segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Da SÉRIE: AMO ESSA FOTO!!!!!

Da SÉRIE: AMO ESSA FOTO!!!!

(Foto:R.)
(Foto: R.)


INDECIFRÁVEL....

INDECIFRÁVEL....

“O cavalo teve sede...O homem, com o ombro assente na areia áspera, bebeu longamente....
....Com o tempo, e tivera muito e muito tempo para isso, aprendera os modos de moderar a impaciência animal, algumas vezes opondo-se a ela com uma violência   que eclodia e prosseguia toda no seu cérebro..."





HOJE TAMBÉM É DIA DE....

(Foto: www.armonte.wordpress.com)
HOJE TAMBÉM É DIA....



De lembrar o escritor JOSÉ SARAMAGO, autor, entre outros do ótimo "ENSAIO SOBRE  a CEGUEIRA". Saramago nasceu em 16/11/1922 e faleceu em 2010. 
Ah, Saramago, hoje, como nunca, falas por mim!

“O egoísmo pessoal, o comodismo, a falta de generosidade, as pequenas covardias do cotidiano, tudo isto contribui para essa perniciosa forma de cegueira mental que consiste em estar no mundo e não ver o mundo, ou só ver dele o que, em cada momento, for susceptível de servir os nossos interesses.”

O momento das carícias voltou a entrar no quarto, pediu desculpa por ter-se demorado tanto lá fora, Não encontrava o caminho, justificou-se, e, de repente, como aos momentos algumas vezes acontece, tornou-se eterno.


As palavras proferidas pelo coração não tem língua que as articule, retém-nas um nó na garganta e só nos olhos é que se podem ler” 

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos confessamos.” 


A vida, esta vida que inapelavelmente, pétala a pétala, vai desfolhando o tempo, parece, nestes meus dias, ter parado no bem-me-quer” 


Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter (achar que tem), deve ser a pior maneira de gostar.” 


A doença mortal do homem, como homem, é o egoísmo.


O único valor que considero revolucionário é a bondade, que é o único que conta. 


Obrigado por teres posto a tua mão sobre a minha” 

A grande vitória da minha vida é sentir que, no fundo, o mais importante de tudo é ser boa pessoa. Se pudesse inaugurar uma nova Internacional, seria a Internacional da Bondade.



Eu não gosto de falar de felicidade, mas sim de harmonia: viver em harmonia com a nossa própria consciência, com o nosso meio envolvente, com a pessoa de quem se gosta, com os amigos. A harmonia é compatível com a indignação e a luta; a felicidade não, a felicidade é egoísta.” 

Se nós nos convertemos em pessoas que só se interessam pelos seus próprios interesses, vamos converter-nos em feras contra feras. E aliás é isto o que está a acontecer.” 

Nunca esperei nada da vida. Por isso tenho tudo.

Se não disseres nada compreenderei melhor [...], há ocasiões em que as palavras não servem de nada.” 


Das habilidades que o mundo sabe, essa é a que ele ainda faz melhor: dar voltas!” 


Não é a pornografia que é obscena, é a fome que é obscena.


Fisicamente, habitamos um espaço, mas, sentimentalmente, somos habitados por uma memória.

Para que serve o arrependimento, se isso não muda nada do que se passou? O melhor arrependimento é, simplesmente, mudar.” 

A vida é uma aprendizagem diária. Afasto-me do caos e sigo um simples pensamento: Quanto mais simples, melhor!

Aprendi a não tentar convencer ninguém. O trabalho de convencer é uma falta de respeito, é uma tentativa de colonização do outro.



TEXTO CONVIDADO: ISAÍAS CALDEIRA


TEXTO CONVIDADO: ISAÍAS CALDEIRA

Lembranças 



A casa sede da fazenda era enorme, e enorme era o terreiro em volta, sob o olhar telescópico do menino, que media as coisas por suas pernas curtas, superdimensionando o mundo. O curral de lascas de aroeira em frente, as bananeiras ao fundo, junto ao jirau de madeira, onde se lavavam as vasilhas em gamelas, colocando-as sob o suporte para secarem. A água usada, impregnada de sabão de coada, era despejada nos pés de bananas, gerando cachos enormes, com necessário aporte de uma escora na bananeira. E a vida sempre igual, todos os dias. 
Então, ao longe, vislumbraram-se as figuras de uma mulher e duas crianças, em passos lentos, em direção à sede, como miragem sob o sol escaldante daquele meio de dia. Aos poucos foram se aproximando, até que se vislumbrassem a criança nos braços da mãe e as outras duas agarradas às suas saias de algodão, num azul de tintol, a blusa branca com rendas coloridas no colo e nas mangas, como se vestiam as descendentes de escravos naquela época. Usava chinelos de couro cru, bem gastos. Os pés das crianças eram descalços, as roupas puídas, mas limpas, num asseio que demonstrava a dignidade daquela mulher, da altivez como carregava a sua pobreza, emprestando-lhe uma humanidade quase arrogante , segura que sua sorte ou destino não lhe arrancara do mundo dos homens, e que era filha de Deus, gente, afinal. 
Chamava-se Alexandrina, esposa de Miguel Vaqueiro, e moravam a uma légua , no meio da mata. No alpendre, os de casa esperavam. Na chegada, a visitante deu um bom dia respeitoso à dona da casa. As crianças maiores, sendo a mais velha de cerca de 8 anos, embora aparentasse a metade, estenderam as mãos em pedido de bênçãos, enquanto a mãe segurava a mão da de colo, para o mesmo fim. Feitos os cumprimentos, foram convidados a entrarem, seguindo direto para a cozinha. 
Perguntada pelo marido, respondeu que estava no campo afora, com um companheiro, em busca de gado de criador local, reses que não viam curral há anos, paridas de várias crias na mata, mais ariscas que veado campeiro, arredias a toda proximidade humana. Saíram no final da lua crescente, embrenhando-se na mata, naquela altura do ano bem seca, para aproveitarem a claridade da noite, mais por segurança pessoal, pois abundavam onças naqueles ermos, e era preciso permanecer vigilante. Em volta da mesa, assentadas e caladas, as crianças ouviam a conversa. No fogão de lenha, a água quente foi misturada ao pó de café, moído na hora, e o cheiro bom tomou conta da cozinha, arregalando os olhos dos meninos maiores, na espera da mesa posta com aqueles regalos da fartura, aos quais não tinha acesso em casa. Serviu-se o café quente, acompanhado de requeijão e queijo, bem à vontade. As mãos ágeis dos meninos logo agarraram seus bocados, que quase nem mastigavam. Vendo que aquela família acorrera ali por força da fome, providenciou-se a fritura de ovos e um pouco de toucinho, servindo-se então uma farofa com torresmo, e tudo foi consumido rapidamente. 
Então, após alguns instantes, a mãe sentiu-se mal, vindo a desmaiar. Foram tomadas as medidas próprias, conhecidas pela experiência dos locais, de modo que ela logo se recompôs, sentando-se à mesa, enquanto arrumava suas roupas. Pediu desculpas por seu mal- estar, envergonhada daquela sua fraqueza. Disse que o marido deixara pouca coisa de comer em casa, acabando os alimentos ao final de uma semana. Que estava a família sobrevivendo de beldroega e caruru, com redenho de gado. Mas o desmaio foi porque não comiam comida de sal havia mais de mês, confessou. Fez-se então uma pequena cesta de alimentos, com os visitantes retornando à sua casa com o suficiente para alguns dias, até a chegada do chefe de família. Na saída, antes de ir-se, empertigada em sua boa altura, com face altiva, fez questão de convidar a anfitriã para um café em sua casa, assim que seu marido retornasse, pois haveria de receber o suficiente para o abastecimento da despensa, e que gostaria de retribuir a gentileza. 
Sua figura ereta, aprumada sob um corpo longilíneo e magro, perdeu-se logo depois na trilha do mato. Entanto, nos caminhos que ando trilhando pela vida, uma negra alta e elegantemente composta em suas vestes simples, segue na vanguarda dos meus passos, como exemplo de altivez e dignidade, mostrando que o homem está acima de suas circunstâncias.

HOJE É DIA DE....

HOJE É DIA DE....
Festejar o ator de cinema e TV, IGOR COTRIM, nascido em 16/11/1974. COTRIM está no ar novamente pelo canal VIVA, no papel que o lançou na TV: o Boca, do seriado Sandy e Júnior. Em  2011, esteve em Montes Claros, quando da apresentação do filme Elvis e Madonna, durante Festival de Cinema local. Abaixo, flashes desta ocasião.








ALMG CONVIDA.....

ALMG CONVIDA

Velho Chico

Debate Público


O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Adalclever Lopes, e o presidente da Comissão de Minas e Energia, deputado Gil Pereira, convidam para o debate público
Velho Chico: transposição exige revitalização.Sem Minas não há salvação.
23 de novembro de 2015 – 14h30 – Plenário Juscelino KubitschekRua Rodrigues Caldas, 30 – Santo Agostinho – Belo Horizonte – MG
Objetivo: conhecer os detalhes do programa de revitalização do Rio São Francisco no âmbito do projeto de transposição, incluindo o acompanhamento físico-financeiro das obras e, em especial, as ações desenvolvidas no Estado de Minas Gerais.
PROGRAMAÇÃO
14h30 – Abertura
14h40 – Transposição do Rio São Francisco, com Gilberto Occhi, ministro da Integração Nacional
Histórico da transposição do Rio São Francisco e acompanhamento físico-financeiro das obras.
15h10 - Revitalização do Rio São Francisco, com Felipe Mendes, presidente da Codevasf
Ações de revitalização, ações socioambientais e questão institucional.
15h40 – Rastreando o Rio São Francisco, com Lu Marini, piloto de expedições e CEO do Grupo Fly
A realidade e os personagens encontrados pelo piloto ao sobrevoar todos os quase 3.000 km do Rio São Francisco, passando por cinco estados e mais de 520 municípios.
16h10 – Debate
Assembleia de MinasLinha
Estamos também:
Facebook Twitter Instagram YouTube Google+ Issuu
Diretoria de Comunicação Institucional
Rua Martim de Carvalho, 94 – 7º andar – Santo Agostinho
Belo Horizonte – MG – 30190-090

DIA da BANDEIRA: PAVILHÃO NACIONAL ficará HASTEADO na PRAÇA de ESPORTES

DIA DA BANDEIRA

Pavilhão Nacional ficará hasteado
permanentemente na Praça de Esportes

Texto: ASCOM
Foto: Divulgação


Em comemoração ao Dia da Bandeira, na manhã do próximo dia 19 será realizada solenidade alusiva à data na Praça de Esportes. O evento será coordenado pelo 55º Batalhão de Infantaria do Exército, em parceria com a Prefeitura de Montes Claros, a 11ª Região da Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.
Por meio da Secretaria Municipal de Educação, as escolas da rede municipal participaram de um concurso de redação com o tema: "Bandeira do Brasil". Os três melhores colocados receberão a premiação no dia do evento. Dentre outras atividades que serão desenvolvidas, estão apresentação da tropa, hasteamento da bandeira, incineração de bandeiras velhas, entrega de pavilhões às escolas da rede pública de ensino e canto do Hino da Bandeira.
Esta será a primeira vez em que o Dia da Bandeira acontecerá em um parque público. Na oportunidade, também será inaugurado um mastro na Praça de Esportes, o qual terá hasteada a Bandeira Nacional permanentemente.

DIA DA BANDEIRA
Após a Proclamação da República, em 1889, essa comemoração passou a fazer parte do calendário nacional. Com o fim do período Imperial (1822 - 1889), a bandeira desenhada por Jean Baptiste Debret, que representava o império, foi substituída pelo desenho de Décio Vilares.


-- 

TOLERÂNCIA ZERO CONTRA A CORRUPÇÃO!

ADENOR: PROJETOS FOTOVOLTÁICOS HABILITADOS

Projetos Fotovoltaicos da Adenor habilitados para leilões em 2015

Dois projetos fotovoltaicos da Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas Gerais- Adenor, foram habilitados pela Empresa de Pesquisa Energética -  EPE, para o leilão que aconteceu nesta sexta-feira, dia 13 novembro 2015.

Segundo a superintendente executiva da Adenor, Márcia Versiani, "isso representa um grande avanço para o nosso projeto de desenvolvimento regional". 
Com essa habilitação da EPE, a Adenor está tecnicamente habilitada para participar do 2º Leilão de Energia de Reserva para empreendimento fotovoltaico no município de Francisco Sá/MG.
A habilitação técnica é um atestado dado pela EPE de que o empreendimento está projetado adequadamente e tem condições de participar dos Leilões promovidos pelo Governo Federal. Para o presidente da Adenor, Pávilo Miranda, a habilitação dos projetos apresentados pela Agência caracterizam o profissionalismo, seriedade e transparência da Adenor neste processo, ou seja,"concluímos todos os processos até o leilão e negociação com os investidores", conclui.
Vale lembrar que a eólica é uma energia que combina muito com a matriz energética brasileira hídrica - quando chove não tem vento e quando venta, não tem chuva - são complementares e isso confirma a importância de ampliar essa fonte.
O consultor da ADENOR, engenheiro Uilton Roberto Rocha, da MEIUS Engenharia esclareceu que os Leilões de Energia Elétrica são realizados por determinação do Governo Federal, por meio de Portarias do Ministério de Minas e Energia, neste de novembro a PORTARIA Nº 70, DE 16 DE MARÇO DE 2015 que está anexa. Participam os Empreendimentos que tenham se cadastrado conforme definido na Portaria e tenham sido habilitados técnicamente pela EPE – Empresa de Pesquisa Energética do MME. Para o Leilão o Governo define o preço teto, nesse caso R$ 381,00/MWh e vencem o Leilão os empreendimentos que ofertam os melhores preços.
O Leilão encerrado por volta das 16 horas desta sexta-feira, resultou na contratação de uma potência de energia fotovoltaica de 929,34 MW, de 33 Usinas Fotovoltaicas, sendo 9 delas em Minas Gerais (2 em Patrocínio, 3 em Pirapora e 4 em Paracatu). O preço médio ofertado de R$ 297,75/MWh representa um deságio de 21,85% em relação ao preço teto de R$ 381,00/MWh estabelecido pelo Governo Federal.
Essas Usinas vencedoras do Leilão no Estado de Minas Gerais são importantes investimentos para os municípios nos quais de localizam, mas pouco contribuem para o desenvolvimento sócio econômico dos 89 municípios da área de atuação da ADENOR, destacou o Engenheiro Uilton Rocha. Ele acrescenta que é muito importante trabalharmos para que essas usinas se viabilizem nos municípios acima de Montes Claros, nas regiões de Francisco Sá, Capitão Enéas, Janaúba, Porteirinha, Mirabela, Januária, São Francisco, Itacarambí e Manga, pois só assim os investimentos serão impulsos para os desenvolvimento sócio econômico de toda a região Norte de Minas Gerais. Além disso, se distribuídas nessas áreas, as Usinas contribuirão para melhorar o desempenho do Sistema Elétrico da CEMIG nessas regiões, que hoje está sobrecarregado, com elevadas perdas e tensão desestabilizada, sem condições de atender as cargas que buscam se instalar na região.
Uilton Rocha ainda destaca que Minas Gerais tem um grande potencial para geração de energia a partir do sol, principalmente nas regiões Norte e Noroeste do Estado. Esclareceu que hoje a energia gerada a partir das Centrais Geradoras Fotovoltaicas ainda é muito cara e praticamente é inviável vendê-la no ambiente de comercialização livre, competindo com outras formas de energia. Assim, o Governo por meio dos Leilões, admitindo pagar um preço acima do preço de mercado, estimula a venda dessa forma de energia, criando a demanda e motivando os empreendedores a investir nessa forma de geração. Com isso a oferta estimulada cresce e  os empreendimentos no médio prazo se tornam mais eficientes e passam a competir com as outras formas de energia disponíveis no Mercado. Os Leilões do Governo visam suprir o mercado cativo das Distribuidoras ou constituir montantes de energia de reserva para garantir a segurança do suprimento de energia ao mercado nacional. No caso do incentivo dado para a energia fotovoltaica, ao pagar em um primeiro momento um preço mais elevado, o Governo estimula mais uma fonte de geração que se tornará eficiente no médio prazo, aumentando a competitividade com as outras fontes já existentes, o que resultará em mais oferta com a conseqüente queda dos preços e reforço na segurança energética.
Compromisso com o Desenvolvimento Sócio e Econômico de Minas Gerais
Sobre o Projeto de Empreendimentos Fotovoltaicos da  ADENOR, o engenheiro informou que ele tem o compromisso de promover o Desenvolvimento Sócio e Econômico da Região Norte de Minas Gerais, onde vive uma população rica em valores culturais e morais e que se sustenta por uma economia pobre com atividades de baixo valor agregado. Os grandes investimentos que são feitos nesses empreendimentos fotovoltaicos (R$ 150 milhões/usina) e a geração de oportunidades de emprego que trazem, principalmente nas atividades de serviços, certamente mudarão o perfil econômico dos municípios envolvidos. Deve ser considerado também que utilizam tecnologias de primeiro nível o que certamente proporciona empregos de melhor qualificação com melhor nível de renda que os atuais. Assim, o ensino técnico, tanto superior quanto de nível médio será impulsionado, o uso da terra terá melhor remuneração e o nível de emprego será ampliado com oportunidades de maior qualificação. É também importante salientar, que nos 89 municípios do Norte de Minas Gerais que integram a área de atuação da ADENOR foi previsto implantar nos próximos anos o total de 120 (cento e vinte) usinas solares de 30 MW cada uma, sendo que já foram cadastradas pelos proprietários, na ADENOR, 104 (cento e quatro áreas), as quais estão sendo trabalhadas pelos consultores da ADENOR, ficando inclusive disponíveis para os grandes investidores que queiram vir implantar seus empreendimentos no Norte de Minas Gerais. Certamente que os engenheiros da região terão muita oportunidades, principalmente os das áreas elétrica, mecânica e civil.
Preço

Sobre o preço da energia fotovoltaica, Uilton Rocha esclareceu que ela ainda é cara, exatamente por não estar sendo largamente utilizada e também porque a maior parte dos equipamentos e materiais (cerca de 70% do investimento) hoje serem fabricados no exterior. Os Leilões gerando demanda pelo produto dos empreendimentos (energia elétrica) e outros incentivos estrategicamente oferecidos pelo Brasil, através de financiamentos favoráveis, incentivos tributários e outros, estimulam os fabricantes estrangeiros a trazerem para cá as suas fabricas, transferindo tecnologia de ponta e incrementando a atividade industrial no país, tudo isso tendo como resultado a oferta de equipamentos mais adequados à nossa realidade, com preços menores, além de gerar empregos de boa qualidade para nossa população. Ou seja, nós temos a principal matéria prima do processo, o Sol, temos mercado para usar o produto gerado e temos mão de obra motivada e em condições se ser preparada para desenvolver todas as atividades da cadeia  produtiva da Geração de Energia Solar.
    
Tendência



Recentemente o Estado da Califórnia (EUA) aprovou uma Lei cujo objetivo é que nos próximos 15 anos 50% da energia venha de fontes renováveis, como solar e eólica. A Califórnia continua na linha de frente dos estados americanos pela sua abordagem em energia com a meta de que este seja um modelo acessível no restante do país e quem sabe, no resto do mundo.
No Brasil, a energia eólica já se aproxima dos 5% da matriz de geração de energia elétrica, um crescimento significativo nos últimos quatro anos.
No mês de agosto deste ano foram realizados dois leilões, um de energias renováveis e gás natural, e as renováveis representaram 96% dos projetos aprovados. Outro leilão só de solar com 834 megawatts aprovados comprados.
Durante a Fenics, em setembro deste ano, a Adenor mobilizou parcerias e, junto com a Secretaria de Desenvolvimento e Integração do Norte e Noroeste de Minas Gerais - Sedinor, e a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros - ACI, realizou, com a participação de  autoridades, empresários investidores e representantes especialistas no assunto, workshop com o tema “Energia Fotovoltaica no Norte de Minas”.
O workshop debateu as demandas e expansão da energia solar na região norte do estado, destacando a importância de se priorizar este tipo de energia, levando em consideração a alta incidência solar e a facilidade nas redes de distribuição. 
Na ocasião, o Amílcar Guerreiro – diretor de estudos de energia elétrica da EPE/Ministério Minas e Energia, afirmou que “estamos diante de um desafio; daqui a 30 anos serão mais 20 a 25 milhões de pessoas que precisarão de energia, e por isso a discussão é urgente – envolve a segurança das energias”.
  

Serviço:
Para formar uma base de dados de quem tem interesse em ser investidor ou fornecedor de serviços que possam integrar a Rede de Profissionais, a Adenor abriu cadastro inicial, para acesso ao Portal de Energia Fotovoltaica do Norte de Minas,  onde será disponibilizado as áreas de toda a região cadastradas para implantação de Usinas de Geração de Energia Fotovoltaicas e serviços como consultoria e elaboração de projetos, levantamentos topográficos, licenciamento ambiental, requerimento de outorga, formalização da conexão ao sistema, certificação do recurso solar e da geração de energia, cadastramento e habilitação de projetos na EPE/MME.
Para o cadastro inicial, é necessário: Razão Social da empresa; CNPJ; Nome completo do profissional; Profissão; Telefone com DDD; E-mail.

Telefone: (38) 2101 3319

Texto/Foto: Mosaico Comunicação

MAIS ATITUDE: É HOJE, NA AMAMS

MAIS ATITUDE: É HOJE, NA AMAMS
"Não basta dizer que tem atitude, tem que exercê-la"

A Miranda Marketing, associada ao Instituto Ethos, promove, dia 16, às 8h, a segunda edição do Projeto Mais Atitude em parceria com a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS). O treinamento é gratuito e profissionais e estudantes e secretários da área de promoção social podem participar. O Workshop tem duração de quatro horas e conta com dinâmicas, vídeos e muita animação em cinco tópicos: atitude pessoal, profissional, espiritual, política e cidadã.
O Projeto é coordenado por Tânia de Miranda, palestrante e gestora da Miranda Marketing e do Master Mind Norte de Minas, Graduada em Marketing Estratégico e Comunicação Corporativa; Formada em Liderança e Gestão de Pessoas pela Fundação Dom Cabral. Possui certificação em Marketing Estratégico e Liderança Global pela University of Califórnia San Diego/USA e Vendas de Alto Valor Agregado.
" Não basta dizer que tem atitude, tem que exercê-la! A ideia é convocar as pessoas para tomar as rédeas do seu próprio destino para que elas possam melhorar de vida, tanto pessoal quanto profissional", afirma Tânia.
O presidente da AMAMS, César Emílio Lopes Oliveira, prefeito de Capitão Enéas, acredita que a realização deste evento trará uma importante contribuição para o fortalecimento das equipes de profissionais e aprimoramento das estratégias de gestão e trabalho, em especial na Política de Assistência Social dos 92 municípios da área de abrangência da entidade, parte Norte do Estado.
O secretário executivo da AMAMS, professor Luiz Lôbo disse que: “quando aceitamos ser parceiros do Projeto ‘Mais Atitude’ é porque sabemos da sua perspectiva motivacional que tem como principal meta o aprimoramento das relações interpessoais no universo do trabalho, com vistas à qualificação dos serviços e desenvolvimento de capacidades”.
Ainda de acordo com Lôbo, o Departamento de Políticas Sociais da AMAMS está empenhado na mobilização dos profissionais da política de Assistência Social e gestores públicos dos municípios filiados à entidade para este evento, e até o momento, já existe a confirmação de cerca de 200 participantes.
Sucesso atestado
O Mais Atitude foi realizado pela primeira vez em Mirabela no auditório lotado e teve um resultado positivo.
“Tivemos ótimos momentos. Recebemos em Mirabela uma excelente profissional, que com toda certeza, elevou a autoestima das mulheres. Estamos sempre atentos à capacitação e sempre que possível trazemos profissionais à Mirabela. Mas esse workshop foi inovador, tanto nas dinâmicas, quanto no monitoramento. Conhecemos histórias de diferentes mulheres – umas felizes, outras tristes. O encontro foi muito emocionante e ficou com “gostinho de queremos mais”, afirmou Paula Nobre, secretária de assistência social do Município.
“o workshop foi enriquecedor . Queremos o Mais Atitude em nosso Município. Valeu à pena todo conhecimento. O entusiasmo da Tânia Miranda é o diferencial para aplicar as técnicas referente a ATITUDE”, garantiu Francine Nobre é secretária de assistência social de São Francisco, Norte de Minas.
Santa Casa
A Santa Casa de Montes Claros recebe o Projeto Mais Atitude nos dias 24 e 25.

Informações




Andréa Fróes
Comunicação e Projetos

ESPORTE: BAIRRO INDEPENDÊNCIA GANHA QUADRA de FUTSAL

ESPORTE
Bairro Independência ganha quadra para prática de futsal

Texto: Pedro Neto
Fotos: Fábio Marçal


O Bairro Independência ganhou mais um espaço de lazer. A quadra comunitária de futsal foi inaugurada na noite de quinta-feira (12), com as presenças do prefeito Ruy Muniz, da deputada federal Raquel Muniz, vereador Fábio Neves, desportistas, lideranças comunitárias e populares. A quadra fica localizada na esquina da rua Portugal com Marquesa dos Santos.
O espaço estava ocioso há anos. Foi restaurado todo o piso, construído um alambrado novo, assim como muretas de proteção nas laterais, gols novos e pintura. Foram instalados refletores, para os jogos noturnos. “Quem ganha com isso é a própria comunidade que recebe mais este espaço adequado para a prática esportiva”, disse o vereador”, O parlamentar lembrou outras obras da administração, como a academia ao ar livre, que será inaugurada ainda este ano e obras de asfaltamento de diversas ruas.
Tanto o prefeito Ruy Muniz quanto a deputada federal Raquel Muniz citaram as ações e obras desenvolvidas pela administração, no Grande Independência e bairros próximos. O destaque ficou paras as obras de pavimentação, educação em tempo integral, academia ao ar livre e principalmente a Cidade Administrativa, no antigo prédio da Coteminas, no Bairro Jaraguá. Ambos também frisaram a importância da quadra para o desporto naquela região da cidade.
O morador Carlos Henrique Rocha fez questão de agradecer pela nova quadra de futsal. “Este espaço estava servindo até mesmo para despejo de lixo e agora temos oportunidade de realizar campeonatos e desenvolver a prática de esportes para crianças, jovens e adultos.



TOLERÂNCIA ZERO CONTRA A CORRUPÇÃO!

UBS: OBRAS CONTINUAM

Avança construção da UBS do bairro José Correia Machado

Texto: Bruno Albernaz
Fotos: Wilson Medeiros

Estão a todo vapor as obras de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Conjunto José Correia Machado. A obra está orçada em quase R$ 750 mil.

A UBS tipo II deverá atender aos moradores das regiões do José Correia Machado, Alterosa, Santa Rafaela, entre outros bairros da região. A obra deve ser concluída em maio do próximo ano.

Para Maria Helena Pereira, basta sair na porta de casa com o filho Clayton para acompanhar o andamento das obras. De acordo com a dona de casa, a UBS vai facilitar a vida dos moradores. “Todos que têm criança pequena sabem das dificuldades na hora da doença. Com essa UBS aqui, na porta da minha casa, minha vida será muito mais fácil”, afirma. 



TOLERÂNCIA ZERO CONTRA A CORRUPÇÃO!

UNIMONTES: CAMPANHA para MARIANA

UNIMONTES: CAMPANHA para MARIANA

A campanha #AbraçaMariana, desenvolvida no âmbito da Unimontes pelo Serviço de Assistência Jurídica Itinerante (SAJ Itinerante), arrecadou cerca de 400 quilos de donativos de diversos itens em quatro dias úteis de coleta. Os donativos serão encaminhados para os desabrigados após o desastre com duas barragens no município de Mariana. O projeto Mesa Brasil, do Sesc-MG, é parceiro e cuidará do transporte dos donativos.


Ascom - Assessoria de Comunicação Social
(38) 3229 8112 | (38) 3229 8113 
FOTOS: Davidson Dias