segunda-feira, 16 de novembro de 2015

HOJE TAMBÉM É DIA DE....

(Foto: www.armonte.wordpress.com)
HOJE TAMBÉM É DIA....



De lembrar o escritor JOSÉ SARAMAGO, autor, entre outros do ótimo "ENSAIO SOBRE  a CEGUEIRA". Saramago nasceu em 16/11/1922 e faleceu em 2010. 
Ah, Saramago, hoje, como nunca, falas por mim!

“O egoísmo pessoal, o comodismo, a falta de generosidade, as pequenas covardias do cotidiano, tudo isto contribui para essa perniciosa forma de cegueira mental que consiste em estar no mundo e não ver o mundo, ou só ver dele o que, em cada momento, for susceptível de servir os nossos interesses.”

O momento das carícias voltou a entrar no quarto, pediu desculpa por ter-se demorado tanto lá fora, Não encontrava o caminho, justificou-se, e, de repente, como aos momentos algumas vezes acontece, tornou-se eterno.


As palavras proferidas pelo coração não tem língua que as articule, retém-nas um nó na garganta e só nos olhos é que se podem ler” 

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos confessamos.” 


A vida, esta vida que inapelavelmente, pétala a pétala, vai desfolhando o tempo, parece, nestes meus dias, ter parado no bem-me-quer” 


Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter (achar que tem), deve ser a pior maneira de gostar.” 


A doença mortal do homem, como homem, é o egoísmo.


O único valor que considero revolucionário é a bondade, que é o único que conta. 


Obrigado por teres posto a tua mão sobre a minha” 

A grande vitória da minha vida é sentir que, no fundo, o mais importante de tudo é ser boa pessoa. Se pudesse inaugurar uma nova Internacional, seria a Internacional da Bondade.



Eu não gosto de falar de felicidade, mas sim de harmonia: viver em harmonia com a nossa própria consciência, com o nosso meio envolvente, com a pessoa de quem se gosta, com os amigos. A harmonia é compatível com a indignação e a luta; a felicidade não, a felicidade é egoísta.” 

Se nós nos convertemos em pessoas que só se interessam pelos seus próprios interesses, vamos converter-nos em feras contra feras. E aliás é isto o que está a acontecer.” 

Nunca esperei nada da vida. Por isso tenho tudo.

Se não disseres nada compreenderei melhor [...], há ocasiões em que as palavras não servem de nada.” 


Das habilidades que o mundo sabe, essa é a que ele ainda faz melhor: dar voltas!” 


Não é a pornografia que é obscena, é a fome que é obscena.


Fisicamente, habitamos um espaço, mas, sentimentalmente, somos habitados por uma memória.

Para que serve o arrependimento, se isso não muda nada do que se passou? O melhor arrependimento é, simplesmente, mudar.” 

A vida é uma aprendizagem diária. Afasto-me do caos e sigo um simples pensamento: Quanto mais simples, melhor!

Aprendi a não tentar convencer ninguém. O trabalho de convencer é uma falta de respeito, é uma tentativa de colonização do outro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.