quarta-feira, 7 de maio de 2014

FAC FUNAM: DOCENTES PUBLICAM LIVRO

Docentes da FAC FUNAM publicam livro

 

 




Os professores Hugo Leonardo Silva de Almeida e Teresinha Mendes Medeiros Vaz, ambos da Faculdade de Tecnologia Alto Médio São Francisco – FAC FUNAM, publicaram recentemente, junto a outros professores atuantes na rede de ensino, o livro O Desafio de Mediar o Conhecimento – Um Olhar Crítico Sobre a Educação. 
Tendo como público alvo todos os envolvidos no processo de educação – professores, alunos e pais –, o livro trata de temas acerca do viver da profissão de educador. Nas reflexões publicadas, os autores expõem temas como as dificuldades em mediar o conhecimento em face aos conflitos sociais, a trajetória percorrida por educadores, discussões sobre o ensino técnico no Brasil, entre outros, sempre com um olhar crítico e humanizado.
 
A ideia da publicação do livro surgiu nas conversas durante os intervalos das aulas, onde os professores discutiam suas experiências, anseios e preocupações acerca da profissão. “Em uma das conversas, alguém que não me lembro quem, disse: Temos tanta história que isso daria um livro”, diz Hugo Leonardo Almeida, comentando sobre o processo de publicação do livro. Segundo a diretora de ensino da FAC FUNAM e co-autora do livro, Teresinha Mendes, não existe uma receita pronta para ser professor/educador, pois cada aluno e cada escola têm uma realidade diferente: “Daí surgiu a vontade de publicar as nossas experiências para expor aos  colegas, iniciantes e demais profissionais da área da educação com o intuito de contribuir para o fazer pedagógico de cada um”.
 
Para Teresinha, os temas abordados não são limitados apenas à realidade da nossa região. Em seus estudos no exterior, ela teve contato com professores de diversos países sul-americanos e relata que, muitos dos temas abordados no livro são comuns aos profissionais desses países: “Aluno é aluno em qualquer nível de ensino. Tem as mesmas necessidades, as mesmas carências e anseios”. Acrescenta ainda que os docentes necessitam buscar e intermediar o conhecimento, além de orientar o aluno na sua formação humana e intelectual, ainda que em face da falta dos recursos necessários e sem as políticas educacionais que os apoiem.
 
O livro pode ser adquirido através do site da Editora Schoba, em livrarias da cidade de Pirapora e região e contém ainda textos de outros seis professores que compartilham suas visões acerca do dia-a-dia da profissão.
 
Parceria entre instituições abre novas oportunidades
 
Cidades com pólos industriais que demandam profissionais capacitados, com formação mais rápida, fazem com que a expansão dos cursos a nível técnico seja bastante perceptível na região norte-mineira. Essa demanda faz com que os graduados nesses cursos tenham um futuro bastante promissor. Segundo o professor Hugo Leonardo, “Dentre os nossos egressos aqui da FAC Funam, 95% estão empregados, e 89 % destes estão atuando na área de formação”. Hoje, a instituição oferece os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial e Manutenção Industrial na cidade de Pirapora, e, após a parceria com a Rede Funorte/SOEBRAS, a expectativa é que novos cursos sejam abertos futuramente.
 
Outra proposta da parceria entre as instituições, que agora formam uma única rede, é promover uma maior interação entre os acadêmicos de ambas as instituições. “Queremos que os alunos da Funam usufruam dos nossos laboratórios, hospitais, clínicas e demais espaços que temos em Montes Claros”, diz Raquel Muniz, diretora de honra da Rede Soebras. Um exemplo disso foi a visita dos alunos do 5º período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas ao departamento de TI da Funorte, localizado em Montes Claros, que é responsável pelo funcionamento e controle de toda a área de tecnologia da Rede Funorte/Soebras de Ensino. Atividades como essa proporcionam aos acadêmicos a oportunidade de perceber na prática o que é aprendido em sala de aula e promove a troca de experiência entre diferentes profissionais. 
 
Imagem: Editora Schoba
 
André Mota

MEIO AMBIENTE FIEMG INFORMA

MEIO AMBIENTE FIEMG INFORMA:





AUXÍLIO TRANSPORTE: CARTÃO provisório pode ser retirado por SERVIDORES

Auxílio-Transporte

Cartão provisório já pode ser retirado pelos servidores
Texto: Attilio Faggi Jr.
Foto: André Senna

Desde o mês de abril o valor correspondente ao auxílio-transporte não está mais sendo creditado na conta dos funcionários contratados e comissionados da Prefeitura de Montes Claros junto com o pagamento do salário. O repasse é disponibilizado, agora, através do Cartão de Vale-Transporte (SIMCARD). Desta forma, a partir desta segunda-feira, 5, os trabalhadores contratados estão recebendo, nos setores em que atuam, um cartão de auxílio-transporte provisório.
O cartão é provisório e para receber o SIMCARD permanente o trabalhador deverá comparecer no hall da Prefeitura de Montes Claros para se cadastrar até o dia 15 de maio, entre as 8 e as 18 horas. Caso não compareça, o benefício será suspenso. A medida foi tomada em virtude da autuação realizada pela Receita Federal que multou a Prefeitura em cerca de R$ 3,8 milhões. Uma das irregularidades citadas no Auto de Infração foi o fato de fato de que os contratados recebiam o auxílio-transporte em dinheiro sem repasse ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Para os servidores efetivos que, por sua vez, são segurados pelo Instituto Municipal de Previdência dos Servidores Públicos de Montes Claros (PREVMOC), o repasse do auxílio-transporte não terá alteração. Caso os servidores efetivos optem pelo cartão SIMCARD basta que realizem o cadastramento na sede da Prefeitura.

DOLABELA e ASSENTADOS: COMISSÃO de DIREITOS HUMANOS debate situação

ENGENHEIRO DOLABELA

Comissão de Direitos Humanos debate situação de assentados em Engenheiro Dolabela

 
Está marcada para o próximo dia 14 de maio, às 9h30, audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais que irá debater a situação de famílias assentadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Assentamento Herbert de Souza, em Engenheiro Dolabela, distrito de Bocaiuva/MG, que estão ameaçadas de perder suas terras em decorrência de decisão judicial. A reunião será realizada no Clube do ADJ (Avenida Um, nº 1). O requerimento para a realização da audiência é de autoria do deputado estadual Tadeu Martins Leite, que, no último mês de janeiro, esteve pessoalmente no distrito tomando ciência da situação.

Famílias assentadas pelo Incra no Assentamento Herbert de Souza, o P.A. Betinho, considerado o maior de Minas Gerais, foram surpreendidas por decisão judicial determinando que a terra onde estão e vivem há quase uma década pertence a um ex-funcionário da empresa Industrial Malvina, como pagamento de uma ação trabalhista movida contra a empresa, que era a antiga dona das terras.

De acordo com justificativa do requerimento do deputado, “esta situação causou grande inquietação entre as mais de 700 famílias que vivem no assentamento, que vivem a expectativa da determinação judicial de uma reintegração de posse e os obrigaria a abandonar os sítios onde vivem e cultivam a terra, montaram estruturas físicas e criam seus filhos”.

O Incra, através de sua superintendência em Minas Gerais, já acenou para a possibilidade de entrar em acordo com o proprietário e comprar a área após avaliação judicial, mas apesar disso, ainda não houve qualquer contato direto entre as partes.

Um dos objetivos da audiência pública será conhecer a situação em que vivem e as dificuldades enfrentadas atualmente pelas famílias ameaçadas de despejo, assim como os demais assentados, que enfrentam uma série de problemas no maior assentamento mineiro, além de promover, pela primeira vez, um contato direto entre o Incra e os representantes do proprietário e dos assentados, na busca de uma solução justa e pacífica para o impasse.

Texto/Foto: Assessoria Deputado Tadeu Martins Leite

CANTON FAIR: PRESIDENTE DA ACI avalia IMPORTAÇÃO

Presidente da ACI avalia vantagem na importação de produtos chineses

Torquato integrou missão empresarial à Canton Fair, uma das maiores feiras de negócios do mundo
A Canton Fair 2014, em Guangzhou, maior cidade comercial e industrial do Sul da China, é dividida em três fases, de segmentos diferentes. A feira é realizada duas vezes por ano, em abril e outubro, no Complexo Pazhou. Edilson Torquato, presidente da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros – ACI - foi um dos 24 empresários da missão à Canton Fair 2014 (feira de Cantão) organizada pela Federaminas. O grupo mineiro ficou em Guangzhou, de 16 a 18 de abril, quando participou da fase 1, voltada para máquinas e equipamentos pesados, material de construção, autopeças, computadores, bicicletas e outros itens.

Com a ajuda de intérpretes exclusivos ou compartilhados, os empresários obtiveram amostras de produtos e iniciaram contatos para possíveis negociações futuras. Edilson Torquato afirma que “a Canto Fair é inspiradora. É preciso focar em alguns produtos para não se perder nas centenas de possibilidades de negócios. A experiência é válida para checar novidades e tendências que poderão ser aplicadas à FENICS”, em setembro. Assim, com na feira norte-mineira, a Canto Fair realiza rodadas de negócios entre compradores e fornecedores. “A tendência é o varejo, por isso, nesta edição, teremos mais empresas voltadas para a venda direta, durante a Fenics”, avalia Torquato.

Uma feira funciona como termômetro para identificar produtos diferenciados e levantar preços. Os empresários mineiros visitaram as duas primeiras fases do evento, que se encerrou no dia 05 de maio. A maioria não tem intimidade com o processo de importação e apresentam um natural receio com o investimento. Para importar são necessários três atores no processo: o comprador/empresa; o fabricante/vendedor e o despachante aduaneiro. O ideal é ter foco definido, comprar direto do fornecedor e não confiar apenas em informações obtidas por meio da internet.

 “Conhecer a Canto Fair foi um ganho pela grandiosidade da feira e descoberta deste novo mundo e oportunidade de conhecer a verdadeira China, que não conseguimos captar sem presenciar”, pontua. As prospecções e contatos iniciais foram realizados. “Recebemos alguns contatos e deixaremos à disposição de quem tiver interesse, no site da Associação Comercial”.


A importação

Ao receber os 30% do valor total do pedido é dado o início da produção, pois a  China não tem estoque. Do pedido à chegada são aproximadamente 90 dias, dependendo de cada produto e suas especificações técnicas e exigências legais para a entrada no Brasil. Após aprovado o pagamento final, o despachante aduaneiro informa ao agente de cargas para retirá-la no porto. Produtos como, alimento, indústria têxtil construção civil, eletro eletrônico a preços bem competitivos. O valor do frete é o mesmo independente da quantidade, em média US$ 1.700, dependendo do tamanho do container. O seguro da carga é outra questão a ser considerada, custa 0,26% do valor e cobre roubo e danos à carga.

Texto/Foto: Assessoria ACI (Nágila Almeida)

PALMAS PRA.....JOÃO CARLOS AMARAL...

PALMAS PARA...

O Jornalista JOÃO CARLOS AMARAL, de BH, aniversariante deste dia 07/05. PARABÉNS!!!! 

DA SÉRIE: RECORDANDO....MAGNUS em SHOWÇAITE 2011


DA SÉRIE: RECORDANDO....

Confira o jornalista MAGNUS MEDEIROS, que também exercita sua veia de cantor,  em apresentação musical no SHOWÇAITE 2011. Aqui ele canta o sucesso italiano Al DI LA, composição de Carlo Donida, vitoriosa no Festival de San Remo em 1961, interpretada por Betty Curtis.

ANDRÉ SENNA VAI ME MATAR.....

ANDRE SENNA vai me matar....

Mas eu vou postar aqui um texto que assimilei bem, porque semelhante à minha opinião. André Senna é fã do Senna, o AYRTON, por isso sei que vai fazer cara feia quando ler isso aqui. Perdão, Dé, mas é assim que vejo/sinto.
20 anos depois, a TV exibiu insistententemente diversos documentários, relembrando o acidente fatídico na Tamburello. Fiquei triste, como acho que ficaram todos os brasileiros naquele dia e em outros que se seguiram. E assisti praticamente a todos os documentários agora. Me emocionei, refleti sobre diversos aspectos, mas, enfim, o Senna era um excepcional piloto, um herói do Brasil, alguém que nos orgulhava, mas como todo ser, humano ou desumano, ele tinha facetas que não eram bacaninhas. Pronto. Como diz o texto, não era um Semideus.
Eu particularmente gosto do Prost. Assisti também a documentários sobre o baixinho francês e o admiro. Não o odeio, como a maioria dos fãs do Senna (não sei se o André entra aqui). Também não odeio o Piquet. Chego a dizer que sempre nutri mais simpatia por ele. E então encontrei este texto do Régis Tadeu, que remete a um outro texto, do Flávio Gomes, e posto um trecho aqui. para ler o texto completo, que é enorme, vocês terão, como eu, que acessar a página dele, tá?!

Ayrton Senna foi apenas um ótimo piloto, não um semideus

Por  | Na Mira do Regis – 10 horas atrás

Nunca entendi a mitificação que ocorre quando alguém muito famoso morre. É como se a pessoa ganhasse um passaporte para a posteridade recebendo como bônus uma "passada de borracha" em todos os aspectos negativos de sua vida e apenas as suas virtudes passassem a ser valorizadas e, pior, incessantemente marteladas na cabeça das pessoas.
Assim aconteceu com Ayrton Senna. Foi um extraordinário piloto? Sem dúvida! Teve atitudes louváveis na vida? Tenho certeza que sim. Fez caridade? Ótimo, pois um sujeito que ganhou a grana que ele amealhou ao longo da carreira tinha mais que fazer isto mesmo. Agora, transformá-lo em um semideus, um sujeito acima do bem e do mal, como milhares e milhares de pessoas fizeram na semana passada - com a ajuda da TV, claro -, me parece um equívoco tão ingênuo quanto canalha. Afinal de contas, ninguém é bom ou mau o tempo todo.
Esperei pacientemente que, passada a comoção que rolou dias atrás pelos 20 anos da morte de Senna, tecer alguns comentários a respeito dele. Só que encontrei alguém que poderia fazer isto por mim com muito mais propriedade e gabarito...
Reproduzo abaixo o melhor texto que li a respeito do piloto que muitos tentam endeusar, mas que foi, acima de tudo, um ser humano como outro qualquer, só que com uma habilidade espetacular para guiar um carro de corrida.
Escrito por um talentoso jornalista, Flávio Gomes – cujo blog pode ser acessado aqui - , que trabalhou durante muitos anos na cobertura da Fórmula 1 in loco, ou seja, acompanhando as corridas nas próprias pistas, o texto é um retrato que julgo bastante fiel a respeito de quem realmente foi Ayrton Senna e os motivos que levaram muita gente a considerá-lo – erroneamente – diga-se de passagem – como um “santo”.
 Leia mais aqui: 


HOJE É DIA DE....NONA

HOJE É DIA DE...

LEMBRAR A NONA SINFONIA DE BEETHOVEN, apresentada pela primeira vez em 7 de maio de 1824. A 9°.  obra prima da música clássica, é a última sinfonia completa composta por Beethoven, que foi precursor ao utilizar a voz humana tão destacada quanto os instrumentos. A música incorpora parte do poema "À Alegria", de Friedrich Schiller. É também chamada de "Ode to Joy"(Ode à Alegria).

Quando desta 1° apresentação, Beethoven ocupou lugar de destaque no palco, junto ao maestro. Na ocasião, a sua surdez já estava em estágio avançado. 

Em 2003, a Sothebys, de Londres, fez um leilão de um dos manuscritos originais, que foi arrematado pelo valor de 3,3 milhões de dólares.O chefe do setor da casa de leilões, declarou que a 9° sinfonia é um doa maiores feitos do homem. Com ele, eu concordo. É sim. Linda, triste, linda. E pra quem não assistiu, recomendo um filme que retrata Beethoven: "Minha Amada Imortal", um dos meus favoritos e com um ótimo ator: Gary Oldman. E É claro que vamos ouvir aqui a belíssima Nona Sinfonia. Todo mundo merece!