sexta-feira, 6 de setembro de 2013

FENICS: CEREST orienta trabalhadores durante evento

18ª FENICS

CEREST orienta trabalhadores durante a feira

Texto e Fotos: Márcia Vieira





Durante a 18° edição da FENICS (Feira Nacional de Indústria, Comércio e Serviços de Montes Claros), uma das atrações é o trabalho realizado pelo CEREST (Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador) no stand da Prefeitura de Montes Claros. No local, técnicos do órgão dão orientação aos trabalhadores e divulgam o trabalho desenvolvido pelo Centro. 

Criado para atender trabalhadores dos mercados formal e informal, a unidade regional engloba 11 municípios e atua principalmente na questão preventiva. De acordo com Marcus Vinícius Brant, técnico do órgão, “este trabalho preventivo é o que dá sustentabilidade e base às campanhas, para que possamos melhorar a qualidade de vida profissional do ser humano”.


Segundo Marcus, atitudes simples e moderadas são responsáveis por diminuir acidentes e inclusive desafogar o sistema de saúde. “São 11 tipos de agravo e 9 notificações feitas pelo CEREST, entre elas, acidentes de trânsito, doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho, acidente com material biológico (específico para trabalhadores da área de saúde), intoxicação exógena e pneumoconioses, entre outras”, destaca.


Atualmente o CEREST vem ganhando espaço em outro segmento: o de vigilância do ambiente de trabalho. A medida não é punitiva e sim educativa, como revela Jeter Liano Silva, da equipe técnica do órgão: “Não vamos como fiscais, vamos como vigilância e para instruir, muitas vezes a pedido da própria empresa. Verificamos o que está errado e o que pode ser melhorado”, declara.

Até então o CEREST não faz acolhimento de pessoas, mas esta realidade será em breve alterada a partir da efetivação do sistema, em vias de implantação. Neste caso, o trabalhador virá referenciado por outro sistema de saúde, ou seja, atendido em hospital e constatada a origem do problema como acidente de trabalho, o CEREST disponibilizará um médico do trabalho, que é específico para os casos. 

Marcus Brant destaca que as principais ocorrências aparecem no setor de construção civil, seguido pelos acidentes de percurso e com material biológico. E acrescenta: “Com a parceria das empresas temos conseguido resultados eficientes, daí a importância desta divulgação”.

O CEREST é um órgão federal que funciona na cidade graças à pactuação com o município, responsável por ceder funcionários e espaço físico. A unidade regional está localizada na rua Cassimiro de Abreu, 54, no bairro Cândida Câmara, próxima ao Hospital Universitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.