Presidente da ACI avalia
vantagem na importação de produtos chineses
Torquato integrou missão
empresarial à Canton Fair, uma das maiores feiras de negócios do mundo
A Canton Fair 2014, em Guangzhou, maior cidade
comercial e industrial do Sul da China, é dividida em três fases, de segmentos
diferentes. A feira é realizada duas vezes por ano, em abril e outubro, no Complexo
Pazhou. Edilson Torquato, presidente da Associação Comercial Industrial e de
Serviços de Montes Claros – ACI - foi um dos 24 empresários da missão à Canton
Fair 2014 (feira de Cantão) organizada pela Federaminas. O grupo mineiro ficou em
Guangzhou, de 16 a 18 de abril, quando participou da fase 1, voltada para
máquinas e equipamentos pesados, material de construção, autopeças,
computadores, bicicletas e outros itens.
Com
a ajuda de intérpretes exclusivos ou compartilhados, os empresários obtiveram
amostras de produtos e iniciaram contatos para possíveis negociações futuras. Edilson
Torquato afirma que “a Canto Fair é inspiradora. É preciso focar em alguns
produtos para não se perder nas centenas de possibilidades de negócios. A experiência
é válida para checar novidades e tendências que poderão ser aplicadas à FENICS”,
em setembro. Assim, com na feira norte-mineira, a Canto Fair realiza rodadas de
negócios entre compradores e fornecedores. “A tendência é o varejo, por isso,
nesta edição, teremos mais empresas voltadas para a venda direta, durante a
Fenics”, avalia Torquato.
Uma
feira funciona como termômetro para identificar produtos diferenciados e
levantar preços. Os empresários mineiros visitaram as duas primeiras fases do
evento, que se encerrou no dia 05 de maio. A maioria não tem intimidade com o
processo de importação e apresentam um natural receio com o investimento. Para
importar são necessários três atores no processo: o comprador/empresa; o
fabricante/vendedor e o despachante aduaneiro. O ideal é ter foco definido,
comprar direto do fornecedor e não confiar apenas em informações obtidas por
meio da internet.
“Conhecer a Canto Fair foi um ganho pela
grandiosidade da feira e descoberta deste novo mundo e oportunidade de conhecer
a verdadeira China, que não conseguimos captar sem presenciar”, pontua. As
prospecções e contatos iniciais foram realizados. “Recebemos alguns contatos e
deixaremos à disposição de quem tiver interesse, no site da Associação
Comercial”.
A
importação
Ao
receber os 30% do valor total do pedido é dado o início da produção, pois a China não tem estoque. Do pedido à chegada são
aproximadamente 90 dias, dependendo de cada produto e suas especificações
técnicas e exigências legais para a entrada no Brasil. Após aprovado o pagamento
final, o despachante aduaneiro informa ao agente de cargas para retirá-la no
porto. Produtos como, alimento, indústria têxtil construção civil, eletro
eletrônico a preços bem competitivos. O valor do frete é o mesmo independente
da quantidade, em média US$ 1.700, dependendo do tamanho do container. O seguro
da carga é outra questão a ser considerada, custa 0,26% do valor e cobre roubo
e danos à carga.
Texto/Foto: Assessoria ACI (Nágila Almeida)
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