quarta-feira, 24 de julho de 2013

DUAS DICAS...para pessoas de bom gosto

DUAS DICAS...para pessoas de bom gosto...

         GASTRONOMIA e MODA... 

ROLINHO PRIMAVERA.... do restaurante YAMA KURIA, no M. Claros Shopping...













ou  COUVE MAC, dois pratos da cozinha oriental, que a jornalista Andréia Pereira mostra como comer com palitinho ou talher tradicional.

Nada mais confortável que vestir uma camiseta assinada pela artista plástica MÁRCIA PRATES, para trabalhar e depois esticar para um gostoso happy hour no M. Claros Shopping, quando a agenda permite


















Você agora pode vestir as famosas telas da artista plástica MÁRCIA PRATES. Isso mesmo: VESTIR, pois a artista reproduziu os quadros em camisetas e xilogravuras.  Ótimas para vestir, presentear e valorizar os nossos artistas. Quer conferir? Vá ao MÁRCIA PRATES ATELIÊ, à Rua Lírio Brant, 810-Bairro Melo, e vista essa arte!




DIVINA PROVIDÊNCIA forma primeira turma

CIDADANIA
Divina Providência forma primeira turma para mercado de trabalho
Texto e Fotos: Márcia Vieira


Na noite desta segunda-feira, 22, o auditório da AMAMS foi pequeno para a emoção dos jovens que compõem a primeira turma de formandos do Sistema Divina Providência, seus familiares, autoridades e convidados. O projeto social, sob a gestão do empresário montes-clarense Paulo César Santiago, é uma extensão do que já existe em Belo Horizonte, mas por aqui vem ganhando vida própria.
Responsável pela qualificação de jovens carentes e, na maioria dos casos, sua inserção no mercado de trabalho, os envolvidos têm o que comemorar. Antes mesmo da construção da sede e com apenas três meses de funcionamento, já disponibiliza para o mercado de trabalho cerca de 150 alunos, que passaram por qualificação em áreas como auxiliar administrativo, almoxarifado, secretariado e departamento de pessoal.
Jairo Azevedo, fundador e mantenedor do projeto na capital, revela sua satisfação com o bom resultado: “É uma surpresa muito agradável para nós. Ainda estamos na parte de construção da sede, mas já formando a primeira turma e iniciando uma segunda leva. É claro que isto está acontecendo porque contamos com muita colaboração e compreensão das pessoas que têm condições de nos ajudar, sobretudo do Paulo, que tem se desdobrado, doando tudo de si para que o projeto vá à frente”, diz.
“Queremos que estes jovens tenham empregos honestos e ganhem a sua subsistência através do trabalho sério, e o que é mais importante, longe das drogas, do crime e da marginalidade”, complementa Jairo. Este é o caso de Jaqueline Antunes Barbosa, que recebeu o diploma pelo curso de auxiliar de almoxarifado: “há uma semana já estou trabalhando com o que aprendi no curso. Tirei muito proveito, tive oportunidade de visitar almoxarifados de algumas empresas bem avaliadas e conhecer o funcionamento do serviço. Eu fiz e recomendo”, confessa.
PARCERIAS - Para Paulo César, “quem faz um benefício, jamais deve lembrar. Quem recebe, jamais pode esquecer”. Destacando que a efetivação do projeto tornou-se possível graças à parceria com uma faculdade de Montes Claros, que cedeu parte do espaço para os alunos, o empresário convida a sociedade ao engajamento: “Toda doação é bem-vinda. Quem está aqui pode falar com mais dez pessoas, pode multiplicar e ajudar. Vamos precisar da ajuda de toda a população”, diz o empresário.
Representando a administração municipal, o secretário de Saúde, Geraldo Edson Souza Guerra, participou da solenidade e recebeu placa de homenagem em nome do chefe do Executivo. Ele ainda lembrou que uma das prioridades desta administração é justamente a educação. A recente implantação do projeto Escola Tempo Integral casa perfeitamente com os projetos desenvolvidos na área social, como o Sistema Divina Providência. Aos jovens, o secretário deixou uma mensagem: “Vocês estão iniciando com aquilo que o ser humano mais precisa na vida, além do amor e da fé, o conhecimento. Uma herança que vocês estão adquirindo e que ninguém tira”.
SURPRESA - A educadora Maiuza Madureira deu aulas de secretariado e ressaltou que chegou a se surpreender com os alunos: “Imaginávamos receber pessoas despreparadas, mas eles tiveram muito interesse e deram valor às aulas. Podemos dizer que começamos a preparar esta turminha a partir de 14 anos para o trabalho. A maioria não teve acesso a outro tipo de preparação, e o sistema está aí para atender a esta gama de pessoas, já que o mercado está, a cada dia, mais exigente”.

A partir deste dia 23 de julho, entrou em sala uma nova turma. Das duzentas vagas disponíveis em novos cursos, algumas ainda não foram preenchidas. Informações podem ser obtidas pelo telefone: (38) 2104 5226.

TODAS AS FOTOS DESTE EVENTO  VOCÊS CONFEREM ESTA SEMANA EM:

PARABÉNS PRA....RAQUEL MUNIZ

PARABÉNS PRA....
                                                       RAQUEL MUNIZ

A  Primeira-Dama de Montes Claros, RAQUEL MUNIZ é a aniversariante deste dia 24/07. Desejamos a atuante RAQUEL, toda a felicidade do mundo e que Deus conserve sempre a sua grande força de trabalho e a torne plena de realizações. Parabéns!!!!

RAQUEL MUNIZ COM O ESPOSO RUY MUNIZ E OS FILHOS GABRIEL E DAVID








MONTES CLAROS adere ao MAIS MÉDICOS

Montes Claros adere ao Mais Médicos

Texto: Ana Karienina
Fotos: Márcia Vieira



O ministro da saúde, Alexandre Padilha participou no sábado, 20 de julho, da Oficina Estadual de Mobilização de Adesão dos Municípios ao Programa Mais Médicos, que integra o Pacto pela Saúde e prevê a expansão e a aceleração de investimentos por mais e melhores hospitais e unidades de saúde.

Durante o encontro, prefeitos e secretários de saúde do norte de Minas lotaram o auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) para se informarem sobre o programa e principalmente, para fazer a adesão ao Mais Médicos. Entre eles é unanimidade que a decisão do Governo Federal é uma forma de buscar melhorar a rede pública de saúde no Brasil. Para muitos deles, encontrar profissionais para trabalhar é uma luta constante, pois somente altos salários atraem os médicos aos municípios, que muitas vezes, não dispõem de fontes de custeio suficientes.

Para o prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, a atitude do Governo Federal em buscar soluções para as questões da saúde, mostra não apenas coragem, mas, sobretudo, atende a demanda da população, que hoje clama por saúde de qualidade. “A prefeitura de Montes Claros já aderiu ao Programa. Temos responsabilidade e precisamos zelar pela população, portanto, não podemos ficar de braços cruzados enquanto o cidadão morre por falta de profissionais”, ressaltou.



INVESTIMENTOS NA SAÚDE - Garantir  ao brasileiro, mesmo o que vive em regiões distantes dos grandes centros, saúde de qualidade. Este, segundo  o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha é o grande objetivo do Programa Mais Médicos.  Através de números ele mostrou que atualmente existe um déficit de profissionais no Brasil. “ Precisamos pensar no povo, em garantir dignidade para a  população. Nós, do Governo Federal, temos a obrigação de pensar no todo e não podemos pensar apenas em uma determinada classe profissional. A saúde do Brasil precisa de solução e é isto que estamos buscando”, afirmou.
Padilha fez questão de ressaltar que médicos estrangeiros só serão chamados a participar do Programa caso o número de brasileiros inscritos não seja suficiente para preencher a demanda. Outra afirmativa do Ministro é de que está sendo elaborado um plano de carreira para os médicos, semelhante à dos profissionais que atuam no Judiciário.
Também durante sua fala, Padilha garantiu que serão liberados, pelo Governo Federal, R$ 12 mi para investimentos  em reforma, ampliação e construção de Unidades de Pronto Atendimento e Unidades Básicas de Saúde.
Aos gestores presentes que ele informou que  apenas os municípios que se inscreverem e estiverem aptos a receber recursos para melhorar a infraestrutura da saúde da cidade e assim, oferecer boas condições de trabalho aos profissionais da área, poderão receber os médicos solicitados através do Programa Mais Médicos.






PROGRAMA MAIS MÉDICOS  O prazo para que os municípios realizem sua inscrição para aderir ao programa encerra-se no dia 25 de julho. A proposta é que os médicos atuem na Atenção Básica da Rede Pública de Saúde, principalmente nos municípios do interior e em periferias dos grandes centros. Os médicos que atenderem a chamada receberão do Ministério da Saúde uma Bolsa Federal de R$ 10 mil e ainda terão acompanhamento de supervisão de instituições públicas de ensino. O programa terá duração de três anos. O site para se inscrever éhttp://maismedicos.saude.gov.br.

MINHA CASA, MINHA VIDA: Residencial VITÓRIA entrega chaves

Minha Casa Minha Vida

Residencial Vitória marca um novo tempo da habitação em Montes Claros

Texto: Andréia Pereira e Márcia Vieira
Fotos: Márcia Vieira

“Que vocês sejam felizes nessa nova etapa da vida”. Esta era a mensagem que acolhia os recém-chegados 499 moradores do Residencial Vitória, no Distrito Industrial.  Além de votos de felicidade, a cerimônia solene realizada, no dia 19, sexta-feira, pela Prefeitura de Montes Claros e pela Caixa Econômica Federal, teve como objetivo realizar a entregar das chaves. Agora, as famílias já podem fazer as malas e mudar para a casa nova.

O prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, agradeceu a todos os presentes e aos que se empenharam para que o empreendimento fosse concluído. “Essa obra começou com o empenho do ex-prefeito de Montes Claros, Tadeu Leite, temos que ser justos, e eu agradeço pela honra que estou tendo em inaugurar esse empreendimento”.

A primeira-dama e chefe de gabinete do prefeito, Raquel Muniz, também disse que a atual administração pretende dar andamento aos projetos que estão dando certo. “Projetos que estão em andamento vão continuar, nós vamos fazer projetos novos, mas não vamos paralisar os projetos em curso”, destacou a primeira-dama.

MAIS BENEFÍCIOS - Um dos projetos que serão feitos em prol dos novos moradores é a construção de duas escolas e uma Unidade Básica de Saúde.  O prefeito disse que a ideia para os próximos empreendimentos é fazer casas onde as famílias já estão morando, para que elas não necessitem se deslocar para bairros distantes de onde moravam.


A superintendente da Caixa Econômica Federal, Edna Aparecida Gaspar, disse que, entre as casas já construídas neste ano e as que serão construídas até o início do ano que vem, serão entregues 3.500 casas. “Além da conquista das casas, as famílias conquistaram o direito de morar com toda a qualidade e conforto que elas merecem”, disse a superintendente.   As casas são compostas de dois quartos e equipadas com aquecedor solar, piso de azulejos e forro com acabamento em PVC no teto.

Para melhorar ainda mais o conforto e a qualidade da nova moradia, o governo federal lançou o programa Minha Casa Melhor, a partir do qual as famílias beneficiadas com o programa Minha Casa Minha Vida podem realizar um financiamento de até R$ 5 mil reais para a compra de móveis e eletrodomésticos. O cartão com o crédito disponível pode ser solicitado pelo telefone 0800 726 8068 ou numa agência da Caixa Econômica Federal.

MOTIVOS PARA COMEMORAR - Helenice Pereira de Souza é portadora de necessidades especiais. A moradora do Cidade Cristo Rei faz uso de cadeira de rodas, mas apesar da pouca mobilidade, dedicou-se a realizar o sonho “Lutei bastante. Com dificuldade, saía no sol quente para resolver a papelada. Valeu a pena. Estou muito feliz. Quero agradecer primeiramente a Deus e depois a todos que me deram força”, destaca.

Essa mesma força contagiou o seu Basílio Ramos da Silva que residia no Bairro Cidade Industrial em uma casa alugada e se inscreveu no programa de habitação. Trabalhador de serviços gerais, ele revela que: “se da casa dos outros eu cuido com carinho, imagina agora que estou na minha”. Planos para logo mais o seu Basílio já tem: vai tomar o seu primeiro banho num espaço novo, completo e adequado às suas condições, já que todas as moradias, tanto dos portadores de necessidades especiais e/ou mobilidade reduzida quanto da terceira idade, foram cuidadosamente adaptadas e de imediato estão aptas a receber os novos proprietários.
 
VEJA TODAS AS FOTOS EM: 

JUVENTUDE: MONTES CLAROS em EVENTO MUNDIAL

JUVENTUDE:

Montes Claros se prepara para evento mundial

Texto e Fotos: Márcia Vieira



Jovens de Montes Claros se preparam para a 38° Jornada Mundial da Juventude, que acontece de 23 a 28 de julho de 2013 no Rio de Janeiro, com a esperada  presença do Papa Francisco. Uma das etapas preparatórias para o grande momento aconteceu nesta segunda-feira, quando da realização de Missa Campal celebrada pelo Bispo Dom José Alberto Moura, na Praça Pio XII, com a presença maciça de jovens da cidade e região.

Para Fabiano Batista de Freitas, que está de malas prontas para o RJ, a expectativa é das melhores: “espero que seja um momento de encontrarmos o sentido da fé católica e renovarmos a força da juventude cristã”. Deficiente visual desde os seis anos de idade, o jovem, hoje com 28 anos, dá uma demonstração de força ao falar da sua própria experiência: “na vida nós temos duas opções - parar ou superar. Eu escolhi a segunda”. Desde o ano 2000 Fabiano, que é músico, estreitou a sua ligação com a igreja e tem participação efetiva em tudo que acresce a sua fé. Ele ainda deixa escapar a admiração pelo Papa: “Neste momento de jornada, acho que qualquer católico tem o desejo de participar do evento em que o maior líder religioso estará presente. Confesso que o que me despertou para este encontro foi o perfil do Papa Francisco, do qual sou um admirador”.  

Representando a administração municipal, o chefe do executivo Ruy Muniz, a chefe de gabinete, Raquel Muniz e a coordenadora da juventude, Dheborah Alves, estiveram com a juventude na Praça da Catedral. O prefeito falou sobre as mudanças ocorridas no mundo a partir do envolvimento deste segmento, e destacou que “eventos desta natureza tendem a resgatar os valores e a família”.

Dando prosseguimento à Semana Missionária, nesta quinta-feira, 18, foi realizado no gabinete da Prefeitura de Montes Claros, com a presença do secretário Carlos Muniz e representantes da diretoria da juventude, o lançamento da Conferência da Juventude, etapa municipal, programada para o dia 31 de agosto de 2013 em Montes Claros.

Anne Caroline Barbosa Araújo é catequista no bairro Independência. Para ela, a juventude atual age por impulso: “o jovem de hoje está cada vez mais confuso. Ele não sabe exatamente o que quer, aonde vai e o que vai fazer.” Pensando em mudar esta realidade, Caroline faz questão de participar e dar a sua contribuição em todos os momentos possíveis. Aos 19 anos, está empenhada em levar conforto e compartilhar o que aprende: “sempre estarei à disposição, seja em que hora for. A conferência e outros eventos deste tipo podem ajudar o jovem no sentido de ter um pensamento melhor e fazer boas escolhas. Espero que a ocasião chame a atenção das pessoas e que através da presença de Deus, todos estejam mais unidos”, arremata.

ENDEREÇO FISCAL E REDUÇÃO DE CUSTOS

Empresas utilizam endereço fiscal como alternativa de 
redução de custos
A Lei exige que empresas possuam um endereço para CNPJ, mas nem todas alugam um espaço só para se regularizar
Para qualquer que seja o segmento, abrir uma empresa exige alguns cuidados inerentes ao trato fiscal, como ter um endereço comprovado. Porém, atualmente, não é mais necessário abrir um ponto comercial só por este motivo. Agora, os empreendedores podem usufruir do endereço fiscal, um serviço oferecido para a pessoa física ou jurídica que necessita de endereço para registro e abertura de sua empresa. 
O serviço de endereço fiscal é ideal para empresas que precisam provar sua existência física/jurídica junto a órgãos públicos ou empresas privadas, além de centralizar suas correspondências. Dessa forma, a empresa garante também mais agilidade. Além das vantagens do endereço comercial, esta estratégia permite que se utilize o endereço do centro de negócios para divulgação oficial no contrato social, nas repartições federais, estaduais e municipais.

A novidade é uma excelente opção, segundo o contador Jarbas Oliveira. Nem sempre existe a necessidade de locação de uma sala comercial, uma vez que dependendo do tipo de negócio o endereço é apenas uma exigência legal para prestação de contas com alguns órgãos, especialmente Receita Estadual ou Federal. Oliveira diz ainda que, via contrato, a RF disponibiliza caixa postal na net, com acesso através de um cartão especial, para que a pessoa interessada receba as notificações. 
O gerente comercial Daniel Zuba Catoni diz que essa “é uma opção acessível financeiramente e que facilita os negócios de muitas empresas que não precisam de um endereço comercial”. Na Work Espaço Business, empresa gerenciada pelo Catoni, tem escritórios cuja prestação de serviço é diretamente com o cliente e que o endereço funciona apenas para receber correspondência ou como ponto de apoio no caso de reuniões extras.
Ângelo Vieira é proprietário da 2 Call, empresa especializada em mobile marketing. Ele optou por abrir a empresa em um escritório compartilhado, onde recebe a correspondência e tem serviço de secretária, recados, etc. “Escolhi este serviço, primeiro, visando à redução de custos, uma vez que este ambiente proporciona toda a estrutura de um escritório convencional e com qualidade. No escritório compartilhado é possível  ter um grande ganho em termos de networking, o que pode proporcionar a qualquer empresa parcerias interessantes”.
Quem pode usufruir de um endereço fiscal:
- Mora de aluguel e o proprietário não permite abrir uma empresa de serviços no endereço residencial;
- Quer privacidade e não deseja que a sua residência seja confundida com o seu negócio;
- Reside temporariamente fora do Brasil e deseja abrir uma empresa prestadora de serviços para pagar menos tributos que uma pessoa física;
- Está fechando a sua empresa e possui dividas tributarias. Para não perder a condição de ser limitada ao capital social é necessário manter um endereço comercial valido. Para não responder com os seus bens pessoais será necessário manter um endereço válido para fiscalização e correspondência até o encerramento definitivo da empresa;
- Está querendo abrir uma transportadora onde irá terceirizar o transporte mas precisa emitir o Conhecimento de Transporte para seus clientes;
- Possui um escritório de cobrança em outra cidade e para atender Montes Claros, por exemplo, precisa de um endereço de correspondência;
- Deseja privacidade para divulgar um endereço de correspondência para seus clientes ou fornecedores.

Texto/Foto: Mosaico Comunicação

MOCÃO: prefeitura tem parte do recurso para obra

MOCÃO
Prefeitura tem parte dos recursos para a obra

Texto: Pedro Neto
Foto: Fábio Marçal
 


 
Durante encontro recente com desportistas e empresários de Montes Claros, semana passada, quando defendeu uma forte parceria para soerguimento do futebol e do vôlei, o prefeito Ruy Muniz disse que o estádio Antônio Lafetá Rebello, o popular “Mocão”, no bairro Santo Antônio, será construído nesta administração. A Prefeitura já possui à disposição para a obra, recursos da ordem de R$ 6 milhões (dinheiro que estava retido), uma vez que conseguiu resolver pendências em processos junto à Caixa Econômica Federal (CEF), e está articulando junto aos governos estadual e federal para angariar mais R$ 10 milhões para o empreendimento.

O projeto original seria modificado para permitir que o logradouro seja multiuso, possibilitado a sediar, além de jogos, eventos culturais, recreativos, e artísticos, dentre outras necessidades do município. Na primeira etapa de obra estão previstas arquibancadas para 12 mil torcedores, com possibilidades de ampliações para 20 ou trinta mil espectadores. A obra representa um antigo anseio da população, principalmente por parte de atletas, dirigentes esportivos e torcedores em geral.


O chefe do Executivo disse que não medirá esforços no sentido de viabilizar a obra o mais rápido possível buscando, inclusive, parcerias com a iniciativa privada. Aproveitou a oportunidade para pedir apoio aos empresários participantes da reunião e disse que o soerguimento do futebol e do vôlei contribuirá para o surgimento de novos talentos esportivos, através dos projetos sociais de base, bem como divulgará ainda mais a cidade no Brasil e até mesmo no exterior.