segunda-feira, 3 de junho de 2013

PRÊMIO de MÚSICA é lançado em MONTES CLAROS

Prêmio de Música é lançado em Montes Claros

 Texto e Fotos: Márcia Vieira



O Prêmio de Música das Minas Gerais foi lançado na noite de terça-feira, 28, no Centro Cultural Hermes de Paula, sob gestão do Espaço Ampliar - Assessoria, Projetos e Eventos, e parceria do Grupo Pássaro Verde com a Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Desde o dia 20 de maio estão abertas as inscrições, que podem ser feitas pelo endereço eletrônico do Prêmio ( www.premiodemusicaminas.com.br ) até o dia 25 de junho. “O concurso é aberto aos mais de 800 municípios do estado, mas na hora da inscrição o participante deve escolher a cidade em que pretende se apresentar. Caso haja excesso de inscrições num determinado local, caberá à comissão organizadora fazer a redistribuição dos artistas”, diz Marcílio Alves, um dos organizadores do evento. “Podem participar artistas e bandas, desde que nascidos em Minas Gerais. Não serão aceitos playbacks, músicas instrumentais ou em outro idioma que não seja a língua portuguesa”, completa. 

A cantora e compositora Deborah Rosa esteve presente ao evento e mostrou-se interessada e participar. Para ela, que ficou sabendo do lançamento por meio das redes sociais, os festivais e concursos tornam-se uma excelente oportunidade para divulgar o trabalho e transpor os muros da cidade: “Graças a Deus sempre consegui vencer ou ficar entre os finalistas nos festivais que participei. O objetivo é mesmo mostrar o nosso trabalho como compositora e chegar a lugares mais distantes do nosso estado e quiçá do Brasil”. 
PRÊMIO MÚSICA-DEBORAH ROSA-foto márcia vieira- 29-05-13 (2) 
PREMIAÇÃO -  O músico Emílio Pieroni é o curador do concurso e quem faz a avaliação dos inscritos. Ele conta que, a princípio, serão selecionados 45 artistas ou bandas. A partir daí, o grupo será dividido em três, para apresentação nas cidades sede: Montes Claros, Diamantina e Ouro Preto. Em cada etapa eliminatória, serão selecionados 4 artistas. Os 12 finalistas se apresentarão na final, no dia 5 de outubro, em Sete Lagoas. Todos eles ganharão o direito de gravar uma faixa em CD que será distribuído no meio musical, pela organização do concurso. Os artistas que ficarem em 1°, 2° e 3° lugar receberão os prêmios de 5.000, 3.000, e 1.500 reais, respectivamente. 

Segundo Luciano Paiva, representante da Ampliar, participantes de outra edição já conquistaram espaço no meio musical, abrindo shows de grandes bandas como Jota Quest e Skank e gravando clipes para a grande mídia, o que traz grande alegria para os organizadores. O gestor revela que desde o primeiro momento, em conversa com o secretário municipal, percebeu que Montes Claros tem um ambiente propício para receber o evento. 

“Dentro das artes plásticas, participei durante 20 anos dos salões de arte, que são semelhantes aos festivais. Eu me inscrevia em todos eles e era uma concorrência gigantesca. Ganhei prêmios importantes por causa da determinação e vontade de vencer. Entendo essa participação como um passo muito importante”, diz Carlos Muniz, Secretário de Cultura e artista plástico, sobre a adesão dos músicos montes-clarenses ao concurso. Muniz afirma que a Secretaria não medirá esforços para estar junto dos artistas em todas as etapas e é um desejo seu divulgar o trabalho de todos os artistas que fazem de Montes Claros a cidade da arte e da cultura. 

Serviço:
Evento: Prêmio Música de Minas

Data inscrição: 20/05/13 a 25/06/13

Local:  www.premiodemusicaminas.com.br  (endereço eletrônico)

MOSAICO INFORMA: indicadores do 3° mutirão de combate ao câncer

MOSAICO COMUNICAÇÃO informa:
 
Prezado colega,

Para seu conhecimento, enviamos alguns Indicadores do Mutirão  de prevenção ao câncer realizado pela Associação Presente, gerados após conclusão de pesquisa encomendada que gerou  um Banco de Dados para futuros acompanhamentos/trabalhos científicos.

Ressaltamos que o sucesso do evento, deve-se, sem dúvida alguma, ao seu apoio , que divulgou os releases  sobre o evento, deixando a população bem informada.

Nossos sinceros agradecimentos.


INDICADORES DO 3º MUTIRÃO DE COMBATE AO CÂNCER
 
Data da realização12 de abril de 2013 – das 08:00 às 17:00 horas
Local: Praça Dr. Carlos Versiani - Montes Claros - MG
Público atendido1.254 pessoas
Realização:  Associação Presente de apoio a pacientes com câncer - Padre Tiãozinho
Objetivo do Evento: A Associação Presente, preocupada com a grande incidência de casos de câncer na região norte mineira, vem realizando desde o ano de 2011, o Mutirão de Prevenção ao Câncer, que tem como objetivos:
Prestar assistência médica com especialistas em tratamento do câncer, além de exames laboratoriais gratuitos ao público;
 Oferecer informações sobre a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados com a saúde.
 
1.      PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE QUE FORAM VOLUNTÁRIOS NO EVENTO:
·         29 médicos: oncologistas, dermatologistas, ginecologistas, urologistas, mastologistas, estomatologistas e radioterapeutas.
·         94 acadêmicos dos cursos de medicina, odontologia, nutrição e educação física.
2.      ATENDIMENTOS
  • Mama = 156 (12,4%)
  • Próstata = 189 (15,1%)
  • Odontologia =189 (15,1%)
  • Dermatologia = 294 (23,4%)
  • Colo do Útero = 15 ( 1,2%)
  • Nutrição = 411 (32,8%)
 
 
3.CASOS SUSPEITOS REGISTRADOS PELO EVENTO
Urologia registrou 21 casos suspeitos identificados após toque e PSA. Dentre eles 19 pacientes tiveram a biopsia guiada pelo ultra som agendada.
Dermatologia registrou 17 casos de suspeita de carcinoma Baso Celular/Espino Celular. Pacientes foram encaminhadas ao Serviço de referência municipal para biopsia 
(Ambulatório do Hosp. Alpheu de Quadros); 
Odontologia registrou 8 casos que estão agendados para biópsias de casos suspeitos de lesões;   
Ginecologia registrou 3 casos positivos para câncer de colo do útero; 
Mastologia registrou 1 caso

 
Informações: 
Nágila Almeida
Mosaico Comunicação

UMA VIAGEM ao MUNDO de LIBRAS

Uma Viagem ao Mundo da Libras: Perspectivas de Novos olhares pela Comunidade Universitária – UFMG
           
Texto/Foto: Denis Delano



Em 24/04/2013, a comunidade surda brasileira comemorou uma conquista histórica – A oficialização da Libras  –  Língua Brasileira de Sinais, por Lei Federal 10.436/2002, enquanto forma de comunicação e expressão das pessoas surdas. Para compartilhar com a comunidade surda essa conquista Projeto “diálogos De Inclusão”-UFMG, iniciou em Belo Horizonte o vento – Uma Viagem ao Mundo da Libras: Perspectivas de Novos olhares pela comunidade Universitária  – UFMG, que continua em 23/05/2013 no Instituto de Ciências Agrárias em Montes Claros.  

O evento “Uma Viagem ao Mundo da Libras” -  Perspectivas de Novos Olhares pela Comunidade Universitária,  inova no quesito divulgação da Libras  –  Língua Brasileira de Sinais e cultura Surda, uma vez que expõe o percurso histórico dessa língua de sinais e da comunidade surda, bem como, as legislações que defendem os direitos dos cidadãos brasileiros surdos de conviver e comunicar-se, além de contar com trabalhos da comunidade surda e sua presença. O evento propiciará um espaço interativo à população de Montes Claros e Região, possibilitando uma convivência e proximidade de cidadãos brasileiros que ainda continuam segregados e expropriados do exercício de sua cidadania. Ao promover o evento o Projeto “Diálogos de Inclusão” pretende contribuir para desmitificar os preconceitos enraizados na nossa sociedade e levar o visitante a um novo conhecimento de mundo e despertar para o ensino-aprendizagem da Libras. Busca ainda, sensibilizar e contribuir para uma conscientização da com unidade universitária e da comunidade externa sobre a importância da Libras como segunda língua numa sociedade que se propõe inclusiva.
           
Na programação: Seminário: Libras – do Reconhecimento aos dias atuais; exposição da história da Libras e cultura surda, fotografias, varal artístico/literário por estudantes surdos; exposição de talentos/ofícios, exibição de cursas, oficinas de sinais e expressão corporal, Espetáculo “ O despertar da Vida , Autoria e Direção: Tales Douglas. As atividades acontecerão no dia  13/06/2013  –  Quinta-feira, de 9h ás 19h, no Instituto de Ciências Agrárias, Av. Universitária, 1000, Bairro Universitário    -  Montes Claros  -  MG Informações: BH (31) 3409-3956  e Montes Claros (38) 2101-7440  . email:  diálogosdeinclusaoufmg@gmail.com .

MUNICÍPIOS do NORTE de MINAS planejam criação de CONSÓRCIO

 Desenvolvimento Ambiental Sustentável

Municípios norte-mineiros planejam criação de consórcio

Texto: Márcia Vieira
Foto: Fábio Marçal

Na tarde desta terça-feira, 28, representantes de diversas prefeituras do Norte de Minas participaram de encontro para a criação do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas, na sala de reuniões do gabinete da prefeitura de Montes Claros, cidade que iniciou o movimento e coordena a adesão. 

Para que as cidades estejam aptas a receber recursos da União para serem aplicados em questões ambientais é necessária a criação do consórcio. A medida ainda é uma opção, mas a partir de 2014 será uma exigência do Governo Federal. Segundo Edvaldo Marques, secretário adjunto de Meio Ambiente de Montes Claros, até a data estipulada as questões legais estarão formatadas. 

Com a chegada do recurso, a primeira medida será a elaboração do plano de resíduos sólidos dos municípios, que é oneroso para aqueles que dispõem de menor receita. “O consórcio vai baixar o custo do projeto e atenderá a todos, dentro das suas demandas”, completa Edvaldo. 

Para a formalização, é preciso que ao menos dois municípios adiram ao projeto. Cerca de 20 cidades já confirmaram a participação, entre elas, Patis. Seu prefeito, Vinícius Versiani, conta que “até agora, não se pensava muito sobre questões ambientais e destinação correta de resíduos sólidos, o que compromete as gerações presentes e, sem dúvida, as gerações futuras, se não forem tomadas as devidas providências. O planeta é a nossa casa. Temos que salvá-lo”. 

O protocolo de intenções foi assinado por representante de cada município e será remetido às câmaras municipais correspondentes, para aprovação.

ESURB continua com operação TAPA-BURACOS

ESURB  continua com operação tapa-buracos

Texto e Foto: Márcia Vieira






A ESURB (Empresa Municipal de Serviços, Obras e Urbanização) continua com a Operação Tapa-buracos por toda a cidade. No último final de semana, equipes trabalharam na região do Novo Delfino, dentro de uma ação que contemplou, ainda, a limpeza de lotes. 

A Operação Tapa-buracos é ininterrupta, acontecendo também em finais de semana e feriados, com equipes distribuídas em dois turnos. As vias de maior circulação já receberam o serviço que utiliza atualmente o CBUQ, chamado asfalto quente. O diferencial do produto está no tempo de fixação, que é menor. “Com chuva ou com a circulação de carros logo depois da aplicação, este tipo de asfalto não sofre alteração. O produto frio exige ao menos 15 dias de secagem, sem receber a passagem de veículos, para ficar bom”, diz Leonardo de Andrade, presidente da ESURB. 

Ele afirma ainda que o custo do produto quente é menor do que o asfalto frio, e o único inconveniente reside na fabricação, já que a prefeitura não possui usina própria. Os locais onde existe a necessidade do serviço já estão identificados e todos receberão a operação.