terça-feira, 22 de novembro de 2016

EMPRESÁRIOS TROCAM EXPERIÊNCIAS para ALAVANCAR NEGÓCIOS



Empresários trocam experiências sobre gestão para alavancar negócios

Especialista da Fundação Dom Cabral aponta ferramentas para aperfeiçoamento do gerenciamento na crise

 
As empresas têm buscado cada dia mais aperfeiçoar seu processo de tomada de decisão. Quando o fundador está presente, a empresa acaba sendo excessivamente dependente de sua direção e de sua intuição. Quando mais a empresa cresce em faturamento e, consequentemente, em complexidade, mais necessária a profissionalização da gestão se faz. Pensando nisso, a Fundação Dom Cabral trouxe o especialista Dalton Sardenberg, para uma análise das empresas sob a ótica da Governança Corporativa e Gestão.
O encontro aconteceu nessa quinta-feira, 17, no Hotel Intercity e reuniu algumas das maiores empresas de Montes Claros.  Renato Alencar, sócio do grupo Center Pão, diz que “apesar das dificuldades, não podemos ficar parados. Esse evento é importante parar termos acesso aos processos e informações que nos ajudem a crescer. Precisamos procurar alternativas e nos mobilizar para manter a economia ascendente”.
O diferencial da FDC tem sido apostar no desenvolvimento da equipe gestora das empresas, pois só profissionais competentes são capazes de dar as respostas necessárias para o avanço de sua organização. Associado ao desenvolvimento, foi criado um fórum de intercâmbio contínuo entre empresas não concorrentes, de setores distintos, mas que possam contribuir umas com as outras no compartilhamento de suas experiências.
Para o empresário da Rede Minas Brasil, Luciano Guedes, esta é a chance de analisar novas ferramentas com outros empresários e fazer networking. “Fiz o curso da FDC, em 2 anos, e acredito que é uma instituição exemplar, a melhor da América Latina, porque oferece professores que vêm do próprio mercado, essencial para quem deseja estar à frente no seu negócio”.
Esta capacitação e intercâmbio, unidos às monitorias em gestão, na qual os professores da FDC apoiam a empresa in loco, ajudando-a a construir o seu projeto empresarial, apoiando a empresa em sua evolução, são parte da rotina da Fundação. Geraldo Drumond, consultor da Drumond Soluções, pontua que está feliz pela FDC está criando base no Norte de Minas. “Temos a tendência de ficar cada um na sua empresa, com seus problemas. E é enriquecedor trocar experiência e buscar conhecimento em outras organizações”.
Dalton Sardenberg destacou que “em 2008, durante a grande crise nos EUA, estudiosos de Harvard apontaram que  em 50 anos, 87% dos fatores que impediam as empresas de crescer eram fatores internos. Deste total, 70% eram fatores estratégicos e 17% organizacionais e apenas 13% de fatores externos. Daí a conclusão de que o gargalo é a dificuldade de olhar para dentro do processo, se reinventar e mudar”.
            Ele concluiu que “há claramente mais benefício em ampliar a participação da equipe gestora no processo de decisão. O nível de comprometimento será maior, na busca da eficiência empresarial. As empresas devem estar preparadas para aproveitar as oportunidades de retorno ao consumo e driblar o momento de crise atual”.
          O associado da Fundação Dom Cabral para a região Norte de Minas Antônio Reis anunciou para a 2a. quinzena da fevereiro a realização de um novo Encontro Regional quando será lançado um programa customizado que trata deste tema para as empresas da nossa região.

Texto/Foto:Nágila Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.