quinta-feira, 19 de maio de 2016

PREFEITURA INSTITUI REGIÕES de PLANEJAMENTO em MONTES CLAROS

Prefeitura institui regiões de planejamento em Montes Claros

Texto: Attilio Faggi Jr.
Fotos: Wilson Medeiros
 
O Decreto Municipal nº 3.393, de 17 de maio de 2016, institui as regiões de planejamento de Montes Claros. A medida leva em consideração que o planejamento estratégico é instrumento gestor das políticas públicas da Administração Municipal, além de ser um importante fator do desenvolvimento socioeconômico de Montes Claros, sobretudo por visar uma melhor aplicação dos recursos municipais, bem como a busca de melhor qualidade de vida da população.
 
A definição das regiões de planejamento segue os setores censitários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e possibilitará a obtenção de dados estatísticos de cada região, criando a possibilidade real do acompanhamento dos índices de desenvolvimento humano da população e buscando-se a implementação de ações setoriais de forma racional e coordenada.
 
Assim, ficam instituídas as 19 regiões de planejamento da cidade de Montes Claros, além das regiões englobadas por cada um dos distritos, com o objetivo de definir o planejamento estratégico para o desenvolvimento do município. Caberá a cada uma das secretarias municipais a elaboração do seu planejamento em acordo com as regiões definidas, com o objetivo de garantir ações coordenadas de atuação e, ao mesmo tempo, de buscar a integração com as demais secretarias.
 
Entre os objetivos da medida estão: perseguir a melhor qualidade de vida para a população, levando em conta a eficiente organização do espaço urbano, estabelecendo uma rede colaborativa de serviços públicos; garantir a sustentabilidade das diversas regiões da cidade, com a universalização dos serviços de saneamento, educação, saúde, segurança, mobilidade, lazer, esportes e desenvolvimento econômico; construir um ambiente social favorável à convivência harmônica e saudável entre os munícipes; modernizar e manter espaços públicos de convívio social, garantindo a preservação do meio ambiente; buscar a excelência na gestão municipal, com a atuação transparente e aplicação eficiente dos recursos públicos.
 
O Decreto nº 3.393, assim como os anexos que definem o território de cada um das 19 regiões de planejamento, está na edição de 19 de maio do Diário Oficial Eletrônico do Município de Montes Claros (http://www.montesclaros.mg. gov.br/diariooficial/index.php ). 

II FEIRA GASTRONÔMICA UAI GOURMET COMEÇA HOJE



II Feira Gastronômica Uai Gourmet começa hoje

    

Entre os dias 19 e 22 de maio, acontece na Praça dos Jatobás, a II edição da Feira de Gastronomia UAI Gourmet. O projeto é promovido pelo 3° período do curso Tecnólogo em Gastronomia da Funorte em parceria com a empresa Total Eventos. O objetivo da Feira é fomentar a cultura gastronômica, turismo e a economia da cidade e região, transformando o cenário local em um circuito gourmet, onde serão apresentados novos pratos, buscando atrair os apreciadores da boa culinária, unindo a gastronomia local e regional com um ambiente agradável com apresentações artísticas.
O festival, que é gratuito, pretende envolver vários restaurantes da cidade ampliando-se, assim, as possibilidades de degustação para melhor organização e divulgação dos restaurantes aos turistas e população local.
O público alvo do evento são empresários e profissionais da alimentação representada por bares, restaurantes, hotéis, cafés, catering, refeições coletivas, imprensa especializada e estudantes, além do público em geral, apreciador da cozinha gourmet.
O UAI Gourmet busca evidenciar as ações artísticas, oferecendo a população de Montes Claros e região, bem como os turistas de todo o país, o acesso a grandes shows artístico-culturais, tornando real a chance de frequentar um ambiente que proporcione enriquecimento cultural.
Durante os quatro dias de evento, o público poderá visitar cerca de 40 stands que ofertarão produtos diversos, desde comida até serviços para festas. 

Por Assessoria de Comunicação Funorte/Soebras

MUSEU PETER LUND participa da 14° Semana Nacional de Museus

Museu Peter Lund participa da 14ª Semana Nacional de Museus

MuseuPeterLundpor Cintia Palhares 6A
O Museu Peter Lund, que fica localizado dentro do Parque Estadual do Sumidouro (PESU), está participando da 14ª Semana Nacional de Museus, que acontece de 16 a 22 de maio. Várias atividades foram programadas para acontecer durante o período.

A Semana é uma temporada cultural, que ocorre todos os anos, e é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, comemorado no dia 18, quarta-feira.

Segundo a coordenadora de Uso Público do PESU, Jordania Mariano, o Museu Peter Lund participa da Semana Nacional Museus desde 2014, e a iniciativa partiu da própria instituição. “Todos os anos o Museu Peter Lund se inscreve no Ibram para participar da programação”, conclui.

A coordenadora contou, ainda, que algumas das atividades que estão programadas para a Semana já fazem parte da programação habitual do Museu, mas outras foram pensadas exclusivamente para o período. “Escolhemos para este ano uma exposição fotográfica sobre os sítios arqueológicos da região do Carste de Lagoa Santa e da Serra do Cipó e a sessão comentada e exibição do filme “O que as pedras contam...Astronomia na arte rupestre da Serra do Cipó”, ambos de autoria do pesquisador Gustavo Vila”, destaca.
Cada ano é escolhido um tema diferente para a Semana. O deste ano foi “Museus e Paisagens Culturais” e tem como objetivo reforçar a influência das cidades nas representações artísticas. A escolha do tema foi feita pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) e será o tema também da 24ª Conferência geral deste conselho, que acontecerá em Milão, em julho.

Durante a semana, cerca de 3,7 mil atividades serão desenvolvidas, simultaneamente, em mais de 1,2 mil museus de todo o país.
 
O Museu
O Museu Peter Lund foi inaugurado no dia 21 de setembro de 2012 e possui área de exposição com cerca de 80 fósseis vindos do Museu Natural de Copenhagen cedidos a Minas pelo Governo da Dinamarca. Trata-se de um conjunto de fósseis como pedaços de ossos de dedos, patas, dentes e costelas de animais como anta, preguiça, tamanduá, raposa, tigre-dente-de-sabre, tatu gigante, entre outras espécies que viveram na região há cerca de 10 mil anos. Entre eles, estão 30 ossos de homens pré-históricos encontrados por Lund em Lagoa Santa, considerados os primeiros fósseis encontrados nas Américas.

O prédio, que abriga a sede do Museu Peter Lund, possui 1.850 mil metros quadrados e é um espaço destinado à conscientização da importância histórica e cultural do carste de Lagoa Santa. O local dispõe de duas salas para que o visitante tenha conhecimento dos planos de manejo do parque e espeleológico, além de salas multiuso e de exposição, sendo uma delas dedicada ao acervo vindo da Dinamarca, espaço para reserva técnica, conservação e restauro de obras, café e loja.

A história de Peter Lund
Peter Wilhelm Lund nasceu em Copenhagen (Dinamarca) em 1801. Diplomado pela Universidade de Copenhagem, visitou o Brasil pela primeira vez em 1825. No Rio de Janeiro, realizou um levantamento de toda a vegetação da baixada fluminense e estudos sobre o comportamento de formigas, além de montar várias coleções zoológicas.

Em 1833, retornou, em caráter definitivo, ao Brasil e iniciou uma viagem para estudar a flora brasileira em companhia do botânico L. Riedel, quando fixou residência em Lagoa Santa. As primeiras grutas visitadas foram a Lapa Vermelha e a Lapa Nova de Maquiné, tendo descrito com minúcias, os espeleotemas encontrados. Lund pesquisou mais de uma centena de grutas, onde encontrou em torno de 120 espécies de fósseis e 94 espécies pertencentes à fauna atual.

Confira a Programação completa:

17/05/2016 a 22/05/2016 - 09h às 17h
Exposição dos registros fotográficos de sítios arqueológicos da região do Carste de Lagoa Santa e da Serra do Cipó – Antropoformas de Gustavo Vila. Valor: Ingresso da entrada do Museu

17/05/2016 a 22/05/2016 - 15h às 15h40min
Exibição do filme “O que as pedras contam... Astronomia na arte rupestre da Serra do Cipó”. Direção: Gustavo Vila – Edição: Pedro Quintero. Vagas limitadas – 20 pessoas por sessão. Valor: Ingresso da entrada do Museu.

17/05/2016 a 20/05/2017 - 10h às 11h30min
Oficinas pedagógicas com temática pré-histórica, histórica e ambiental. Vagas limitadas – total de 20 crianças por horário. Para crianças de 05 a 10 anos. Verificar disponibilidade no agendamento. Local: portaria Casa Fernão Dias – Centro de Difusão do Conhecimento Científico – Tecnológico. Rua Fernão Dias nº 10 – Quinta do Sumidouro – Pedro Leopoldo/MG. Atividade Gratuita.

17/05/2016 a 20/05/2017 - 14h às 15h30min
Oficinas pedagógicas com temática pré-histórica, histórica e ambiental. Vagas limitadas – total de 20 crianças por horário. Para crianças de 05 a 10 anos. Verificar disponibilidade no agendamento. Local: portaria Casa Fernão Dias – Centro de Difusão do Conhecimento Científico – Tecnológico. Rua Fernão Dias nº 10 – Quinta do Sumidouro – Pedro Leopoldo/MG. Atividade Gratuita.

17/05/2016 e 19/05/2016 - 09h às 11h
Trilha interpretativa – “Da história à pré-história” – Interpretação da Paisagem Cultural do entorno do PESU. Vagas limitadas – 20 pessoas por horário. Verificar a disponibilidade no agendamento. Local: portaria Casa Fernão Dias. Rua Fernão Dias nº 10 – Quinta do Sumidouro – Pedro Leopoldo/MG. Atividade Gratuita.

18/05/2016 e 20/05/2016 - 15h às 17h
Trilha Interpretativa – “Da história à pré-história” – Interpretação da Paisagem Cultural do entorno do PESU. Vagas limitadas – 20 pessoas por horário. Verificar a disponibilidade no agendamento. Local: portaria Casa Fernão Dias. Rua Fernão Dias nº 10 – Quinta do Sumidouro – Pedro Leopoldo/MG.

21/05/2016 - 15h às 16h
Sessão Comentada e exibição do Filme “O que as pedras contam...Astronomia na arte rupestre da Serra do Cipó”. Direção: Gustavo Vila – Edição: Pedro Quintero. Vagas limitadas – 20 pessoas por sessão. Valor: Ingresso da entrada no Museu.

Museu Peter Lund/Parque Estadual do Sumidouro
Ingresso: R$ 15,00, que dá direito também a visitação na Gruta da Lapinha. R$ 10,00 somente o Museu. O Parque aceita meia-entrada (consulte as condições na recepção)
Horário de funcionamento: de terça a domingo - de 9h às 16h30
Endereço: Rodovia Estadual AMG 0115, Estrada Campinho Lapinha, km 6 – Lagoa Santa
Telefone: (31) 3689-8592 e (31) 3661 8122

Ascom/Sisema
39151844/39151847 
Crédito: Cintia Palhares

FENICS: EVENTO MARCA ENFRENTAMENTO DA CRISE

21ª FEIRA NACIONAL DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS - FENICS
 
Evento em 2016 será marcado pelo enfrentamento da crise econômica
 
Texto: Marcelo Valmor
Fotos: Fábio Marçal

Montes Claros -Fenics - Lançamento -    18 05 16 Foto Fábio Marçal 06  Montes Claros -Fenics - Lançamento - Adauto Marque - Presidente da Fimg- 18 05 16 Foto Fábio Marçal 07  Montes Claros -Fenics - Lançamento - Adauto Marques - Presidente da Fiemg-  18 05 16 Foto Fábio Marçal   Montes Claros -Fenics - Lançamento - Ernandes Batata- Empresário - 18 05 16 Foto Fábio Marçal   Montes Claros -Fenics - Lançamento -Edilson Torquato - Presidente da ACI-  18 05 16 Foto Fábio Marçal   Montes Claros -Fenics - Lançamento -Edilson Torquato - Presidente da ACI-  18 05 16 Foto Fábio Marçal 02

Montes Claros será palco, entre os dias 15 e 18 de setembro, da 21ª Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços de Montes Claros (FENICS). O evento serve para marcar a apresentação e valorização daquilo que é produzido na cidade e região, além de atrair setores do empresariado nacional para eventos de negócios, gerando investimentos na cidade.
 
Para Adauto Marques Batista, presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), seção norte, “apoiar a FENICS é, na verdade, apoiar a própria indústria, geradora de produtos e de riquezas na região”.
 
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Montes Claros, Reinaldo Landulfo, ressaltou a importância do distrito industrial da cidade, corroborando as palavras do presidente da FIEMG. “Hoje, 40% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sai do distrito industrial, além de representar 23,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do município, ou seja, da soma de toda a riqueza produzida”.
 
A 21ª FENICS foi lançada no Parque de Exposição João Alencar Athayde nessa quarta-feira (18), às 8 horas, e serviu, também, para que o presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI), Edílson Torquato, apostasse no retorno da confiança e no enfrentamento da crise econômica: “o retorno da confiança na economia e a ordem no país estão criando um ambiente de investimento econômico importante. A FENICS, portanto, não poderia vir em melhor hora”.
 
Para o empresário do setor de móveis, Ernandes Batata, "não podemos recuar diante da crise, e procurar oportunidades, mostrando as novidades do setor moveleiro".
 
O presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, o vereador Marcos Nem, ressaltou a importância da feira para a cidade. "É uma oportunidade de negócios e de desenvolvimento não só para Montes Claros, mas para toda a região", destacou.
 
O prefeito em exercício de Montes Claros, José Vicente Medeiros, esteve presente ao evento e destacou que “a feira dá sustentação a todos os segmentos e toda a região, além de levar o nome de Montes Claros para todo o país, trazendo oportunidades de negócios e gerando progresso e desenvolvimento não só para a nossa cidade, mas para todos no norte de Minas”.
 
FENICS
 
A Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços (FENICS) tem origem ainda na Feira da Indústria e Comércio (FIC), idealizada pelo empresário Wellington Lima, que não só investiu capital, como também formou família. Segundo um dos idealizadores da FENICS, Fernando Deusdará, a sua atuação foi importante para que, futuramente, a Feira ganhasse esse caráter nacional que hoje carrega.