terça-feira, 2 de agosto de 2016

HOJE É DIA DE....

HOJE É DIA DE....

Lembrar o Rei do Baião, LUIZ GONZAGA, falecido em 02/08/1989. Inesquecível. Para homenageá-lo, a nossa música favorita:


MONTES CLAROS VÔLEI CONVIDA

MONTES CLAROS VÔLEI CONVIDA....


FESTAS de AGOSTO:CLÁUDIO OLIVEIRA, O FESTEIRO de SÃO BENEDITO

Personagens das Festas de Agosto
Cláudio Oliveira - O Festeiro de São Benedito
 
Texto e Fotos: Márcia Vieira

“... A dor do povo de São Benedito, no mastro existe para ser louvada...” (Montesclareou - Tino Gomes e Georgino Jr.)


Cláudio Oliveira, o Claudinho, há 15 anos trabalhando na Secretaria Municipal de Cultura de Montes Claros, conhece bem os versos que encantam a Princesa do Norte, a capital do Norte de Minas, a terra de grande beleza: Montes Claros, imortalizada em letras, retratos e canções, por filhos legítimos ou agregados.
É Claudinho quem cuida da parte de ornamentação dos eventos promovidos pela Secretaria, de janeiro a dezembro de cada ano. Mas, para ele, 2016 é um ano especial: não por acaso, foi escolhido para ser o festeiro de São Benedito, um dos três santos celebrados no evento religioso que acontece a partir do próximo dia 17 e prossegue até o dia 21.



No momento da entrevista, Cláudio trabalhava cuidadosamente na finalização do manto rosa que irá cobrir as costas do rei, este ano, seu neto, durante o desfile do Reinado de São Benedito. “A expectativa é muito grande e isso aqui pra mim é uma terapia. Se precisar fico a noite toda fazendo”, diz, emocionado.
No mês de agosto, o festeiro recebe em casa, por tradição, a visita de todos os seis grupos que compõem o evento. No encontro eles rezam, cantam, dançam e lancham juntos. No dia reservado à celebração do santo, é dele também a responsabilidade de oferecer o tradicional almoço logo após o desfile, confraternização que reúne todos os participantes.
A emoção é dupla, pois os estandartes, saias, pandeiros e demais adereços que colorem e iluminam as ruas durante os cinco dias de festa passam pelas mãos deste operário da arte. “Começamos a preparar mais ou menos no mês de maio. Já está tudo pronto, só falta colocar nas ruas”, declara.
Desde o ano passado, os estandartes aparecem com iluminação a LED, conceito que partiu da cabeça de Cláudio. Ele explica: “colocávamos uma lâmpada comum dentro do estandarte, mas não tinha tanto realce. Como já tínhamos o material, tive a ideia de colocar LED, que deu brilho e fez ficar mais bonito”.
Para Claudinho, não existe nada difícil, mas ele não esconde o momento mais especial: “o que eu mais gosto é de ver o reinado nas ruas. É muito gratificante, muito emocionante. Estou acostumado e só paro quando Deus me tirar”.
Questionado sobre o seu evento favorito, entre tantos realizados pela Secretaria, diz sem titubear: “Festas de Agosto! É uma paixão. Eu já gostava antes e quando tive a oportunidade de trabalhar nisso aqui, eu agarrei!”
Claudinho não esconde sua devoção pelo Divino Espírito Santo, cujo reinado também já participou. Mas, pra não deixar dúvidas sobre o seu afeto e respeito por São Benedito, finaliza: “caiu em minhas mãos e eu estou aqui com a mesma emoção e prazer. A família participa e a gente vai englobando todo mundo. Com fé dá tudo certo”, finaliza.




TEXTO CONVIDADO: HAMÍLTON TRINDADE

TEXTO CONVIDADO: HAMÍLTON TRINDADE

Eleições Municipais(3)

Ruy Muniz pode andar por Montes Claros. Uma liberdade parcial para o seu pleno e total trânsito já que Ruy não pode, por enquanto, ir à Prefeitura e a lugares públicos municipais e nem conversar com nenhum dos quase doze mil servidores municipais, no meio dos quais há uma gama de servidores que Ruy nem conhece, pois muitos entraram via concurso, ou por estágios e ou por contratações que não passaram, pessoalmente, por ele. Isto ocorre em todas as prefeituras, com os prefeitos e gestores públicos do Brasil e do mundo, com certeza, a não ser nas prefeituras de população diminuta. É tão espetaculoso. Discricionário. Inimaginável. Aberrante. Impensável. Incompreensível. Mas é fato da legislação brasileira se coibir o ser humano de ser totalmente livre, mesmo ele estando livre e sem nada que motive ou cause, consistentemente e com arrazoamentos jurídicos comprovados, a sua perda total e ou parcial de liberdade. Os juristas que se entendam para resolverem este imbróglio da lei, que criaram e construíram e que alguns poucos e, excepcionalmente, dele se utilizam. O fato é que o prefeito Ruy, pré-candidato, já está e estará transitando para ser candidato à reeleição, mormente durante a convenção do PSB em 04 de agosto, agora de 2016. E que após homologada a sua candidatura, nada mais o impedirá de transitar com total, absoluta e plena liberdade do ir e do vir, e de falar com quem quiser, para não se contrariar a legislação eleitoral, de tratamento e de condições iguais para todos os candidatos. Ouvi isto de alguém que conhece e sabe e muito da legislação eleitoral. Embora haja boatos de que haveria insinuações de se tentar criar impedimentos para Ruy registrar a sua candidatura. Como boato não se dever dar fé. Como disse, anteriormente, ocorreu mais um movimento das nuvens, com a liberdade de Ruy Muniz de transitar por Montes Claros, com as exceções acima nominadas. Ele retornou com o slogan que se espalhou por toda Montes Claros, "o campeão voltou". Não temos bola de cristal para avaliar como ocorrerão as coligações majoritárias, ou seja para os cargos de prefeito e vice prefeito, mas com certeza, com Ruy Muniz no páreo e pra valer, não há como se haver em Montes Claros interferências políticas de fora, já que a história, com raríssimas exceções, sempre mostrou a derrota dos candidatos dessas interferências. Vide a própria eleição de Ruy Muniz, que teve o prefeito Tadeu Leite como o grande articulador, com todos contra Tadeu à época. Assim é de bom alvitre que se coloquem as barbas de molho, os que se acham arquitetos de candidaturas impostas e negociadas sem a força de um grande líder local, hoje, incontestavelmente, Ruy Muniz. As nuvens ainda poderão e vão, com certeza, darem continuidade aos seus movimentos.


Hamilton Trindade - educador e professor

LIGA NACIONAL de HANDEBOL FEMININO- DE OLHO NA VAGA

Liga Nacional de Handebol Feminino

Montes Claros foca na preparação física de olho em uma das vagas para a fase final
 
Texto e Fotos: Wesley Gonçalves
 
Pela primeira vez Montes Claros irá participar da maior e mais importante competição do Handebol Feminino. A equipe norte-mineira é a única representante do Estado na Liga Nacional de Handebol Feminino, que reúne os melhores clubes do país nesta competição.
A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb). No geral, a Liga feminina de 27 de agosto a 17 de dezembro. Já a masculina, que tem Juiz e Fora e Uberlândia como únicas representantes, será disputada de 27 de agosto a 10 de dezembro.
A primeira fase tem cinco equipes das regiões Sul, Sudeste e Centro: Handebol Montes Claros; UNC/Concórdia/SC; São Bernardo/ADC Metodista/SP; Abluhand/FURB/FMD Blumenal/SC e Esporte Clube Pinheiros/SP.
Com esse novo formato será possível a participação de um número bem maior de equipes e também o intercâmbio de experiência entre as regiões. Algumas novidades como transmissão dos jogos por internet e a produção de estatística mais detalhada das partidas foram recebidas com entusiasmo pelos representantes dos clubes.
"Os jogos serão transmitidos por internet para que todos do Brasil possam acompanhar, com imagens de alta resolução. Isso, sem sombra de dúvida, será um salto de qualidade. Além disso, teremos os jogos das finais transmitidos pelos canais SporTV", disse otimista o presidente da CBHb, Manoel Luiz Oliveira.
“Competições de nível estadual e nacional em que nossas atletas participam requer uma preparação física bem detalhada, com exercícios para ganho de resistência, força, explosão e propriocepção para que possamos competir de forma igual com outros times, pois o nível das competições que teremos pela frente é muito alto”, destacou Marcel Gomes, Educador Físico da equipe feminina de Handebol.
O mesmo pensamento tem a treinadora Francis Almeida, que aposta no preparo físico como um diferencial para as partidas que estão por vir contra equipes tradicionais do handebol e bem preparadas, fisicamente.
“Estamos focadas na preparação física, pois serão jogos bem disputados e precisamos estar com o nosso melhor desempenho. Os treinos têm sido diários, com revezamentos com academia, preparação física e treinos com bola. A nossa equipe está coesa e sabe que iremos encontrar pedreiras. Mas, contamos com a nossa torcida para lotar os jogos em Montes Claros e sair da quadra com vitórias. Estamos focadas neste objetivo”, explicou Francis Almeida.
Partidas
As partidas serão em jogos de turno e returno. Montes Claros estreia no dia 15 de setembro, jogando em casa, contra Abluhand/FURB/FMD Blumenal/SC, às 19h, no Ginásio Ana Lopes, no bairro Morada do Parque.
No dia 17 de setembro, Montes Claros joga contra UNC/Concórdia/SC, às 16h, também no ginásio Ana Lopes. No dia 06 de outubro, Montes Claros estará em São Paulo, onde enfrentará a forte equipe do Esporte Clube Pinheiros, às 20h, no Ginásio Henrique Vilaboim.
E no dia 08 de outubro, também em São Paulo, enfrentará o São Bernardo/ADC Metodista, às 15h, no Ginásio de Handebol Vitorio Zanon – BAETÃO, fechando o primeiro turno.
De volta a Montes Claros, receberá às 19h, do dia 20 de outubro, o São Bernardo/ADC Metodista, às 19h, no Ginásio Ana Lopes, jogo válido pela 15ª rodada. Pela 16ª rodada, receberá o Esporte Clube Pinheiros, às 16h.
No dia 27 de outubro, viajará para Concórdia, em Santa Catarina, onde duelará contra a equipe da casa (UNC/Concórdia), às 20h, no Ginásio da Universidade do Contestado. E no dia 29, vai encarar o time do Abluhand/FURB/FMD Blumenal/SC, às 17h, no SESI – Centro Esportivo Bernardo Werner, em Blumenau.
As quartas-de-final começam no mês de novembro, as semifinais nos dias 15 e 16 de dezembro e as disputas do terceiro e quarto lugares, bem como a grande final, sendo realizadas no dia 18 de dezembro.
Parcerias
O projeto Handebol Montes Claros acontece em parceria com a Federação Mineira de Handebol (FMH) e patrocínio da empresa MasterCabo e Xerém Petiscaria. Ainda, parcerias do Amsterdam Apart-Hotel; Pentáurea Clube Campestre; restaurante Mapa de Minas, Sacolão ABC; Maria Sabor Buffet; DaleHand – Cola para Handebol; Buffet Casabella; Afonso Contabilidade, Reabilitar e Disk Nery.

Jornalista Wesley GonçalvesAssessoria e Comunicação

PAVIMENTAÇÃO CONTINUA no MONTE CARMELO

Obras de pavimentação continuam no bairro Monte Carmelo

Texto: Daniel Moraes
Fotos: Wilson Medeiros
 

As obras de pavimentação continuam avançando em Montes Claros, beneficiando vias que nunca receberam o asfalto. É o caso da rua Joaquim Saraiva Magalhães, localizada no bairro Monte Carmelo, onde mora a dona Maria de Souza Silva, já há mais de 25 anos.

Dona Maria está exultante com a chegada do asfalto: “todo mundo está feliz, só agradecendo a Deus por essa obra”. Maria conta que o asfalto vai diminuir a poeira e a lama no bairro, fontes de vários transtornos para os moradores. “As crianças não podiam andar de bicicleta, porque a rua era muito esburacada. O mato crescia em plena rua, dava inseto, ratos e escorpiões”, lembra.

Frederico Gonçalves Coelho é engenheiro civil e mora, há 8 anos, na avenida Brasil, também no Monte Carmelo. Sua via é outra que está recebendo a pavimentação asfáltica. “Vai melhorar 100%. Quando chovia, era intransitável”, revela. 

CACHAÇA de SALINAS: LANÇAMENTO de MARCA COLETIVA VALORIZA TRADIÇÃO

Lançamento de marca coletiva valoriza a tradição do norte de Minas na produção de cachaças
O selo “Região de Salinas”, apoiado pelo Sebrae Minas e Apacs, exalta a procedência das cachaças da região e fomenta o mercado local

O Sebrae Minas, em parceria com a Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas (Apacs), promoveu no município de Salinas, na última quinta-feira (28), o lançamento oficial da marca coletiva “Região de Salinas”. O selo reforça a tradição e a procedência das cachaças da região, beneficiando também toda a cadeia produtiva da bebida do Norte Minas, como hotéis, mercados e outros estabelecimentos. A novidade tem também o objetivo de potencializar o mercado e a visibilidade da região.
A marca padronizada comprova que as cachaças da região possuem registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), com Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência (IP), garantindo sua origem. O prestígio do selo será reverberado nos estabelecimentos que comercializam a bebida, valorizando a excelência dos produtos e os serviços oferecidos pela região.
De acordo com o analista técnico do Sebrae Minas, Filomeno Bida, a marca “Região de Salinas” irá incrementar a economia regional, que tem a cachaça como carro-chefe. “Estamos lançando uma marca coletiva que vai abranger toda a cadeia produtiva da cachaça. Os hotéis, restaurantes e vários outros segmentos que fazem parte do roteiro da cachaça também poderão utilizar o selo com a marca ‘Região de Salinas’, desde que obedeçam a uma serie de critérios de regulamento de uso estabelecidos pela Apacs” destaca.
Filomeno Bida salienta, ainda, que, agora que a marca foi lançada, ela será apresentada em todo Brasil. Atualmente, 88 municípios estão mapeados para serem revendedores autorizados. Desse total, 17 revendas já estão funcionando em grandes cidades do país, como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Recife.
Leonardo Sarmento Correia produz a cachaça Fabulosa e acredita que a nova marca vai potencializar o crescimento da economia na região. “Esperamos um crescimento maior a partir de agora. Temos muita fama em virtude da Havana, mas precisamos mostrar que temos outras cachaças que também são de excelente qualidade” enfatiza.

Para o proprietário das cachaças Erva doce e Rainbow, João Pena, evitar a falsificação do produto é uma das metas a ser alcançada. “Esperamos encontrar maior facilidade para diminuir a falsificação e evitar a atuação de atravessadores. Vamos ganhar visibilidade em outros estados e trazer desenvolvimento para região” diz.

O presidente da Associação Comercial de Salinas, e diretor do Circuito Turístico da Cachaça, Sebastião César Ferreira, aposta em uma nova fase com a implantação da marca.“Os demais setores da economia regional também vão ganhar. Essa marca não é só para a cachaça, ela vale para todos os seguimentos” afirma.
A região de Salinas possui cerca de 30 alambiques totalmente legalizados, que garantem a autenticidade e a sustentabilidade da produção da bebida. Segundo a Apacs, a região abriga cerca de 100 produtores distribuídos por seis municípios – Fruta de Leite, Novorizonte, Rubelita, Salinas, Santa Cruz de Salinas e Taiobeiras. A produção total, inteiramente artesanal, chega a 15 milhões de litros por ano, comercializada por mais de 50 marcas.
A marca “Região de Salinas” integra a estratégia da Apacs de ampliar sua atuação por meio da valorização do produto “premium”, que visa atingir um público mais exigente. O restaurante D.O. M, de propriedade do premiado chef Alex Atala, em São Paulo, é um dos estabelecimentos que têm em seu refinado menu as cachaças Fascinação e Tabúa, fabricadas na região de Salinas, o que comprova a qualidade e a credibilidade das cachaças produzidas na região.
 Mercado nacional e internacional
Conforme avaliação realizada pela Federação Nacional das Associações de Produtores de Cachaça de Alambique (FENACA), divulgada pelo Sebrae Minas, os consumidores das classes A e B descobriram na cachaça um bem de valor, contrapondo a ideia de que o produto era direcionado apenas para consumidores com poder aquisitivo baixo. O aumento da demanda começou de forma espontânea e passou a ser observado há cerca de uma década.
O Brasil tem uma produção de cachaça estimada em 1,4 bilhões de litros por ano, de acordo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A cadeia produtiva da bebida movimenta cerca de R$ 7 bilhões anualmente. No país, estima-se que a atividade envolve em torno de 40 mil produtores de cachaça. Calcula-se que destes, 98% são pequenos e microempresários. O setor gera em torno de 600 mil empregos diretos e indiretos.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), aponta que as ações de promoção da cachaça estão avançando com participação nas feiras internacionais. A Agência e o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac) mantém convênio com investimento de R$ 1,3 milhão para promover a bebida no exterior. Atualmente, 38 empresas participam da iniciativa, com foco nos mercados da Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido. A cachaça já é reconhecida como uma bebida legitimamente brasileira nos Estados Unidos, na Colômbia e no México. Em qualidade, a bebida brasileira não perde para nenhum outro destilado.
Fotos/Divulgação Sebrae
Texto: Cida Santana