sábado, 23 de fevereiro de 2013

RAPIDINHA com...CARLOS LINDENBERG, JORNALISTA

EXCLUSIVO PARA O BLOG:

RAPIDINHA COM.... CARLOS LINDENBERG, JORNALISTA
 CARLOS LINDENBERG SPÍNOLA CASTRO nasceu em Espinosa-MG e iniciou sua carreira de jornalista em Montes Claros. Passou pelos mais importantes veículos de comunicação do pais, como: O Jornal de Montes Claros, Estado de Minas, Revista Veja, Rede Globo, O GLOBO, HOJE EM DIA E REVISTA Viver Brasil.
Em 2008 lançou o livro "Quase História", compilação de crônicas políticas de sua autoria, nas cidades de Belo Horizonte, Brasília e Montes Claros.
É fundador e editor do jornal TUDO, que circula em BH, Diretor Executivo da VB Comunicacao  e está também em site na internet pelo link jornaltudobh.com.br .
LINDENBERG é o convidado especial de estréia, da seção " RAPIDINHA COM..."  e responde com exclusividade para o blog, neste sábado, 23:



Blog: Ser jornalista é..
Lindenberg: "Estar comprometido com a verdade factual".

Ser leitor é...

"Saber o que está acontecendo, para exercer o seu papel de cidadão no mundo". 

O melhor momento do dia é quando....
"você se sente útil"

Não sou muito bom em..

"várias coisas, até porque não sei se bom em alguma coisa".

Em compensação, sou ótimo quando....

"acho que não sou  bom em nada. Aí tento ser ótimo em alguma coisa"

Gosto de ser homem porque...

" me sinto bem como homem"

O que admiro nas mulheres é...

"tudo, desde que tudo seja admirável".

Me sinto verdadeiramente livre quando...

"durmo".

Me sinto vítima de...

"nada. não gosto da vitimização"
 

A melhor crônica é...
"a que se escreve a cada dia".

Nunca mais faria...

"aquilo que vou fazer amanhã".

Tenho mania de...

 "justiça". 

Me emociono com...
 "crianças desassistidas, velhos desamparados, doentes incuráveis, me emociono facilmente. Um olhar triste, um aceno de adeus, uma paisagem  bonita, o barulho do vento numa tarde de silêncio, o sorriso de uma criança, um apito de trem, me emociono..."
Nunca saio do sério por....

"bobagens".

Ser pai é uma tarefa...

..alegre, emocionante, mas tam´bém de desafios"..

Ser filho é...

 " uma experiência fascinante, que se completa no dia a dia".

Tenho vontade, mas não tive coragem ainda de...

 "não sei o que é isso."

O que me fascina na política é...

"o jogo dos bastidores, mas tambem a tomada de posições - o que se chama há tempos de atitude"...

Tenho preconceito com...

"Não sei o que é isso".

Comida e bebida são....

"Ótimos, quando muito bons."

A maturidade me trouxe...

"uma visão menos distorcida do mundo".

O mundo precisa de...

" ah, de tanta coisa. Precisa sobretudo de igualdade entre as pessoas, entre os povos, etc".
 

Ninguém merece...
 "uma tarde vendo tevê no Brasil"

Todo mundo merece...

 "ser feliz"

Eu não dividiria espaço com...

 "quem não me agrada, ainda que possa ser generoso."

Eu levaria pro meu espaço...

"muita gente, sobretudo os que me estão próximos" 

Eu me arrependo de...

 "nada".
   
Com as frustrações aprendi a...
"não as tive".

Minha maior loucura foi...

"decidir a ser jornalista. Mas é uma loucura que me faz bem"

Meu ponto fraco é...

 "ser generoso com as pessoas".

Uma palavra que não existe no meu dicionário é...

"vingança, ódio, rancor..."

Ser gente é...

"tentar entender as pessoas"..

Ter jogo de cintura é essencial porque...

"Pode-se entender melhor a vida e compreender melhor os outros".

Sou um cara bacana porque...

 "não tenho inimigos, sou paciente e gosto de gente"
 

Sou um cara chato ou intolerante com...
"a burrice, a estupidez, a arrogancia, futilidade, etc..."

Se fosse Deus por um dia, eu...
"nao ousaria pensar nessa hipótese"

Eu me inspiro em ...
 "me inspiro no dia a dia, na observação do cotidiano"

A matéria (jornalística) mais difícil foi...

 "todas tem sido, até aquelas que parecem fáceis. Ser jornalista é difícil por natureza. Basta ver que ser jornalista é, em suma, afligir os satisfeitos e satisfazer os aflitos".

A matéria que me deu mais alegria foi...

 " a revelação de que em Belo Horizonte, na década de 70, quatro padres estavam presos num cela, enquanto o governo negava a prisão deles".
Sou fã de...

 "não tenho ídolos"

Fico constrangido com...
"elogios fáceis".

Em Montes Claros eu...

"adquiri régua e compasso"

Em BH eu...

 "tracei o meu caminho"

Meu Livro de cabeceira é 

"o que estiver lendo no dia"

O fime que mais assisti até hoje foi...
"não me lembro"

Prefiro sexo à...

"ao desperdiçar da noite"

Uma rapidinha é ...
"o que é feito com pressa"

Para ser feliz é preciso...
"ser feliz, ora"..

Minha frase favorita é..

"não a tenho"
 
E meu conselho profissional é..

"Seja sério com o que vc está fazendo. não se contente com a primeira versão. há sempre uma segunda e as vezes uma terceira. Não se contente em saber escrever. Aprenda primeiro a apurar. O jornalismo não se limita a passar a informação adiante, mas à elucidação dos fatos.É isso que difere um jornalista de um escrivão".

Eu ainda sonho...

" e muito"

 O jornal TUDO é...
"uma ótima experiência jornalistica para quem já fez de quase tudo como jornalista. é principalmente uma experiência vitoriosa num mercado complicado como o belo-horizontino".


















Fotos: Márcia Vieira Yellow

HAMÍLTON TRINDADE escreve....

 HAMÍLTON TRINDADE escreve....
 
Matagal ou cultivo.
 
O período de chuvas mais intensas chegou ao fim...ao que parece. Embora não tenha chovido, este ano, o suficiente para se criar um ambiente propício para o agronegócio e a pecuária, suinocultura e outras criações diversificadas. Mas já se lançou a Expomontes. Vi pela televisão. Como se chega agora à posse da ACI. Também a verei pela TV. Como vou também ver a Premiação dos melhores da Imprensa, em promoção a ser realizada no auditório da AMAMS. Esquecem-se e rapidamente de quem deu força à Imprensa por longo período e quem lhe foi membro na implantação de Jornais e TV. É o esquecimento e o descuido com muitos que foram, na passagem e gestão de comunicação, fundadores, precursores e fomentadores de melhorias para os órgãos de imprensa. E que se tornaram e sempre o foram, companheiros do dia a dia. Sem reclamos, pois que a vida se faz assim.
 
 Mas não choveu e não chove. O mato que tomara conta de Montes Claros, das suas ruas, avenidas, logradouros públicos e lotes vagos teve suas dimensões aumentadas. Está até sendo ameaça de perigo, se lhe atearem fogo ou mesmo se fagulhas de cigarro, por exemplo, cairem sobre ele. Serão focos de fogo e de incêndio, na certa, em proporções maiores ou menores, se o acudimento não for rápido e oportuno. Andando em cooper pela avenidas Deputado Esteves Rodrigues, José Correa Machado, Mestra Fininha, Cula Mangabeira, João Luiz de Almeida, Sidney Chaves, ruas paralelas e próximas, praças e jardins, a coisa do mato causa espanto e até medo. Dali podem sair ou estarem se aninhando animais peçonhentos e outros de espécies raras, quando não os cavalos, burros, bois e vacas à cata de  alimento. Há muito foi sugerido que a Prefeitura montasse equipes de desmatamento e de capina, nome mais correto e de acordo com o metiê, de quatro a cinco funcionários, em carros pequenos com carroceria. Mas o tempo passou, as chuvas vieram, foram, de repente, embora, e o mato assumiu proporções descomunais. Por todos os cantos e recantos. 
 
Há a certeza de que, como estão a desemtupir os bueiros, outras equipes estarão sendo montadas para dar fim ao matagal. Que é uma ação de poucos dias e se feita, com regularidade, nem mato nas nossas ruas, logradouros públicos, avenidas e lotes vagos teremos mais. Para conforto dos cidadãos e para se mostrar aos visitantes uma cidade aprazível e gostosa de se viver, com praças e jardins bonitos, passeios uniformes, limpeza e varrição de qualidade e iluminação adequada. O prefeito Ruy Muniz está por toda parte e, logo logo, estará vigiando a capina e a retirada do mato. E coibindo o seu cultivo.

MONTES CLAROS TERÁ BANDA DE MÚSICA

MÚSICA/CULTURA/MÚSICA/CULTURA/MÚSICA
MONTES CLAROS TERÁ BANDA MUNICIPAL DE MÚSICA



Por meio  de recurso do deputado Tadeu Martins Leite, a prefeitura de Montes Claros realizou um antigo sonho. O município acaba de ser contemplado com uma emenda no valor de R$ 55 mil reais, na qual foi possível concretizar a primeira Banda Municipal da cidade.



Os instrumentos musicais já foram adquiridos. Por meio de licitação, cerca de 40 equipamentos foram comprados. Para o deputado Tadeu Martins Leite a cidade vive um momento de grandes conquistas, em que está sendo possível beneficiar todos os setores. Desde que tomou posse na Assembleia do Minas, o parlamentar tem olhado com atenção para questão cultural. “Esta é mais uma conquista, em que estamos alavancando um novo projeto na cidade, fico muito satisfeito em contribuir para a concretização deste sonho”, afirmou.

                                                   

Entre os compromissos da banda municipal, segundo a Lei nº 4.236 de 09 de junho de 2010, estão: difundir a música instrumental; fomentar a cultura local; executar concertos locais; participar de desfiles, solenidades, festividades e datas cívicas; desenvolver atividades da música instrumental junto à rede municipal de educação e promover cursos de formação musical. 

Texto/informações:
Assessoria Dep. Tadeu Martins Leite (Tadeuzinho) e
Ascom Prefeitura
Foto: Fábio Marçal

DÉLIO PINHEIRO e GERALDO HUMBERTO: EXPOSIÇÃO no SHOPPING

DÉLIO PINHEIRO 
 e  GERALDO HUMBERTO CONVIDAM

Visitem a exposição fotográfica "Fome de Água no Sertão", que teve início nesta sexta-feira, no Montes Claros Shopping.  Os responsáveis pelo feito são, os repórteres Délio Pinheiro  e Geraldo Humberto. Foram escolhidas 40 fotos, em alusão aquela que é considerada pelos desbravadores como a maior seca dos últimos quarenta anos. Espinosa, Mamonas, Monte Azul, Mato Verde, Pai Pedro, Porteirinha, Serranópolis de Minas, Catuti e outras no extremo norte do Estado compõem o registro fotográfico, com destaque para o valente sertanejo, que sobrevive com garra à situação. A mostra prossegue até o dia 10 de março de 2013.


.

ACI CONVIDA: É dia 25!


ACI  CONVIDA

É nesta segunda-feira, 25, às 20h30, no Centro de Eventos da Sociedade Rural, a posse de Edílson Torquato  e demais membros da diretoria, à frente da ACI- Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros.


BNB INFORMA: CRÉDITO ATÉ 28/02/13

 BNB INFORMA:
Crédito emergencial para produtores rurais atingidos pela seca vai até 28 de fevereiro
 
Fortaleza (CE), 22 de fevereiro de 2013 Encerra-se no próximo dia 28 de fevereiro o prazo para produtores rurais afetados pela estiagem no semiárido solicitarem crédito emergencial ao Banco do Nordeste.
 
Desde julho do ano passado, o BNB já contratou mais de R$ 2 bilhões, junto a esse público. Os recursos foram distribuídos em 263.421 operações de crédito. Somente em Minas Gerais, foram realizadas 17,7 mil operações, totalizando R$ 151,5 milhões.
 
Especificamente para agricultores familiares, a linha FNE-Seca tem juros de 1% ao ano, prazo de pagamento de 10 anos, com até três anos de carência.
 
Os recursos operacionalizados pelo BNB destinam-se à recuperação ou preservação de atividades em municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional.
 
A maioria dos financiamentos foi destinada à agricultura familiar. Empreendedores urbanos e rurais não classificados como pronafianos também compõem o público desse programa.

iNFORMAÇÕES: ASCOM BNB

PREFEITURA INAUGURA em NOVA ESPERANÇA

 PREFEITURA INAUGURA
Reforma e ampliação de UBS em Nova Esperança



Neste sábado (23), às 16h30, serão inauguradas em Nova Esperança, distrito de Montes Claros, a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde da localidade, onde funciona uma equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF). De acordo com o coordenador de Infraestrutura e Logística da Secretaria de Saúde, Jairo Tadeu de Souza, o investimento para a execução do serviço foi de aproximadamente 80 mil reais, provenientes do programa estadual Saúde em Casa. A mão de obra foi feita por servidores municipais.

A unidade, que ocupa 300 m², foi ampliada e ganhou, além das três salas para consultas, farmácia, banheiro e sala de curativo já existentes, mais um banheiro, uma recepção, duas salas de espera, uma sala de arquivo e uma de esterilização.

Abrangência - Cerca de 4 mil pessoas, moradoras de Nova Esperança e de outras comunidades, como Olhos D’água, Buriti do Campo Santo, Pau D’Óleo, Camarinha e Cabeceiras, são atendidas pelos profissionais que compõe a Estratégia Saúde da Família no distrito, sendo eles: médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, dentista, técnico e auxiliar de saúde bucal.

A agente de Saúde Solange Aparecida Dias aponta que a reforma e a ampliação aumentam o conforto dos funcionários que atuam na unidade de saúde. “Antes nem tínhamos uma sala para nos reunirmos, agora já temos. Além de ser bom para nós, a população também é beneficiada”, destaca. O secretário de Saúde, Geraldo Edson, informa que é justamente essa a importância das obras, ou seja, proporcionar “a humanização tanto do servidor quanto da população”. 


Texto: Andréia Pereira

Foto: Fábio Marçal

AMM debate MEIO AMBIENTE

NOTICIA / MEIO AMBIENTE/ NOTÍCIA / MEIO AMBIENTE/NOTÍCIA
Meio ambiente é tema de evento da AMM em Ação em Montes Claros
 A Associação Mineira de Municípios (AMM) realiza no dia 06 de março de 2013, em Montes Claros, o AMM em Ação, que consiste em um programa permanente de visita de técnicos da AMM aos escritórios regionais e associações microrregionais. Durante a visita, secretários de Meio Ambiente, Obras, Urbanismo, técnicos e servidores interessados, tanto de Montes Claros quanto de outras cidades da região, estão convidados a participar de um encontro com os técnicos que acontecerá das 9 às 17 horas, no Escritório Regional Norte de Minas, que fica na Avenida José Correia Machado, nº 1079, bairro Ibituruna.

Na ocasião, estarão presentes representantes da AMM, da DIEFRA Engenharia e Consultoria Ltda e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), que ministrarão, respectivamente, as seguintes palestras: Licenciamento ambiental – Obrigações e oportunidades; Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PGIRS) e Plano Municipal de Saneamento Básico (PLANSAB); Novo Código Florestal; e Municipalização da Regularização Ambiental – Lei Complementar 140/2011. O representante da AMM, Licínio Xavier, destaca a importância do encontro: “Será uma oportunidade de debater coisas novas e informações importantes para a gestão pública. Por isso, todas as cidades da região estão convidadas”.

Durante o encontro, também acontecerá um momento de atendimento personalizado, a fim de esclarecer dúvidas e orientar melhor os participantes. Para se inscrever, basta enviar para o e-mail karina.carvalho@amm-mg.org.br as seguintes informações: município, nome e cargo do participante, telefone e e-mail de contato. Os dados podem também ser enviados pelo fax (38) 3216 0332.  A participação é gratuita. 

Texto: Andréia Pereira -ASCOM Prefeitura de Montes Claros
Foto: Fábio Marçal

ARTE na PRAÇA para acadêmicos

 Cultura
Projeto Arte na Praça está de volta
MPB, Pop Rock Nacional e Internacional marcam primeiro evento



Nesta sexta- feira o Campus JK das Faculdades Santo Agostinho presenciou mais uma edição do projeto “Arte na Praça”.

O show da noite foi com o grupo Aqueles, que apresentou sucessos do Pop Rock Nacional e Internacional, e MPB.

O Projeto Arte na Praça é um espaço oferecido pela Instituição numa forma de valorizar os talentos e os dons dos acadêmicos, seja na área da música, teatro, cinema, folclore, artesanato, apresentações circenses e muito mais.

Os acadêmicos interessados em participar do projeto devem agendar a apresentação na Supervisão de Extensão, no Campus  JK, pelos telefones (38) 3690-3661/3690-3654 ou por e-mail  extensao@fasa.edu.br.

Informações/Foto: Wesley Gonçalves (Assessoria Sto. Agostinho)