terça-feira, 12 de maio de 2015

Pela LENTE do ALEX SEZKO

Pela LENTE do ALEX SEZKO...

GALO: UMA VEZ ATÉ MORRER!!!!!

Da SÉRIE: RECORDANDO...SAIDEIRA

Da SÉRIE: RECORDANDO....

SAIDEIRA- COMIDA di BUTECO


Da FOTOGRAFIA....

 Da FOTOGRAFIA....

Fotografia mineira amadurece e emplaca 15 profissionais no Prêmio Marc Ferrez

Participação no prêmio, um dos mais importantes do país, sceu nos últimos 5 anos. Produção de arte é destaque, segundo coordenador 

 Walter Sebastião - EM Cultura Publicação:12/05/2015 08:00Atualização:12/05/2015 08:20

Nos últimos cinco anos, 15 artistas e pesquisadores mineiros receberam o Prêmio Marc Ferrez, uma das mais importantes distinções na área da fotografia no Brasil.

 Dois dos agraciados – Guilherme Horta e Daniel Moreira Soares – assinam mostras atualmente em cartaz em Belo Horizonte. Horta é o organizador de 'Assis Horta – Fotografias', que pode ser vista no Palácio das Artes, e Daniel Moreira Soares expõe seu ensaio realizado na BR-381, 'Paisagem ambulante', no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia.

Três fotógrafos (André Hauck, João Castilho e Pedro David) venceram, além do Marc Ferrez, outros dois importantes concursos dedicados à fotografia no mesmo período: Pierre Verger e Fundação Conrado Wessel.

Diante desses fatos, cabe a pergunta: a fotografia mineira vive um momento especial? Para o fotógrafo e coordenador do projeto Foto em Pauta, Eugênio Sávio, a resposta é “sim”. Sávio avalia que a robustez atual da fotografia mineira se deve ao amadurecimento de uma tendência iniciada nos anos 1990, com os festivais de inverno e suas oficinas e debates em torno da fotografia, que derivaram em festivais temáticos. Ao lado disso, trabalhos inovadores influenciaram na busca de novos caminhos. Sávio cita especialmente o de Rosângela Rennó.

“Belo Horizonte é hoje um dos polos da fotografia contemporânea brasileira”, afirma Sávio, observando que a produção de qualidade é bem maior do que a que recebe destaque em concursos.

CONTEÚDO “O Brasil tem hoje uma das melhores fotografias do mundo”, afirma Oswaldo Alves, responsável pela organização do Marc Ferrez. Sobre o concurso que dirige, conta que a qualidade dos projetos vem crescendo. “Há mais atenção ao conteúdo e aos aspectos técnicos, o que tem se traduzido em produto final melhor”, analisa. A foto de arte é, na opinião dele, uma área que tem brilhado. “E o trabalho documental, por meio do qual vamos descobrindo o Brasil não como extensão territorial, mas como sociedade e cultura”, acrescenta.

O mineiro André Hauck, de 36 anos, ganhou, com Camila Otto, o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea. Ele prepara exposição para agosto, em Belo Horizonte. “A cidade tem pessoas com uma visão afiada da fotografia. O que temos visto são trabalhos com reflexão sobre os acontecimentos, e não só voltadas para aspectos estéticos”, analisa.

Vencer concursos, diz Hauck, colabora para dar visibilidade ao trabalho. “O mercado para a fotografia em Minas Gerais ainda é muito incipiente, o que torna as coisas complicadas”, afirma. O caminho recorrente dos profissionais mineiros ainda é o de tentar conseguir uma galeria no Rio de Janeiro e, especialmente, em São Paulo.

Laura Avelar Fonseca, de 31 anos, vencedora do Prêmio Marc Ferrez em 2014, voltado para novos talentos, não se surpreende com o número de fotógrafos mineiros condecorados. “Temos fotógrafos excelentes realizando trabalhos muito criativos”, afirma. É dela o ensaio 'Hotel esplêndido', sobre prostituição, mostrado com personagens, decoração dos quartos das mulheres e áudio com as vozes delas. “Quero modificar o olhar do público sobre um universo estigmatizado.”

O prêmio possibilitou à fotógrafa apresentar seu trabalho acompanhado de oficinas, bate-papos e visitas guiadas. A mostra no Museu Inimá de Paula recebeu 3.000 visitantes, uma marca expressiva para o local.

Na opinião do historiador Rogério Arruda , a importância do Marc Ferrez é que ele contempla não apenas o fotógrafo, mas também a reflexão sobre a fotografia. “O que fortalece as duas áreas”, observa. Foi com os recursos do prêmio que ele editou o livro com tema inédito no Brasil 'O ofício da fotografia na Minas Gerais do século XIX -1845-1900'.

Sudeste tem maior parte de inscritos

Desde 2011, o Marc Ferrez distribui anualmente 18 prêmios, nas categorias produção artística, criação, documentação e produção acadêmica, e procura valorizar tanto autores com carreira estabelecida quanto novos talentos. São previstos prêmios para todas as regiões do Brasil. A média de inscrições ao Marc Ferrez tem ficado em torno de 400 candidatos nos últimos anos, sendo a maioria do Sudeste.

O Prêmio Pierre Verger é bienal e voltado para ensaios fotográficas inéditos, temáticos e livres. Prevê apoio financeiro ao vencedor de cada categoria, para a realização de uma exposição individual em Salvador (BA), com direito à publicação de um catálogo com o ensaio.

A Fundação Conrado Wessel, por sua vez, concede prêmio anual a três ensaios de fotógrafos brasileiros natos e naturalizados.


MINEIROS PREMIADOS
Confira vencedores recentes do Prêmio Marc Ferrez

2014
Laura de Avelar Fonseca
Daniel Moreira Soares

2013
Guilherme Horta
Daniela Tavares Paolielo
Marcia Charnizon
André Hauck
Francilis Castilho
Pedro Henrique Silveira Vieira
Bruno Vilela
Verônica do Carmo Alkmim França
Guilherme Cunha

2012
Pedro David
Fabio Cansado
Rogério Arruda

2011
João Castilho

BH: CAFÉ com LETRAS COMUNICA...

BH: CAFÉ com LETRAS COMUNICA....

Olá , tudo bem?

Esse friozinho que andava tão sumido voltou a Belo Horizonte, e muita gente está comemorando. Principalmente, aqueles que gostam de bebidas quentes e de passar horas em um café conversando com os amigos. Quem resolver fazer esse programa nesta semana em alguma das unidades do Café vai encontrar diversas atrações para deixar esses encontros mais animados e culturais!

Além das apresentações de Juarez Maciel, nesta segunda, e Elaine Abras, no domingo, sediaremos a abertura da exposição "Me Leve sem Destino", de Lorena Nicácio, na quarta-feira, e do lançamento do livro "Desigualdade e expansão do Ensino Superior na Sociedade Contemporânea", da editora Fino Traço, neste sábado. Sem falar nos shows do Piano Bar Backer que seguem a todo vapor...

Também estamos contribuindo com a divulgação do show de Enzo Favata Quartet, que acontece nesta terça-feira, no Palácio das Artes. Os interessados poderão conferir os show de graça! Aproveite e boa semana! 


Abertura da exposição "Me Leve sem Destino"

[quarta, dia 13, às 19h, no Café com Letras Savassi]
A exposição surgiu do desejo da fotógrafa Lorena Nicácio de homenagear o rock nacional, com ênfase na banda que nasceu na efervescência desse estilo musical na década de 1980: Biquini Cavadão. O resultado são 18 imagens registradas em shows da banda nos últimos cinco anos.


DJs                                              Lançamento

Boa música garantida também com os DJs John, Nest e Lorena Amorim nesta semana. Confira a programação.
A editora Fino Traço e os autores Antonio Augusto e Ana Cristina convidam para o lançamento do livro.

Show Eliane Abras

[domingo, dia 17, às 19h, no Café com Letras Savassi]
Embora more fora do Brasil, Eliane passa uma temporada no país onde tem se apresentado ao lado do baterista canadense Berti Eskanazi, do contrabaixista Alex Mourão e do pianista Richard Neves pela região metropolitana. No show do Café passarão por standards do jazz, bossa nova e soul.

Piano Bar Liberdade                 Piano Bar Savassi

Enzo Favata Quartet

[terça, dia 13, a partir das 21h, no Palácio das Artes]
As comemorações do Ano da Itália na América Latina começam com o show do saxofonista Enzo Favata, no Grande Teatro do Palácio das Artes. Quem quiser pode conferir o show gratuitamente. Para isso, basta imprimir este voucher e trocá-lo por um par de ingressos na bilheteria do teatro.

VOLEI: ANDRÉ NASCIMENTO na PRÓXIMA TEMPORADA

Nota Oficial MONTES CLAROS VÔLEI

Campeão Olímpico e mundial com a seleção brasileira, o oposto canhoto André Nascimento vai defender o Montes Claros Vôlei na próxima temporada. O jogador é conhecido por suas habilidades técnicas, passagens por equipes expressivas e por atuar diversas vezes com a camisa da seleção brasileira de Vôlei.



Com 1,95m, 95kg, natural de São João do Meriti, Nascimento é carinhosamente conhecido pela torcida como “Canha”. É também reconhecido por ser um dos maiores pontuares em superligas. O moderno oposto endossa a nova e jovem equipe montes-clarense que toma corpo e se prepara para ser uma das mais competitivas desta temporada.



SHOW em HOMENAGEM a HAROLDO LÍVIO

Show homenageia o historiador, escritor e cronista Haroldo Lívio

Texto: Hélder Maurício


Como parte das comemorações do aniversário de 36 anos do Centro Cultural Hermes de Paula será apresentado o show ‘Maia - Homenagem a Haroldo Lívio”, produzido pelo cantor e compositor Carlos Maia.

Foram convidados para participar do evento grandes nomes da música norte-mineira, como Chales Boavista, Herberth Lincoln, Maristela Cardoso, Magnus Medeiros e Davi Seabra, além do acordeonista Eduardinho e o percussionista Alexandre Zuba.

O show acontecerá no Centro Cultural Hermes de Paula nesta quinta, 14 de maio, às 20h30, com entrada franca.


PREVMOC: CONSELHEIROS SÃO EMPOSSADOS

PREVMOC
Novos conselheiros são empossados

Texto: Pedro Neto
Fotos: Wilson Medeiros


Os novos membros do Conselho Municipal de Previdência (CMP), do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Montes Claros (Prevmoc), foram empossados na tarde desta segunda-feira, dia 11.  O CMP é um órgão de deliberação colegiada e de fiscalização do regime próprio de previdência social de Montes Claros. A inovação fica por conta da nomeação de servidores para conduzir os trabalhos do conselho. Assumiu como presidente o servidor Arnaldo Botelho Lopes, que destacou a necessidade de um trabalho sério e dinâmico em favor dos aposentados e pensionistas da Prefeitura de Montes Claros.  “Vamos nos reunir com os demais conselheiros, sexta-feira, dia 15, pela manhã, para começarmos a traçar o plano de trabalho”, afirmou.
Tanto o vice-prefeito, José Vicente de Medeiros, quanto o presidente do Prevmoc, Luciano Guimarães, destacaram a importância do CMP como forma de auxiliar e orientar as atividades do órgão, em benefício dos aposentados e pensionistas.  Ambos acreditam que o Instituto está no caminho certo e garantiram apoio irrestrito aos conselheiros nomeados.
Os novos conselheiros são os seguintes: Representantes da ativa do Executivo: Márcia Medeiros (titular) e Cláudio Rodrigues de Jesus (suplente); Arnaldo  Botelho Lopes (titular) e  Josiane de Cássia Veloso Dias Durães (suplente);  José dos Reis Pereira de Paula (titular) e Mirtes Carlos da Mota (suplente). Representantes dos servidores da ativa da Câmara Municipal: Ivan Fonseca de Oliveira (titular) e Alex Sandro Mendes de Oliveira (suplente); João José de Oliveira de Aguiar (titular) e Karia Susyeane Rodrigues Caldeira (suplente). Representantes dos segurados e beneficiários do Regime Próprio de Previdência Social: Edmar Aparecido Oliveira Costa Zuba (titular) e Alvimar Alves Gonçalves (suplente); Maria das Dores Profeta Cardoso (titular) e Fátima Nery Rocha (suplente).


--

UNIMONTES COMUNICA....

UNIMONTES COMUNICA.....

A Escola Técnica de Saúde, vinculada ao Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) é parceira da Escola de Saúde de Minas Gerais (ESP/MG) para a execução do projeto Caminhos do Cuidado do Ministério da Saúde (MS). O projeto, que promove a qualificação da atenção primária à saúde na atenção em saúde mental, álcool, crack e outras drogas, apresentou balanço positivo das atividades.

CONTATO PARA ENTREVISTAS
Coordenadora Estadual do Projeto
Professora Rosângela Silveira 
(38) 8411-0797

 Foto: Divulgação/CEPT

ENGENHEIRO NAVARRO: COHAB ENTREGA CASAS

Cohab Minas entrega mais 32 casas em Engenheiro Navarro


A Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab-MG) realizou a entrega de 32 casas populares do Conjunto Habitacional Floriana Pires de Souza, em Engenheiro Navarro, no último sábado (9), no Distrito de São Norberto, zona rural do município. O investimento total foi de R$ 1,5 milhão, sendo R$ 800 mil de recursos do Governo Federal, R$ 647 mil do Estado e contrapartida de R$ 115 mil de investimentos feitos pela prefeitura local.

Após um esforço conjunto do Governo de Minas, coordenado pela secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru) e Cohab/MG, esta já é a 11ª inauguração desde o início do ano, a 5ª no Norte de Minas. O chefe do escritório regional da Cohab, em Montes Claros, Gerson Olemberg, representou o secretário da Sedru, Tadeu Martins Leite, e destacou o seu empenho em destravar os problemas que impediam a entrega dos 51 conjuntos habitacionais que estavam parados, sem condições de entrega.

“Em cumprimento à determinação do governador Fernando Pimentel de trabalhar para reduzir o déficit habitacional no Estado, a Sedru, responsável pela política de habitação estadual, está trabalhando, em parceria com a Cohab, para garantir o acesso à moradia para famílias de baixa renda e entregar todas as casas que já estão construídas e podiam estar abrigando centenas de famílias”, concluiu.

O prefeito do município, Paulo Afonso dos Santos, ressaltou a importância das novas casas terão para as famílias contempladas. “Quem consegue um lar próprio realiza um sonho. E para essas comunidades carentes, a realização é ainda maior, pois as pessoas poderão, a partir de agora, desfrutar de uma vida melhor”, destacou. Feliz por fazer parte desta realização, o vice-prefeito Liu da Copasa, concluiu dizendo ter certeza de que “ainda vamos receber muitos benefícios para o nosso município”.

Foto: Luís Alberto Caldeira

NF ELETRÔNICA: PREFEITURA ADOTA SISTEMA

Prefeitura implanta novo sistema de emissão de notas fiscais eletrônicas

Texto: ASCOM

Buscando aperfeiçoar e melhorar o sistema de emissão de notas fiscais eletrônicas, a Prefeitura de Montes Claros realizou na manhã da última sexta-feira, 8, uma reunião para apresentar para os contadores do município o novo sistema de emissão de Notas Fiscais de Serviços por meio eletrônico. A Nota Fiscal Eletrônica é um documento emitido e armazenado eletronicamente em sistema próprio da Prefeitura, com o objetivo de registrar as operações relativas à prestação de serviços.

Na ocasião, Edna Menezes, representante da Taylor (empresa responsável pelo sistema), comentou acerca da mudança e seus benefícios. “Nós estamos trabalhando em todo esse processo com um método que coloca as pessoas em primeiro lugar. Esse novo sistema irá facilitar muito, além de cumprir a legislação, uma vez que Montes Claros já trabalha com o governo eletrônico. O que estamos fazendo é apenas uma mudança”, afirmou.

Na página principal do site da Prefeitura (http://montesclaros.mg.gov.br/sefin/) o sistema já está disponível, para que as pessoas possam se familiarizar e também realizar a homologação dos sistemas que utilizarão o Webservice deste.

A reunião foi realizada no auditório da 11ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP). Os presentes receberam folders explicativos, trazendo informações sobre o sistema.




ESTÁGIO PREFEITURA: INSCRIÇÕES PRORROGADAS

Estágio na Prefeitura 
Inscrições foram prorrogadas
 
Texto: Attilio Faggi Jr.
Foto: Júlia Faccion
 
A Prefeitura de Montes Claros prorrogou o prazo de inscrição do processo seletivo para formação de cadastro de reserva para estagiários. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através de formulário próprio disponibilizado no site da Prefeitura de Montes Claros até quarta-feira, 13. Serão selecionados estudantes matriculados regularmente em cursos médios profissionalizantes (12 vagas) e de ensino superior (116).
 
Os candidatos devem anexar currículo (formato PDF) contendo interesses, experiências e intenções do candidato em assumir o estágio. O processo de seleção será constituído por duas etapas: análise de currículo e entrevista. A relação completa de vagas está disponível no edital do processo que está no site oficial da Prefeitura de Montes Claros.
 
Os candidatos de nível superior selecionados farão jus a uma bolsa no valor máximo de R$ 640, enquanto que para aqueles do ensino médio o valor é R$ 534, além de auxílio transporte. A carga horária será de 30 horas semanais. O valor da bolsa poderá ser diminuído proporcionalmente à redução da carga horária. A duração máxima do estágio é de dois anos. Mais informações podem ser obtidas pelo 3229-3131.


INFLUENZA: INICIADA CAMPANHA de VACINAÇÃO

Iniciada campanha de vacinação
contra a gripe influenza

Texto e fotos: André Senna


Aconteceu no último sábado (9), na Escola Municipal Rotary São Luiz, bairro Cidade Industrial, o lançamento oficial da vacinação contra a gripe influenza, juntamente com a ação “Saúde Sem Limites”, que tem como objetivo diminuir a demanda reprimida por exames, consultas especializadas e pequenas cirurgias. A vacinação contra a influenza foi realizada não só no local, mas também será estendida pra as 18 Unidades de Saúde da cidade e em 26 Estratégias de Saúde da Família.
O prefeito Ruy Muniz abriu os trabalhos de vacinação e a ação ”Saúde Sem Limites”. Segundo ele, “vamos acabar com a demanda na saúde em toda cidade com ações deste porte. Não deixem de vacinar, principalmente os idosos, grávidas e crianças até cinco anos. Cuidar da saúde é buscar uma maior qualidade de vida e bem estar”. A deputada federal e médica Raquel Muniz também compareceu ao evento.
Maria Luiza Mendes agradeceu a ação e a vacinação. ”Todo ano eu me previno e nunca mais fiquei gripada”, frisou. Para Eva Fernandes da Silva, ações como esta são muito importante para as comunidades. “Aqui no bairro estamos todos agradecidos pelos atendimentos e vacinação”, disse.


--