quarta-feira, 21 de maio de 2014

BH- EVENTO....

 BH- EVENTO










AGUARDE COBERTURA COMPLETA EM:

www.dzai.com.br/marciavieirayellow9/mypage/foto






BH....BASTIDORES 2° TEMPO

BH...BASTIDORES 2° TEMPO:








RESTAURANTE POPULAR: REFEIÇÃO noturna GANHA VARIEDADE e ATRAI CONSUMIDORES

RESTAURANTE POPULAR

Refeição noturna ganha variedade e atrai consumidores

Texto e Fotos: Márcia Vieira
 


A princípio eram apenas caldos, adequados ao frio que vem aumentando de mansinho. Mas, a pedido da população que tem frequentado com assiduidade o Restaurante Popular, “a refeição noturna, que começou a ser servida há um mês, inclui agora uma variedade no cardápio, que pode ser um macarrão à bolonhesa, tropeiro, yakisoba (prato da culinária japonesa), arroz com legumes e frango desfiado, entre outras variedades”, afirma Adriana Márcia Santana, nutricionista responsável pela orientação e fiscalização da cozinha do restaurante.
Carla Juliana, estudante de engenharia de uma universidade próxima, soube da refeição por meio dos colegas. Natural de Pirapora, a estudante encontrou no espaço o local adequado para atender a suas necessidades e seu paladar: “saio de Pirapora todos os dias às 16 horas. Chego aqui às 18 e preciso me alimentar antes de entrar em sala. Achei a comida saborosa e o preço é ótimo, além da localização fácil”, diz Carla.

Como ela, outros estudantes constituem uma parcela da população que quer comer bem sem onerar o bolso. Mas o público do local vai de estudantes a profissionais liberais, residentes ou apenas de passagem por Montes Claros, de acordo com
Elaine Alves, gerente do espaço. "A população carente, que inicialmente seria a maior beneficiada, representa atualmente 10% da frequência. Gente de todas as classes e idades frequenta o nosso espaço. A refeição custa apenas R$ 1,00, se servida no local. Muitos preferem levar para casa e, neste caso, o acréscimo é de R$ 0,50, ou seja, quem estiver passando por aqui e optar por uma comida leve e saborosa, vai gastar no máximo 1,50 por refeição. Para comer no local, não há limite de quantidade. Para levar, são permitidas até três refeições por pessoa”, declara.

Para ela, o segredo do sucesso não está diretamente ligado ao preço.  “Os cuidados vão desde a seleção e preparação dos alimentos até a atenção com a higienização do espaço e profissionalismo de toda a equipe envolvida, comprometida em oferecer o melhor à população”
, complementa.
As refeições são servidas de segunda à sexta-feira, das 17h30 até às 19 horas.

ADENOR, SEBRAE e grupo LÍDER: lançamento plano de desenvolvimento dia 27

ADENOR, SEBRAE e o Grupo Líder lançam Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável

O Programa Líder gerou o Programa “Norte de Minas em Ação", que  valoriza o crescimento socioeconômico a partir das culturas locais

O Norte de Minas em Ação trata as vocações e potencialidades regionais, trazendo um posicionamento estratégico acompanhado de uma agenda de prioridades voltadas para a alavancagem do desenvolvimento da região, tendo sido idealizado e elaborado por lideranças de entidades de classe e líderes políticos e empresariais do Norte de Minas. O lançamento será no dia  27 de maio, às 19h, no Centro de Convenções do Parque João Alencar Athayde, na AV. Geraldo Athayde, 1303, em Montes Claros.
O Programa Líder, sustentáculo do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável – Norte de Minas em Ação -, se constitui em um programa de mobilização, qualificação e integração de lideranças, que estimula o alinhamento das demandas no plano local. Esta convergência das políticas de fomento municipais, estaduais e nacionais  enfatizam a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável.
“A participação do terceiro setor neste programa aumenta a  chance de se retratar a realidade regional, pois ele foi produzido pela população e muito bem subdividido. Entendo que, assim que for implementado, teremos grandes chances de mudar a realidade do Norte de Minas. A região será marcado por um antes e depois do “Norte de Minas em Ação”, um processo de alavancagem que estávamos precisando”, pontua Reginaldo Ferreira Tiago, Presidente da ACI de Salinas.
A ADENOR defende o desenvolvimento regional como um novo horizonte para as políticas de desenvolvimento, no qual o objetivo de crescimento econômico “necessariamente se associa à mobilização cívica, à cooperação, à valorização das identidades locais e regionais e à inclusão participativa de amplos setores da sociedade” (PNDR, MI, 2006). Desta forma, se alia a parceiros de fomento, como o SEBRAE.
“Este trabalho foi realizado por lideranças do Norte de Minas com o objetivo de elaborar um documento norteador, com metas e ações prioritárias, que leve esta região a um desenvolvimento sustentável, com um horizonte até 2022. A idealização e constituição do trabalho é também obter uma rede forte de parceiros, indutores do desenvolvimento, capaz de fazer a implementação, acompanhamento e revisão do plano de desenvolvimento. A logomarca “Norte de Minas em Ação” traduz o comprometimento e a energia destas lideranças com o propósito em ajudar a região na obtenção de uma educação forte capaz de trabalhar com profissionalismo os pilares estratégicos da gestão pública, logística, agronegócio, gestão empresarial, saúde, educação, mineração, geração de energia e cultura, lazer e turismo”, explica Cláudio Souza Oliveira, Gerente Regional do Sebrae.
Para Gilberto Teixeira Alves, presidente da  ACI de  Janaúba, que participou da elaboração do plano, “o Programa é fantástico, as entidades estão de parabéns, pois estamos muito satisfeitos. Nele, trocamos experiências aprendemos sobre outras microrregiões. A partir do exemplo de ações, pudemos buscar soluções para problemas que eram comuns e não sabíamos como resolver. O “Norte de Minas em Ação” vai colocar as demandas regionais na mesa, para que tanto a sociedade as conheça, como as lideranças políticas. Todos devemos ter um olhar diferenciado, mudar paradigmas, buscar apoios e agir para mudar a realidade atual”.
Portanto, este Programa trata de o desenvolvimento que envolve a capacidade de decidir no âmbito não só do estado ou das forças econômicas, mas também da sociedade civil num processo de construção participativo, no qual a iniciativa e a autonomia na gestão do que é público são recuperadas. Para confirmar presença no evento, ligue (38) 2101 3319 ou atendimento@adenormg.com.br.

Grupo Líder
Iniciado em Junho de 2012, o Programa contou com a participação de empresários e gestores municipais, com perfil de liderança e potencial de atuação para o desenvolvimento regional sustentável das cidades de Capitão Enéas, Espinosa, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e São Francisco. Estes municípios compreendem cinco das sete microrregiões de planejamento do Norte de Minas, devendo ser mobilizadas ao longo da implantação do projeto as microrregiões de Bocaiúva e Grão Mogol.
No momento da idealização e da constituição deste projeto, a partir da organização pelo SEBRAE do Projeto Líder, foram identificadas e relacionadas as seguintes parcerias institucionais que se ainda não compõem, deve compor esta rede: ADENOR, gestora do projeto; Agência de Desenvolvimento da Serra Geral – ADESEG;  Agência de Desenvolvimento Integrado de Pirapora – ADESP;  Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros - ACI;         Associação Comercial e Empresarial de Espinosa – ACE-Espinosa; Associação Comercial e Industrial de Janaúba – ACIJAN; Associação Comercial, Industrial e Serviços de Salinas – ACISS;       Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Pirapora - ACIAPI; Associação Comercial de Porteirinha – ACE-Porteirinha; EMATER; FIEMG/Instituto Euvaldo Lodi;   Governo de Minas – Secretaria de Estado para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas – SEDVAN; Grupo Empresarial de Janaúba – G21; Prefeitura Municipal de Taiobeiras; Prefeitura Municipal de Capitão Éneas; Sociedade Rural de Montes Claros;        Prefeitura Municipal de São Francisco; Prefeitura Municipal de Espinosa; SEBRAE; SICOOB CREDINOR; Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional e Política Urbana – SEDRU.

Texto/foto: Mosaico Comunicação

GRANDE NORTE CRIA FORUM PERMANENTE

GRANDE NORTE CRIA O FÓRUM PERMANENTE DE GESTORES DO SUAS






O Grande Norte de Minas já conta com um Fórum permanente Gestores do Suas. A criação do Fórum e o fortalecimento da gestão do Sistema Único de Assistência Social foram os principais temas discutidos na manhã desta quarta-feira (21/05), na sede da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), durante a realização do 1º Encontro dos Gestores do SUAS do Norte de Minas. O evento foi organizado pela AMAMS, por meio de seu Departamento de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, e contou com a presença de representantes dos municípios norte-mineiros, além do secretário-executivo da AMAMS, professor Luiz Lôbo;  do secretário estadual de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eduardo Prates Bérnis; da subsecretária de Assistência Social do Estado de Minas Gerais, Maria Albanita Roberta Lima; do presidente do colegiado de gestores municipais de assistência social Cogemas-MG, Jaime Luiz Rodrigues Júnior; do diretor regional da SEDESE, Aleksander Oliveira; e do prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz.

Durante seu pronunciamento, o secretário executivo da AMAMS, Luiz Lôbo, garantiu que o evento é mais uma forma dos gestores se capacitarem para os diferentes níveis de gestão da política de assistência social municipal, com o enfoque no SUAS e gestão do sistema, poder e cultura, aperfeiçoando a gestão estratégica e gerencial no âmbito municipal. Lembrou, ainda, que a AMAMS promoverá, no dia 9 de junho deste ano, um encontro voltado, desta vez, para a capacitação dos trabalhadores e agentes do Sistema Único de Assistência Social.

Já o secretário estadual de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eduardo Bérnis, elogiou a iniciativa da AMAMS e disse ser preciso uma mobilização permanente para manter acessa a política de assistência social voltada, principalmente, para atender as demandas da sociedade mais necessitada, citando como exemplo inúmeros municípios do Norte de Minas e vales dos Jequitinhonha e Mucuri, regiões carentes e afetadas pela falta regular de chuva. O diretor regional da SEDESE, Aleksander Oliveira, se diz satisfeito com a presença quase que unânime dos gestores de assistência social da região. “Isso demonstra o interesse que as autoridades municipais estão tendo para atender cada vez melhor as pessoas em situação de vulnerabilidade social”, relata Oliveira.

Ficou acertado ainda, durante o encontro, que no próximo dia 9 de junho, na sede da AMAMS, outro encontro, que vai definir o Fórum Norte-mineiro de Trabalhadores do Suas.

 
Texto/foto: ASCOM/AMAMS – Montes Claros, 21 de maio de 2014

RECURSOS para a SAÚDE

RECURSOS PARA A SAÚDE


Na manhã da última segunda-feira (19/05), o deputado estadual Tadeu Martins Leite visitou o hospital Dilson Godinho, para onde intermediou, junto ao senador Clésio Andrade, por meio do Ministério da Saúde, uma emenda no valor de R$ 200 mil para a compra de um arco cirúrgico móvel.

Dentro da mesma emenda, que totaliza 1 milhão de reais, foi destinado R$ 255 mil à Santa Casa de Montes Claros para equipar o refeitório; além de R$ 295 mil para o Aroldo Tourinho para compra de um autoclave, monitores e respiradores; e outros R$ 250 mil para o Hospital Regional de Janaúba para aquisição de aparelho de ultrassonografia digital de alta resolução.

Em 2013, o deputado Tadeuzinho já havia indicado uma emenda parlamentar, por meio de seu mandato, no valor de R$ 120 mil para custear a aquisição de novos equipamentos para controle de acesso aos setores de radiologia e quimioterapia do Dilson Godinho, visando proporcionar mais conforto e comodidade no atendimento aos pacientes do hospital.

EDUCAÇÃO: Ações na Secretaria refletem no ensino

Ações da Secretaria de Educação contemplam melhorias no ensino e nas instalações físicas
 
Texto: Attilio Faggi Jr.

 
Estão entre as competências da Secretaria Municipal de Educação a definição e a execução da política pública de Educação Básica, com o objetivo de obter melhorias nas condições de vida da população montes-clarense. Desta forma, o órgão da Prefeitura de Montes Claros desenvolveu uma série de atividades no mês de maio relacionadas não só ao ensino em si, mas também à disponibilização de condições físicas ideais de aprendizado aos cerca de 35 mil alunos da Rede Municipal de Educação.
 
Entre as ações desenvolvidas estão o acompanhamento dos processos licitatórios para compra de material pedagógico e de uniformes e mochilas que serão cedidos aos alunos. A aplicação de consultoria pedagógica, através de um trabalho com os diretores e supervisores de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, foi uma das prioridades. Eventos e projetos como o “Na Trilha da Leitura” também têm incentivado os estudantes da Rede Municipal ao gosto pelo estudo. A reformulação do sistema de transporte dos estudantes da zona rural do município e a discussão de propostas para a melhoria da merenda escolar também foram amplamente discutidas.
 
As condições físicas das unidades de ensino também receberão, ainda este mês, atenção especial com ações como a ordem de serviço da quadra da Escola Municipal Egídio Cordeiro, a conclusão da pintura da Escola Hilda Carvalho e a finalização das reformas da antiga Escola Dilma Quadros. O início das obras para construção dos muros de arrimo das unidades do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) dos bairros Delfino Magalhães e Santa Lúcia também estão em andamento, assim como a adesão à ata de registros para a compra de 25 novos ônibus, 35 mil kits escolares e seis mil carteiras escolares.

ARTE no SHOPPING

Arte no shopping
Ibituruna Center recebe a exposição "As Cores do Inconsciente - Abstrações"
 

Nos dias 21 a 25 de maio, quem for ao Ibituruna Center shopping terá a oportunidade de conhecer as obras do artista Franco Sena em sua primeira exposição. Uma forma de mostrar a toda sociedade o que apenas alguns amigos tinham o privilégio. Suas obras já foram adquiridas em Brasília-DF, Belo Horizonte e inúmeras telas decoram ambientes aqui em sua terra natal.

Franco é montesclarense, servidor público federal que, encantado com as cores e suas misturas,  iniciou suas aventuras com as telas em 2003 "sempre gostei de artes plásticas, fazia desenhos abstratos com lápis desde criança, sempre que tenho uma folha e um lápis estou "riscando" algo que surge, acredito, do meu inconsciente. Muito reflexivo, encontrei a minha arte em uma época boa da minha vida, quando tentava extrair de mim o que se encontrava aprisionado. Agora pretendo colocar tudo para fora e compartilhar com aqueles que admiram as cores e os mistérios da alma" afirma. A exposição estará aberta a visitação do público no horário de funcionamento do shopping, de 10h às 22h. Prestigie!

Texto/Foto: Assessoria Shopping Ibituruna

ACI e FEDERAMINAS debatem reforma tributária nesta quinta, 22

Painel Mineiro – Tributarismo em Foco

  ACI  e Federaminas abrem o debate sobre a reforma tributária
            


Montes Claros recebe o evento Painel Mineiro – Tributarismo em Foco, com o tema “O imposto e o seu negócio”, nesta quinta-feira, dia 22 de maio, no auditório da  AMAMS, às 14h. O encontro propõe um debate com empresários acerca da Reforma Tributária e a sua influência nas Micro e Pequenas Empresas e será realizado em quatro importantes municípios, distribuídos estrategicamente no Estado de Minas Gerais, durante o mês de maio.
A tão sonhada e necessária reforma tributária certamente refletirá mudança profunda na estrutura do Sistema Tributário Brasileiro – alterando a legislação de impostos, taxas e contribuintes e, portanto, atingindo os mecanismos de transferência de recursos dos contribuintes para a manutenção da máquina estatal e dos serviços públicos essenciais – como segurança, educação, saúde, saneamento básico etc. -, torna-se imperativa ampla discussão do assunto pela sociedade. O objetivo é assegurar-se que o novo modelo a ser implantado atenda aos interesses da Nação, reduzindo a pesada carga tributária vigente sem comprometer a trajetória de desenvolvimento sustentado do País.
É justamente essa a visão da Federaminas ao promover o painel, que contará com grandes especialistas na área, como o ex-governador gaúcho Germano Rigotto, que preside o Instituto Reformar de Estudos Políticos e Tributários. Haverá, também, a participação de representantes do Sebrae, órgão que tem papel fundamental na disseminação de conhecimentos sobre temas relevantes para os empreendedores, como o tributarismo, além de um painel de debates, com moderador, para encaminhar à mesa questões formuladas pela assistência.
Como se dará a Reforma Tributária? Qual é a proposta do Governo? Que outras propostas existem para se analisar e discutir? São estas e tantas outras questões que serão abordadas e respondidas durante o encontro. “Faz-se necessário nos unirmos nesta missão, uma vez que, a excessiva carga tributária é a grande vilã das empresas brasileiras”, pontua Aloysio Vieira, vice-presidente para Assuntos Econômicos da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros, apoiadora do evento.
O Painel Mineiro – Tributarismo em Foco será constituído de quatro encontros, em Pouso Alegre, Uberlândia, Montes Claros e Belo Horizonte, para que o evento alcance diferentes públicos, porém com interesses comuns. Ao final, uma Carta de Intenções, reunindo as assinaturas constantes dos livros de presença, será veiculada em órgãos de comunicação difundindo o objetivo maior da entidade. “Devemos fortalecer a posição do empresariado mineiro em defesa de uma reforma tributária que efetivamente corresponda aos anseios da população brasileira”, conclui.
Para confirmar sua participação no evento, ligue para (38) 2101 3303, 2101 33 00 ou 3212 2219.

Texto/Foto: Assessoria ACI

FIEMG CONVIDA: SEMANA de Produção sustentável

FIEMG CONVIDA...