quarta-feira, 6 de novembro de 2019

UNIMONTES- MARCHA CONTRA O RACISMO E INTOLERÂNCIA

UNIMONTES COMUNICA...

MARCHA CONTRA O RACISMO E INTOLERÂNCIA


Para reforçar a valorização dos direitos da população negra no ambiente universitário, com o respeito às individualidades afro-religiosas, a Unimontes realiza nesta quinta-feira (7/11), às 16h30, a I Marcha Universitária contra o Racismo e a Intolerância Religiosa.

A concentração será no prédio 2. O evento integra a programação do FEPEG e acontece logo após ao Encontro da Juventude Negra da Unimontes, além de fomentar a criação do Movimento “Negro Estudantil na Universidade”.

CONTATO ENTREVISTAS
Professora Cristina Borges
Coordenadora NEAB
(38) 9.9115-5953


Assessoria Unimontes
REPRODUÇÃO Arte/evento

TURISMO: GRUPO NORTE-MINEIRO PARTICIPA DE MISSÃO

Grupo do Norte de Minas participa de missão técnica no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí

Iniciativa trouxe experiência e aprendizado para o turismo regional

Uma comitiva ligada ao setor turístico das cidades de Januária, Itacarambi, São João das Missões, Manga, Bonito de Minas e Porteirinha participou, no último fim de semana, de uma missão técnica ao Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, no Piauí.  A inciativa, organizada pelo Sebrae Minas, pelos Condutores do Parque Cavernas do Peruaçu e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), teve como objetivo conhecer as boas práticas utilizadas pelos condutores do local, além de empresários, lideranças, artesãos e pelo próprio ICMBio. A visita ainda propiciou trocas de experiências, que podem ser implantadas no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em Januária e Itacarambi.

O Parque Nacional da Serra da Capivara possui as maiores concentrações de sítios pré-históricos das Américas e pinturas rupestres do mundo, o que garantiu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A região também tem paisagens singulares, com cânions, chapadas e formações rochosas. “Foi uma experiência única. Todos entenderam a importância de profissionalizar o turismo na nossa região, pois temos fácil acesso e belezas naturais também exuberantes. Percebemos que organização, liderança e governança fazem toda a diferença. Todos voltaram com essa proposta e, agora, vamos colocar em prática”, destaca a analista do Sebrae Minas Aline Magalhães.

Para Aurélio Vilares, do receptivo Alma Barranqueira, a missão animou todos os envolvidos com o turismo na região. “Podemos fazer um comparativo da forma do trabalho feito na Serra da Capivara com o que já fazemos no Peruaçu, e observar onde precisamos melhorar. Essa troca de experiência é importante para a gente ver na prática o resultado de ações que ainda podemos desenvolver”, enfatiza.
Leidson dos Reis, condutor e agente de turismo em Januária destacou a importância da missão. “Com a visita, pudemos fazer uma comparação in loco do que é feito na Serra da Capivara com o que já fazemos aqui no Peruaçu, no que diz respeito a receptivo e condutores. Entendemos que estamos no caminho certo, mas podemos aperfeiçoar muito. Vimos que é possível melhorar nosso atendimento, mesmo sem grandes investimentos, mas buscando parcerias que podem contribuir como nosso crescimento”, ressalta.

Rumo ao reconhecimento
O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu está em processo de reconhecimento como patrimônio da humanidade pela pela Unesco. Situado entre os municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões possui cerca 140 cavernas, sendo que a maior é a Gruta do Janelão, com 4,7 quilômetros de extensão e altura de 100 metros, onde se encontra uma estalactite de 28 metros de comprimento, considerada a maior do mundo. O Parque possui mais de 80 sítios arqueológicos e pinturas rupestres com cerca de 12 mil anos.   Um dos destaques do “santuário” é o paredão de arte rupestre da Lapa dos Desenhos, com mais de três mil figuras, da mais variadas cores e formas. Outros atrativos são a Trilha do Rezar, Lapa Bonita, Lapa do Rezar, Dolina dos Macacos e o Arco do André.

Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação

MOC SHOPPING- O BOM VELHINHO ESTÁ CHEGANDO

O Bom Velhinho está chegando ao Montes Claros Shopping


O clima natalino ficará ainda mais intenso a partir do dia 16 de novembro, quando o Montes Claros Shopping dá as boas vindas ao Papai Noel e celebra a chegada do Natal.

Para mexer com a fantasia e a emoção de adultos e crianças, o Bom Velhinho chega ao shopping às 18 horas, na Praça de Eventos e promete encantar e emocionar toda família.

O dia ainda será marcado pela inauguração da decoração de Natal que trará várias atrações para criançada.


>Contatos para a Imprensa:
Assessoria de imprensa/ Ana Maria Barbosa

EX-MINISTRO APONTA RECUPERAÇÃO DA ECONOMIA

Ex-ministro aponta recuperação da economia

Luiz Carlos Mendonça de Barros participou de Norte Day Business em Montes Claros

Empresários puderam respirar aliviados com as projeções do ex-presidente do BNDES e ex-Ministro das Comunicações, colunista do Jornal Valor Econômico e Rádio BandNews FM, Luiz Carlos Mendonça de Barros. O panorama econômico e politico do Brasil foi apresentado durante palestra do evento Norte Day Business, na ultima quinta-feira, 31 de outubro. O encontro com a classe produtiva regional foi promovido pela AMI Gestão e Educação Empresarial, associada da Fundação Dom Cabral no Norte de Minas.
A abertura teve a participação de Dr. Newton Figueiredo, presidente da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros. “Acompanhamos o trabalho da AMI e da FDC, cujo propósito é trazer ferramentas que fomentem o desenvolvimento socioeconômico da região. Estamos num momento delicado e o empresário deve buscar boas experiências para garantir um país justo para todos”.
Para Antônio Reis, idealizador do Norte Day Business, “este encontro é um marco importante no Norte de Minas. A FDC tem por natureza trazer à tona temas que estimulem o empresário a ter insights no seu empreendimento”. Há três anos atuando nesta região, a AMI reuniu clientes que já vivenciaram os cursos da FDC, com programas abertos de curta duração na região. “Acreditamos que podemos contribuir uma melhor gestão e crescimento sustentável através da qualificação de pessoas e das organizações”.
Inovar e transformar
Tendências de mercado, desenvolvimento de gestão e panorama econômico foram os temas principais da tarde de trabalho. O especialista em comportamento organizacional, Paulo Almeida, debateu sobre a liderança e como a pessoa gerencia ativamente o desenvolvimento da carreira de acordo com os valores pessoais. “O profissional moderno deseja estar em bons projetos, com alta performance e não necessariamente sempre na mesma organização. Enquanto isso, as empresas devem se tornar mais responsivas e adaptáveis”.
Almeida destacou que a liderança positiva é aquela que garante uma segurança psicológica para liderar e para partilhar ideias com sua equipe. “É preciso se sentir empoderado para tomar decisões melhores para a empresa e não necessariamente para o processo.  Por outro lado, a organização tende a ser mais humana, com cultura de alegria, que compreenda que o mundo caminha para ser sustentável, encoraja seus colaboradores a serem saudáveis, olham para além do lucro, encorajam o desenvolvimento pessoal e promovem a diversidade”.
Proatividade em um mundo 4.0
Leonardo Araújo ministrou a palestra Empresas proativas 4.0: estratégias para vencer na era digital. “Em tempos de tecnologia digital e móvel, hiperconectividade, internet das coisas,  sistemas cyber-físicos e senso de urgência, as empresas acabam se dividindo em reativa e proativa. A diferença é o modo de encarar estas mudanças,  enquanto uma acredita que o futuro é amanhã, a outra faz seu futuro hoje. A mudança de mercado funciona deste modo, ou sua equipe reage a alguma tendência ou ela cria a tendência”. Leonardo Araújo é categórico ao afirmar que seja reativa ou progressiva,  mas jamais a empresa deve ficar estática”.  
Momento de investir
Para fechar o encontro de empresários com a equipe Dom Cabral, Luís Carlos Mendonça de Barros levou gráficos e estatísticas sobre o panorama econômico dos últimos anos. “Temos uma economia pronta pra crescer, mas os empresários estão com medo por causa da recessão recente. O Brasil vive um ciclo novo, espero que o governo mantenha a “cabeça no lugar”, pontuou.
Mas nem tudo é boa notícia. O país está gerando atualmente a 1 milhão de empregos formais, a curva está ascendente. São 95 milhões de pessoas empregadas e 12 milhões sem postos de trabalho. A desigualdade social, por sua vez, está maior que há alguns anos.  “Outro ponto é a carga tributária exorbitante no país, igual ao de países desenvolvidos, maior que EUA, Coreia, que limita o crescimento, pois um pedaço da renda é jogada no caixa do Governo. Devemos nos mobilizar para reduzir a taxa tributária de média de 33% do PIB para cerca de 27%, pelo menos”.
Neste contexto, a economia está em franca recuperação. “O Governo está numa linha política de direita, significa dizer que teremos uma série de reformas que vão melhorar os negócios. Sua gestão econômica responsável mantendo a taxa selic em 5% melhora o ambiente empresarial. A questão política é importante para a classe empresarial ganhar confiança neste cenário de juros baixos. Se ele pegar o lucro e multiplicar pelos juros, vai perceber que houve valorização de seu negócio. Entretanto, a realidade do Brasil mostra 65% da população carente, para manter a sustentabilidade socioeconômica é preciso haver responsabilidade social para equilibrar a sociedade”.  
O evento contou com a presença da mais de 200 participantes e já estão previstos para 2020 o Norte Day Bussiness Agro, voltado para o segmento de Agronegócios e o deNorte Day Business Saúde, ambos a serem realizados pela AMI em parceria com instituições e empresas locais.

Nágila Almeida
Assessoria ACI