Lembrar o Rei do Baião, LUIZ GONZAGA, falecido em 02/08/1989. Inesquecível. Para homenageá-lo, a nossa música favorita:
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terça-feira, 2 de agosto de 2016
FESTAS de AGOSTO:CLÁUDIO OLIVEIRA, O FESTEIRO de SÃO BENEDITO
Personagens das Festas de Agosto
Cláudio Oliveira - O Festeiro de São Benedito
“... A dor do povo de São Benedito, no mastro existe para ser louvada...” (Montesclareou - Tino Gomes e Georgino Jr.)
Cláudio Oliveira, o Claudinho, há 15 anos trabalhando na Secretaria Municipal de Cultura de Montes Claros, conhece bem os versos que encantam a Princesa do Norte, a capital do Norte de Minas, a terra de grande beleza: Montes Claros, imortalizada em letras, retratos e canções, por filhos legítimos ou agregados.
É
Claudinho quem cuida da parte de ornamentação dos eventos promovidos
pela Secretaria, de janeiro a dezembro de cada ano. Mas, para ele, 2016 é
um ano especial: não por acaso, foi escolhido para ser o festeiro de
São Benedito, um dos três santos celebrados no evento religioso que
acontece a partir do próximo dia 17 e prossegue até o dia 21.
No
momento da entrevista, Cláudio trabalhava cuidadosamente na finalização
do manto rosa que irá cobrir as costas do rei, este ano, seu neto,
durante o desfile do Reinado de São Benedito. “A expectativa é muito
grande e isso aqui pra mim é uma terapia. Se precisar fico a noite toda
fazendo”, diz, emocionado.
No
mês de agosto, o festeiro recebe em casa, por tradição, a visita de
todos os seis grupos que compõem o evento. No encontro eles rezam,
cantam, dançam e lancham juntos. No dia reservado à celebração do santo,
é dele também a responsabilidade de oferecer o tradicional almoço logo
após o desfile, confraternização que reúne todos os participantes.
A
emoção é dupla, pois os estandartes, saias, pandeiros e demais adereços
que colorem e iluminam as ruas durante os cinco dias de festa passam
pelas mãos deste operário da arte. “Começamos a preparar mais ou menos
no mês de maio. Já está tudo pronto, só falta colocar nas ruas”,
declara.
Desde
o ano passado, os estandartes aparecem com iluminação a LED, conceito
que partiu da cabeça de Cláudio. Ele explica: “colocávamos uma lâmpada
comum dentro do estandarte, mas não tinha tanto realce. Como já tínhamos
o material, tive a ideia de colocar LED, que deu brilho e fez ficar
mais bonito”.
Para
Claudinho, não existe nada difícil, mas ele não esconde o momento mais
especial: “o que eu mais gosto é de ver o reinado nas ruas. É muito
gratificante, muito emocionante. Estou acostumado e só paro quando Deus
me tirar”.
Questionado
sobre o seu evento favorito, entre tantos realizados pela Secretaria,
diz sem titubear: “Festas de Agosto! É uma paixão. Eu já gostava antes e
quando tive a oportunidade de trabalhar nisso aqui, eu agarrei!”
Claudinho
não esconde sua devoção pelo Divino Espírito Santo, cujo reinado também
já participou. Mas, pra não deixar dúvidas sobre o seu afeto e respeito
por São Benedito, finaliza: “caiu em minhas mãos e eu estou aqui com a
mesma emoção e prazer. A família participa e a gente vai englobando todo
mundo. Com fé dá tudo certo”, finaliza.
TEXTO CONVIDADO: HAMÍLTON TRINDADE
TEXTO CONVIDADO: HAMÍLTON TRINDADE
Eleições Municipais(3)
Ruy
Muniz pode andar por Montes Claros. Uma liberdade parcial para o
seu pleno e total trânsito já que Ruy não pode, por enquanto, ir à
Prefeitura e a lugares públicos municipais e nem conversar com nenhum
dos quase doze mil servidores municipais, no meio dos quais há uma gama
de servidores que Ruy nem conhece, pois muitos entraram via concurso, ou
por estágios e ou por contratações que não passaram, pessoalmente, por
ele. Isto ocorre em todas as prefeituras, com os prefeitos e gestores
públicos do Brasil e do mundo, com certeza, a não ser nas prefeituras de
população diminuta. É tão espetaculoso. Discricionário. Inimaginável.
Aberrante. Impensável. Incompreensível. Mas é fato da legislação
brasileira se coibir o ser humano de ser totalmente livre, mesmo ele
estando livre e sem nada que motive ou cause, consistentemente e com
arrazoamentos jurídicos comprovados, a sua perda total e ou parcial de
liberdade. Os juristas que se entendam para resolverem este imbróglio da
lei, que criaram e construíram e que alguns poucos e,
excepcionalmente, dele se utilizam. O fato é que o prefeito Ruy,
pré-candidato, já está e estará transitando para ser candidato à
reeleição, mormente durante a convenção do PSB em 04 de agosto, agora de
2016. E que após homologada a sua candidatura, nada mais o impedirá de
transitar com total, absoluta e plena liberdade do ir e do vir, e de
falar com quem quiser, para não se contrariar a legislação eleitoral, de
tratamento e de condições iguais para todos os candidatos. Ouvi isto de
alguém que conhece e sabe e muito da legislação eleitoral. Embora haja
boatos de que haveria insinuações de se tentar criar impedimentos para
Ruy registrar a sua candidatura. Como boato não se dever dar fé. Como
disse, anteriormente, ocorreu mais um movimento das nuvens, com a
liberdade de Ruy Muniz de transitar por Montes Claros, com as exceções
acima nominadas. Ele retornou com o slogan que se espalhou por toda
Montes Claros, "o campeão voltou". Não temos bola de cristal para
avaliar como ocorrerão as coligações majoritárias, ou seja para os
cargos de prefeito e vice prefeito, mas com certeza, com Ruy Muniz no
páreo e pra valer, não há como se haver em Montes Claros interferências
políticas de fora, já que a história, com raríssimas exceções, sempre
mostrou a derrota dos candidatos dessas interferências. Vide a própria
eleição de Ruy Muniz, que teve o prefeito Tadeu Leite como o grande
articulador, com todos contra Tadeu à época. Assim é de bom alvitre que
se coloquem as barbas de molho, os que se acham arquitetos de
candidaturas impostas e negociadas sem a força de um grande líder local,
hoje, incontestavelmente, Ruy Muniz. As nuvens ainda poderão e vão, com
certeza, darem continuidade aos seus movimentos.
Hamilton Trindade - educador e professor
LIGA NACIONAL de HANDEBOL FEMININO- DE OLHO NA VAGA
Liga
Nacional de Handebol Feminino
Montes
Claros foca na preparação física de olho em uma das vagas para a fase final
Texto e Fotos: Wesley
Gonçalves
Pela primeira vez Montes
Claros irá participar da maior e mais importante competição do Handebol
Feminino. A equipe norte-mineira é a única representante do Estado na Liga
Nacional de Handebol Feminino, que reúne os melhores clubes do país nesta
competição.
A competição é organizada
pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb). No geral, a Liga feminina de
27 de agosto a 17 de dezembro. Já a masculina, que tem Juiz e Fora e Uberlândia
como únicas representantes, será disputada de 27 de agosto a 10 de dezembro.
A primeira fase tem cinco
equipes das regiões Sul, Sudeste e Centro: Handebol Montes Claros;
UNC/Concórdia/SC; São Bernardo/ADC Metodista/SP; Abluhand/FURB/FMD Blumenal/SC
e Esporte Clube Pinheiros/SP.
Com esse novo formato será
possível a participação de um número bem maior de equipes e também o
intercâmbio de experiência entre as regiões. Algumas novidades como transmissão
dos jogos por internet e a produção de estatística mais detalhada das partidas
foram recebidas com entusiasmo pelos representantes dos clubes.
"Os jogos serão
transmitidos por internet para que todos do Brasil possam acompanhar, com
imagens de alta resolução. Isso, sem sombra de dúvida, será um salto de
qualidade. Além disso, teremos os jogos das finais transmitidos pelos canais
SporTV", disse otimista o presidente da CBHb, Manoel Luiz Oliveira.
“Competições de nível
estadual e nacional em que nossas atletas participam requer uma preparação
física bem detalhada, com exercícios para ganho de resistência, força, explosão
e propriocepção para que possamos competir de forma igual com outros times,
pois o nível das competições que teremos pela frente é muito alto”, destacou
Marcel Gomes, Educador Físico da equipe feminina de Handebol.
O mesmo pensamento tem a
treinadora Francis Almeida, que aposta no preparo físico como um diferencial
para as partidas que estão por vir contra equipes tradicionais do handebol e
bem preparadas, fisicamente.
“Estamos focadas na
preparação física, pois serão jogos bem disputados e precisamos estar com o
nosso melhor desempenho. Os treinos têm sido diários, com revezamentos com
academia, preparação física e treinos com bola. A nossa equipe está coesa e
sabe que iremos encontrar pedreiras. Mas, contamos com a nossa torcida para
lotar os jogos em Montes Claros e sair da quadra com vitórias. Estamos focadas
neste objetivo”, explicou Francis Almeida.
Partidas
As partidas serão em jogos
de turno e returno. Montes Claros estreia no dia 15 de setembro, jogando em
casa, contra Abluhand/FURB/FMD Blumenal/SC, às 19h, no Ginásio Ana Lopes, no
bairro Morada do Parque.
No dia 17 de setembro,
Montes Claros joga contra UNC/Concórdia/SC, às 16h, também no ginásio Ana Lopes.
No dia 06 de outubro, Montes Claros estará em São Paulo, onde enfrentará a
forte equipe do Esporte Clube Pinheiros, às 20h, no Ginásio Henrique Vilaboim.
E no dia 08 de outubro,
também em São Paulo, enfrentará o São Bernardo/ADC Metodista, às 15h, no
Ginásio de Handebol Vitorio Zanon – BAETÃO, fechando o primeiro turno.
De volta a Montes Claros,
receberá às 19h, do dia 20 de outubro, o São Bernardo/ADC Metodista, às 19h, no
Ginásio Ana Lopes, jogo válido pela 15ª rodada. Pela 16ª rodada, receberá o
Esporte Clube Pinheiros, às 16h.
No dia 27 de outubro,
viajará para Concórdia, em Santa Catarina, onde duelará contra a equipe da casa
(UNC/Concórdia), às 20h, no Ginásio da Universidade do Contestado. E no dia 29,
vai encarar o time do Abluhand/FURB/FMD Blumenal/SC, às 17h, no SESI – Centro
Esportivo Bernardo Werner, em Blumenau.
As quartas-de-final começam
no mês de novembro, as semifinais nos dias 15 e 16 de dezembro e as disputas do
terceiro e quarto lugares, bem como a grande final, sendo realizadas no dia 18
de dezembro.
Parcerias
O projeto Handebol Montes
Claros acontece em parceria com a Federação Mineira de Handebol (FMH) e
patrocínio da empresa MasterCabo e Xerém Petiscaria. Ainda, parcerias do
Amsterdam Apart-Hotel; Pentáurea Clube Campestre; restaurante Mapa de Minas,
Sacolão ABC; Maria Sabor Buffet; DaleHand – Cola para Handebol; Buffet
Casabella; Afonso Contabilidade, Reabilitar e Disk Nery.
Jornalista Wesley GonçalvesAssessoria e Comunicação
PAVIMENTAÇÃO CONTINUA no MONTE CARMELO
Obras de pavimentação
continuam no bairro Monte Carmelo
Texto:
Daniel Moraes
Fotos: Wilson
Medeiros
As obras de pavimentação continuam avançando em Montes Claros, beneficiando vias que nunca
receberam o asfalto. É o caso da rua Joaquim Saraiva Magalhães, localizada no
bairro Monte Carmelo, onde mora a dona Maria de Souza Silva, já há mais de 25
anos.
Dona
Maria está exultante com a
chegada do asfalto: “todo mundo está feliz, só agradecendo a Deus por
essa obra”. Maria conta que o asfalto vai diminuir a poeira e a lama no
bairro, fontes
de vários transtornos para os moradores. “As crianças não podiam andar
de
bicicleta, porque a rua era muito esburacada. O mato crescia em plena
rua, dava
inseto, ratos e escorpiões”, lembra.
Frederico Gonçalves Coelho é
engenheiro civil e mora, há 8 anos, na avenida Brasil, também no Monte Carmelo.
Sua via é outra que está recebendo a pavimentação asfáltica. “Vai melhorar
100%. Quando chovia, era intransitável”, revela.
CACHAÇA de SALINAS: LANÇAMENTO de MARCA COLETIVA VALORIZA TRADIÇÃO
Lançamento de marca coletiva valoriza a tradição do norte de
Minas na produção de cachaças
O selo “Região de Salinas”, apoiado pelo Sebrae Minas e Apacs,
exalta a procedência das cachaças da região e fomenta o mercado local
O Sebrae Minas, em parceria com a Associação dos Produtores
Artesanais de Cachaça de Salinas (Apacs), promoveu no município de Salinas, na
última quinta-feira (28), o lançamento oficial da marca coletiva “Região de
Salinas”. O selo reforça a tradição e a procedência das cachaças da região,
beneficiando também toda a cadeia produtiva da bebida do Norte Minas, como
hotéis, mercados e outros estabelecimentos. A novidade tem também o objetivo de
potencializar o mercado e a visibilidade da região.
A marca padronizada comprova que as cachaças da região possuem
registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), com Indicação
Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência (IP), garantindo sua
origem. O prestígio do selo será reverberado nos estabelecimentos que comercializam
a bebida, valorizando a excelência dos produtos e os serviços oferecidos pela
região.
De acordo com o analista técnico do Sebrae Minas, Filomeno Bida,
a marca “Região de Salinas” irá incrementar a economia regional, que tem a
cachaça como carro-chefe. “Estamos lançando uma marca coletiva que vai abranger
toda a cadeia produtiva da cachaça. Os hotéis, restaurantes e vários outros
segmentos que fazem parte do roteiro da cachaça também poderão utilizar o selo
com a marca ‘Região de Salinas’, desde que obedeçam a uma serie de critérios de
regulamento de uso estabelecidos pela Apacs” destaca.
Filomeno Bida salienta, ainda, que, agora que a marca foi
lançada, ela será apresentada em todo Brasil. Atualmente, 88 municípios estão
mapeados para serem revendedores autorizados. Desse total, 17 revendas já estão
funcionando em grandes cidades do país, como Belo Horizonte, Rio de Janeiro,
São Paulo, Brasília e Recife.
Leonardo Sarmento Correia produz a cachaça
Fabulosa e acredita que a nova marca vai potencializar o crescimento da
economia na região. “Esperamos um crescimento maior a partir de agora. Temos
muita fama em virtude da Havana, mas precisamos mostrar que temos outras
cachaças que também são de excelente qualidade” enfatiza.
Para o proprietário das cachaças Erva doce e
Rainbow, João Pena, evitar a falsificação do produto é uma das metas a ser alcançada.
“Esperamos encontrar maior facilidade para diminuir a falsificação e evitar a
atuação de atravessadores. Vamos ganhar visibilidade em outros estados e trazer
desenvolvimento para região” diz.
O presidente da Associação Comercial de
Salinas, e diretor do Circuito Turístico da Cachaça, Sebastião César Ferreira,
aposta em uma nova fase com a implantação da marca.“Os demais setores da
economia regional também vão ganhar. Essa marca não é só para a cachaça, ela
vale para todos os seguimentos” afirma.
A
região de Salinas possui cerca de 30 alambiques totalmente legalizados, que
garantem a autenticidade e a sustentabilidade da produção da bebida. Segundo a Apacs, a região abriga cerca de 100 produtores
distribuídos por seis municípios – Fruta de Leite, Novorizonte, Rubelita,
Salinas, Santa Cruz de Salinas e Taiobeiras. A produção total, inteiramente
artesanal, chega a 15 milhões de litros por ano, comercializada por mais de 50
marcas.
A marca “Região de Salinas” integra a estratégia da Apacs de
ampliar sua atuação por meio da valorização do produto “premium”, que visa atingir um
público mais exigente. O restaurante D.O. M, de propriedade do premiado
chef Alex Atala, em São Paulo, é um dos estabelecimentos que têm em seu
refinado menu as cachaças Fascinação e Tabúa, fabricadas na região de
Salinas, o que comprova a qualidade e a credibilidade das cachaças produzidas
na região.
Mercado nacional e internacional
Conforme avaliação realizada pela Federação Nacional das
Associações de Produtores de Cachaça de Alambique (FENACA), divulgada pelo
Sebrae Minas, os consumidores das classes A e B descobriram na cachaça um bem
de valor, contrapondo a ideia de que o produto era direcionado apenas para
consumidores com poder aquisitivo baixo. O aumento da demanda começou de forma
espontânea e passou a ser observado há cerca de uma década.
O Brasil tem uma produção de cachaça estimada em 1,4 bilhões de
litros por ano, de acordo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e
Abastecimento. A cadeia produtiva da bebida movimenta cerca de R$ 7 bilhões
anualmente. No país, estima-se que a atividade envolve em torno de 40 mil
produtores de cachaça. Calcula-se que destes, 98% são pequenos e
microempresários. O setor gera em torno de 600 mil empregos diretos e
indiretos.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
(Apex-Brasil), aponta que as ações de promoção da cachaça estão avançando
com participação nas feiras internacionais. A Agência e o Instituto Brasileiro
da Cachaça (Ibrac) mantém convênio com investimento de R$ 1,3 milhão para
promover a bebida no exterior. Atualmente, 38 empresas participam da iniciativa,
com foco nos mercados da Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido. A cachaça já é
reconhecida como uma bebida legitimamente brasileira nos Estados Unidos, na
Colômbia e no México. Em qualidade, a bebida brasileira não perde para nenhum
outro destilado.
Acesse o site http://www.regiaodesalinas.com.br
Fotos/Divulgação Sebrae
Texto: Cida Santana
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