terça-feira, 7 de novembro de 2017

INSTRUMENTAL do SERTÃO: MÚSICA NA PRAÇA


MÚSICA E CULTURA

INSTRUMENTAL DO SERTÃO VAI LEVAR APRESENTAÇÕES GRATUITAS PARA A POPULAÇÃO EM PRAÇAS DE MONTES CLAROS

     O mês de novembro será de muita música e cultura em Montes Claros, com apresentações gratuitas em praças públicas através do projeto Instrumental do Sertão. A ação acorre em cinco bairros da cidade, de forma itinerante e em datas distintas, com shows do Quarteto de Saxofone Sopro Maior e Quarteto de Jazz Mecenas, apresentando o melhor da música instrumental.

     Segundo um dos coordenadores do Instrumental do Sertão, Romário Alles Ribeiro Filho, o projeto vai levar ao público um repertório que vai do clássico ao popular, em uma roupagem diferente, uma combinação entre o tradicional e o inovador.

       "Na época éramos colegas da faculdade, do curso de Música da Unimontes, e a ideia foi uma parceria para envolver alunos da faculdade e ex-colegas. Na hora de escrever o projeto, buscamos o diferencial, que é levar apresentações para lugares que normalmente não recebem este tipo de evento e gênero musical", explica o músico.

      Romário comenta que o Instrumental do Sertão começou a ser pensado em 2015. No ano seguinte, o projeto foi inscrito e aprovado no edital do Banco do Nordeste, um dos dois únicos projetos mineiros aprovados no edital de patrocínio. O diferencial proposto pela ação despertou atenção na hora da seleção.

     "A gente percebe que a maioria  dos eventos deste gênero se concentram em pontos específicos. É uma iniciativa pioneira. A gente entende que muitos não conhecem este tipo de música por falta de oportunidade; pode ser uma forma de criar novos admiradores, talvez possibilitar para muitos deles os primeiros contatos com a música instrumental. Teremos apresentações de músicas diversas, desde Johann Sebastian Bach, até autorais de membros do grupo, todas com uma linguagem diferente, muito própria", diz o músico.
            
    O Instrumental do Sertão é apresentado pelo Ministério da Cultura e conta com patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), através da Lei de Incentivo à Cultura, e apoio da Rádio Transamérica Pop.

Apresentações
    Todas as apresentações possuem duração média de duas horas. Os espetáculos acontecem em cinco diferentes localidades. 

Confira a programação:
Dia 17 - Praça Wanderley Fagundes - Todos os Santos, às 19h;
Dia 18 - Praça Beato Francisco Coll - Bairro Maracanã, 16h;
Dia 19 - Praça Flamarion Wanderley - Bairro São José, às 16h;
Dia 25 - Praça Duque de Caxias - Bairro Santa Rita I, às 16h;
Dia 26 - Praça Dr. Chaves - Bairro Centro, às 10h.

Assessoria: Ricardo Guimarães

SEBRAE: EVENTO APOSTA EM FRANQUIAS

Sebrae Minas promove evento voltado para franquias em 
Montes Claros
Iniciativa vai apresentar quatro empresas da região que se tornaram franqueadoras com apoio do Minas Franquia

O Sebrae Minas promove em Montes Claros no dia 07 de novembro, às 19h, no auditório da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), um encontro para discutir o tema franquias, com entrada gratuita. Na oportunidade, serão oferecidas informações aos empresários que queiram tornar suas empresas franqueadoras e também aqueles que planejam ter o próprio negócio por meio de franquia.
Os interessados em participar da iniciativa podem se inscrever pelo telefone 38 3224 7350, ou no ponto de atendimento do Sebrae, que fica na Av Mestra Fininha, 1448, Bairro Funcionários.
Dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) mostram que Minas Gerais é um dos estados mais promissores no que se refere ao crescimento do setor de franchising. De acordo com recente levantamento da ABF, o Estado cresceu 9,7% no faturamento, chegando a R$ 4,4 milhões em 2016. Atualmente, é o quarto colocado em número de empresas franqueadoras, com 171 marcas; e o terceiro em franquias em operação, chegando a 4.982 pontos. 
Dentro das atividades do evento serão apresentadas quatro novas empresas franqueadoras do Norte de Minas, que foram apoiadas pelo Programa Minas Franquia do Sebrae: Laboratório LAAE, Master Cartuchos e Trajeto Móveis, de Montes Claros; e Mega Móveis, de Januária.
Apoio do Minas Franquia
Durante 12 meses, cada empresa passou por uma análise de diversas etapas, como: identificação do nível de maturidade do negócio, pesquisa se a marca está registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), análise do perfil do empresário, levantamento dos números do mercado de atuação, padronização do atendimento e do modelo de negócio.
A consultoria do Sebrae ajudou os empresários na construção de todos os processos obrigatórios a um franqueador, desde a circular de oferta de franquia, elaboração do modelo de contrato com franqueados e a criação do plano de viabilidade econômica da franquia.
“O objetivo do programa é fomentar o surgimento de franquias mineiras entre empresas bem-estruturadas, com know how para fazer parte do segmento de franchising e dividir a experiência e os riscos de mercado com outros investidores”, explica a coordenadora estadual do Minas Franquia do Sebrae, Alessandra Simões.
Em seis anos, o Minas Franquia lançou no mercado 73 franqueadoras em todo o estado. Ao todo, foram 145 unidades franqueadas vendidas em transações que somam cerca R$ 9 milhões.
Cases de sucesso
Durante o evento serão apresentados dois cases de sucesso. O primeiro deles será da Clinicas Sorrisus, franquia de Montes Claros que tem 50 unidades em operação e mais de 250 franquias vendidas, com presença em vários estados brasileiros. A empresa será apresentada pelo seu diretor Marcelo Miranda. Os participantes poderão conhecer ainda a história vencedora de Maria José de Lima Freitas, da Mazé Doces Artesanais, uma empresa familiar de Carmópolis de Minas, que é uma das principais empresas do seu ramo de atuação no país.
Conheça as novas franquias que serão apresentadas:
Trajeto Móveis e equipamentos para escritório e decoração

Atividade: Loja para comercialização no varejo das melhores marcas de móveis e equipamentos ergonômicos para escritório
Contato: Ernandes Ferreira Silva –2101 5500

Mastec Cartuchos e toners
Atividade: empresa no segmento de informática, com foco na prestação de
serviços de cópia reprográfica e locação de impressoras.
Contato: Welber Parrela Mendes – 3214 1202

LAAE – Laboratório de Análise de Água e Efluentes
Atividade: Serviços especializados em análise de água
Contato: Paulo César Fialho – 2101 2881

Mega Móveis
Atividade: Comércio varejista de móveis e eletrodomésticos
Contato: Jesualdo Matos Soares – (38)3621-2649 - Januária

Serviço:
Evento voltado para franquias em Montes Claros
Data: 07 de novembro
Horário: 19h às 22h
Local: Auditório da CDL - Av. Sidney Chaves, 447 -  Bairro Edgar Pereira
Informações e Inscrições: 38 3224 7350 -  Sebrae Minas – Av Mestra Fininha, 1448 - Funcionários                                                                                                                                             
Programação:
19h:  Abertura com representantes do Sebrae
19h30h: Apresentação dos Cases de sucesso das Clínicas Sorrisus e Mazé Doces (mediadora - coordenadora estadual do Minas Franquia do Sebrae,  Alessandra Simões)
20h30:  Lançamento das quatro empresas franqueadoras do Norte de Minas
21h30: Confraternização de encerramento
-- 
Assessoria: Cida Santana

HANDEBOL SE PREPARA PARA BRASILEIRO

Handebol Montes Claros

Após bom desempenho no mineiro infantil de Handebol, adulto masculino se prepara para Brasileiro em casa. 
Feijoada será para ajudar a custear o campeonato

Texto e fotos: Divulgação/HANDMOC

O Handebol Prefeitura de Montes Claros realizou entre os dias 1º e 5 de novembro, no ginásio Ana Lopes, bairro Morada do Parque, duas competições simultâneas, envolvendo mais de 150 atletas das categorias de base do Handebol.
Os dois mineiros foram para atletas nascidos entre 2003 e 2005, e 6 equipes participaram no naipe masculino e 5 no feminino.  Nas premiações Individuais, os atletas das nossas equipes foram destaques: Gabriel Veloso, destaque do jogo Montes Claros x Santa Maria de Itabira e Samara Oliveira Dantas, destaque do jogo Montes Claros x Abesc/Belo Horizonte.
A classificação final entre as meninas ficou da seguinte forma: Abesc/Belo Horizonte; Sesi Uberaba Clube José Alencar Gomes da Silva; Ponte Nova; Santa Maria de Itabira e Montes Claros em 5º lugar.
No masculino, a classificação final foi: Santa Vitória, Ponte Nova, Onça do Pitangui/Lidcom, Santa Maria de Itabira, Montes Claros e Abesc/Belo Horizonte.
Lucas Nagem, técnico das duas equipes de Montes Claros fez uma avaliação positiva sobre a participação da cidade nos dois naipes.
“Os resultados do Mineiro Infantil não foram bons teoricamente, mas ao analisarmos as circunstâncias e o teor principal dessa categoria, a competição foi extremamente proveitosa. O desempenho da equipe feminina era esperado, já que as meninas são bem inexperiente, mas fica o aprendizado que elas vão levar para o futuro. O time masculino, apesar de ser bastante novo, tinha uma perspectiva de brigar pelo título, e os jogos mostraram que isso realmente ocorreu, apesar da colocação final. Tivemos uma lesão de um jogador importante na primeira partida e em três jogos, perdemos pontos preciosos nos últimos segundos da partida”, destacou Lucas Nagem.

Feijoada e Brasileiro
Agora, o Handebol Prefeitura de Montes Claros volta suas atenções para dois assuntos extremamente importantes. No dia 11 deste mês, será realizada a Feijoada do Handebol, que terá música ao vivo e muita descontração.
O objetivo desta feijoada é continuar os projetos e ajudar a proporcionar a participação da nossa equipe no Campeonato Brasileiro Adulto Masculino de Clubes que acontecerá entre 11 e 15 de dezembro no Ginásio Ana Lopes, em Montes Claros com a participação de 12 equipes de todo o Brasil.
“É uma grande responsabilidade para Montes Claros, sediar pela primeira vez, um dos mais importantes campeonatos de Handebol Adulto Masculino. Esse brasileiro será uma grande oportunidade para aprendermos com os melhores e mostrar como o nosso esporte é apaixonante. Por isso, peço a participação de todos em nossa feijoada no próximo sábado (11.11), das 11h às 15h30min, lá na Praça de Esportes. Toda a renda arrecada é para ajudar a custear esse brasileiro masculino adulto e precisamos do apoio de toda a sociedade”, destacou Francis Almeida, técnica do masculino adulto.


Jornalista Wesley Gonçalves