sexta-feira, 6 de setembro de 2013

FENICS: CEREST orienta trabalhadores durante evento

18ª FENICS

CEREST orienta trabalhadores durante a feira

Texto e Fotos: Márcia Vieira





Durante a 18° edição da FENICS (Feira Nacional de Indústria, Comércio e Serviços de Montes Claros), uma das atrações é o trabalho realizado pelo CEREST (Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador) no stand da Prefeitura de Montes Claros. No local, técnicos do órgão dão orientação aos trabalhadores e divulgam o trabalho desenvolvido pelo Centro. 

Criado para atender trabalhadores dos mercados formal e informal, a unidade regional engloba 11 municípios e atua principalmente na questão preventiva. De acordo com Marcus Vinícius Brant, técnico do órgão, “este trabalho preventivo é o que dá sustentabilidade e base às campanhas, para que possamos melhorar a qualidade de vida profissional do ser humano”.


Segundo Marcus, atitudes simples e moderadas são responsáveis por diminuir acidentes e inclusive desafogar o sistema de saúde. “São 11 tipos de agravo e 9 notificações feitas pelo CEREST, entre elas, acidentes de trânsito, doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho, acidente com material biológico (específico para trabalhadores da área de saúde), intoxicação exógena e pneumoconioses, entre outras”, destaca.


Atualmente o CEREST vem ganhando espaço em outro segmento: o de vigilância do ambiente de trabalho. A medida não é punitiva e sim educativa, como revela Jeter Liano Silva, da equipe técnica do órgão: “Não vamos como fiscais, vamos como vigilância e para instruir, muitas vezes a pedido da própria empresa. Verificamos o que está errado e o que pode ser melhorado”, declara.

Até então o CEREST não faz acolhimento de pessoas, mas esta realidade será em breve alterada a partir da efetivação do sistema, em vias de implantação. Neste caso, o trabalhador virá referenciado por outro sistema de saúde, ou seja, atendido em hospital e constatada a origem do problema como acidente de trabalho, o CEREST disponibilizará um médico do trabalho, que é específico para os casos. 

Marcus Brant destaca que as principais ocorrências aparecem no setor de construção civil, seguido pelos acidentes de percurso e com material biológico. E acrescenta: “Com a parceria das empresas temos conseguido resultados eficientes, daí a importância desta divulgação”.

O CEREST é um órgão federal que funciona na cidade graças à pactuação com o município, responsável por ceder funcionários e espaço físico. A unidade regional está localizada na rua Cassimiro de Abreu, 54, no bairro Cândida Câmara, próxima ao Hospital Universitário.

7 de SETEMBRO: VEJA o que FUNCIONA NO FERIADO

7 de Setembro

Confira o que funciona no feriado

Texto: Daniel Moraes

Será comemorado neste sábado, 7 de setembro, o feriado do Dia da Independência do Brasil. A data faz alusão ao dia em que o então príncipe regente do país, Dom Pedro, às margens do rio Ipiranga, deu o seu famoso grito de “independência ou morte”, no ano de 1822. Confira abaixo o que funciona neste feriado em Montes Claros:

MERCADOS - Os mercados municipais Central e Sul funcionam no sábado o dia todo e no domingo até o meio-dia.

COLETA DE LIXO - A coleta de lixo será realizada normalmente no feriado.

PARQUES – O Parque Municipal Milton Prates (incluindo o Zoológico) e o Parque das Mangueiras, mantidos pela Secretaria de Meio Ambiente, funcionam normalmente, das 7 às 17 horas.

SAÚDE – Haverá plantão médico na Unidade Básica de Saúde do bairro Esplanada (Rua Coronel Coelho, 195, telefones 3229-3343/3558), no turno da manhã.

O Pronto Atendimento Alpheu de Quadros (avenida Paulista, 446, Bairro Santo Antônio I, 3229-3336/3436), funcionará 24 horas para urgência e emergência.

CLÁUDIO KENNEDY: NA FENICS, recuperando vidas

SUPERAÇÃO:

Cláudio Kennedy: na FENICS, recuperando vidas

 Texto e Fotos: Márcia Vieira

“Há vida após as drogas”. Diz Cláudio Kennedy Gonçalves, o jovem montes-clarense que atualmente dedica-se a recuperar pessoas que como ele, decidiram, por mera curiosidade, dar o primeiro trago ou enrolar o primeiro baseado: “é ai que mora o perigo”, revela.

Morando em Coroa Vermelha, bairro de Cabrália (BA) há algum tempo, o jovem, recém casado com a setelagoana Rozana, está de volta à Montes Claros, e ao lado da esposa, aproveita todos os espaços e tempo para conscientizar outras pessoas. Durante a FENICS, Cláudio mostra um pouco do seu trabalho no stand da Rede Voluntariado e não se esquiva de falar sobre a própria experiência. Oriundo de família bem situada econômica e socialmente, ele diz que “apesar de ter tudo, havia um imenso vazio onde caberia Deus, mas eu tentava preencher com todas as outras coisas”. Há oito anos luta contra o vício e há dois, está totalmente limpo ou “firme”, como prefere dizer.


Embora seja constituída por evangélicos, a família Maanaim, recebe gente de todas as religiões, cor, nação ou sexo. Para evitar transtornos e manter a seriedade, de acordo com o próprio Cláudio, há uma divisão criteriosa e compreensível: homens adultos ficam numa casa, mulheres em outra e os adolescentes ocupam ainda um outro espaço. Nos retiros ou na igreja, toda a comunidade se encontra. A família Maanaim possui 11 unidades na Bahia, distribuídas entre Cabrália, onde fica a matriz e mais quatro casas, Teixeira de Freitas e Itabuna.

Nos centros de recuperação, o trabalho é permanente e a luta não cessa. À medida que são recuperados, os ex-dependentes, de álcool ou drogas, são convidados  a dar seu testemunho e trabalhar em favor de outros que chegam. Mas a relação não é forçada ou de imposição. Ao contrário, parte do próprio dependente a atitude de querer mudar. A partir daí, com a anuência da família, o paciente fica na casa em sistema de internação por cerca de seis meses, tempo que normalmente dura o tratamento. Depois de reintegrado à sociedade, a maioria, como faz Cláudio, tem a oportunidade de praticar o que aprendeu e multiplicar os ensinamentos levando sua mensagem.

“As portas estão abertas para o ser humano. Se ele quer usar drogas, o problema é dele, mas se ele quer parar de usar drogas, o problema é nosso. Quando a gente se deixa ser preenchido por Deus, a droga não tem mais espaço na nossa vida”, finaliza o ex-dependente Cláudio Kennedy.

SERVIÇO:
Centro de Recuperação Maanaim: (73) 9963-2449

ESPETÁCULO: DITARSO no NORTE de MINAS

ESPETÁCULO
Ditarso apresenta “Noitencantada” em São Francisco e Pedras de Maria da Cruz

Mística e atmosfera sobrenatural em espetáculo de dança contemporânea

Neste fim de semana, nos dias 07 e 08 de setembro, a DITARSO Companhia de Dança leva a arte da dança contemporânea, de forma gratuita, às cidades de São Francisco e Pedras de Maria da Cruz, norte de Minas Gerais.

A DITARSO apresenta o espetáculo infanto-juvenil “NOITENCANTADA”, inspirado na obra do folclorista Manoel Ambrósio. Num palco italiano, especialmente montado para o evento, os artistas criam uma oportunidade única para a população apreciar uma produção artística profissional.

A primeira apresentação será no dia sete de setembro, às 19 horas, na Praça do Centenário, em São Francisco. No domingo, 08, o grupo dança em Pedras de Maria da Cruz, na Praça Ernani Pereira, também às 19 horas.


Baseado no livro “Brasil Interior” de Manoel Ambrósio, “NOITENCANTADA” conta a história de Luzia, uma menina que morava às margens do Rio São Francisco, no vilarejo de Pedras de Maria da Cruz e sua avó, Dona Leonarda, benzedeira famosa na região. Em uma noite de lua cheia, movida pela curiosidade infantil, Luzia segue sua avó pelo interior da mata até chegar às margens do Velho Chico. Neste caminho, a menina se depara com algumas das criaturas sobrenaturais que habitam o imaginário da população ribeirinha, e conhece almas penadas, o Curupira, o Caboclo D´água, o Lobisomem, a Mãe D´água e a Mula-sem-cabeça.

O espetáculo é desenvolvido com a linguagem contemporânea do coreógrafo Paulo di Tarso e a narração de Raquel de Paula. Os cenários e figurinos são elementos importantes que criam a atmosfera sobrenatural e mística da narrativa.

“É um espetáculo envolvente, que flui ao som de Variações Enigma do compositor Edward Elgar. Sua estreia foi em 2010, na segunda turnê da DITARSO companhia de dança pelo Norte de Minas, quando foi visto por cerca de nove mil pessoas. A grande aceitação do público fez o espetáculo permanecer em nosso repertório como uma das principais peças”, detalha o coreógrafo Paulo di Tarso.

Esta turnê marca o reencontro da companhia com seu principal incentivador, o Café Letícia que, ao longo de seis anos, apoiou este projeto, entendendo sua relevância para a população norte-mineira.


ADITARSO Companhia de Dança foi criada, em Montes Claros, em 2003. Desde então, a DITARSO desenvolve uma ação continuada no norte de Minas Gerais com a criação e apresentação de espetáculos infantis, infanto-juvenis e adultos, muitos deles reconhecidos pelo Prêmio Cena Minas, pelo Programa BNB de Cultura e pelo Sistema Aberto de Patrocínio dos Correios.
NOITENCANTADA
Ficha Técnica
Direção e Coreografia: Paulo di Tarso
Música: Edward Elgar
Narração: Raquel de Paula
Cenários e figurinos: André Lacerda / Paulo di Tarso
Bonecos: André Lacerda / Carol Ponciano
Elenco: André Lacerda, Carol Ponciano, Daniele Cristine, Hermes Braga, Gabriel Sanches, João Victor de Oliveira, José Vieira Júnior, Josi Dali, Mara Meira, Michelle Jabbur, Ramon Silva, Thiago Alves
Participação especial: Fernanda Cardoso e Denise Amaral
Texto/Foto: Assessoria evento-Ana Maria Barbosa

JONAFES 2013: DOUTORA em ENFERMAGEM fará PALESTRA no EVENTO

 JONAFES 2013
  
Doutora em Enfermagem fará palestra no evento






A professora Maria Rizoneide Negreiros de Araújo é mais uma palestrante confirmada para a Jornada Nacional de Atividade Física, Esporte e Saúde – Jonafes, que será promovida pela Funorte/Fasi no período de 02 a 05 de outubro.

A palestra será realizada no dia 4 e terá como tema: “Atenção Básica para o Programa Saúde da Família”.

Maria Rizoneide é graduada em enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, possui mestrado em Medicina Veterinária – Epidemiologia também pela universidade norte mineira. É também doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo – USP.

Além de Professora Emérita da Universidade Federal de Minas Gerais, a palestrante também foi Diretora de Enfermagem na mesma instituição. Atualmente é membro da Comissão Coordenadora do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família do NESCON/UFMG.

A professora já publicou vários trabalhos científicos assim como livros, textos e resumos em anais de congressos. Maria Rizoneide presta ainda consultorias e assessoria.


Mais informações sobre a Jonafes através do email: jonafesfunorte@yahoo.com.br 

Texto/Foto: Samuel EvangelistaO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

VOLEI: ESTREIA DO M. CLAROS NA SUPERLIGA É ANTECIPADA

ESPORTE
ESTREIA DO MONTES CLAROS VÔLEI NA SUPERLIGA É ANTECIPADA PARA O DIA 13 CONTRA O SADA/CRUZEIRO






A estreia da equipe do Montes Claros Vôlei na Superliga Nacional de vôlei foi antecipada para a próxima sexta-feira, dia 13 de setembro, contra o Sada/Cruzeiro, às 19h, em Contagem. O pedido de antecipação foi feito pelo Sada/Cruzeiro, aceito pelo Montes Claros Vôlei e oficializado pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).
 
O Montes Claros Vôlei entra na reta final de preparação tanto para a Superliga, quanto para o campeonato mineiro, da qual irá representar a equipe do Sertão Mineiro de Pirapora. A estreia no estadual será no dia 11 de setembro, na próxima quarta-feira, às 18h, contra o UFJF, em Juiz de Fora, que também disputa a Superliga.

Três atletas do Montes Claros ainda estão no departamento médico. O central Alberto, o oposto Wanderson e o líbero Tiago Brendle, mas não deverão ser problemas para a estreia. 



O técnico Paulo Martins disse que antes de vir para Montes Claros, o time já estava treinando desde o mês de junho em Goiânia e que está preparado para as duas competições. “Estamos nos preparando a cada dia. Sabemos que são duas competições difíceis, mas esperamos realizar um bom campeonato tanto no mineiro quanto na superliga”, diz Paulo Martins.



JOGOS DO MONTES CLAROS VÔLEI - SUPERLIGA NACIONAL 2013/2014
Dia
Hora
Jogo
Cidade
13/09
19h
Sada/Cruzeiro x Montes Claros
Contagem
21/09
18h
Montes Claros x RJX
Montes Claros
16/10
19h30
Montes Claros x Moda/Maringá
Montes Claros
22/10
19h30
Montes Claros x Funvic/Taubaté
Montes Claros
26/10
18h
UFJF x Montes Claros
Juiz de Fora
02/11
18h
Montes Claros x São Bernardo
Montes Claros
26/11
20h
Voltaço x Montes Claros
Volta Redonda
30/11
18h
Montes Claros x Kappesberg/Canoas
Montes Claros
04/12
20h
Vôlei Brasil Kirin x Montes Claros
Campinas
07/12
18h
Montes Claros x Vivo/Minas
Montes Claros
14/12
17h
Sesi x Montes Claros
São Paulo
21/12
18h
Montes Claros x Sada/Cruzeiro
Montes Claros
28/12
18h
RJX x Montes Claros
Rio de Janeiro
07/01
20h
Moda/Maringá x Montes Claros
Maringá
11/01
20h
Funvic/Taubaté x Montes Claros
Taubaté
18/01
18h
Montes Claros x UFJF
Montes Claros
01/02
11h
São Bernardo x Montes Claros
São Bernardo
08/02
18h
Montes Claros x Voltaço
Montes Claros
11/02
20h
Kappesberg/Canoas x Montes Claros
Canoas
15/02
18h
Montes Claros x Vôlei Brasil Kirin
Montes Claros
22/02
17h
Vivo/Minas x Montes Claros
Belo Horizonte
27/02
Definir
Montes Claros x Sesi
Montes Claros
JOGOS DO MONTES CLAROS VÔLEI REPRESENTANDO SERTÃO MINAS/PIRAPORA – CAMPEONATO MINEIRO 2013
Dia
Hora
Jogo
Cidade
11/09
18h
UFJF x Sertão Minas/Pirapora
Juiz de Fora
03/10
19h
Sertão Minas/Pirapora x Vivo/Minas
Pirapora
04/10
19h
Sertão Minas/Pirapora x Sada/Cruzeiro
Pirapora
05/10
17h
Sertão Minas/Pirapora x Olympico
Pirapora
26/10
9h/11h
Semifinal
À definir
27/10
10h
Final
À definir



Texto/Foto: Ascom Montes Claros Vôlei (Herberth Halley)