segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Da SÉRIE: DESFILES....

Da SÉRIE: DESFILES...

Para L. LOPES  e FW 13

(Crédito Foto: Não sei, mas obrigada pelo registro)



E por FALAR em.....

E por falar em....
MC DIA FELIZ, olha o que encontrei: registro de desfile beneficente com renda revertida para o MC DIA FELIZ e produção da JACARÉ BOUTIQUE. Local: Automóvel Clube de Montes Claros.

 












(Fotos: Não sei quem foi. Obrigada pelo registro)

MEU MELHOR PRESENTE !!!

 MEU MELHOR PRESENTE!!!!

Data de 1979. Seu Dárcio, Dona Míriam e filhos, depois Tia Rosa, foram os meus padrinhos no espiritismo. Foi deles que recebi o melhor presente de toda minha vida: o meu primeiro "Evangelho Segundo o Espiritismo", de Allan Kardec, quando criança, mas já atenta à importância dos preceitos de Kardec, às reuniões do Centrinho(Canacy) e ao Culto no Lar. 
Meu livro de cabeceira, meu manual de vida. Talvez essa seja a resposta para aqueles que questionam "qual o segredo?". O Segredo é este. Ser espírita não é reproduzir frases bonitinhas e praticar o inverso. Não é acumular livros e espalhar conteúdo seguindo apenas a conveniência. Não é abusar da boa fé e pouco conhecimento de alguns sobre a doutrina, para ocultar o real sentido dos ensinamentos.
Ser espírita é o abandono total do egoísmo, é  praticar a caridade, mais moral do que material, é o destemor e aquela confiança íntima do coração, de não se submeter ao convencional, fazer sempre o melhor e cultivar  sem assombros as suas verdadeiras relações.  
Antes de escolher o espiritismo, o espiritismo me escolheu,lá em 1979. Por isso me sinto tão confortável em praticá-lo. Explicado?



Da DOUTRINA...

"Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que faz para domar as suas más inclinações." (Allan Kardec)


"Ninguém tira nada de ninguém. Não há disputas quando há consciência de que o lugar que cada um ocupa no mundo é o lugar que tem que ser ocupado por cada um.Ninguém faz o papel do outro. E cada um exerce a sua missão."(M.)

NO DIA 29, PEÇA UM BIG MAC e AJUDE




VEM AI: MC DIA FELIZ!
PARTICIPEM!
McDia Feliz: Um jeito gostoso de ajudar crianças e adolescentes com câncer

Campanhade 2015 custeará projeto de pesquisa sobre o câncer infantojuvenil no Norte de Minas Gerais




Qual a realidade do câncer infantojuvenil no Norte de Minas Gerais? Qual o índice de cura? As crianças que morrem, morrem por quê? Toda vez que ouvimos essas e outras perguntas não temos respostas concretas para dar, por isso recorremos a dados nacionais, que incluem grandes centros de tratamento, como hospitais de São Paulo e outras regiões do Brasil com altos índices de cura. Surge, então, um questionamento: as necessidades de nossa região são as mesmas dos grandes centros de referência do tratamento? Claro que não! E foi justamente a ausência de um perfil regional que motivou a Fundação Sara a elaborar um projeto que receberá apoio por meio da campanha McDia Feliz 2015.


“Nós vamos montar um banco de dados eletrônico com informações clínicas e epidemiológicas de crianças e adolescentes com câncer do Norte de Minas Gerais. Desta forma teremos um perfil da nossa realidade, o que favorecerá a busca por soluções mais pontuais dos problemas da oncologia pediátrica em nossa região”, esclarece a oncologista pediátrica, Dra. Eliana Cavacami, que também é funcionária da Fundação Sara e coordenará a pesquisa.

 

O Instituto Ronald McDonald aprovou o projeto, e a tarefa da Fundação Sara de Montes Claros é vender, até o final do mês de agosto, 3.300 tíquetes, que serão trocados no último sábado, 29 de agosto, pelo sanduíche Big Mac em qualquer restaurante McDonald's do Brasil. Todo o recurso com a venda dos tíquetes antecipados, mais os tíquetes vendidos no dia na loja do Montes Claros Shopping, mais os produtos promocionais, será destinado para o projeto de pesquisa apresentado pela Entidade.



Adquira o tíquete antecipado do sanduíche BIG MAC na Fundação Sara, Palimontes Centro e Shopping ou comvoluntários. Custo: R$ 14,00.



Para mais informações entre em contato pelo telefone (38) 3214-5500.


Assinatura de Ediane

CÂNCER: Cientistas descobrem camuflagem

Cientistas descobrem como câncer se camufla e engana o sistema imunológico

Por Ansa |

Descoberta abre caminhos para formulação de tratamentos que permitam que o próprio organismo combata o câncer
 Tratamentos atuais atacam células B, sejam cancerosas ou saudáveis, deixando pacientes vulneráveis à infecções secundárias
Cientistas australianos descobriram a tática que as células de um câncer comum no sangue usam para conseguir se multiplicar. Elas conseguem essa proeza se camuflando para fugir do radar do sistema imunológico.
"As células são muito hábeis e usam diversos truques para confundir as células imunológicas, formando uma 'cortina de fumaça' para impedir que a defesa do organismo reconheça o câncer", diz a responsável pela pesquisa Fabienne Mackay, do Departamento de Imunologia da Universidade Monash de Melbourne, na Austrália.
A descoberta abre caminhos para a formulação de tratamentos que permitam que o próprio organismo combata o câncer, particularmente a leucemia linfoide crônica (LLC), que ataca os glóbulos brancos (ou células B), que produzem anticorpos para combater as infecções.
Os tratamentos atuais atacam as células B, sejam cancerosas ou saudáveis, deixando os pacientes mais vulneráveis a infecções secundárias. Consequentemente, a maior parte dos pacientes morre por causa de outras doenças, já que o organismo deles não os protege mais. 
"A melhor arma que temos para combater o câncer é o sistema imunológico. Ele pode perceber a presença de uma infecção e também de uma emergência como um câncer", diz Fabielle.
O sistema imunológico poderá ser reativado com um remédio que ataque o perigoso dispositivo conhecido como TACI, ou receptor do fator de necrose tumoral 13B. O TACI produz em abundância a proteína que engana o sistema imunológico porque "tolera" o câncer, e deixa o sistema incapaz de combater outras infecções. 
Atingindo o receptor, explica a pesquisadora, as células B do paciente permanecem vivas e podem se desenvolver positivamente no sistema imunológico, inclusive aquelas que atacam as células tumorais.

FENICS 2015: ACI DISTRIBUI 7 MIL INGRESSOS

ACI distribui 7 mil ingressos gratuitos para a FENICS

A feira começará no próximo dia 10 de setembro, com previsão de atrair 60 mil pessoas


A cada edição a Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros – ACI – procura aperfeiçoar a Fenics – Feira Nacional da Indústria Comércio e Serviços de Montes Claros. E a pesquisa de opinião é uma das principais ferramentas para obter dados do público visitante e do expositor. Desta forma, quatro mil ingressos serão distribuídos gratuitamente no site da feira, para quem preencher à pesquisa sobre o evento.

“A iniciativa é uma forma de tonar a Fenics mais acessível ao público e ainda nos ajuda a direcionar algumas ações a cada edição, pois identificamos o que uma parcela do público-alvo espera do evento”, explica Edilson Torquato, presidente da ACI. “O caráter mais negocial em vez de apenas mostra de produtos surgiu de pesquisas, que também são realizadas durante a Fenics, diretamente com os envolvidos na feira”.

A 20ª Fenics acontece em Montes Claros, de 10 a 13 de setembro, no Parque de Exposições João Alencar Athayde. O evento é a oportunidade de todas as partes da cadeia produtiva - indústria, comércio e serviços – apresentarem suas novidades para o mercado.

A ACI também distribuirá mais três mil ingressos para estudantes da rede municipal de ensino. “A Fenics é única e se tornou a maior vitrine de negócios do Norte de Minas, com exemplos de empreendedorismo, tecnologia e oportunidades de desenvolvimento. O ambiente é interessante para o aluno perceber que nossa região tem muito a ofertar e quem sabe até direcionar este estudante para alguma atividade ali exposta”, completa.

Para ter acesso aos ingressos gratuitos, a pessoa deve acessar o site www.fenics.com.br e após responder à pesquisa, imprimir o cupom que dá direito a dois ingressos por CPF, sendo 1 por dia a escolher. Os estudantes da rede pública receberão os ingressos pela própria instituição de ensino.

Kelington Mota, coordenador da Fenics, diz que a feira está com 95% dos estandes já foram comercializados. A maior feira multissetorial terá cerca de 130 expositores e a previsão é de 80 mil pessoas nos 4 dias de evento, movimentando R$ 100 milhões em negócios. Neste ano, teremos investidores do setor de energia fotovoltaica em eventos paralelos,  complementando a cadeia produtiva de negócios”.

No aspecto cultural, os shows diários contemplam artistas regionais, com muita MPB na praça de alimentação.  No dia 10, o cantor André Águia, no dia 11, Robinho e Léo Lopes, no dia 12, Lucas Tiri, Matulão e Edu Lemos e no dia 13, Sholmes e Juquita Queiroz.  Na bilheteria, os ingressos vão custar 8 reais e a meia-entrada 4 reais.  Outras informações www.fenics.com.br - (38) 2101 3300.

Texto: Nágila Almeida
Foto:: Mosaico Comunicação

TEXTO CONVIDADO: MARA NARCISO

TEXTO CONVIDADO: MARA NARCISO

Vai, Brasil - Mergulho no Brasil, este desconhecido

Mara Narciso


            No Brasil de 2015, fala-se da influência da mídia nas escolhas dos brasileiros. Os pensamentos andam uniformizados em argumentos frágeis num discurso pronto. Leiam “Vai, Brasil” da jornalista portuguesa Alexandra Lucas Coelho, correspondente de guerra em conflitos no Oriente Médio e Ásia Central. Fez Teatro e Comunicação, escreveu romances e livros de viagem, e, morando no Rio de Janeiro de 2010 a 2014, onde fez seu quartel general, de lá partiu para uma agenda corajosa. Passeia por lugares onde o brasileiro não foi, narra com isenção como é o Brasil que pouca gente conhece, numa escrita portuguesa, pela qual é criticada por adotar o acordo ortográfico como também questionada por não adotá-lo.
Numa maneira peculiar de pensar, o quadro pintado com palavras, quase um filme, é fruto do seu talento de repórter que se joga dentro da ação, que não tem medo dela, que se infiltra, assume o risco, se afunda, e leva os leitores no mergulho. Entrevistando, mas valendo-se essencialmente da pesquisa etnográfica, cuja habilidade surpreende o mais hábil observador, sem nenhum preconceito, pois não estranha e nem julga nada, mostra a realidade das coisas. Assim, enfia o pé no barro para falar como é a lama. Uma não crente se entrega, e para entender seitas que usam chá alucinógeno, participa e toma a infusão. Evita falar de si, vive experiências, mexe e remexe cada palmo, cada pedra, traz gostosas descrições do comportamento humano, enquanto toma posições universais.
Assiste a posse de Dilma Rousseff, vê Lula discursar em São Bernardo , e tem contato com os Black Blocs. Cita brasileiros ilustres com a propriedade de quem ouve Caetano Veloso desde menina - ela tem 48 anos-, repete versos de Chico Buarque, relembra Nara Leão, remonta a aparição de Maria Bethânia e seu Carcará. Conta sobre Nelson Rodrigues, Paulinho da Viola (o homem mais zen do planeta), Nelson Cavaquinho e outros. Explica como são as UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora), menciona o sumiço do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza, visita a Rocinha, os Arcos da Lapa, a Mangueira, participa de rodas de samba, de celebração de umbanda, desfila em escola de samba, vai à praia. Vê show de Gal Costa e outros, anda a pé e de táxi. Mete-se em qualquer beco e em qualquer madrugada. Entra num casamento no Copacabana Palace, participa de festas na comunidade, vai a bailes funk e vê o comportamento sexual.
Vai a São Paulo e explica a paulicéia desvairada de Oswald de Andrade, a cracolândia, por onde passeia e fala da ação da prefeitura que “saneia” a área. Vê o tráfico de drogas, os usuários, as favelas, as roupas, e explica, entre outros costumes, as depilações íntimas. Conta dos deslizamentos de terra na região de Teresópolis. Participa das buscas, hospedando-se num convento. Viaja a Minas, visita Ouro Preto. Senta-se sobre jornais nas pedras da Praça Tiradentes, numa manifestação cultural. Explica a história, personagens e monumentos. Belisca os colonizadores e fala dos lamentos dos colonizados.
            Não visita a Bahia, mas sobe ao nordeste. Detém-se em Pernambuco, que ocupa páginas com sua fervura cultural, que energiza o país. Comenta o cinema de lá. Menciona Glauber Rocha. Pelo sul visita Curitiba, e namora de longe o eremita Dalton Trevisan, do qual compra livros autografados.
            Passando por Paraty, fala mais mal do que bem. Reclama do calçamento e da dificuldade de as pessoas comuns assistirem a FLIP, Festa Literária Internacional de Paraty. Não precisa agradar, então pode mostrar, na visita do Papa Francisco, a multidão acampada nas ruas de Copacabana, enfrentando filas de hora e meia para usar o banheiro químico, assim como pode falar mal de algo que nos seja caro. Não há problema em elogiar as comidas, citar fatos e pessoas (algumas com nomes falsos).
Empolga-se na sua ida a região norte, num passeio ao Pará e à Ilha de Marajó. Um naufrágio levou os búfalos para lá. As comidas paraenses dão salivação farta. Explica as cerâmicas marajoaras e as suas origens, assim como o nome Alter do Chão, uma denominação portuguesa. Aborda as questões indígenas, a florestas, os rios, cita Marina Silva, Chico Mendes, Darcy Ribeiro, analisando as questões sociais e ambientais. Vai de Belém a Manaus num camarote, em cinco dias de barco e depois vai a São Miguel da Cachoeira, em rede, no convés, convivendo com o povo, material de suas análises. O Teatro Municipal de Manaus é detalhadamente descrito, tornando-se urgente visitá-lo.
            Explica o poder da família Sarney no Maranhão, anda por sua decadência e critica o abandono de parte da histórica São Luís, a cidade mais portuguesa do Brasil. Encanta-se com os Lençóis Maranhenses, entra no Centro de Lançamento de Foguetes de Alcântara, próximo a São Luís, e explica o que é, como é e porque é.  
Alexandra Lucas Coelho anota manifestações contra a Copa e em 2014 diz que se mudaria para o Brasil, caso pudesse. Quem quiser ver o país por olhos estrangeiros imparciais e contraditoriamente apaixonados, visite “Vai, Brasil”, nome irônico para um almanaque sobre o país do futuro, um lugar onde os preços são europeus e o salário mínimo.
13 de agosto de 2015

MOC VÔLEI: AMISTOSOS em CASA

Aquecendo os motores, MOC Vôlei realizará dois amistosos contra Uberlândia, em casa

A temporada só começa oficialmente no dia 29 de agosto, quando o Pequi Atômico enfrentará o Unincor/Três Corações, pelo Campeonato Mineiro. Mas, buscando o entrosamento, a equipe norte mineira convidou o Uberlândia para realizar uma série de três amistosos, no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves, em Montes Claros. A entrada é gratuita, mas a torcida poderá participar da campanha #MOCVôleiSocial.

Já em treinos há dois meses, a equipe ainda não teve oportunidade de jogar uma partida com um adversário do outro lado da quadra, além dos próprios companheiros de quipe. “É importante criar o hábito de jogo”, conta Andrey Souza, gestor da equipe. “Foi também uma decisão para suprir a ansiedade da torcida, que não vê a hora de o Montes Claros entrar em quadra”, continuou.

A entrada nas partidas será gratuita, mas, caso queiram colaborar, os torcedores poderão participar da campanha #MOCVôleiSocial, onde terão a oportunidade de levar 1kg de alimento, ou um agasalho, ou um brinquedo, que será para uma instituição bemeficente da cidade. “A parte social sempre foi uma preocupação do projeto do Montes Claros Vôlei, retribuir o que a comunidade dá para a gente. É importante a participação da torcida. Teremos o Montes Claros em quadra e a torcida colocaborando com a sociedade e matando a saudade do time”, completa Andrey.

NOVIDADE PARA A PARTIDA

André Nascimento é o único ponteiro de ofício na equipe, já que Wagner está com o ponteiro Kadu, representando a Seleção Brasileira Sub-23 nos EUA. Para dividir a responsabilidade com o camisa 9, Wanderson chegará para reforçar a equipe. Os amistosos servirão de teste, e o atleta também disputará o Campeonato Mineiro pelo Pequi Atômico

Datas dos amistosos:
Dia 17, segunda-feira, às 19h30;
Dia 18, terça-feira, às 16h;
Dia 19, quarta-feira, às 15.

Texto: Cid Bruno/MCV
Fotos: Fredson Souza/MCV

VILLAGE E JK: PROJETO PROPORCIONA DIGNIDADE

Projeto proporciona dignidade aos moradores dos bairros JK e Village do Lago
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Montes Claros, realizou neste domingo, 16, das 08 às 12 horas, no CRAS dos bairros JK e Village do Lago, o evento Ação Solidária Projeto Resgatando Vida. O objetivo do evento é proporcionar momentos de lazer, cultura, dignidade aos moradores desta região.

As ações foram planejadas à partir das demandas levantadas pela Polícia Militar de Minas Gerais e organizações não governamentais que atuam na região. O evento promoverá apresentações culturais de crianças, adolescentes e idosos, rua de lazer, além de uma corrida rústica que proporcionará premiações aos vencedores.

SEDRU: TERMO de COOPERAÇÃO SERÁ ASSINADO HOJE



Codanorte terá apoio do Governo de Minas para execução de PPPs

Termo de Cooperação será assinado na próxima segunda-feira em Montes Claros

O Governo de Minas Gerais, por meio das secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru) e de Desenvolvimento Econômico (Sede), assina, na próxima segunda-feira (17), em Montes Claros, um Termo de Cooperação Técnica com o Consórcio de Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte).

Com a assinatura do Termo, os 35 municípios que compõe o Consórcio vão contar com a assessoria técnica do Governo de Minas na elaboração de estudos de viabilidade, contratos e editais de Procedimento de Manifestação de Intenções (PMI), para a execução de projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs), de modo especial para a gestão dos resíduos sólidos.

A assinatura será realizada durante Assembleia Extraordinária do Codanorte, que vai discutir o Plano de Ação para a Gestão de Resíduos Sólidos na região. Feito em parceria com a Sedru, o Plano vai subsidiar a elaboração do Plano Integrado de Gestão de Resíduos Sólidos, por meio de orientações e roteiros que garantem a participação e o controle social e buscam o cumprimento das metas estabelecidas no Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e demais legislações.

Para o secretário Tadeu Martins Leite, o Termo de Cooperação Técnica será um instrumento efetivo para a viabilização de projetos fundamentais para as prefeituras. “O Estado vai dar apoio técnico, atrair investimentos e consolidar parcerias que vão garantiraos municípios a adequação à lei por meio do gerenciamento dos resíduos sólidos”, conclui.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso, explica que a Unidade Central PPP do Estado de Minas Gerais oferecerá ao Consórcio e aos municípios a expertise que possui na elaboração de projetos de parceria público-privada. “Vamos repassar às prefeituras o conhecimento que temos, para que as ações tragam resultados efetivos para a população do Norte mineiro, ganho de tempo e economia para a máquina pública”, conta.

SERVIÇO

Data: 17/08/2015
Horário: 14h
Local: Auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), situada na Av. Major Alexandre Rodrigues, 416, Bairro Ibituruna, Montes Claros

MÚSICA: FESTIVAL de BOTUMIRIM

 MÚSICA

Ana Luiza vence Festival de Música de Botumirim

Ontem, foi dia de festa, de celebrar o I Musifestcultura, que reuniu 18 concorrentes, de altíssimo nível, sob a batuta do professor, cantor e compositor Denisar Mota. Além de um patrimônio natural riquíssimo, o Vale do Jequitinhonha tem outras jóias raras. A arte, desde cedo, corre nas veias de seus meninos e meninas.

O primeiro lugar foi para a música “Volte pra Casa”, de autoria de Cibele Aguiar e Denisar Mota, interpretada por Ana Luiza; “Minha Cidade”, na voz de Rafaella Nassau, arrebatou o segundo lugar, cunhada por Denisar Mota e Rinaldo Oliveira. O terceiro lugar ficou com Vitor Caetano, que compôs e interpretou “Tudo Mudou”...

Botumirim, quinta-feira, 13 de agosto de 2015, Serra do Espinhaço, Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, Brasil.
Foto: Manoel Freitas

FEIRÃO da SAFRA RURAL: BB É PARCEIRO

Banco do Brasil: parceiro do Feirão da Safra Rural

Bastante proveitosa a reunião  realizada, nesta sexta-feira (14), entre a Sociedade Rural e Banco do Brasil. Na pauta, o Feirão da Safra Rural, que vai ser realizado em setembro. Evento inédito vem trazer novidades do agronegócio para os produtores do Norte de Minas. O Feirão foi desenvolvido para proporcionar ao homem do campo a oportunidade de adquirir produtos promocionais para o período seguinte.
"Expositores da Expomontes terão espaço gratuito e a chance de comercializar e comprar produtos com preços especiais", explica Mariah Carvalho Marketing de Negócios da Sociedade Rural.
O diferencial do  Feirão a oportunidade de qualificar e ajudar os produtores a planejar sua futura produção. Cursos de capacitação farão parte da programação. Também terá a mostra de produtos inovadores e da comercialização de equipamentos.
O evento vai utilizar todo o espaço do Parque com estandes, agricultura familiar, leilão, campeonato de Team Penning, rodeio, shows e mostras de tecnologia.
Na foto, Mariah Carvalho, Marketing de Negócios da Sociedade Rural, Hugo Dantas, Cledson José Amorim (Gerente Geral BB), Shirlei Parise Vieira (GEREV Montes Claros) e Maria Olivia Souza e Silva Lima (Assistente de Superintendência) e Robson Ferreira da Emater-MG.