sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

MARA traduz PENNINHA- LINDO TEXTO!!!

MARA traduz PENNINHA - LINDO TEXTO!

                      Na boca do dia
Mara Narciso





Uma boa estampa fácil nos engabela. Difícil é encontrar respeito ao imperfeito numa sociedade movida à beleza. Uma vez o primo Júnior teve sua participação questionada no desfile de sete de setembro do Colégio São Norberto, onde estudava. Alguém não gostou de vê-lo na rua entre os estudantes, e queria vetá-lo. Quis esconder o diferente, no caminho inverso do que a mãe dele construiu: “eu o preparei para viver da porta para fora, pois aqui dentro é só amor”.
Quão idiotas os médicos podem ser. Quando o meu primo e amigo José Geraldo Mendonça Júnior, conhecido literariamente e alhures como Penninha Júnior nasceu frágil como um passarinho, com a cabeça desproporcional (um grande cérebro), e os músculos mal desenvolvidos, com propensão à consequentes alterações esqueléticas devido à fraqueza, a medicina disse que a suas características eram incompatíveis com a vida, que não andaria e morreria logo. A minha obstinada Tia Ninha, desafiada, contra-atacou, e através de massagem com mãos besuntadas de óleo construiu cada fibra muscular do seu filho. Júnior crescia rápido, e a orientaram para que o colocasse num molde de gesso, um artefato acolchoado com algodão, para dormir. A força muscular foi se desenvolvendo de forma lenta.  Conseguiu firmar o pescoço precariamente, depois o tronco, sentou-se, arrastou-se e afinal, aos cinco anos, andou.
Em sua casa tinha piscina, escola de judô, e muito amor. Suas limitações físicas foram vencidas pela grande vontade de crescer, avançar, libertar-se, não se deixar aprisionar por meros muros da mobilidade ou do preconceito, este bem mais difícil de derrubar. Confiava em si, tinha coragem, otimismo, e sonhos que ninguém conseguia segurar. Em busca dos recursos, esteve diversas vezes no Hospital Sara Kubitscheck de Brasília para tratamento ortopédico. Suas mãos e pés frágeis foram operados, ainda menino, e a coluna, quando tinha 16 anos. Devido à fraqueza muscular, a sua coluna vertebral formou um “esse” que comprimia pulmões e coração, ameaçando sua sobrevivência. Foram feitos quatro furos em sua calota craniana, e também nos joelhos e um terrível objeto de tortura teve lugar. Foi esticado a ferros. Quando ele viu a minha mãe Milena e a dele Nininha, ao seu lado se desesperarem, num hospital em Belo Horizonte , mostrou Cristo crucificado na parede, e pediu para que elas parassem com aquilo, pois ele tinha remédios contra dor para tomar, e Ele não tinha.
A cirurgia de colocação de uma haste de metal em sua coluna teve sucesso, e o deixou livre para morar sozinho em Belo Horizonte , ocasião em que começou a fazer poemas numa máquina de escrever. Sua poesia concreta rendeu muitos versos e um livro chamado “A parte do todo”. Empolgado com a repercussão do seu trabalho (publicação recente), que tinha começado entre os pioneiros do Salão Nacional de Poesia Psiu Poético, que completará 30 anos em 2016, estava organizando o seu segundo livro, cuja capa Fernando Yanmar Narciso tinha produzido. O nome da obra seria “Na boca da noite”.
Amante das coisas boas, Penninha era um homem de paixões profundas e convicções quase dogmáticas. Cruzeirense completamente azul tripudiava dos atleticanos com seu famoso “Datapenna” do Facebook, anunciando os gols feitos contra o Atlético. Petista histórico, não abandonou o barco nem nos piores momentos. Manteve suas idéias esquerdistas, abraçando-as sem medo, ainda que isso lhe custasse rusgas nas redes sociais e ruptura de amizades. Nas reuniões políticas, com um microfone, não deixava de se posicionar, com inflamados discursos com conhecimento de causa política e econômica.
Obcecado pela musculação, praticou os exercícios quase todos os dias da sua vida, no afã de não se atrofiar e poder viver. Louco por Montes Claros, pequi e tradições, era aficionado das Festas de Agosto, especialmente dos catopês. Foi presença constante no cenário cultural da cidade. Os limites físicos não obstruíram seu mundo amplificado pela internet, espaço invadido por ele desde os primórdios. Ainda que tivesse mãos pouco habilidosas, digitava e teclava qualquer aparelho, por mais delicado e pequeno que fosse. Sob todos os aspectos era um amante da mulher bonita e da música regional. Enxergava longe, fazia contatos virtuais, não se intimidava, indo buscar novidades onde elas estivessem. Foi agente cultural, trazendo cantores a Montes Claros para shows e participação em programas de rádio. Teve poemas musicados e o Programa Nossa Arte Nossa Gente, da Rádio Unimontes é a sua cara. Na hora de anunciar o fim, Alex Tuta diz: “Que Penninha!”

Economista por formação (Unimontes sem cotas), e servidor público estadual concursado, trabalhou por 15 anos no Hospital Universitário Clemente de Farias, HU, no setor de humanização. Organizou festas, visitas, palestras motivacionais e shows musicais, para construir novos cidadãos. Uma semana depois de completar 56 anos, uma infecção pulmonar levou o doce poeta às seis horas da manhã, na boca do dia 11 de fevereiro, ele, que tinha aniversariado apenas uma semana antes.
Sem ele, o Facebook perde a graça. Quem vai falar bem do Governo? Sua morte muito comentada recebeu textos, elogios, poemas, frases, fotos e publicações, mostrando sua imensa estatura poética e humana. Há muito venceu críticas e restrições. Pela psicanálise, subiu num caixote de puro amor-próprio, e de lá olhou o mundo cego, que em parte o hostilizava. Tinha a certeza de que, para quem tem coragem, não ser perfeito é um detalhe. Superar-se é o que importa.
12/02/15

OAB: CONFERÊNCIA VEM AÍ

OAB
Coordenador da Conferência Estadual anuncia abertura de inscrições


O diretor Tesoureiro da OAB/MG e coordenador da Conferência Estadual dos Advogados, Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, anunciou a abertura de inscrições e nomeou o advogado de Montes Claros, Bernardo Brant, como o responsável regional pela Conferência Estadual dos Advogados.
Bernardo Brant atuará em conjunto com a equipe de comunicação da OAB/MG na busca de patrocínios, divulgação, cotação de fornecedores e resolução de questões logísticas do evento, que será realizado de 9 a 11 de abril, em Montes Claros. Segundo Antônio Fabrício de Matos, mais de mil inscritos são esperados na Conferência. 
Participaram da reunião para definição de estratégias de divulgação e organização da Conferência, o assessor de comunicação da OAB/MG, Ricardo Guimarães, a jornalista da OAB/MG, Pollyanna Bicalho, a responsável pelo marketing, Ariane Queiroz, o responsável pelo CPD, Renato Diniz e a assessora de marketing e comunicação da subseção de Montes Claros, Érica Lopes. 
Saiba mais
A XV Conferência Estadual dos Advogados Mineiros é o maior evento organizado pela OAB/MG no estado. Grandes nomes da advocacia e da magistratura participarão de painéis e debates.  
O tema central da Conferência é Sociedade e Advocacia. A seccional mineira da OAB pretende, durante as atividades, trazer conhecimentos em prática jurídica para advogados e estudantes, e ainda, debater temas essenciais para a sociedade.
PAVIMENTAÇÃO
Prefeitura entrega 12 ruas asfaltadas
para população do bairro Universitário

Texto: Ricardo Arruda
Fotos: Wilson Medeiros

“Vias públicas sendo pavimentadas em toda a cidade e também na zona rural estão virando rotina em Montes Claros”. A afirmação foi feita na noite desta quarta-feira (10), pelo prefeito Ruy Muniz, ao participar, ao lado de moradores e autoridades, da entrega de 17 mil metros quadrados de ruas asfaltadas no bairro Universitário, num total de doze vias. O chefe do Executivo garantiu que obras de pavimentação acontecem simultaneamente em diversas regiões da cidade e que até meados de 2016 mais de 70% das ruas e avenidas de Montes Claros ainda sem o benefício serão asfaltadas.
O prefeito aproveitou para anunciar também que a avenida Osmane Barbosa, via de ligação entre vários bairros da região norte da cidade, será recuperada com recapeamento asfáltico e ganhará pista secundária em suas laterais para o fluxo de pedestres e ciclistas, proporcionando maior segurança. “Por esta importante avenida circulam, diariamente, milhares de pessoas e constantemente há registros de acidentes de trânsito. Com a reforma, estes acidentes serão reduzidos, garantindo mais segurança para os usuários da via”, disse Muniz.
O presidente da Associação de Moradores do Bairro Universitário, Alcino de Deus, aproveitou a oportunidade para agradecer os benefícios que serão gerados à comunidade com o asfaltamento de doze ruas naquele bairro. “Agora sim, nós podemos ter orgulho em dizer que moramos em um bairro com infraestrutura adequada e livre de incômodos, como poeira e lama”, relatou o líder comunitário.
Já a dona de casa Maria das Graças Oliveira, moradora há três anos na rua da Ecologia, comemorou o asfaltamento da via onde reside: “nada é mais gratificante do que termos em nossa porta asfalto, pois isto evita uma série de transtornos”.
Valdithe Pereira da Silva, que moradora no bairro há sete anos, disse que quando se mudou para a região não acreditava que em pouco tempo poderia ver asfaltada a via onde está localizada sua residência. “Era até desanimador termos que limpar a casa e, pouco tempo depois, tudo estava coberto de poeira. Hoje tenho orgulho em poder receber um visita em casa, sem ter que correr o risco da pessoa ter que sair daqui com a roupa suja de poeira”, disse.
Para o comerciante Valdeir Geraldo Ferreira dos Santos, um dos moradores mais antigos do bairro Universitário, “os dias de sofrimento acabaram”. Segundo ele, “durante anos meu estabelecimento comercial era pouco frequentado por causa da poeira que tomava conta das mercadorias. Hoje a situação é diferente, pois até aumentei a oferta de produtos e as vendas vão de vento em popa”.





EXECUTIVO e LEGISLATIVO: HARMONIA

Executivo e Legislativo trabalham para ampliar a harmonia entre os poderes
Texto: Pedro Neto
Fotos: Daniel Moraes

O prefeito Ruy Muniz percorreu as dependências da Câmara Municipal na tarde desta quinta-feira, dia 12, quando visitou gabinetes de vários vereadores e esteve reunido com o presidente do Legislativo, José Marcos Martins de Freitas (Marcos Nem). O objetivo da visita foi estreitar o relacionamento com os parlamentares municipais, promovendo maior harmonia entre o Executivo e o Legislativo, sem ferir a necessária independência dos dois poderes.
O presidente Marcos Nem destacou a importância da visita e reforçou a importância de um trabalho conjunto entre  Prefeitura e Câmara, a fim de efetivar programas, projetos  e obras que beneficiem o coletivo e resultem na melhoria da qualidade de vida da população. “O prefeito já foi ao novo prédio da Câmara, na Rua Urbino Viana, na Vila Guilhermina, onde firmamos uma parceria para a conclusão das instalações e a mudança definitiva dos gabinetes e demais setores do Legislativo para aquele local”, concluiu.

O prefeito, por sua vez, espera uma maior sintonia entre o Legislativo e o Executivo, visando o bem da sociedade montes-clarense. “Vamos enviar importantes projetos e temos a certeza de que a Câmara está consciente da necessidade de união de forças para desenvolver Montes Claros, beneficiando a população do perímetro urbano e da zona rural”, destacou.

FOLIA- Por HAMÍLTON TRINDADE

TEXTO CONVIDADO: HAMÍLTON TRINDADE

Folia

A folia traduz sentimentos de ufanismo, de prazer, de contentamento, de alegria, de dança. Estamos em vésperas ou na própria folia do Carnaval de 2015. Colombinas e pierrôs se espalham pelo Brasil inteiro, em ritmos e sons, os mais variados. De Norte a Sul e de Leste a Oeste, com as predominâncias das folias festas monumentais dos desfiles das Escolas de Samba do Rio e de São Paulo regados ao samba e dos blocos caricatos, dos Trios Elétricos da Bahia/Salvador e dos séquitos apaixonados, dos Bonecos de Olinda e Recife ao som do frevo, dos Blocos que reanimam as ruas de Belo Horizonte, de canto a canto, e de outras tantas manifestações da folia, das cidades maiores ou menores e ou já tradicionais, históricas, turísticas ou não, mas que dormem e acordam, com os batuques, desfiles e fantasias de uma folia que reaquece a vida e o Brasil. São dias de folia para a descontração e a euforia ou para o descanso e a introspecção, para os que fazem e praticam, também, a folia da fé. Cada um a seu modo e jeito. Mas tudo aflora e reaquece a vida. Na comemoração exteriorizada pelas fantasias, alegorias, sons e e ritmos ou com a comemoração interiorizada dos ritmos da oração e da reflexão. O Brasil para, por uns dias, à exceção para os serviços de urgência e de necessidades fundamentais. Seria de muita importância se, neste período, todos, que viverão folias diversas e ou diferentes, tomassem a verve e o apanágio da retidão e da honradez como temas de vida. Independente de ritmos e de alegorias ou de serem pierrôs ou colombinas, de passagem e por tempo determinado. No Carnaval e na folia, todos se vestem de festa. Na folia da fé, se vestem os que se recolhem, da festa da reflexão e da oração. Tornam-se todos, cada um a seu modo, atores. Artistas. Da folia. O Brasil está a precisar destes atores e artistas todos. Das autoridades que viram povo folia e das outras que viram povo introspecção. Faz-se mister e urgente, que, terminada a folia do Carnaval, todos se vistam de brasileiros, de patriotas, e decidam, todos e cada um, escrever a nova história da Pátria Brasil. Sem as vestes e as fantasias de salvadores da Pátria. No ritmo, ao som, e com as alegorias e fantasias, de cidadãos e de cidadãs que transpirem honestidade, retidão, honradez e respeito ao povo e à Pátria Brasil. Assim, a folia será de todos e para todos. Com dignidade, esperança, fé, trabalho, desenvolvimento e justiça.


Hamilton Trindade - educador e professor

MAX-MIN- DIVERSÃO no CARNAVAL

Diversão e música no Carnaval do Max Min
Morada do Samba e Kasa da Sogra prometem animar os associados

Para animar o Carnaval, o Max Min Clube promove nos dias 15 e 17 de fevereiro, shows com as bandas Morada do Samba e Kasa da Sogra, com muita música à beira das piscinas.  A diversão será ao som de marchinhas, sambas-enredo, confete e serpentina.
 
No domingo, dia 15, a partir do meio dia, no bar Visual quem comanda a animação dos associados é a Banda Morada do Samba, com muito axé, samba, pagode e marchinhas. Para completar os festejos, na terça-feira, 17, também a partir das 12 horas, é a banda Kasa da Sogra quem faz a festa com um repertório de muito samba e batucada.
 
Durante o carnaval, o clube funcionará no sábado, das 8 às 20 horas; no domingo, na segunda e terça-feira, das 7 às 18 horas.
 
Mais informações, na Secretaria do Clube, na Rua Rayo Christoff, 110 e pelo telefone (38) 3215-1222.

Texto: Ana Maria Barbosa
Fotos anexas/
Divulgação: redes sociais das bandas

CÂMARA MUNICIPAL: FERIADO

CÂMARA MUNICIPAL- FERIADO
Conforme portaria nº 44/2015, fica decretado Ponto Facultativo nos dias 16 (segunda-feira) e 18 (quarta-feira de cinzas) de fevereiro de 2015, em virtude das festividades carnavalescas. A Casa Legislativa retorna suas atividades na próxima quinta-feira, 19 de fevereiro. 

Assessoria de Comunicação Câmara Municipal de Montes Claros

PLANTÃO SAMU INFORMA....

PLANTÃO SAMU MACRO NORTE

Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015.


A unidade do SAMU de Montes Claros realizou na quinta-feira, 12 de fevereiro, 47 atendimentos, sendo 38 casos clínicos e 7 ocorrências de acidente de trânsito envolvendo motocicleta; uma queda de trator; uma colisão entre dois caminhões e um atropelamento por carro.

E na madrugada desta sexta-feira, 13/02, por volta das 2h, um homem de 26 anos ficou gravemente ferido ao colidir de carro contra um poste no bairro Carmelo, apresentando rebaixamento crítico no nível de consciência.

Às 18h27 desta quinta-feira, 12/02, a unidade do SAMU foi acionada para atendimento a um homem de 44 anos, ferido após colidir de moto contra um carro na Avenida Deputado Esteves Rodrigues, região central de Montes Claros. Ele conduzia a moto e apresentava ferimentos na mão e no joelho direitos.

Às 16h40, a unidade do SAMU foi acionada para atendimento a um homem de 39 anos, ferido em uma colisão entre dois caminhões ocorrida na BR-251, cerca de 30 quilômetros depois de Montes Claros. Ele conduzia um dos caminhões e apresentava fratura de fêmur direito e tatuagem traumática do abdômen.

Às 16h20, a unidade do SAMU foi acionada para atendimento a um homem de 20 anos que caiu de moto estrada de Juramento, a 9 quilômetros de Montes Claros. Ele se queixava de dor lombar e apresentava escoriações nas pernas e braços.

Às 12h40, a unidade do SAMU foi acionada para atendimento a um homem de 33 anos que caiu de moto no bairro Jardim São Luis. Ele se queixava de dor lombar e torácica.

Duas pessoas ficaram feridas em uma colisão entre carro e moto ocorrida por volta das 12h15, no bairro Eldorado. O condutor da moto, de 27 anos, se queixava de dor lombar e no braço esquerdo. Uma mulher de 23 anos que estava na garupa da moto se queixava de dor na clavícula e no ombro esquerdo, sem sinal de fratura.

Às 11h30, a unidade do SAMU foi acionada para atendimento a um homem de 25 anos que caiu de uma escada no bairro Santa Laura. Ele e apresentava corte contuso na cabeça e no cotovelo esquerdo.

Às 10h36, a unidade do SAMU foi acionada para atendimento a um homem de 20 anos que caiu de um trator de grande porte em uma chácara próxima a Montes Claros. Ele se queixava de dor e apresentava deformidade no braço direito, com possível fratura no cotovelo.

Às 8h25, a unidade do SAMU foi acionada para atendimento a um homem de 25 anos que ficou ferido após colidir de moto contra uma vaca no bairro Santo Inácio. Ele se queixava de dor na perna esquerda e apresentava escoriações no pé direito.

Em todas as ocorrências os feridos receberam os primeiros atendimentos no local e foram encaminhados ao hospital para avaliação.

E logo mais, a partir das 8h, o SAMU realizará uma blitz educativa no Anel Rodoviário, junto com as corporações de segurança e defesa social, para orientar as pessoas a aproveitarem o carnaval de forma segura e saudável.


Jerúsia Arruda
Assessora de Comunicação Social
CISRUN / SAMU Macro Norte