Empresários
trocam experiências sobre gestão para alavancar negócios
Especialista da Fundação Dom Cabral aponta ferramentas para
aperfeiçoamento do gerenciamento na crise
As empresas têm buscado cada dia mais aperfeiçoar seu
processo de tomada de decisão. Quando o fundador está presente, a empresa acaba
sendo excessivamente dependente de sua direção e de sua intuição. Quando mais a
empresa cresce em faturamento e, consequentemente, em complexidade, mais
necessária a profissionalização da gestão se faz. Pensando nisso, a Fundação
Dom Cabral trouxe o especialista Dalton Sardenberg, para uma análise das
empresas sob a ótica da Governança Corporativa e Gestão.
O encontro aconteceu nessa quinta-feira, 17, no Hotel
Intercity e reuniu algumas das maiores empresas de Montes Claros. Renato
Alencar, sócio do grupo Center Pão, diz que “apesar das dificuldades, não
podemos ficar parados. Esse evento é importante parar termos acesso aos
processos e informações que nos ajudem a crescer. Precisamos procurar
alternativas e nos mobilizar para manter a economia ascendente”.
O diferencial da FDC tem sido apostar no desenvolvimento
da equipe gestora das empresas, pois só profissionais competentes são capazes
de dar as respostas necessárias para o avanço de sua organização. Associado ao
desenvolvimento, foi criado um fórum de intercâmbio contínuo entre empresas não
concorrentes, de setores distintos, mas que possam contribuir umas com as
outras no compartilhamento de suas experiências.
Para o empresário da Rede Minas Brasil, Luciano Guedes,
esta é a chance de analisar novas ferramentas com outros empresários e fazer
networking. “Fiz o curso da FDC, em 2 anos, e acredito que é uma instituição
exemplar, a melhor da América Latina, porque oferece professores que vêm do
próprio mercado, essencial para quem deseja estar à frente no seu negócio”.
Esta capacitação e intercâmbio, unidos às monitorias em
gestão, na qual os professores da FDC apoiam a empresa in loco, ajudando-a a
construir o seu projeto empresarial, apoiando a empresa em sua evolução, são
parte da rotina da Fundação. Geraldo Drumond, consultor da Drumond Soluções,
pontua que está feliz pela FDC está criando base no Norte de Minas. “Temos a
tendência de ficar cada um na sua empresa, com seus problemas. E é enriquecedor
trocar experiência e buscar conhecimento em outras organizações”.
Dalton Sardenberg destacou que “em 2008, durante a
grande crise nos EUA, estudiosos de Harvard apontaram que em 50 anos, 87%
dos fatores que impediam as empresas de crescer eram fatores internos. Deste
total, 70% eram fatores estratégicos e 17% organizacionais e apenas 13% de
fatores externos. Daí a conclusão de que o gargalo é a dificuldade de olhar
para dentro do processo, se reinventar e mudar”.
Ele concluiu que “há claramente mais benefício em ampliar a participação da
equipe gestora no processo de decisão. O nível de comprometimento será maior,
na busca da eficiência empresarial. As empresas devem estar preparadas para
aproveitar as oportunidades de retorno ao consumo e driblar o momento de crise
atual”.
O associado
da Fundação Dom Cabral para a região Norte de Minas Antônio Reis anunciou para
a 2a. quinzena da fevereiro a realização de um novo Encontro Regional quando
será lançado um programa customizado que trata deste tema para as empresas da
nossa região.
Texto/Foto:Nágila Almeida