terça-feira, 5 de setembro de 2017

PERSONAGEM OPINIÃO e NOTÍCIAS: RENATO NUNES

PERSONAGEM OPINIÃO 
e NOTÍCIAS: 
RENATO NUNES

RENATO NUNES HENRIQUES é Delegado Geral de Polícia Civil e atualmente chefia o 11º Departamento  de Polícia Civil de Montes Claros. É graduado em Direito pela Faculdade Vianna Junior em Juiz de Fora e pós graduado em Criminologia pela Unimontes. É tido pelos colegas como profissional sério, dedicado e sempre solícito. Renato é membro do grupo "Opinião e Notícias".

PERSONAGEM OPINIÃO e NOTICIAS: ÉDERSON da CRUZ

PERSONAGEM OPINIÃO 
e NOTÍCIAS: 
EDERSON da CRUZ

ÉDERSON da CRUZ PEREIRA, o Cel. ÉDERSON, é Tenente Coronel da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, graduado no curso de formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar, sociólogo graduado em Ciências Sociais pela Unimontes, pós-graduado em Criminologia, também pela Unimontes, pós-graduado em Segurança Pública pela Fundação João Pinheiro e Academia de Polícia Militar, pós- graduado em Gestão Estratégica de Segurança Pública e Mestre em Desenvolvimento Social pela Unimontes. Foi Subcomandante do 50ºBPM, Subcomandante do 10ºBPM, Comandante,  e atualmente é Chefe do Estado Maior da 11º Região da Polícia Militar do Estado de MG. Cel. Éderson é conhecido pela simplicidade e trato afável. É membro do grupo "Opinião e Notícias".

PERSONAGEM OPINIÃO e NOTÍCIAS: ISAÍAS CALDEIRA

PERSONAGEM OPINIÃO
 e NOTÍCIAS:
ISAÍAS CALDEIRA

ISAÍAS CALDEIRA  é juiz da 1º Vara de Família em Montes Claros. Responde pela comarca de São Romão e é conhecido pela sua lealdade à constituição. Juiz de posições firmes, se destaca também pela oposição aos justiceiros de plantão, onde quer que estejam. É um juiz que honra a toga e atua na defesa da democracia, do estado de direito e da liberdade. Cronista e profundo conhecedor da filosofia, seus textos representam o caráter e simplicidade própria dos grandes homens. Isaías é membro do grupo "Opinião e Notícias"

PERSONAGEM OPINIÃO e NOTÍCIAS: SILVANA MAMELUQUE

PERSONAGEM OPINIÃO 
e NOTÍCIAS: 
SILVANA MAMELUQUE

SILVANA MAMELUQUE é  natural de Pirapora-MG, mas reside em Montes Claros há mais de 30 anos. Bacharel em Turismo pela Newton Paiva/BH ,  Fotógrafa e Blogueira, Silvana é servidora pública da Prefeitura Municipal de Montes Claros onde atua com a divulgação das potencialidades, cultura, lazer e turismo do município na Secretaria Municipal de Cultura. É Conselheira Titular nos Conselhos Municipais  de Turismo, da Mulher e no Circuito Turístico Sertão Gerais. Silvana se diz grata pela familia que dá total apoio ao seu trabalho e diz que por meio dele tem a graça de conquistar milhares de amigos. Seu trabalho está registrado em sua página do Flickr e do facebook. Silvana émembro do grupo "Opinião e Notícias".

PERSONAGEM OPINIÃO e NOTÍCIAS: SAMUEL NUNES

PERSONAGEM OPINIÃO 
e NOTÍCIAS: 
SAMUEL NUNES

SAMUEL NUNES é jornalista e assessor de comunicação da Igreja Adventista para o Norte  e Noroeste de Minas Gerais. Samuel é conhecido pela  gentileza e dedicação ao seu trabalho. É também correspondente da TV Novo Tempo para a região. Samuel é membro do grupo "Opinião e Notícias"


PERSONAGEM OPINIÃO e NOTÍCIAS: DANILO MENDES

PERSONAGEM OPINIÃO 
e NOTÍCIAS: 
DANILO MENDES (MIRABELA)

DANILO MENDES é natural de Mirabela e apaixonado pela sua cidade. Depois de morar em São Paulo e Montes Claros por mais de 10 anos, retornou à cidade norte-mineira para trabalhar como funcionário público. Ele revela que sua maior alegria é levar informações da sua cidade para o mundo e divulgar as belezas naturais do local, como fez recentemente ao se colocar a disposição  do grupo para servir como guia em passeio pelas cavernas do local, cartão postal da cidade. Danilo é membro do grupo "Opinião e Notícias"

TEXTO CONVIDADO II: LUCIANO MEIRA

TEXTO CONVIDADO II: LUCIANO MEIRA

LATA D’ÁGUA NA CABEÇA

Luciano Meira (*)

Enquanto houver lata e cabeça, o título retrata a realidade nossa de cada dia, da gravidade nua da seca que estamos vivenciando. Na semana passada tivemos uma reunião da Câmara Técnica de Infraestrutura do CODEMC - Conselho de Desenvolvimento de Montes Claros, na qual foram apresentados os dados preocupantes sobre o abastecimento d’água da cidade.
Para nosso espanto, não estiveram presentes o Prefeito ou representante do município que explicasse como será resolvido o problema. Os deputados e vereadores também se ausentaram, porque falta d’água “não é com eles”. Das entidades de classe estava presente apenas a ADENOR, na pessoa do seu presidente Pávilo Miranda.
A ONG Vidas Áridas mostrou um parecer da promotoria pública do meio ambiente, que menciona o risco do Rio Pacuí secar completamente caso seja usado para o abastecimento de Montes Claros. Tal uso prejudicaria a população de vários municípios, entre eles o de Coração de Jesus, já que é usado na agricultura familiar.
A COPASA apresentou o Projeto do Rio Pacuí, ordenou a execução e deu o assunto como concluído.
Um corpo técnico de diretores de empresas e indústrias estabelecidas na cidade, entre elas, a Nestlé, assistiu preocupado a apresentação sobre o abastecimento de água, e após conhecer melhor o fato, exigiu aprofundamento dos estudos hídricos.
Todos os planejamentos que devem contemplar Montes Claros, segundo técnicos do Banco Mundial, devem levar em conta a previsão de Montes Claros poder dobrar sua população a cada dez anos.
A COPASA, há mais de quarenta anos na cidade, apresenta pela primeira vez, depois da conclusão da barragem de Juramento, cuja previsão supriria a cidade somente até o ano 2000, esse projeto do Rio Pacuí.
Montes Claros tem cinco projetos para atender o abastecimento de água com respectivos orçamentos: Projeto do Rio Pacuí, 135 milhões, Projeto Jequitaí, 188 milhões, Projeto Ibiaí, 212 milhões, Projeto Congonhas, 285 milhões e Projeto Jaíba, 542 milhões de reais.  
O mais viável financeiramente é o Projeto do Rio Pacuí, mas atenderá nossa necessidade apenas em curto prazo. Falta a visão de futuro, a qual aponta o Projeto Jequitaí como àquele que nos atenderia nos próximos vinte anos.
Segundo informações apresentadas pela Copasa, os recursos serão da empresa. Onde está a contrapartida dos Governos Federal, Estadual e Municipal? Nesse ponto observarmos como a nossa classe política é omissa e finge com suas audiências públicas, que enganam a opinião popular.
Nas repartições e nas escolas, os banheiros já são controlados por causa da falta d’água. O resto da cidade está, igualmente, em racionamento, com todos de ouvido atento a cada descarga dada.
A população anda a procura de alguém para resolver seu problema, e a cada dia o racionamento vai se apertando. A Copasa procede apenas como empresa preocupada com seu lucro, mas a população precisa acordar para cobrar ações mais eficazes.
Se nossa cidade é um pólo de conhecimento, porque não temos outras alternativas hídricas? Onde estão nossos técnicos, nossos professores?
A Cidade de Cristalina-DF, há trinta anos investiu no conhecimento e em novas tecnologias do aproveitamento da captação de água, e hoje é um exemplo para o País. Tem o segundo maior PIB do Brasil (na área agrícola), e apresenta um desenvolvimento inovador na agricultura. E o que dizer de um país como Israel, de território minúsculo, em constantes conflitos, e encravado no deserto? Temos muito a aprender.
Prefeito, você não pode ficar “sabugando” na Prefeitura! A questão do abastecimento de água na cidade é uma emergência. As microempresas e as indústrias, assim como toda a população querem uma resposta.  

(*) Consultor e Diretor da LD Consultoria

TEXTO CONVIDADO I: HAMÍLTON TRINDADE

TEXTO CONVIDADO I: HAMÍLTON TRINDADE
 
Montes Claros Maior (22)

Montes Claros e o Norte de Minas precisam de deputados federais, nascidos, radicados e com base em Montes Claros e na região. Em toda esta imensa região, só temos a deputada federal Raquel Muniz. Eleita com a maioria de votos do Norte de Minas e de Montes Claros, e com votos esparsados, na região central, no Jequitinhonha e no noroeste. A deputada Raquel Muniz é de fato e de direito a única deputada federal desta imensa região do Norte de Minas e de Montes Claros. Há tempos atrás esta região contava como eleito por aqui, o deputado Saraiva Felipe, que, na sua primeira e até na segunda eleição, teve a participação efetiva e decisiva do ex-prefeito Luiz Tadeu Leite. Saraiva, não se sabe porque motivos, se afastou da sua região de origem política e buscou espaços por outros municípios e cantos de Minas. Mas não deixou de todo o Norte de Minas e nem Montes Claros, já que pontua alguns recursos de suas emendas por esta região. Fato é que estamos carentes de representação no Congresso Nacional, já que os três senadores por Minas, nada trouxeram de substantivo e nem de relativo para a esta imensa região. E poucos os citam ou os têm como seus representantes. Aécio Neves,  Anastasia e Zezé Perrela. O Norte de Minas e Montes Claros estão carentes também de senador, que será assunto de outro Montes Claros Maior. Na Câmara Federal, então, à exceção da Deputada Federal Raquel Muniz, com reconhecido trabalho, em favor dos municípios norte-mineiros, e desempenho parlamentar dos mais louváveis, não tem o Norte de Minas e Montes Claros outra representação. Para 2018 esta situação terá ser mudada e a região tem tudo para eleger além da deputada federal Raquel Muniz, mais três a quatro deputados federais. Já surgiram alguns nomes e bons de pré candidatos, e poderão surgir outros mais, daí não citarmos nomes agora, até que os mesmos se consolidem dentro das regras e prazos da legislação eleitoral. Coloco a responsabilidade da eleição de maior número de deputados federais, principalmente, para os nossos atuais deputados estaduais, e que irão para a reeleição em 2018, e para os pré candidatos a deputado estadual ou até os pretensos candidatos. Se estes optarem por apoiarem somente os candidatos a deputado federal da região norte-mineira e de Montes Claros, nascidos, e ou que residem aqui e que têm vida familiar e de negócios aqui, o grande passo e a definição eleitoral ganha certeza de sucesso. Os nossos deputados estaduais de hoje, e candidatos à reeleição e os pré-candidatos e pretensos candidatos a deputado estadual, terão de ter este compromisso com Montes Claros e com o Norte de Minas, pondo fim às dobradas e aos apoios a candidatos de fora da região. Os que têm compromisso com o Norte de Minas e com Montes Claros deverão assim agir, inclusive para terem também a sua votação garantida e para serem reeleitos ou eleitos. A AMAMS e a AMMESF, com os seus prefeitos, e também os vereadores e lideranças em todos os setores, terão de ser firmes e coesas, para essa cruzada em favor do Norte de Minas e de Montes Claros, para a eleição de deputados federais da região, pois somente assim o Norte de Minas, como um todo, terá vez e voz no governo do Estado e, mormente, no Governo Federal, e juntos aos grandes organismos internacionais. Um bancada federal da região, numerosa e forte, garantirá tempos de progresso, de desenvolvimento e de políticas públicas e avanços para a nossa região do Norte de Minas e para Montes Claros.
A Região Norte Mineira Maior e a Montes Claros Maior.

Hamilton Trindade - educador e professor