sexta-feira, 17 de junho de 2016

HOJE É DIA DE....

HOJE É DIA DE....

Festejar o cantor americano BARRY MANILOW, nascido em 17/06/1943. Para homenageá-lo, a nossa favorita, parceria de Manilow com a cantora brasileira Joanna:


Do DIA.....

Do DIA...

"...Se é de terra que fique na areia, o mar bravo só respeita rei..."  

(C.Anysio e Arnaud R.)

CAMINHOS de MONTES CLAROS leva PROGRESSO para ZONA RURAL

Programa Caminhos de Montes Claros
leva mais progresso para a zona rural

Texto: Eduardo Brasil
Fotos: Wilson Medeiros

 DSC_0945 DSC_0959 DSC_0969 DSC_0989 DSC_1012 DSC_1025 DSC_1027 DSC_1030 DSC_1037 DSC_1040 DSC_1044 JOSÉ DA COSTA SILVA JOSÉ DA SILVA
As obras de drenagem, construção de pontes e asfaltamento da estrada vicinal que liga o distrito de Vila Nova de Minas à BR-135, passando por várias comunidades como Miralta, Mucambo Firme e Cabeceiras, continuam sendo executadas pela prefeitura de Montes Claros em ritmo acelerado. A meta é concluí-las antes do início do período de chuvas, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento Urbano. “A empresa responsável pela execução das obras, vencedora de licitação, está cumprindo o cronograma dentro dos prazos previstos e tudo indica que os serviços não correrão riscos de serem prejudicados pelas chuvas”, informa representantes da pasta.
As obras fazem parte do “Programa Caminhos de Montes Claros”, inédito no Brasil, concebido e lançado pelo executivo municipal no primeiro semestre deste ano, em solenidade na localidade de Mucambo Firme. Todos os serviços são realizados com recursos da própria Prefeitura.
No momento, as obras estão sendo executadas no trecho de Mucambo Firme a Miralta, encontrando-se já no estágio de colocação da sub-base para posterior aplicação da camada asfáltica, a mesma utilizada na pavimentação de ruas e rodovias. O trânsito na região foi desviado a partir de Mucambo Firme, sem, no entanto, provocar transtornos para quem precisa usar a estrada diariamente.
“Os desvios não aumentaram o percurso da viagem e oferecem condições adequadas para o tráfego de veículos que tem ocorrido sem incidentes”, confirmam engenheiros da empresa, informando que na segunda etapa os trabalhos serão executados até Cabeceiras, comunidade que fica às margens da BR-135, na saída para Montes Claros e Pirapora e, finalmente, até Vila Nova de Minas. Ao todo serão 23 quilômetros de pavimentação asfáltica, que deverá facilitar substancialmente o trânsito de passageiros e o escoamento da produção rural de toda a região.

PORTA DE CASA
Em Miralta, as obras de asfaltamento já estão chegando às portas das casas da comerciante Zilda Gonçalves e do aposentado José da Silva, localizadas uma defronte à outra logo na entrada do distrito rural, um dos mais antigos do município, com cerca de 600 habitantes.
Os dois não escondem a satisfação de verem o benefício tão esperado se transformando em realidade. “Aqui, muita gente até duvidava que isso fosse acontecer. Quando a prefeitura anunciou o asfalto, pensou-se que era mais uma promessa de nossos governantes. Mas eles estavam falando sério, muito sério”, salienta Zilda Gonçalves, que instalou, numa extensão da sua residência, um pequeno comércio. “Com o asfalto aqui na porta, vamos aumentar, melhorar o estabelecimento para receber novos fregueses”, acrescenta a moradora.
O aposentado José da Silva também argumenta de forma parecida. “No entanto, eu dizia para todo mundo que tudo que prometeram era verdade. Que não era coisa de política. Isso aqui vai ficar muito bom”, diz ele. José da Costa Silva é outro morador satisfeito com as obras, embora o seu meio de transporte pouco necessite de estradas asfaltadas: o cavalo. “Será muito bom para os carros, para os ônibus, não é mesmo? Porém, montado em meu cavalo, vou continuar meu caminho pelas trilhas no meio do mato. Mas o progresso é sempre bem-vindo”, afirma Costa.
Assim que a Prefeitura concluir os trabalhos na região, a prefeitura deverá transferir o canteiro de obras para outros distritos rurais. Por enquanto, a única preocupação da administração municipal é em relação ao período das chuvas, que pode atrapalhar a sequência do programa inédito no país.

CAFÉ: FÁBRICA 3 CORAÇÕES COMEÇA A SER ERGUIDA em MONTES CLAROS

Fábrica do Café Três Corações começa a ser erguida em Montes Claros

Texto: Daniel Moraes

Fotos: Fábio Marçal e Wilson Medeiros



Na manhã desta quinta-feira, 2 de junho, representantes do grupo empresarial Café Três Corações estiveram reunidos na sede da Prefeitura de Montes Claros, onde se reuniram com membros da administração municipal para discutir o andamentos das obras da fábrica da empresa que em breve estará operando na cidade.

O prefeito em exercício de Montes Claros, José Vicente Medeiros, afirmou, durante a reunião, que a produção industrial da cidade vem ganhando cada vez mais importância, já que diversos produtos saem de Montes Claros para abastecer o Brasil e o mundo, como o leite condensado Leite Moça, os chinelos Havaianas e a insulina produzida pela Novo Nordisk. E esta importância de Montes Claros no cenário industrial brasileiro vai aumentar ainda mais, uma vez que, com a construção da fábrica de café em cápsulas da Três Corações, a cidade passará a ser a única cidade do país a fabricar este produto, já que as cápsulas de café da Nestlé também são feitas na cidade.

O diretor industrial do grupo Três Corações, Romero Martins de Albuquerque, explica que os investimentos da empresa na cidade serão de cerca de R$ 70 milhões de reais, gerando cerca de 100 empregos na primeira etapa do projeto, que deve ser ampliado futuramente. A fábrica de cápsulas está sendo construída em um terreno doado pela Prefeitura no Distrito Industrial da cidade, e as obras se encontram na fase de terraplanagem. A expectativa é que, no início do próximo ano, a fábrica já esteja operando, produzindo cerca de 70 milhões de cápsulas por ano.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Reinaldo Landulfo Teixeira, a chegada da nova fábrica fortalece ainda mais o Distrito Industrial, local onde trabalham cerca de 16 mil pessoas e que é responsável por 40% do ICMS arrecadado na cidade.

FANPAGE da PREFEITURA PROMOVE REENCONTRO FAMILIAR

FanPage da Prefeitura promove reencontro de
servidora com familiares



Texto: Daniel Moraes

Foto: Bruno Albernaz


A FanPage da Prefeitura de Montes Claros cumpre um importante papel de divulgação das obras e ações da Administração Municipal, além de ser um espaço para que a população envie críticas e sugestões que podem melhorar a qualidade dos serviços prestados à comunidade.
Mas a página também abre espaço para outros tipos de publicações, como homenagens a servidores que se destacam no exercício da função pública. Servidores como Pedralina Maria de Jesus, 28 anos de serviços prestados ao município, e que se destaca tanto na limpeza do prédio da Prefeitura quanto pelo delicioso café que prepara. Pois a homenagem, publicada no dia 24 de fevereiro, rendeu frutos que poucos imaginavam.
O fato é que um sobrinho de Pedralina, João Gonçalves, nascido, assim como ela, na zona rural de São Francisco, a localizou através da postagem na FanPage. O detalhe é que eles não tinham nenhum contato há mais de 30 anos.
Pois o João, que mora em Curitiba/PR, conseguiu o telefone da Prefeitura de Montes Claros e, através dele, conseguiu conversar, depois de mais de três décadas, com a tia. “Foi bom, estava pedindo a Deus para eles entrarem em contato”, revela Pedralina, que nunca perdeu a esperança de retomar o contato com os familiares.
Mas a história ainda não terminou, já que o João e sua família marcaram para o final do ano a viagem que farão para Montes Claros. “Estou alegre por eles estarem vindo. Teremos a chance de nos reencontrar pessoalmente”, afirmou Pedralina. 

SINDICATO RURAL: LEI QUE PRORROGA INSCRIÇÃO no CAR É PUBLICADA

Lei que prorroga o prazo de inscrição no CAR é publicada
Foi publicada no Diário Oficial da União a Lei no 13.295, de 14 de junho de 2016, que prorroga o prazo de inscrição no CAR – Cadastro Ambiental Rural, de todas as propriedades e posses rurais até 31 de dezembro de 2017. Antes, a prorrogação era apenas para as propriedades com até 4 módulos fiscais, o que não atendia aos objetivos do Código Florestal, prejudicando os médios e grandes proprietários rurais e não proporcionando ganho ambiental. O registro no CAR é condição para importantes direitos conquistados com o Código Florestal.

O CAR é um registro público, eletrônico e obrigatório para todos os imóveis rurais. Com a publicação da Lei, abriu-se nova oportunidade para os proprietários e posseiros rurais que ainda não tinham aderido ao CAR. “É importante lembrar que o registro é o primeiro passo para a regularização ambiental, para que o imóvel faça parte do PRA (Programa de Regularização Ambiental) e permita, assim, o conhecimento efetivo do passivo ambiental (o que deve ser recuperado) e o ativo florestal”, destaca o presidente do Sindicato Rural de Montes Claros e vice-presidente da FAEMG, Ricardo Laughton.

Quem ainda não conseguiu se cadastrar pode procurar o Sindicato Rural de Montes Claros pelo telefone (38) 3215-1058. A agenda será programada de acordo com a demanda apresentada pelos produtores.


Vanessa Araújo 
​Assessoria de Comunicação
(38) 3215.1058​ | 9 9246.6970

UNIMONTES COMUNICA....

 UNIMONTES COMUNICA....

[DESENHOS DE AVES] Exposição no Museu revela espécies do cerrado, mata atlântica e caatinga

A experiência profissional e pessoal pelas áreas de cerrado, mata atlântica e caatinga em Minas Gerais incentivou o professor da Unimontes, Santos D'Ângelo Neto, a organizar uma exposição autoral que revela em desenhos as aves destes biomas.

Também ornitólogo, ele apresenta ao público visitante do Museu Regional do Norte de Minas desenhos de 37 espécies de pássaros, com inspiração em dois nomes históricos: Lampião e Guimarães Rosa.


Contato para entrevistas 
Professor Santos D´Angelo Neto
(38) 9 9141-184


Ascom - Assessoria de Comunicação Social
FOTOS: Divulgação | Museu Regional