Docentes da FAC FUNAM publicam livro
Os professores Hugo Leonardo Silva de Almeida e Teresinha Mendes
Medeiros Vaz, ambos da Faculdade de Tecnologia Alto Médio São Francisco –
FAC FUNAM, publicaram recentemente, junto a outros professores atuantes
na rede de ensino, o livro O Desafio de Mediar o Conhecimento – Um
Olhar Crítico Sobre a Educação.
Tendo como público alvo todos os envolvidos no processo de educação –
professores, alunos e pais –, o livro trata de temas acerca do viver da
profissão de educador. Nas reflexões publicadas, os autores expõem temas
como as dificuldades em mediar o conhecimento em face aos conflitos
sociais, a trajetória percorrida por educadores, discussões sobre o
ensino técnico no Brasil, entre outros, sempre com um olhar crítico e
humanizado.
A ideia da publicação do livro surgiu nas conversas durante os
intervalos das aulas, onde os professores discutiam suas experiências,
anseios e preocupações acerca da profissão. “Em uma das conversas,
alguém que não me lembro quem, disse: Temos tanta história que isso
daria um livro”, diz Hugo Leonardo Almeida, comentando sobre o processo
de publicação do livro. Segundo a diretora de ensino da FAC FUNAM e
co-autora do livro, Teresinha Mendes, não existe uma receita pronta para
ser professor/educador, pois cada aluno e cada escola têm uma realidade
diferente: “Daí surgiu a vontade de publicar as nossas experiências
para expor aos colegas, iniciantes e demais profissionais da área da
educação com o intuito de contribuir para o fazer pedagógico de cada
um”.
Para Teresinha, os temas abordados não são limitados apenas à realidade
da nossa região. Em seus estudos no exterior, ela teve contato com
professores de diversos países sul-americanos e relata que, muitos dos
temas abordados no livro são comuns aos profissionais desses países:
“Aluno é aluno em qualquer nível de ensino. Tem as mesmas necessidades,
as mesmas carências e anseios”. Acrescenta ainda que os docentes
necessitam buscar e intermediar o conhecimento, além de orientar o aluno
na sua formação humana e intelectual, ainda que em face da falta dos
recursos necessários e sem as políticas educacionais que os apoiem.
O livro pode ser adquirido através do site da Editora Schoba, em
livrarias da cidade de Pirapora e região e contém ainda textos de outros
seis professores que compartilham suas visões acerca do dia-a-dia da
profissão.
Parceria entre instituições abre novas oportunidades
Cidades com pólos industriais que demandam profissionais capacitados,
com formação mais rápida, fazem com que a expansão dos cursos a nível
técnico seja bastante perceptível na região norte-mineira. Essa demanda
faz com que os graduados nesses cursos tenham um futuro bastante
promissor. Segundo o professor Hugo Leonardo, “Dentre os nossos egressos
aqui da FAC Funam, 95% estão empregados, e 89 % destes estão atuando na
área de formação”. Hoje, a instituição oferece os cursos de Análise e
Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial e Manutenção
Industrial na cidade de Pirapora, e, após a parceria com a Rede
Funorte/SOEBRAS, a expectativa é que novos cursos sejam abertos
futuramente.
Outra proposta da parceria entre as instituições, que agora formam uma
única rede, é promover uma maior interação entre os acadêmicos de ambas
as instituições. “Queremos que os alunos da Funam usufruam dos nossos
laboratórios, hospitais, clínicas e demais espaços que temos em Montes
Claros”, diz Raquel Muniz, diretora de honra da Rede Soebras. Um exemplo
disso foi a visita dos alunos do 5º período do curso de Análise e
Desenvolvimento de Sistemas ao departamento de TI da Funorte, localizado
em Montes Claros, que é responsável pelo funcionamento e controle de
toda a área de tecnologia da Rede Funorte/Soebras de Ensino. Atividades
como essa proporcionam aos acadêmicos a oportunidade de perceber na
prática o que é aprendido em sala de aula e promove a troca de
experiência entre diferentes profissionais.
Imagem: Editora Schoba
André Mota