, trazendo mais segurança para os moradores.  

NECESSIDADES ESPECIAIS: CÂMARA APROVA PROJETOS DO EXECUTIVO

Câmara aprova projetos do Executivo que beneficiam pessoas

portadoras de necessidades especiais

Texto: André Senna

Foto: Wilson Medeiros


Em reunião ordinária da Câmara Municipal de Montes Claros na manhã desta terça-feira, 08, Vereadores aprovaram o projeto de Lei do Executivo Nº 21/2014, que autoriza o município a firmar convênio com a Associação das Pessoas com Deficiência de Montes Claros - ADEMOC.

O projeto de Lei foi considerado de grande relevância pela maioria dos vereadores, por se tratar de benefícios do município para os portadores de necessidades especiais.

A câmara concedeu à Associação dos Surdos de Montes Claros, o título de Utilidade Pública, o que torna mais fácil a captação de recursos e serviços para a entidade.

Para o vereador Valcir Soares, porta-voz do executivo na Câmara de Vereadores e autor do projeto de Lei 32/2014, que concedeu título de utilidade pública para Associação dos Surdos, o momento é especial e mais projetos deste tipo devem entrar em pauta para atender a interesses de associações que cuidam de pessoas especiais. “Utilizar recursos públicos para atender aos deficientes é uma bonita iniciativa. Aprovamos com toda alegria ao saber que o benefício será para estas entidades que são de grande importância e prestam grandes serviços em prol das pessoas especiais”, afirmou o vereador.

PRAÇA do CINTRA é REVITALIZADA

Praça do Cintra é revitalizada

Texto: Andréia Pereira
Fotos: Wilson Medeiros




Foi entregue à comunidade do bairro Cintra e região a Praça Nossa Senhora da Consolação, que foi toda revitalizada. A cerimônia de entrega, realizada no domingo, 06, contou com as presenças do prefeito Ruy Muniz, do vice-prefeito, José Vicente, do secretário de Meio Ambiente, Edvaldo Marques, dos vereadores Ildelfonso da Saúde, Edimilson Magalhães, Fernandão Anjos do Futuro, Raimundo do INSS e Valdivino Antunes e dos moradores  do bairro, que demonstraram satisfação em ver a praça revitalizada.

“Foi de grande valia toda a reforma, pois a praça estava jogada, sem assistência. Hoje, está uma praça agradável, confortável e mais limpa”, disse a enfermeira Maria Isabel Dias Moreira, que reside no bairro Cintra há 47 anos.

O prefeito Ruy Muniz destaca que foi esse o objetivo para revitalizar a praça: “Queremos que a praça seja um local de encontros e que seja um cartão de visita do bairro”.

O evento ainda comemorou o Dia Mundial da Atividade Física, que tem como tema neste ano: “Preguiça, só se for de ficar parado”. Para celebrar a data, foram entregues panfletos e adesivos que alertavam sobre a importância de se exercitar. Além disso, a população pôde participar de partidas de tênis de mesa e xadrez, e as crianças puderam se divertir com a cama elástica.

COPA dos COMERCIÁRIOS: ABERTURA foi no Ginásio POLIESPORTIVO

Copa dos Comerciários

Abertura oficial acontece no Ginásio Poliesportivo

Texto e Fotos: Márcia Vieira

 

Na noite da última sexta-feira, 4, o Sindicato dos Comerciários deu início à sua VI Copa de Futsal, com apresentação das equipes participantes e desfile das musas, representando cada uma delas. Destas, foram selecionadas cinco finalistas, que disputarão o título ao final da competição.

Luiz Carlos Miranda, deputado estadual e Presidente da Força Sindical em Minas Gerais, compareceu à abertura do evento esportivo e falou: “este é um evento do sindicato e temos interesse em todas as iniciativas que a entidade promove. Montes Claros está de parabéns, e este é um belo ginásio”, disse, referindo-se ao Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves, onde pela primeira vez foi realizado o evento.

O secretário municipal de Esportes e Juventude, Andrey Souza, reforçou que a intenção do município é apoiar a todas as categorias esportivas e, para isso, não poupará esforços. “Temos um espaço de qualidade, com estrutura adequada e que não pode ficar ocioso. A meta do município é viabilizar estes eventos, cedendo o espaço e toda logística necessária. Investimos em parcerias e procuramos, com isso, dar vida ao espaço”, finalizou.

UNIFORMES ESCOLARES: PREGÃO tem NOVA DATA

Pregão para aquisição de uniformes escolares tem nova data

Texto: Attilio Faggi Jr.

A Prefeitura de Montes Claros irá adquirir uniformes e mochilas para atender aos alunos da Rede Municipal de Educação. Como determina a legislação, a compra será efetuada através de processo licitatório com pregão presencial que será realizado no dia 23 de abril, às 9 horas, na sala de reuniões da Comissão de Compras da Secretaria de Planejamento e Gestão, no prédio do Executivo Municipal.

Serão adquiridos camisas, camisetas, bermudas, shorts, shorts-saias, calças e mochilas (adulto e infantil) para crianças atendidas nas creches, na pré-escola e no ensino fundamental. Com a aquisição do Município serão atendidos cerca de 33 mil estudantes com idades entre 2 e 14 anos.

O pregão presencial nº 0024/2014 do processo licitatório nº 0039/2014 é do tipo menor preço por item e é interessante ressaltar que a licitação tem reserva de cota de 25% destinada para microempresas e empresas de pequeno porte. Ainda segundo o edital do processo, os itens adquiridos deverão ter uma garantia de seis meses e um prazo máximo de troca, caso apresentem algum defeito, de cinco dias úteis.

O edital completo do processo nº 0039/2014, assim como as especificações exatas dos materiais que serão adquiridos, estão disponíveis no site da Prefeitura de Montes Claros através do link  http://www.montesclaros.mg.gov.br/central_compras/paginas/edital_pmmc_2014/fev-14/edital-pp-0024-14.pdf). Mais informações podem ser obtidas pelo 3229-3020.

ADENOR articula projetos para REGIÃO

ADENOR articula projetos para a região com o apoio do Governo de Minas
PÁVILO MIRANDA(ADENOR)  e ADRIENE RICIERE BRITO(SEPLAG)

Com vistas à manutenção da parceria  com o Governo do Estado e otimização das ações da Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas, Pávilo Miranda, foi recebido no último dia 04 de abril por Adriane Riciere Brito, Subsecretária  de Gestão da Estratégia Governamental da SEPLAG- Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão. O objetivo foi apresentar as demandas da Agência e articular tratativas sobre projetos para o desenvolvimento na região. Adriene Riciere Brito, cumprimentou a ADENOR pela iniciativa no Norte de Minas. “Nossa intenção é contribuir para todo projeto que seja estruturador e tenha credibilidade para ser executado”.
A ADENOR, qualificada como OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, encontra-se juridicamente habilitada para celebrar Termos de Parceria com o Estado, para a execução de projetos diversos. 
A  ADENOR conta ainda, com a plena atenção da secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, e do secretario Adjunto de Desenvolvimento Econômico, Luiz Antônio Athayde, e ressalta os esforços dessas secretarias para atrair novos investimentos. No Governo Estadual, dentre os projetos e processos estratégicos estão ações nas áreas de educação, saúde, segurança, desenvolvimento social e econômico, infraestrutura, meio ambiente, agricultura, cultura e ações para a Copa do Mundo. 
Na oportunidade, Pávilo Miranda também participou no Palácio da Liberdade, da cerimônia de transmissão de cargo do governador Antônio Anastasia e posse de  Alberto Pinto Coelho, que tem 68 anos e era vice-governador do Estado. A gestão vai  até o dia 1º de janeiro de 2015, data da posse do novo chefe do Executivo mineiro, que será eleito em outubro deste ano.  
Ao cumprimentar o novo governador, Pávilo Miranda recebeu o apoio às iniciativas da ADENOR e em suas declarações, Alberto Pinto Coelho, disse que vai continuar as diretrizes do governo Anastasia. "É um governo que dá continuidade, que tem o mesmo norte, a mesma filosofia, os mesmos princípios e naturalmente, o que nós pretendemos é levar a cabo até dezembro deste ano o legado deixado pelo governador Anastasia, naturalmente imprimindo nosso ritmo às demandas da sociedade e buscando dar a serenidade aos programas e ações do governo".

TEXTO: Mosaico Comunicação
FOTO: Divulgação


PÉROLAS para ALMA: Associação PRESENTE promove palestra

ASSOCIAÇÃO PRESENTE REALIZA PALESTRA SOBRE ALEGRIA DE VIVER
“É melhor ser alegre que ser triste
Alegria é a melhor coisa que existe
É assim como a luz no coração” (Vinícius de Moraes)
 

 
Nesta próxima quarta-feira, 9 de abril, a Associação Presente de Apoio a Pacientes com Câncer- Padre Tiãozinho realizará a palestra Alegria de Viver, através do projeto Pérolas para Alma, ministrada por Cláudio Medeiros Santos, advogado, administrador e mestrando em Saúde Coletiva.
Alegria, segundo Cláudio Medeiros, é a expressão mais visível e perceptível da felicidade, que se manifesta de dentro para fora.
- Podemos aprender a sermos alegres. É uma conquista diretamente relacionada com a maturidade emocional e principalmente com o sentindo que buscamos e damos para nossas vidas – explica.
Cláudio ressalta que as dores, os problemas ou mesmos os insucessos não necessariamente afastam das pessoas a capacidade de viver com alegria e otimismo.
Uma pesquisa divulgada na Harvard Business Review mostra que a felicidade dos funcionários tem o poder de impactar nos resultados financeiros e ditar o ritmo positivo de uma organização.
- Passamos boa parte de nossas vidas em nosso de trabalho. Um ambiente de trabalho constituído por um clima de confiança, otimismo e satisfação, fatores decorrentes da alegria de viver, não deixam de influenciar na produtividade e na qualidade da prestação dos serviços. Quando se trata de serviços de saúde a questão passa a ser fator crítico, ponto fundamental. Imagine-se na condição de alguém debilitado física e emocionalmente, sendo atendido por profissionais deprimidos, revoltados ou cronicamente tristes. É uma verdadeira tragédia. Muito comum nos dias de hoje.
Além de poder aprender a ser feliz, o palestrante ressalta que todos podem influenciar na alegria do próximo.
- Considerando a tese de que comportamento gera comportamento, um indivíduo alegre, capaz de expressar jovialidade, cordialidade e esperança, acaba por influenciar aqueles que estão ao seu redor. Todos são de certa forma, influenciadores e influenciáveis – analisa Cláudio.
Assim, segundo especialistas, quando mais a pessoa buscar maneiras de colocar alegria em seu dia a dia, melhor qualidade de vida ela terá.
 
Pérola para Alma
O projeto “Pérolas para Alma" consiste em momentos em que especialistas, com nomes de expressão nos cenários nacional, regional e local irão ministrar palestras de cunho motivacional, de superação ou, simplesmente, de reflexão para a vida. O projeto é aberto a toda sociedade.
 
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
A Associação Presente de Apoio com Paciente com Câncer- Padre Tiãozinho completa 10 anos de trabalho e dedicação a jovens, adulto e idoso com câncer.
Em 2004 a oncologista Priscila Bernadina Miranda Soares e o padre Sebastião Raimundo de Castro perceberam as necessidades dos pacientes  de outras cidades, que vinham buscar tratamento em Montes Claros e não tinham onde ficar e decidiram mudar essa situação.  Ainda sem sede própria, beneficiaram mais de 3 mil pacientes através de doação de medicamentos, cestas básicas, roupas, perucas, sondas, suplementos alimentares, apoio psicológico, jurídico e espiritual.
Em junho de 2013, a associação conseguiu concluir seu a sede, na Rua Mangueira, 242, no Bairro Canelas, com 32 leitos, para pacientes e acompanhantes, capela, área administrativa, consultório de psicologia, assistência social, nutricional e jurídica aos assistidos, de área de convivência,  atividades artesanais e palestras motivacionais.
Além de fornecer alimentação, leito e translado sede/hospital, a sede tem os pacientes flutuantes, aqueles que não ficam hospedados, mas vem usufruir da sede, alimentando-se e participando dos demais serviços, sendo uma média de 50 refeições /dia, e distribuição de 70 cestas básicas/mês a pacientes residentes em Montes Claros, que necessitam.
Os pacientes são assistidos gratuitamente, e a Associação Presente conta com o apoio da sociedade para continuar  atendendo a todos com respeito e dignidade.
Formas de contribuição:
*Recentemente a Copasa firmou pareceria com a instituição. Agora qualquer pessoa atendida pela COPASA em Minas Gerais, pode ajudar a Associação, através de doação na conta de água.
* CONTA BANCO DO BRASIL- Ag. 3209-3 CC30000-4 (qualquer pessoa pode fazer doação através dessa conta.
* Arrecadação a domicilio – A pessoa pode solicitar cadastro e equipe irá buscar doação no endereço solicitado.
* Voluntários –  Visite a Associação e descubra como ser voluntário.
TELEFONE PARA CONTATO: (38) 3213-4296

Texto: Fabíola Cangussu

CELF: DEPUTADOS VÃO AO GOVERNADOR PARA SALVAR CONSERVATÓRIO LORENZO FERNANDEZ

CELF

Deputados vão ao governador e à secretária de Educação em defesa do Conservatório Lorenzo Fernandez



Os problemas enfrentados pelo Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, em decorrência do atual estado de conservação de suas instalações, das mudanças na direção e no quadro de servidores, foram debatidos em audiência pública da Comissão de Cultura, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, muito prestigiada pela população e lideranças políticas, na tarde de segunda-feira, 7 de abril, na Câmara Municipal de Montes Claros. Entre as medidas anunciadas durante a audiência, os deputados decidiram que irão pessoalmente cobrar soluções em reunião com o governador Alberto Pinto Coelho e a secretária de Educação, Ana Lúcia Gazzola.


Para o deputado Tadeu Martins Leite, autor do requerimento que motivou a audiência pública, o objetivo foi esclarecer a realidade vivida por funcionários, estudantes e pais de alunos, que se manifestaram no início deste ano para chamar atenção da sociedade ao Conservatório, além de apresentar soluções para as demandas urgentes. “É a minha obrigação como deputado escutar as vozes das ruas e trazer essa discussão para a Assembleia. Que pese a participação da sociedade, mas sabemos que essa discussão é política e temos sim que nos empenhar para resolver um problema que não pode se arrastar por mais tempo”, destacou o parlamentar. “Fiz aulas de música na minha adolescência e sei da importância das artes na vida do jovem e adolescente, que talvez não têm outra oportunidade na vida, e a grandeza deste Conservatório que é o maior da América Latina, atendendo mais de quatro mil alunos, e um patrimônio nosso”, completou Tadeuzinho. Participaram ainda da audiência os deputados estaduais Luiz Henrique, Carlos Pimenta e Paulo Guedes, e a primeira-dama do município, Raquel Muniz.

Seis requerimentos foram aprovados durante a audiência pública. Um deles requer que seja agendada reunião com o governador Alberto Pinto Coelho e a secretária de Estado de Educação Ana Lúcia Gazzola juntamente com membros da Comissão de Cultura e uma comitiva do Conservatório Lorenzo Fernandes visando tratar sobre a infraestrutura física da instituição. “Vamos discutir com quem, de fato, tem a caneta na mão para resolver os problemas”, ressaltou o deputado Tadeu Martins Leite. A data deverá ser marcada nos próximos dias.

Os deputados presentes também acataram a expedição de ofícios para que seja encaminhado à comissão laudo técnico atualizado das condições do prédio do Conservatório, além de solicitar ao Governo do Estado a revisão da resolução que resultou na redução do número de servidores, de forma a atender à demanda de alunos do educandário, e para que se reconsidere a exoneração da ex-diretora Iraceníria Fernandes da Silva.

Visita

Outro requerimento aprovado motivou visita da Comissão de Cultura, logo após término da audiência pública, ao Conservatório Lorenzo Fernandez, localizado no bairro Jardim São Luiz, em Montes Claros. Acompanhados pelo registro da TV Assembleia, os parlamentares conheceram as instalações, tendo acesso às dependências interditadas, como o auditório, onde houve desabamento do forro do teto, assim como aconteceu na sala de balé, e o Bloco D, que foi condenado por problemas estruturais. “Os maiores prejudicados são os alunos e professores, que ficam sem espaço para suas aulas”, observou o deputado Tadeuzinho. “Pudemos notar também a sujeira por toda parte, em virtude da falta de profissionais para a limpeza”, completou.

Afunilamento

Em pronunciamento durante a audiência, a educadora Silvana Oliveira Rametta, representando os funcionários do Conservatório, disse que a instituição foi colocada num funil, diminuindo o número de servidores. “Viemos tentando fazer remanejamento, mas, neste ano, a redução foi tamanha que não vimos condições de oferecer um trabalho de qualidade pela situação que se encontra”, disse. “Enviamos inúmeros ofícios para reformular o quadro e manter o mesmo número de servidores de 2013, mas até agora não obtivemos respostas”, reclamou.

Já Antônio Sérgio de Araújo, representando os alunos do Conservatório, chamou atenção para o recurso licitado no ano passado para reforma do auditório que não mais seria suficiente para as obras. “Esta reforma corre o risco de ficar no meio do caminho”, disse.

R$ 80 mil para o Conservatório

Tadeu Martins Leite firmou compromisso de indicar emenda no valor de 80 mil reais para o Conservatório Lorenzo Fernandez, sugerida inicialmente pelo deputado para ajudar no custeio da reforma do prédio, mas que deverá ser destinada para a compra de instrumentos musicais. Para a maestrina Antonieta Silvério, que participou da audiência pública, a reforma seria uma obrigação do Estado e não uma conquista. “O Governo pagou uma empreiteira para construir uma estrutura que caiu e não interessa de quem é a culpa. É obrigação do Estado fazer com que uma escola funcione bem. E a partir daí, vamos continuar a nossa luta para melhorar a qualidade de nosso ensino”, destacou. “Através da música, você molda o cidadão”, finalizou.

“Apenas o necessário”

Representando o Governo do Estado, o superintendente regional de ensino de Montes Claros, Robson Geraldo Soares de Figueiredo, afirmou que existem recursos na ordem de R$ 117 mil em conta para reforma do auditório, mas que a liberação do valor dependeria de laudo técnico do Departamento de Obras. “Da forma que está, entendemos que não pode ficar. Mas para que possamos reivindicar à Secretaria de Educação, temos que mostrar o que aconteceu. Entre 15 e 20 dias estaremos recebendo este laudo para tomar as providências”, informou.

Sobre a redução de funcionários do Conservatório, o superintendente afirmou que, todos os anos é realizado levantamento para readequar ao quadro de servidores das escolas de Minas Gerais, e que, este ano, não poderia atender de forma ampla. “A nossa folha de pagamento é a maior que existe no Estado. Vamos conseguir o que é necessário para o momento”, disse, garantindo a contratação de mais três ajudantes gerais para o Conservatório.

“Infelizmente, não vimos nenhuma resposta concreta por parte do superintendente”, lamentou o deputado Tadeu Martins Leite. “Por outro lado, saio satisfeito pela audiência ter cumprido a missão de reacender a chama de todos os envolvidos para que essa discussão não seja esquecida e não morra no vazio”, afirmou.

TEXTO  e FOTOS: Luís Alberto Caldeira

HOJE É DIA DE....

HOJE É DIA DE....


Lembrar JACQUES BREL, nascido em 08/04/1929. BREL é o autor de uma pérola da música francesa, composta e gravada por ele, seguida de inúmeras interpretações mundo afora, a clássica NE ME QUITTE PAS. A interpretação mais famosa é a de EDITH PIAFF e no Brasil, a de outra diva: MAYSA. Além destas, há uma belíssima versão da ótima cantora francesa PATRICIA KAAS,  que canta a música em inglês, com o nome IF YOU GO AWAY. Vale a pena ouví-la:




PESAR: NATALINO (NATAL) GONÇALVES

PESAR: NATALINO (NATAL) GONÇALVES

NOSSOS SENTIMENTOS....


Aos familiares do empresário do ramo de loterias, NATALINO GONÇALVES, o NATAL, falecido em acidente de trânsito nesta madrugada. Na foto abaixo, NATAL em uma das últimas aparições públicas: a Feijoada do Théo, evento acontecido recentemente.