LEMBRAR A NONA SINFONIA DE BEETHOVEN, apresentada pela primeira vez em 7 de maio de 1824. A 9°. obra prima da música clássica, é a última sinfonia completa composta por Beethoven, que foi precursor ao utilizar a voz humana tão destacada quanto os instrumentos. A música incorpora parte do poema "À Alegria", de Friedrich Schiller. É também chamada de "Ode to Joy"(Ode à Alegria).
Quando desta 1° apresentação, Beethoven ocupou lugar de destaque no palco, junto ao maestro. Na ocasião, a sua surdez já estava em estágio avançado.
Em 2003, a Sothebys, de Londres, fez um leilão de um dos manuscritos originais, que foi arrematado pelo valor de 3,3 milhões de dólares.O chefe do setor da casa de leilões, declarou que a 9° sinfonia é um doa maiores feitos do homem. Com ele, eu concordo. É sim. Linda, triste, linda. E pra quem não assistiu, recomendo um filme que retrata Beethoven: "Minha Amada Imortal", um dos meus favoritos e com um ótimo ator: Gary Oldman. E É claro que vamos ouvir aqui a belíssima Nona Sinfonia. Todo mundo merece!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.