segunda-feira, 4 de novembro de 2013

FOTOS do DIA......

FOTOS DO DIA...

MÚSICA....
SEMPRE UMA BOA PEDIDA...

O VIOLÃO DE ARAMIS....


A FLAUTA DE MAURÍCIO...




Fotos: SIL MAMELUQUE p/ Márcia Vieira

MÚSICA DO DIA....




Com a PALAVRA.....

Encerramento OUTUBRO ROSA:

COM  a palavra, chefe de gabinete municipal e primeira-dama RAQUEL MUNIZ:

“Este Outubro Rosa foi o momento de se fazer o diagnóstico e muitas mulheres constataram o problema. Agora elas vão ter que se cuidar. Isso mostra que nós temos que trabalhar ainda mais para o diagnóstico precoce e o tratamento efetivo. O que a gente mais deseja é a cura completa”. 

 COM  a palavra, Deputado ARLEN SANTIAGO: 
“O câncer de mama tem matado muitas mulheres pela falta de informação. Estamos operando de 30 a 40 mulheres por mês, fazendo a rádio e a quimioterapia e não tenho dúvida nenhuma de que o impacto na quantidade de curas realmente será muito grande no Hospital Dílson Godinho e no Norte de Minas”.
 

CCBH COMUNICA....


 CCBH COMUNICA....
A Fundação Municipal de Cultura convida para as atividades desta semana no CCBH/CRModa:

- Dia 05 de novembro, terça-feira - Audiovisual em debate -  "Cinejornalismo Brasileiro: uma visão pelas lentes da Carriço Film"

- Dia 07 de novembro, quinta-feira - Show "Brasilianas" com o Grupo Cappella em Trio, às 20hs.
- Dia 09 de novembro, sábado - Oficina de "Arquitetura e Fotografia de Moda" com o fotógrafo Alexandre lopes, das 9:30 às 18hs.
Seguem convites com maiores informações.






MINAS: PMDB deverá ter candidato próprio ao Governo

PMDB deverá ter candidato próprio ao Governo de Minas

“Pela estrutura do partido em todo Estado, a presença em quase todos os municípios mineiros e pelos bons nomes que temos, é natural que o PMDB opte por lançar candidatura própria ao Governo de Minas”, defendeu o deputado estadual Tadeu Martins Leite, durante encontro na sede do partido em Belo Horizonte, onde foi apresentado o novo filiado do PMDB mineiro, o empresário Josué Gomes, presidente do Grupo Coteminas e filho do ex-vice-presidente do Brasil, José Alencar. O lançamento de candidatura própria foi o tema predominante no encontro dos peemedebistas mineiros, que contou com a presença do presidente nacional do partido, senador Waldir Raupp.
O deputado Tadeu Martins Leite destacou que o partido já tem uma pré-candidatura lançada, que é a do senador Clésio Andrade, presidente da Confederação Nacional do Transporte, que tem grande serviço prestado a Minas Gerais como empresário e político. Para ele, o empresário Josué Gomes seria outra grande opção do partido para disputar o Palácio da Liberdade. “Ele é a novidade hoje na política mineira, com competência comprovada na iniciativa privada e de conduta ética exemplar, o que o torna uma grande opção de renovação e oxigenação na política de Minas. Para Montes Claros e o Norte de Minas em especial, sua chegada ao Governo seria muito importante, já que ele possui fortes laços com a cidade e com a região, onde está instalada grande parte das unidades industriais do Grupo Coteminas”, destacou  parlamentar. 

O deputado Tadeu Martins Leite lembrou ainda que Josué Gomes e Clésio Andrade não são as únicas boas opções dentro dos quadros do partido em Minas. “Temos outros nomes de destaque como o deputado federal Antônio Andrade, que tem feito um grande trabalho no comando do Ministério da Agricultura e o ex-ministro Saraiva Felipe, entre outros. O que não nos falta são boas opções”, comemorou o parlamentar.

Sobre a possível aliança com o PT no Estado, repetindo a dobradinha que já acontece no Governo Federal, o deputado Tadeuzinho destaca que nada impede que os dois partidos estejam juntos num segundo turno. “No segundo turno, o PT pode vir a nos apoiar, ou o PMDB apoiar o candidato petista. Se formos os dois para o segundo turno, melhor ainda, porque haverá uma disputa em alto nível entre dois partidos que historicamente são aliados”, concluiu o deputado.
Texto: Assessoria Dep. Tadeuzinho

HOMENAGEM em BH....

Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal

Câmara Municipal de Belo Horizonte homenageia Prefeitura de Montes Claros

Texto: Daniel Moraes
Foto: Márcia Vieira


prefeito RUY MUNIZ, na foto com esposa RAQUEL, recebe homenagem nesta segunda, 04, em BH

A administração municipal de Montes Claros receberá uma homenagem da Câmara Municipal de Belo Horizonte nesta segunda-feira, 4 de novembro, em cerimônia que será realizada na capital mineira.

O prefeito Ruy Muniz irá receber, na ocasião, o Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal 2013, uma honraria concedida por indicação do vereador Joel Moreira Filho e em reconhecimento à qualidade na gestão pública desenvolvida no município.

Este ano, o patrono do Grande Colar é o falecido Célio de Castro, ex-prefeito de Belo Horizonte.


A reunião solene para a entrega da honraria será às 20 horas, no Auditório Topázio do Centro de Convenções Israel Pinheiro da Silva (Minascentro). 

REGISTRANDO...CONVITE..

CONVITE:

Imagem inline 1

Ministério da Cultura, Café Letícia e Fundo Municipal de Cultura de Montes Claros  apresentam o novo espetáculo da DITARSO companhia de dança:Noitencantada.

Inspirado na obra do folclorista nortemineiro Manoel Ambrósio, este espetáculo resgata o imaginário da população ribeirinha do Rio São Francisco, no norte de Minas. Com direção e coreografia de Paulo di Tarso, música de Elgar e narração de Raquel de Paula.

Neste sábado às 20 horas na Praça de Esportes. ENTRADA GRATUITA.

Patrocínio: Banco do Nordeste, Roka e Oncovida
Apoio: Gráfica Dejan

CONGRESSO: Inscrições continuam abertas

CONGRESSO

Experiências na área da gestão de pessoas são temas de debate no Norte de Minas


1º Congresso Norte Mineiro de Recursos Humanos continua com inscrições abertas



O 1º Congresso Norte Mineiro de Recursos Humanos, nos dias 07 e 08 de novembro,  vai levantar um amplo debate sobre o capital humano no Norte de Minas. Esta é uma das regiões que mais se destaca no cenário econômico do Estado e até do país.  Profissionais renomados foram convidados pela UNIHMAIS, empresa que coordena o evento, para ampliar as possibilidades de sucesso na formação, captação e retenção de talentos . A expectativa é de reunir no Espaço OAB, Bairro Ibituruna, centenas de profissionais do segmento de RH e pessoas que desejem alavancar a carreira.
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Renda e divulgados esta semana pela Prefeitura de Montes Claros apontam constante evolução na geração de emprego em Montes Claros, se comparado com outros municípios mineiros com mais de 30 mil habitantes. Em agosto, por exemplo, o saldo foi positivo em 718 postos de trabalho. Foram 3.658 pessoas admitidas e 2.940 demissões.
A União Brasileira pela Qualidade (UBQ) é uma entidade que trabalha a divulgação e promove a capacitação de pessoas na área da gestão da qualidade e está diretamente ligada à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg Regional Norte).  Ézio Darioli, gerente da FIEMG, explica que a realização de um congresso em Montes Claros é importante, visto que esta parte do Estado registra crescimento econômico maior que o nacional.       “É preciso discutir experiências na área da gestão de pessoas, pois grandes empresas instaladas recentemente na região têm encontrado dificuldades em contratar profissionais especializados”.
Darioli destaca que “na verdade, há pessoas,  mão de obra qualificada, mas o perfil dos candidatos não se alinha com o perfil das demandas das indústrias, principalmente na área de produção. O perfil da mão de obra disponível é de jovem que está cursando ou já cursou faculdade e esse grupo não quer trabalhar na área de chão de fábrica, quer cargos de supervisão, gerência, etc. Entretanto, também não está preparado para eles, não tem experiência, vivência e as empresas não contratam pessoas para cargos de responsabilidade e supervisão apenas porque têm curso superior, mestrado ou doutorado. Precisam de pessoas que conhecem processos, tenham experiência em gerir projetos, gerenciar pessoas e, sobretudo, tenham um arcabouço de conhecimento amplo que possa ajudar a empresa e seus gestores na solução de problemas e na busca de resultados  positivos”.
Para Edilson Torquato, presidente da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros – ACI- esta questão é grave e precisa ser levada a sério pelas escolas de nível técnico e superior. “A ACI apoia o Congresso pela relevância do tema proposto, precisamos fazer um diagnóstico do que as empresas precisam e alinhar as demandas com a realidade local. Assim, não haverá necessidade de importar mão de obra e promoveremos o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas. Temos o papel de ajudar  a atrair investimentos, novas empresas e fomentar emprego e renda; cabe à sociedade se preparar para absorver a mudança de paradigma no que se refere à cargos e qualificação profissional”.
As inscrições para o 1º Congresso Norte Mineiro de Recursos Humanos podem ser feitas pelo telefone: (38) 3213-2715 ou pelo site: maisgente.unihmais.com.br .  O valor individual é R$ 160,00, sendo que grupos de empresas terão descontos especiais. Durante o congresso, será lançado o Prêmio “MAIS GENTE”, no qual os estudantes da área social poderão inscrever os seus trabalhos sugerindo ideias inovadoras para o setor de Recursos Humanos e relatos de casos.  

Texto: Assessoria do evento(Mosaico Comunicação)

DIA de CAMPO: ENGENHEIROS aprendem novas técnicas



UNIMONTES

Futuros engenheiros aprendem sobre
Concreto Protendido em Dia de Campo

Conhecer as novas técnicas utilizadas na construção das Escolas Técnicas do Programa Brasil Profissionalizado é o principal objetivo do “Dia de Campo” que o curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Montes Claros promove nesta quinta-feira (7/11), no município de Bocaiuva. A atividade prática para os acadêmicos das diversas turmas permitirá conhecer detalhes da tecnologia do “Concreto Protendido”, utilizado pela primeira vez na execução de parte da estrutura de prédios na região Norte de Minas.

O professor Guilherme Guimarães Oliveira, coordenador do curso, explica que a Unimontes é responsável pela construção de Escolas Técnicas do Brasil Profissionalizado em cidades da região norte-mineira, Noroeste e Vale do Jequitinhonha: Brasília de Minas, Bocaiúva, Manga, Unaí, Taiobeiras, Grão-Mogol, Janaúba, Espinosa, Joaíma e Monte Azul.

Outras três unidades serão edificadas em Ibirité, Lagoa Santa e Pompéu, cuja contratação das empresas construtoras encontra-se em processo de licitação.

Os estudantes dos 1º ao 4º períodos participarão do Dia de Campo com aula prática no canteiro de obras da Escola Técnica. “Com essa iniciativa, estamos dando oportunidade aos futuros profissionais de um contato direto com as novas técnicas de construção, ao mesmo tempo em que promovemos também a divulgação das obras realizadas sob a supervisão da universidade”, disse o professor Guilherme Guimarães.

Das dez unidades com projeto em andamento, a de Bocaiuva foi escolhida para sediar o “Dia de Campo” por apresentar estágio de implantação mais avançado que as demais. As obras estão sendo executadas pela Topo Engenharia devendo ser concluídas em julho de 2014.

O que é

Guilherme Guimarães observou que “o Concreto Protendido utilizado na execução das estruturas das Escolas Técnicas é uma técnica existente há um bom tempo, mas ainda não realizada no Norte de Minas, pelo menos, que tenhamos conhecimento”. Ele adiantou ainda que “a protensão pode resultar em estruturas com baixa ou nenhuma necessidade de manutenção ao longo de sua vida útil, além de permitir outras características, como grandes vãos, controle e redução de deformações e da fissuração, projetos arquitetônicos ousados, lajes mais esbeltas do que as equivalente em concreto armado, dentre outras”.

Ainda segundo o professor-engenheiro, “no caso específico das Escolas Técnicas implantadas sob a supervisão da Unimontes é utilizado o concreto protendido com cordoalhas não aderentes. Os cabos são compostos basicamente por ancoragem em cada extremidade e uma cordoalha de aço envolta com graxa de capa de polietileno de alta densidade. A graxa possibilita a movimentação das codoalhas nas bainhas por ocasião da protensão. Após a concretagem da estrutura e da cura do concreto, os cabos são protendidos e ancorados”.

Texto: Assessoria UNIMONTES