sexta-feira, 17 de março de 2017

DIVINA PROVIDÊNCIA APRESENTA SEDE em MONTES CLAROS



SISTEMA DIVINA PROVIDÊNCIA 

Entidade filantrópica apresenta sede em Montes Claros

O Centro de Formação Profissional, fundado em 2012, oferece cursos a pessoas em situação de vulnerabilidade social

Márcia Vieira
Repórter
P/ O Norte
 
Nesta quinta-feira 16, o Sistema Divina Providência realizou o “Café do Bem”, ocasião em que foi apresentada a parceiros e convidados, parte da nova sede do sistema filantrópico, por meio do seu gestor em Montes Claros, empresário Paulo César Santiago.
O Centro de Formação Profissional, fundado em 2012, oferece cursos a pessoas em situação de vulnerabilidade social.O método de ensino qualificado   faz com que muitos dos alunos já saiam da sala de aula para o mercado de trabalho. Uma agência de empregos intermedia o processo de seleção e os jovens são absorvidos por empresas locais.
Até o momento, dos nove andares do prédio, três já estão prontos para funcionar. Mais de duas  mil pessoas já foram formadas por meio do Sistema, que inclui cursos como auxiliar administrativo, recursos humanos, cuidador de idosos, atendente de farmácia e outros.
POLÍCIA MILITAR
A Polícia Militar é uma das parceiras do projeto e esteve representada no evento pelo Cel. Paulo Veloso. - O que faz a diferença na vida da gente é a oportunidade, e a PM é a última barreira social. Depois que tudo falha, a gente procura a polÍcia. Qua ndo se chega às forças repressivas, já é uma situação com muitas falhas no percurso, mas tendo pessoas como você, que realiza este trabalho, nós podemos inverter esta pirâmide e receber o mínimo de problemas- disse o coronel, referindo-se a Paulo César Santiago.
Paulo César reforçou a importância das parcerias e deixou um apelo à sociedade para que mais empresas e cidadãos abracem a causa. - Eu não daria conta de fazer isso sozinho. Agradeço a todos vocês que participaram e nos doaram seus serviços, mas precisamos de mais participação – frisou o empresário.
Ele fez um agradecimento  especial ao ex-prefeito Ruy Muniz e à deputada federal Raquel Muniz, destacando o apoio que ambos deram à causa.
- Inicialmente, as aulas aconteciam em salas cedidas pelas Faculdades Funorte. Uns estendem a mão para ofertar e outros para receber. Gostaríamos de agradecer a Ruy e Raquel Muniz, por nos cederem aquele espaço e permitir a realização das aulas - afirmou Santiago.

SERVIÇO
Sistema Divina Providência.
Av. Mestra Fininha, 330 - Morada do Sol
-Montes Claros - MG.
Telefone (38) 2104-5226.

HOSPITAL MÁRIO RIBEIRO: VEREADORES CONFIRMAM APOIO

17/03/2017
Em visita a hospital vereadores confirmam apoio pelo credenciamento do SUS

Márcia Vieira
Repórter
 P/O NORTE


A manhã desta quinta-feira (16) foi um marco para a saúde de Montes Claros. Dos 23 vereadores que compõem a Câmara Municipal, 16 deles participaram da visita ao Hospital das Clínicas Mário Ribeiro para conhecer as instalações e selar apoio à cobrança de credenciamento do hospital no Sistema Único de Saúde (SUS), pelo Governo do Estado.
Recebidos pela equipe administrativa e médica, os vereadores puderam conhecer os serviços oferecidos pelo hospital por meio de vídeo institucional e, em seguida, percorreram as alas do hospital. A vereadora Néia se “encantou” com a maternidade. 
- Estou encantada. Apaixonei-me pela área da maternidade infantil, que dá suporte tanto para as mães quanto para a criança. Algo diferenciado que vi aqui e não vi em outros hospitais. A mãe retorna ao hospital depois de sete dias para avaliação dela e do bebê. Isso é muito importante, assim como esta visita, que nos proporcionou conhecer melhor a estrutura do local. Vamos lutar juntos para o credenciamento deste hospital, com o objetivo de melhorar a saúde do povo de Montes Claros e da região

TRATAMENTO HUMANIZADO
O HC se destaca especialmente no tratamento humanizado e é referência em todo o norte de Minas. Vinicius Rodrigues Neves saiu de Januária para Montes Claros acompanhando a esposa, Maria Luíza, que estava prestes a dar à luz. E foi o Hospital Mário Ribeiro que Vinicius escolheu para que Maria Júlia viesse ao mundo, cercada de cuidados. 
- Já conhecia o hospital de nome. Quando chegamos aqui, percebemos que foi além da nossa expectativa. Estou impressionado com o atendimento, estrutura e técnicas utilizadas - disse Vinícius. 
Consultas de pré-natal, ultrassom, parto, assistência pós-parto e administração de vacinas, fazem parte do pacote de serviços. Às gestantes é disponibilizada uma sala para interação e orientação básica. Além da ginecologia e obstetrícia, o hospital oferece cirurgia geral, cirurgia plástica, otorrinolaringologia e oftalmologia. 

FUNÇÃO
Projetado para ser um hospital de retaguarda, o Hospital das Clínicas funciona como suporte dos demais hospitais e não como concorrente. 

-Temos uma responsabilidade social. Nossa rotatividade é alta, e o paciente não tem que ficar meses esperando por cirurgias. Em determinando momento, a procura foi tão grande que o hospital não conseguiu sustentar 100% dos pacientes. Então, montamos nosso critério de escolha, onde quem não pode pagar passa pela assistente social e não paga. Todo mundo tem aqui o seu problema resolvido - disse Jonathan Rodrigues, da equipe do HC.

O presidente da Câmara Municipal, Cláudio Prates, concluiu que a saúde é primordial e deve se mantida acima de qualquer problema político.

- A demanda da saúde tem que estar acima de qualquer divisão, interesse e divergência partidária, porque a saúde é uma demanda infinita e o bem mais precioso do ser humano, que é a vida. Ter uma estrutura como essa, apta para ser colocada à disposição da população, faltando apenas o credenciamento, vai ser um marco. A partir do momento que, de forma unida, os vereadores clamarem ao governo do Estado, certamente este hospital será credenciado para atender pelos SUS. 
Prates afirma que visitou diversos hospitais e percebeu que estão abarrotados de pessoas nos corredores por falta de estrutura. Para ele “é necessário firmar parceria e interligar a saúde deixando de lado quaisquer interesses pessoais ou políticos”.

Luciana Santana, da equipe de profissionais do HC declarou como um dos pontos principais do encontro a reflexão sobre a situação da saúde no município.

- O hospital prima pelo atendimento humanizado, passou por todas as etapas de vigilância e está pronto para ser credenciado e oferecido ao povo.  

CAMINHOS TOMADOS PELO MATO E LIXO



16/03/2017
Caminhos tomados pelo mato e lixo

Vitor Costa
P/ O Norte





Avenida Deputado Esteves Rodrigues, próximo à prefeitura: mato tomando conta do passeio público


Os moradores de várias regiões de Montes Claros, incluindo os do centro da cidade, estão reclamando do mato alto que está tomando as calçadas públicas, ruas e terrenos baldios. Eles aguardam providências dos gestores, uma vez que os problemas contribuem para a sensação de insegurança na cidade, além da ameaça das doenças que a sujeira provoca.
De acordo com o servente de pedreiro Rogerio Amaral, o tráfego na principal avenida do bairro Vila Ipiranga é um problema para os moradores da região. Ele denuncia as péssimas condições da via, que além dos buracos está tomada pelo mato alto e pelo acúmulo de lixo.
- Esta situação deixa todo mundo indignado, porque pagamos impostos para que ela não ocorra. A verdade é que a prefeitura não tem se preocupado com o nosso meio-ambiente. O mato alto e o lixo espalhado, além dos perigos à saúde pública, facilitam a entrada de pessoas mal-intencionadas, que utilizam a área como esconderijo. O matagal dificulta até mesmo o trabalho de ronda policial, porque facilita a ocultação dos suspeitos, das drogas e dos produtos roubados - alerta Rogério.

PERTO DA PREFEITURA

O problema da falta de segurança e ameaça à saúde humana devido ao lixo e ao mato, também é sentido em pontos centrais e importantes da cidade, como na Avenida Deputado Esteves Rodrigues, a poucos metros da prefeitura. Os moradores e usuários do transporte coletivo que necessitam permanecer no local para aguardar a condução acusam o “abandono de uma das avenidas que serve de cartão postal para cidade”.

Erika Santiago da Luz utiliza a via para aguardar o lotação e a situação do local a preocupa e deixa a estudante revoltada. 
- Esse mato na calçada, bem perto da prefeitura, vem camuflando perigos como objetos cortantes e animais peçonhentos. Até outro dia tinham cavalos aqui. Cachorro nem se conta. O que deixa a gente indignada é estar convivendo com esses problemas em uma de nossas mais importantes avenidas e saber que a municipalidade está sendo ineficiente para manter a cidade limpa e bonita. Montes Claros está toda esburacada, tomada de mato e de lixo. E os animais continuam soltos pelas ruas – desabafa a estudante. 

RESIDENCIAL VITÓRIA
Os moradores do bairro Residencial Vitória, que nesta semana, através de O Norte, já haviam denunciado a prefeitura por interromper os trabalhos de acabamento de obras ali iniciadas pelo ex-prefeito Ruy Muniz, argumentam que a situação de abandono se repete na região. A manutenção das praças, por exemplo, não estaria ocorrendo. Pamela Gonsalves salienta ser “uma pena” o lugar estar em situação de abandono e cobra providência do poder público. 

- A prefeitura demora mais de mês apenas para cortar a grama. Eles deveriam fazer isso com mais freqüência. Uma solução para o problema seria designar um servidor municipal para ficar responsável por cada uma das praças da cidade. Isso contribuiria para que todos tivessem um bom lugar para passear e respirar ar puro. Mas, hoje, o que temos na praça é mato, lixo e muito riscos à nossa saúde e segurança – conclui Pamela.