terça-feira, 30 de julho de 2013

VIVA: PARA quem gosta de DRAMATURGIA

DICA....

PARA QUEM GOSTA DE TELEDRAMATURGIA...

O canal VIVA pede aos telespectadores que votem na novela que irá substituir RAINHA DA SUCATA. Estão lá, quatro sugestões: ÁGUA VIVA, novela de 1980, de Gilberto Braga, e mais três, da década de 90. Não vou falar das outras, porque a minha escolha, é óbvio, foi Agua Viva. Mas vocês podem acessar o link e escolher: http://canalviva.globo.com/

Então vamos lá: Água Viva foi uma novela linda e ensolarada, passada no RJ da década de 80, com várias cenas em Angra dos Reis. Elenco maravilhoso: Raul Cortez, Betty Faria, Tônia Carrero, Reginaldo Faria, Fábio Júnior, Glória Pires, Kadu Moliterno, Isabela Garcia ainda criança e muitos outros atores de primeiro time, da época em que ainda se faziam boas novelas. 

Verdade seja dita, o Canal VIVA tem sido a salvação para quem gosta de dramaturgia e programação de qualidade. Claro que é um pecado ver no canal os programas do Huck, da Angélica e da Ana Maria, que estão no ar atualmente na globo, afinal, a proposta do VIVA é resgatar o telespectador que já não aguenta a programação global atual, que diga-se de passagem, deixa a desejar. Mas entendemos que deve ser pra garantir o merchandising e tornar o canal alternativo sustentável. Ok. 

Em alguns dias conseguimos assistir a coisas maravilhosas como o programa do CHACRINHA, GLOBO DE OURO, ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO, MALU MULHER(um marco da tv brasileira), e o melhor: os filmes protagonizados por ROBERTO CARLOS (ele novinho, lindo, cantando divinamente). Maravilha, né? Por isso perdoamos os deslizes.

Mas voltando a ÁGUA VIVA... a trilha sonora é inesquecível. Da nacional, me lembro bem de GRITO DE ALERTA, da Maria Bethânia (tema do casal principal), 20 e POUCOS ANOS, do Fábio Jr. (que também está na novela como ator), de AMOR, MEU GRANDE AMOR, com a Ângela Rô Rô, não com Frejat, como muita gente conheceu depois. E por falar em Frejat, lembramos que nesta novela, a Lucinha Araújo, mãe do desconhecido (na ocasião) Cazuza, cantava uma música: Peito Vazio. 

Da trilha internacional gostava (e ainda amo) de uma música da Carly Simon: Just Like I do. Amava também: D.I.S.C.O. (super dançante como o próprio nome), do Ottawan; Just When I Needed You Most , de Tony Wílson e Do That me One More Time, de Susan Case e Sound Around. Sempre gostei destas duas últimas e sempre fiz associação de uma com a outra, achando-as parecidas. Mais tarde uma delas voltou na trilha da novela Sol de Verão, com outra interpretação. Tinha ainda o Jimmy Cliff e Barry Manillow.
 
A abertura da novela era com  a música "Menino do Rio", da Baby Consuelo, que naquele tempo ainda não havia sido barrada na Disneylândia e não tinha 300 filhos com nomes estranhos, mas acho que já era do PEPEU e os dois cantavam bem.

Uma cena marcante foi protagonizada por Maria Padilha, ao fazer topless na praia. Um escândalo na ocasião. Foi a primeira novela dela, que continua com o mesmo rosto e talento, especialmente para a comédia. Lucélia Santos fez sucesso como Janete, mas seu grande papel ainda é A Escrava Isaura. 

Enfim, se você é da turma que quer rever uma boa trama, não perca tempo, acesse o VIVA e escolha a novela que você quer rever. Juro que torço pra você ajudar a escolher ÁGUA VIVA, mas ok, se você optar por outra. De todo modo, fica valendo a a participação.  A novela é do Gilberto Braga (que fez coisas ótimas como Dancin Days e Vale Tudo) com colaboração do Manoel Carlos, porém, é ambientada em Copacabana, que parece ser o bairro favorito do Gilberto e não no Leblon, que é o favorito do Maneco.

Em segunda instância, torço para O Dono do Mundo, do mesmo Gilberto. Não gostaria de rever Fera Ferida e nem A Indomada, as outras duas opções, já que as duas, de Aguinaldo Silva, trazem o realismo fantástico, pouco interessante. Além do mais, são recentes, o que foge um pouco do que quer o telespectador que opta pelo canal. 

Canal Viva está disponível para assinantes da Mastercabo e Sky, em M. Claros. 

 


NENZÃO AVISA:

GERALDO MAURÍCIO (NENZÃO) AVISA:


LIVRO DE MONTES CLAROS NO AMAZON . COM: 






Quer ver e comprar? Acesse aqui:
http://www.amazon.com.br/s/ref=nb_sb_noss/192-3402861-1563967?url=search-alias%3Ddigital-text&field-keywords=Eramos+felizes+e+sabiamos

PIRAPORA e os SABORES DE MINAS



Pirapora em pauta:
  
Expedição Sabores de Minas emociona Pirapora

Texto: Thiago Matos
Fotos: Ivan Rodrigues


A Expedição Sabores de Minas, da Tv Alterosa, comandada pelo chef Eduardo Avelar, começou semana passada em Pirapora (cidade pólo do roteiro) e conquistou todo público que lotou o Mercado Central, na manhã do último sábado, 27/07. O saboroso tempero da comida barraqueira, feijão tropeiro, arroz à grega e outras delícias típicas de Pirapora, ganhou ainda mais adeptos com os deliciosos pratos preparados pelo chefe Avelar, que se surpreendeu, também, com as atrações turísticas do município.

“É com muito prazer e alegria que recebemos o chef Eduardo Avelar. O nosso turismo gastronômico ganhou mais força agora com a chegada da Expedição Sabores de Minas. Além da transmissão da Tv Alterosa (SBT), as potencialidades piraporenses também serão divulgadas durante às terças-feiras no Jornal Estado de Minas. É uma forma que temos de mostrar ao país e ao mundo uma das qualidades que o nosso povo tem. Parabéns a todos pelo projeto e podem continuar contando sempre com a prefeitura no que preciso for”, disse o prefeito Léo Silveira.

FUNORTE: Incrição p/ transferência termina amanhã, 31

 FUNORTE: 

Incrição para tranferência termina amanhã, 31/07




Abertas desde o dia 26,  as incrições para transferência e obtenção de novo título para a graduação em Medicina, terminam nesta quarta-feira, 31.
A transferência destina-se a candidatos que desejam concluir seu curso de graduação em Medicina na FUNORTE/ICS, desde que estejam regularmente matriculados ou com a matrícula trancada em cursos de graduação em Medicina em outra instituição de ensino superior. Para a obtenção de novo título o candidato deve possuir curso superior na área de saúde.
Para realizar inscrição estudante deve estar munido de documentos pessoais e comprovante de vínculo com a atual instituição superior nacional ou estrangeira. Para os interessados em se inscreverem para obtenção de novo título, o interessado deve possuir diploma de graduação em qualquer curso na área da saúde, com validade reconhecida em todo o território nacional e devidamente registrado em órgão competente.
O processo de seleção é dividido em duas etapas: a primeira com a aplicação de provas objetivas de língua portuguesa e conhecimentos específicos e redação; e segunda etapa é a análise de currículo para verificação da compatibilidade curricular.
Inscrições - As inscrições poderão ser feitas somente na Funorte – JK, ou na FASI. Os candidatos devem apresentar documentos pessoais (RG e CPF), histórico da Instituição de origem, planos de ensino (ementas) de todas as disciplinas cursadas com aproveitamento, declaração de vínculo (constando a situação da matrícula), declaração constando a situação do ENADE e portaria de reconhecimento do curso de origem. A taxa de inscrição é no valor de R$ 250,00.

Vagas:
Estão sendo oferecidas 11 vagas. Veja a relação abaixo:
2º Período – Uma vaga para transferência ou obtenção de novo título;
3º Período – Uma vaga para transferência;
5º Período – Duas vagas para transferência;
7º Período – Duas vagas para transferência;
8º Período – Cinco vagas para transferência;
As informações completas estão no site www.funorte.com.br, bem como edital e matriz curricular do curso Médico da Funorte. Outras informações: (38) 2101-9292.

Texto/Foto: Assessoria FUNORTE

SAÚDE: Encontro encerra capacitação de servidores

 SAÚDE

Encontro encerra capacitação de servidores

Texto e Fotos: Márcia Vieira


Na tarde desta sexta-feira, 26, servidores da saúde participaram de encontro na sala Geraldo Freire, anexo da Câmara Municipal de Montes Claros, promovido pela Secretaria adjunta de Ciência, Tecnologia e Gestão em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. O evento marcou o encerramento da semana de capacitação para servidores da atenção primária do município.

Guilherme Veloso, titular da pasta de tecnologia destacou que o compromisso da administração de melhorar a gestão da saúde passa pela informatização. Para isso a cidade acaba de aderir ao software de gestão, programa do Ministério da Saúde em fase de experimentação, que irá contribuir de forma positiva para os avanços, economizando tempo, dinheiro e facilitando ainda a fiscalização do trabalho desenvolvido pelos agentes do ESF- Estratégia Saúde da Família.“Montes Claros está sendo pioneira ao implantar este software que vem com a intenção de substituir o SIAB, banco de dados alimentado para arrecadação das verbas que em muitos casos retornam ao município”, apontou o secretário.

Durante toda a semana, cerca de 80 enfermeiros participaram da primeira etapa de capacitação e , de acordo com Guilherme, cada um destes será responsável por transmitir aos médicos ou agentes, o que foi aprendido. A próxima etapa consiste na implantação do software, de maneira gradativa, a começar pelos que já estão estruturados na parte de informática. A meta é que, até o final do ano, cada agente de saúde porte um tablet para digitalizar os dados e integrar o banco de dados.

O software é disponibilizado ao município de forma gratuita. Elton Ricardo Tolentino,enfermeiro responsável pela implantação, auditoria e fiscalização, diz que o programa é um marco da plataforma tecnológica: “estamos quebrando um gelo de 20 anos da sistemática que é o SIAB, e a principio, vamos substituir a tabulação de dados e alguns programas que ali se integram. É um programa simples para manusear e vai facilitar o diagnóstico, diminuir a sobrecarga e melhorar a qualidade da assistência primária”, declarou Ricardo.

O secretário de saúde Geraldo Edson Souza Guerra participou do encontro e informou que a estimativa é de que a saúde esteja 100% informatizada até o final do ano. O secretário disse ainda que já estão garantidos recursos dos governos federal e estadual para a reforma das unidades de ESF em Montes Claros. “Quero que vocês estejam sempre bem dispostos, uniformizados, com um sorriso no rosto e preparados para atender as pessoas. A área da saúde será uma referência. Já no papel temos a obrigação de sermos os melhores, porque foi aqui que nasceu o SUS, e propusemos ao Ministro Padilha que a nossa saúde seja um modelo para o país”, finalizou Guerra.

IGUALDADE RACIAL: mulheres iguais fazem a diferença

IGUALDADE RACIAL
Mulheres iguais fazem a diferença
Texto e Fotos: Márcia Vieira

Mulheres negras que não são diferentes, mas fazem a diferença na sociedade em que vivem, receberam homenagem por seus feitos e incessante luta em evento promovido pela coordenadoria de Igualdade Racial, da Secretaria de Desenvolvimento Social, na noite de quinta-feira, 25. O encontro aconteceu na Câmara Municipal, em comemoração ao Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha.
Em Montes Claros, foram homenageadas 16 mulheres, incluindo representantes de diversas cidades de Minas Gerais. “Temos ainda muitos enfrentamentos a colocar em prática, mas podemos dizer que houve avanço. Temos esperança de que futuramente isso venha a melhorar, a partir do trabalho que estamos desenvolvendo”, afirma Veranice Santos, diretora da coordenadoria e organizadora do evento.
Ione Aparecida de Avelar é de Patos de Minas e veio especialmente para o evento: “para mim é uma honra estar aqui e ser homenageada. Todas nós já temos uma luta individual e este evento é mais uma oportunidade de mostrar o nosso trabalho”, revela a pedagoga que gerencia recursos humanos na Prefeitura de Patos de Minas e já ocupou interinamente a secretaria de educação daquela cidade.
Ione não abre mão de participar das lutas da classe negra. Ex-participante do MABRA- Movimento Afro-Brasileiro já extinto, que estudava e praticava a cultura negra, Ione destaca o quão importante é a iniciativa de se inserir em políticas voltadas à área: “O preconceito é, na maioria das vezes, velado, o que o torna mais cruel. Ele existe, machuca, mas eu nunca deixei de fazer nada pelo que alguém pensa de mim. Deste movimento ficou a segurança de lutar sempre por aquilo que quero”, diz.
Zenaide Moreira dos Santos Lima foi escolhida pelo município de Pedras de Maria da Cruz para participar do evento. Ela faz parte dos Desbravadores, grupo da Igreja Adventista do 7° dia que trabalha com jovens de 10 à 15 anos. Os desbravadores focam no lado espiritual, mental e social, auxiliando com oficinas e pesquisas que envolvem a natureza de modo geral. “Nosso objetivo é resgatar os jovens e dar a eles alguma ocupação, para afastá-los das drogas e outras coisas que não são boas. O principal é colocar Jesus na vida destes jovens”, diz Zenaide. Sobre a participação no evento ela afirma: fiquei feliz ao ser escolhida, principalmente porque o nosso trabalho é voluntário. Há mais de 20 anos estou nessa luta e Isso é um reconhecimento ”, finaliza.
Para Brexó, o evento confirma que as lutas não devem cessar: “em muitos pontos já conseguimos igualar. Chegará o dia em que o preconceito terá fim”.