quarta-feira, 23 de agosto de 2017

ACI-REDE VOLUNTARIADO PARTICIPA de FÓRUM INTERNACIONAL

Rede Voluntariado da ACI participa de Fórum Internacional

O evento tem a chancela da ONU e trata sobre Desenvolvimento Sustentável

Na próxima segunda-feira, dia 28 de agosto, a Rede Voluntariado da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros será um dos cases de sucesso no V Fórum Internacional do Voluntariado Transformador – Voluntariado e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, em Belo Horizonte.
 O evento, que tem a chancela da Organização das Nações Unidas – ONUirá discutir a relação entre voluntariado e os ODS (criados pela ONU), com o objetivo de tratar a prática de voluntariado de forma metodológica e impactante, para que possa contribuir, efetivamente, com uma sociedade mais justa. O evento terá a participação de importantes profissionais e gestores ligados às questões sociais.
Idealizado em 2010  pelo Centro Mineiro de Voluntariado Transformador – MINAS VOLUNTÁRIOS, o evento será realizado com a Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado – FUNDAMIG. Dois temas principais serão abordados: “Financiamento para Infraestruturas de Voluntariado – Práticas e desafio para a agenda 2030” e “Voluntariado, Juventude e ODS – Construindo o futuro que queremos”.
 “Representantes de governos, empresas e sociedade civil juntos numa discussão ampla e representativa, sobre as teorias e a práticas do voluntariado e sua importância para se alcançar as metas do Desenvolvimento Sustentável, da ONU”, explica Mônica Torquato, diretora da Rede de Voluntariado da ACI.
A RV foi criada há sete anos com o objetivo de aproximar pessoas que desejam ser voluntárias de instituições que são carentes de organização e demandam por mais apoio. “Durante esse período a Rede avançou de 15 para 41 entidades cadastradas, as quais tiveram suporte na gestão (jurídico, econômico, administrativo) para se organizarem na obtenção de recursos e prestação de serviços”, conta Newton Figueiredo, presidente da ACI.
A Rede Voluntariado tem como uma de suas principais ferramentas um Portal, no qual todas as entidades estão inseridas e a pessoa pode escolher qual deseja contribuir como voluntário. Rita Bichara é consultora de gestão estratégica e atua como voluntária na equipe da Rede desde o projeto de criação. Ela vai contar um pouco dessa iniciativa, como um dos case de sucesso, do Fórum Internacional. “Somos a única Associação Comercial que possui uma diretoria e departamento exclusivo para a causa social. O conceito de desenvolvimento sustentável deve passar pelas empresas como missão também, daí a iniciativa de Montes Claros ter tanta importância. Estamos avançando nesta jornada com a ajuda de parceiros associados e da sociedade”, pontua.
O evento está com as inscrições abertas pelo link: https://www.sympla.com.br/v-fo rum-internacional-do-voluntari ado-e-os-ods__158527

Serviço

V Fórum Internacional - Voluntariado e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS 
Data: 28 de agosto de 2017
Horário: 8h30 às 18h00
Local: Auditório do IBS/FGV - Av. Prudente de Morais, 444, Cidade Jardim, BH-MG
Informações: Minas Voluntários: +55 (31) 9 9292-9805 (Whats) /minasvoluntarios@gmail.com 

Nágila Almeida
Assessora de Comunicação ACI

MOC VÔLEI TREINA PARA PRIMEIRO JOGO DO MINEIRO


MOC VÔLEI treina forte para encarar Cruzeiro na estreia do Mineiro

No último coletivo antes da viagem, Chico dos Santos trabalha contra-ataque e defesa

Texto e Fotos: Ascom/MOC VÔLEI

O Técnico do MONTES CLAROS VÔLEI Chico dos Santos e o seu auxiliar técnico, Sérgio Cunha focaram no contra-ataque e defesa no último treino da equipe antes da viagem desta noite para Contagem, onde o Pequi Atômico enfrentará o Sada/Cruzeiro pela abertura do Campeonato Mineiro.
Esta será a primeira partida entre as duas equipes nesta nova temporada o que promete ser um grande jogo. O duelo será na casa do adversário em Ginásio do Riacho, em Contagem, às 20h.
“Sabemos que será uma grande partida com duas das maiores equipes do Estado e do país. Estamos confiantes e focados. Mesmo sendo o Cruzeiro um grande time, vamos entrar para vencer. A equipe está muito coesa e unida. Neste treino de hoje treinamos, exaustivamente, o contra-ataque e a defesa. E sobre o nosso adversário que já foi estudado, só iremos falar com os nossos jogadores amanhã, no treino em Contagem”, destacou Chico dos Santos.
Quem está bastante confiante é o ponteiro, Vivalde. Ele que foi um dos grandes destaques do MOC VÔLEI na vitória dos amistosos contra Juiz de Fora na semana passada, acredita que o time tem um elenco que mescla juventude e experiência.
“Os amistosos contra Juiz de Fora foram importantes nesta preparação para a estreia no Mineiro. De cara, o Cruzeiro. Mas, estamos confiantes que será um grande jogo”, completou o atleta.
No dia 02 de setembro, as duas equipes voltam a se enfrentar, desta vez no Caldeirão do Pequi Atômico, às 19h. Será o primeiro contato da nova equipe e comissão técnica com a sua torcida.
A terceira partida do MOC VÔLEI será em casa, contra o Juiz de Fora Vôlei às 20h do dia 14 de setembro. As duas equipes voltam a se enfrentar no dia 16/09, no Poliesportivo Tancredo Neves, às 19h.
E fecha a fase de classificação jogando contra o Minas Tênis Clube, com os dois jogos acontecendo na casa do Pequi Atômico. No dia 19/09, o duelo será às 20h e no dia 21/09, a partida entre o Minas Tênis Clube e o MONTES CLAROS VÔLEI será às 20h.
As semifinais e finais do Campeonato Mineiro Adulto Masculino ainda não tiveram os locais e horários divulgados pela Federação Mineira de Voleibol.
O jogo entre Sada/Cruzeiro e MOC VÔLEI será transmitido pelo facebook do Jornal O Tempo e pelo Youtube:              
https://www.youtube.com/user/OTEMPOonline

GOVERNO de MINAS CONVIDA...

GOVERNO de MINAS CONVIDA....


É HOJE! GOUVEIA e JONHSON CONVIDAM

CONVITE....

Ten. Cel. BM  WALDECI GOUVEIA e Cap. BM WAN JONHSON ARAÚJO MAIA convidam




Lançamento Livro: Gestão de Desastres
Data:23/08/2017
Horário: 19h30
Local: Auditório da RISP





HOJE TAMBÉM É DIA....

HOJE TAMBÉM É DIA....

De festejar SYLVINHO BLAU-BLAU, nascido em 23/08/59. Sylvinho ficou conhecido como vocalista da banda ABSYNTHO, uma das revelações do pop rock dos anos 80. E para lembrar Sylvinho, a nossa música favorita da banda: Lobo



HOJE É DIA DE.....

HOJE É DIA DE...
Festejar a cantora PAULA TOLLER, nascida em 23/08/1962. Toller foi vocalista da banda pop KID ABELHA, que depois de muitos anos dominando a cena musical brasileira, chegou ao fim em 2016. A cantora continua em carreira sólo. Para comemorar um clássico internacional que ficou maravilhoso na voz da cantora: 
 

TEXTO CONVIDADO: LUCIANO MEIRA

TEXTO CONVIDADO: LUCIANO MEIRA

JUSTIÇA GRATUITA PARA AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS...

Luciano Meira (*)

Quando a Prefeitura de Montes Claros aprovou a regulamentação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, através de um decreto municipal, assumiu o compromisso de prestar assistência jurídica gratuita aos empreendedores formalizados.
Após a posse, esperávamos que o Setor Jurídico da Prefeitura apresentasse ao Prefeito o Programa ProMicro, aprovado junto ao SEBRAE. Tal programa é um dos pilares do projeto, que era único no Norte de Minas.
Como a sonolência predomina naquele órgão público, voltamos ao tema, que é uma das cobranças das pequenas empresas de Montes Claros. Numa época de grave crise econômica, os empreendedores dependem da orientação da aplicação da Lei, bem como direcionamentos nas áreas trabalhista, fiscal e mercantil.
Mantivemos contato com diversos Núcleos de Prática Jurídica das quatro faculdades aqui existentes, Unimontes, Santo Agostinho, Funorte, e Pitágoras, nas quais sugerimos implantar em Montes Claros o PACES – Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual, que já existe na cidade de Uberaba. Trata-se de uma parceria institucional que é firmada entre a Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem e com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, Tribunal de Justiça, Associação Comercial, Faculdades e Prefeitura. As instituições de ensino que trabalham na área do direito desenvolvem orientações nas áreas Cível e Criminal e seria acrescida a área Comercial.
O ambiente de atuação dos PACES é pré-processual, ou seja, relativo aos conflitos que ainda não foram judicializados, facilitando o acesso à Justiça e incentivando a utilização dos métodos consensuais, o que viria contribuir para a diminuição da sobrecarga junto ao Poder Judiciário. Poderiam ser solucionados conflitos das questões cíveis que versam sobre direitos patrimoniais disponíveis, como dívidas bancárias, relações consumeristas, contratos comerciais de variadas naturezas, etc. Essa iniciativa teria como objetivo principal promover o acesso à Justiça gratuita aos empreendedores e as pessoas físicas por meio do uso da conciliação e da mediação.
Uma ação simples e eficaz poderá orientar as pequenas empresas, que hoje dependem da Prefeitura nessa ação, primeiro pela obrigatoriedade que a Lei Geral impõe, e depois para que fosse fortalecida a área comercial.
Preocupado com a tributação, o Prefeito desconhece a importância das micro e pequenas empresas, não tem dado a devida atenção a esse segmento, que representa setenta e cinco por cento do nosso PIB e envolve mais de 130.000 pessoas.
Salta aos olhos o estado de abandono em que a cidade se encontra, com praças públicas aos pedaços, sujeira e os buracos profundos com vários aniversários em muitas vias, então, vendo que o básico fica para trás, como proceder, para que o Prefeito atenda a demanda dos empreendedores?
As entidades de classe como a ACI – Associação Comercial Industrial de Montes, Claros, o CDL – Clube de Diretores Lojistas de Montes Claros e o Sindicato do Comércio de Montes Claros deveriam questionar: porque se arrecada tanto do comércio e a Prefeitura o atende tão mal?
A vaidade precisa ser excluída da gestão pública municipal. E agora Prefeito, qual será a sua atitude? Vai desconhecer e continuar desfrutando o conforto da poltrona do paço municipal?  Que não demore o seu despertar, pois este ajudará aos que um dia sonharam e tiveram coragem de abrir seu pequeno negócio.

 (* ) Consultor e Diretor da LD Consultoria