terça-feira, 6 de dezembro de 2016

PREFEITO ELEITO CONDENADO!

PREFEITO ELEITO CONDENADO!

 03/12/2016
Desonestidade: Justiça condena Humberto Souto por agir de má fé
-
 

O prefeito eleito de Montes Claros, Humberto Souto
foi condenado por desonestidade
| Foto: Reprodução/Internet
 
Decisão do juiz eleitoral, Francisco Lacerda Figueiredo, condenou o prefeito eleito de Montes Claros, Humberto Souto, ao pagamento de multa por ter praticado má-fé, ao passar informações mentirosas à Justiça durante a campanha eleitoral, quando acusou seu corrente, Ruy Muniz, de estar distribuindo propaganda ilegal.

Na última semana de campanha, Humberto Souto fez uma representação na Justiça Eleitoral dizendo que Ruy Muniz estava distribuindo panfletos em desacordo com as normas determinadas pela lei.

A representação levou a Polícia Federal a fazer busca na sede regional do PSB, onde nada foi encontrado. A ação de Humberto Souto foi tida pelo o juiz como uma forma desonesta de interferir no processo eleitoral que estava em curso.

DESLEALDADE
De acordo com Figueiredo, Humberto Souto feriu vários dispositivos do Estatuto Processual que determinam a ética na campanha e na exposição de “fatos em juízo conforme a verdade”. Em sua sentença, o juiz Francisco Figueiredo foi categórico ao condenar Humberto Souto por “má fé ou deslealdade processual”, quando cita o artigo 80, do Estatuto, e aponta os motivos para a sua decisão: ocorreu má fé na ação do então candidato, já que este alterou a verdade dos fatos e usou do processo para conseguir objetivo ilegal.

Citando os autores sobre o dever de lealdade e de boa-fé de que trata o artigo 5º do Código de Processo Civil, ele expõe o sentido de lealdade de que trata a lei descumprida por Humberto Souto. Segundo os autores, “lealdade neste contexto está no sentido de sinceridade, finalidade, honestidade”, o que indica a desonestidade do então candidato Souto.

Figueiredo também fala em sua sentença: “A procrastinação maliciosa, a infidelidade à verdade, o dolo, a fraude, e toda e qualquer manifestação de má-fé ou temeridade praticados em juízo, conspurcam o objetivo do processo moderno no seu compromisso institucional de buscar e realizar resultados coerentes com os valores de ‘equidade substancial e de justiça procedimental, consagrados pelas normas constitucionais’, mostrando que, através da sua ação “maliciosa”, Humberto Souto objetivou interferir na equidade necessária para  o eleitor escolhesse em quem votar.

Diante de tudo que foi apurado pela Justiça Eleitoral, com a comprovação da má-fé e da desonestidade de lançar dúvidas sobre a idoneidade da campanha do seu concorrente, Humberto Souto foi condenado a pagar multa no valor equivalente a 10 salários mínimos. 

Fonte: onorte.net

 

MSG do DIA....

MSG do DIA....

MUITO CORRETA!!!

(Captada do insta de Serginho)


TEXTO CONVIDADO: MARA NARCISO

TEXTO CONVIDADO: MARA NARCISO



Em defesa da mão esquerda

Mara Narciso
 
Faz todo o sentido chamar o Demônio, o Maligno, o Satanás de Canhoto. É o ser contrário, é o oposto, é a personificação no Mal e de todos os vícios. Na Bíblia, o lado do Bem é à direita de Deus Pai. Pelo lado oposto, alguém que seja determinado geneticamente para ter maior habilidade com a mão esquerda é sinistrômano, em oposição a manidestro, que são os certos, os corretos, os direitos.
O mundo é dos destros, onde os canhotos enfrentam a existência pelo avesso, recebendo a pecha de inábeis, desajeitados, por fazerem tudo invertido, ou de forma canhestra. Caso um destro acordasse num mundo canhoto entenderia as dificuldades e não criticaria o esquerdo pela maneira de dobrar o punho para escrever. De que lado estão os controles principais de qualquer máquina? A porta se abre para onde? A maçaneta gira no sentido horário, enquanto o canhoto do cheque tortura o punho do sinistro. E a espiral do caderno? Como se usa um abridor de latas? Como é um gabinete dentário? De que lado está o mouse? Como estão as cordas do violão, e como é uma guitarra? Para onde corre a escrita no ocidente? De que lado estão as marchas dos carros? A carteira escolar tem a prancha em que braço? Tudo existe para beneficiar 90% da população. Os restantes que se virem, afinal, quase todos pensam que escrever com a mão esquerda é uma escolha, um hábito sinistro, um vício a ser combatido.
 
Na Idade Média, usar a mão esquerda significava ser bruxo ou mensageiro do Mal. No Brasil, muita gente apanhou e teve a mão esquerda amarrada às costas para combater o defeito. Meu avô Petronilho Narciso, nascido em 1908 passou por essa tortura, mas nunca nos confessou seu sofrimento. Fazia tudo com a mão errada, exceto comer e escrever, pois fora treinado para usar a certa. Uma vez, em seu alpendre, precisei anotar algo, e ele gritou: “canhota!” Em tom de reprovação. Não sei de quem herdei isso, Vovô!
 
Dez por cento dos atuais 7,5 bilhões de humanos são canhotos, e apenas 2% são ambidestros, hábeis com as duas mãos. O sinistro, palavra que significa pernicioso, mau agouro e desastre, gasta mais energia para fazer o mesmo que os destros em seu mundo direito, mas a culpa é do canhoto quando manifesta LER, Lesão de Esforço Repetitivo para escrever (de todas as formas), como é o meu caso, que uso o lápis desde os três anos. Nesta idade, Milena, a minha mãe, me comprou tesoura e lápis de cor, e tentou me obrigar a trocar de mão. Eu chorava, porque não conseguia. Daí ela deixou a natureza seguir. Meu filho, que tem bisavô materno, avó paterna e mãe, todos canhotos, não escapou da sinistrose, mas foi diferente. Quando ele chegou da escola dizendo, “eu sou canhoto?”, lhe respondi: a sua mão forte é a esquerda.
 
Eu escrevi com o braço no ar durante quase todos os 10 anos das duas faculdades. Os quilômetros escritos em toda uma vida só não são em maior número do que aqueles que eu li. Nos 27 anos de estudos formais, escrevi quase tudo o que os professores mandavam e falavam. A dor no braço esquerdo surgiu há dez anos, no começo do Jornalismo. Eram 8 horas de consultório (Endocrinologia) mais quatro de faculdade no mesmo dia. Desde então tenho crises, com seus respectivos tratamentos. Há um ano a dor não passa, havendo perda da função. Alguns já me condenaram: mas você usa a mão esquerda! Ou então: passe a escrever com a mão direita! Isso quando não dão risada ao saber do meu mal.
 
Ter altas habilidades com a mão esquerda é uma característica genética (há discordância sobre a existência ou não de genes canhotos), situação na qual o lado direito do cérebro pode ser até 11% maior e conter o centro da fala. No destro o hemisfério cerebral que predomina é o esquerdo. Ser canhoto não é uma preferência invertida. Não é um costume adquirido. Comigo o esforço foi extremo, e cá estou eu com perda funcional. Digito agora apenas com a mão direita, que já me dói, pois há três meses faço tudo com ela, menos escrever manualmente. Ser obrigado a trocar de mão é traumático, mas ser julgado injustamente é ainda pior.
3 de dezembro de 2016

ASSOCIAÇÃO PRESENTE REALIZA BAZAR ESPECIAL

Associação Presente realiza Bazar especial de Natal

No dia 09 de dezembro, das 08h às 17h, acontecerá na sede da Associação Presente um Bazar Beneficente. Roupas, calçados, acessórios e outros itens novos e seminovos serão vendidos a preços simbólicos com a intenção de arrecadar fundos para a instituição. A Associação Presente fica na rua Mangueira, número 242, no bairro Canelas.

Segundo a presidente da Associação Presente, a oncologista Priscila Bernardina Miranda Soares, o bazar é uma forma solidária de arrecadar recursos. “Doações de produtos novos e usados de excelente qualidade são vendidos por preços bem acessíveis, e a arrecadação é investida em ajuda de custo, principalmente na aquisição de suplementos alimentares para os acolhidos da casa”, disse.

AMELINA e ACADEMIAS CONVIDAM....

AMELINA  e ACADEMIAS CONVIDAM....





NATAL SOLIDÁRIO no JARAGUÁ

NATAL SOLIDÁRIO NO JARAGUÁ II


Qual criança não sonha receber a visita do Papai Noel no Natal? Este ano o “Bom Velhinho” vai chegar mais cedo para uma visita especial aos 130 alunos da Escola Municipal Aurora Monteiro, no bairro Jaraguá II. Mais precisamente, às 13 horas do dia 07 de dezembro.
E a expectativa é grande por parte das crianças, que apesar da pouca idade (de 03 a 05 anos), já fizeram os desenhos e mandaram para o Papai Noel. Cássia Borges é uma das idealizadoras do projeto que começou em 2015; ela explica que vão até as escolas deixam as caixinhas de coleta, no caso deste ano foi no dia 10 de novembro, no dia 18 de novembro foram recolhidas as caixas. Posteriormente separamos as cartas por categorias, somando ao todo quase 2500 cartas. Temos pessoas que de fato abraçam a nossa campanha. Este é o 2º Natal Solidário, promovido por um grupo de voluntários da região do bairro Village do Lago. Cássia explica que funciona mais ou menos como a campanha dos Correios, com a diferença de que lá eles têm toda uma infra-estrutura. “A maior diferença é que o padrinho apadrinha a criança e no dia da entrega, ele tem a oportunidade de acompanhar a entrega e ver a emoção desta criança recebendo o presente. E no dia 18 de dezembro vão sair de bairro em bairro fazendo a entrega. Estamos correndo atrás de padrinhos para apadrinhar todas as crianças”, explica Cássia.
Ao todo seis escolas da região serão atendidas, São elas: Escola Municipal Dú Narciso, Escola Estadual Américo Martins, Escola Municipal João Vale Maurício, CEMEI Paulo Freire, CEMEI Eloim Lopes e Escola Municipal Aurora Monteiro. As crianças destes educandários contempladas são de 3 a 11 anos.

Mais informações na escola municipal Aurora Monteiro pelo telefone (38).3215-3719. Falar com a diretora Cida Gomes. Contatos também podem ser feitos com a coordenadora do Projeto Cássia Borges 99211-1767.

  Texto/Foto: Airton Ruas

GRANDE OBRA REALIZADA POR RUY MUNIZ- ZÉ VICENTE É INAUGURADA

OBRA REALIZADA por RUY MUNIZ - ZÉ VICENTE É INAUGURADA
 
Avenida do Córrego Pai João


Avenida Professora Cota Athayde é inaugurada com festa

Texto: Daniel Moraes

Fotos: Wilson Medeiros

Foi realizada, no final da tarde dessa sexta-feira, 2 de dezembro, a inauguração oficial da avenida Professora Cota Athayde (avenida do córrego Pai João), uma das maiores obras de infraestrutura realizadas pela Prefeitura de Montes Claros nos últimos anos. O evento aconteceu na rotatória que dá acesso ao bairro Barcelona Park, e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito em exercício de Montes Claros, José Vicente Medeiros, e a deputada federal Raquel Muniz.


Entre a população presente estava o juiz de Direito Marco Antônio Ferreira, acompanhado do filho de 11 anos, Alexandre. Morador do bairro Vila Atlântida há mais de 10 anos, Marco Antônio exaltou a importância da nova avenida para a região: “é uma obra fantástica, aguardada há muito tempo, e felizmente concluída. Valoriza os imóveis da região e o acesso ao bairro (Vila Atlântida) está excelente”.


Também moradora da região, a comerciante Margarete Ribeiro do Carmo contou que a realização da obra atende a anseios antigos da população. “Por causa do fluxo de carros, a gente ‘comia poeira’, era um abandono total de um bairro a cinco minutos do centro”, disse, acrescentando que, com a finalização da avenida, a sensação para os moradores é de que “o progresso está chegando”.


Além de inaugurar a avenida, foi dia também de prestar homenagem à falecida professora Cota Athayde, que dá nome à via. Para isso, foram reunidos diversos netos e bisnetos da educadora, que se emocionaram ao ver a lembrança de dona Cota sendo honrada pela cidade. “Ficamos emocionados. Foi uma pessoa lutadora, amorosa, educadora nata, sábia”, destacou Maísa Athayde Alencar, uma das netas de Cota. Renato Dias Athayde, também neto da educadora, lembrou que a avó, como professora, ajudou a educar figuras importantes para a história de Montes Claros, como Mário Ribeiro, Darcy Ribeiro, Simeão Ribeiro e Geraldo Côrrea Machado. “A família ficou lisonjeada com a homenagem”, disse.


O secretário municipal de Articulação Política e Administração Regional, Diego de Macedo Fróes, chamou a atenção para a importância da avenida para a região e toda a Montes Claros, destacando que era uma obra que há muitos anos esperava para “sair do papel”.


A deputada Raquel Muniz lembrou que a obra já está beneficiando vários bairros, pois a avenida ajuda a diminuir o fluxo de carros em alguns pontos críticos da cidade. Ela também aproveitou para exaltar a memória de Cota Athayde, “uma grande mulher, e um exemplo”.


O prefeito em exercício de Montes Claros, José Vicente Medeiros, encerrou a solenidade lembrando que o prefeito Ruy Muniz foi o responsável por dar início à obra, e conclamou todos os presentes a se unirem para continuar fazendo o município se desenvolver: “para administrar uma cidade do tamanho de Montes Claros, é preciso que todo mundo se ajude”.



A OBRA - Orçada em quase R$ 5 milhões, a obra de urbanização da avenida Cota Athayde foi feita com recursos próprios do município. Ao longo dos mais de três quilômetros, as pistas duplas (9,5 metros cada) foram pavimentadas e diversas ruas paralelas foram beneficiadas com drenagem e asfaltamento. Ao todo, são 70.000 m² de pavimentação. A avenida conta ainda com novos passeios e defensas de proteção. Ao longo de toda a via, foram implantadas sinalizações horizontais e verticais, com a instalação de conjuntos semafóricos nos principais cruzamentos, dentre eles o cruzamento com a avenida João XXIII.


A avenida, que margeia o córrego Pai João, se estende por 3,2 quilômetros e liga a avenida João XXIII, na altura do bairro Edgar Pereira, ao bairro Todos os Santos. A obra já está beneficiando quase 40 mil moradores de bairros como Santos Reis, Barcelona Park, Jardim Brasil e Nossa Senhora Aparecida.

SEBRAE INFORMA: RENEGOCIAÇÃO ATÉ DIA 11/12

Pequenos negócios poderão ficar em dia com a Receita
Empreendedores terão a oportunidade de renegociar seus tributos em atraso até 11 de dezembro ou poderão ser excluídos do Simples Nacional

Cerca de 600 mil micro e pequenas empresas e microempreendedores Individuais (MEI), optantes pelo Simples Nacional, têm até o dia 11 de dezembro para parcelar suas dívidas tributárias. Em Minas Gerais, aproximadamente 58 mil empreendimentos estão inadimplentes com a Receita Federal. Para que os pequenos negócios não sejam excluídos do Simples Nacional, o Sebrae lançou, esta semana, o Mutirão da Renegociação, para orientar os empreendedores de todo o país.
 Conhecida como Crescer Sem Medo, a Lei Complementar nº 155/2016, prevê que empresas que estão no Simples Nacional possam renegociar suas dívidas tributárias com condições especiais. Uma das medidas da lei é o aumento de prazo de parcelamento das dívidas com a Receita, que passou de 60 para 120 meses, desde que o valor das prestações não seja inferior a R$ 300. “O contribuinte terá o dobro do prazo para pagar seus tributos que estão em atraso.  O que é uma boa oportunidade para começar o ano sem o risco de ser excluído do sistema tributário diferenciado para os pequenos negócios”, explica Cássio Duarte, analista da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Minas.
 De acordo com  a Instrução Normativa nº 1.670, divulgada pela Receita Federal, que estabelece procedimentos preliminares referentes ao parcelamento do Simples Nacional, os empreendimentos com tributos vencidos até maio de 2016 e que foram notificados pela Receita em setembro de 2016, poderão optar pelo parcelamento da dívida por meio do formulário eletrônico.  Para isso, devem acessar a página da Receita Federal e clicar em “Opção Prévia ao Parcelamento da LC 155/2016”.
 Para fazer a opção pelo parcelamento, o contribuinte deve acessar o link que está disponível na mensagem encaminhada à caixa postal do contribuinte, no Portal do Simples Nacional, Serviços, Comunicações, Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN). O endereço pode que pode ser acessado com código de acesso ou certificado digital:http://www8.receita.fazenda.gov.br/SIMPLESNACIONAL/Servicos/Grupo.aspx?grp=t&area=1.
 “ Os empreendedores deverão procurar seus contadores para saber se houve a notificação da Receita e qual a melhor forma para parcelar os débitos, de maneira que não pese tanto no bolso e prejudique seus negócios”, aconselha o analista do Sebrae Minas.  
 O parcelamento prévio tem o efeito de evitar a exclusão da empresa do Simples Nacional. O processo de consolidação dos débitos só será validado a partir do pagamento da primeira parcela, conforme regulamentação do Comitê Gestor do Simples Nacional.
 Para orientar os empreendedores a ficar em dia com o “Leão”, o Sebrae criou o site www.sebrae.com.br/renegociacao com dicas para negociar com os diferentes tipos de credores e informações sobre o Mutirão de Renegociação. Em Minas Gerais, o Call Center do Sebrae (0800 570 0800) e os postos de atendimento espalhados pelo estado também estão preparados para auxiliar os empreendedores a acertarem suas contas.
 Mutirão de Renegociação
Até 11 de dezembro
Informações: Pontos de Atendimentos do Sebrae Minas, 0800 570 0800 ou pelowww.sebrae.com.br/renegociacao

PLANTÃO SAMU INFORMA....

SAMU INFORMA: Terça-Feira, 06 de Dezembro de 2016 (6h do dia 05/12 às 6h do dia 06/12)


As unidades do SAMU Macro Norte receberam 521 ligações, 104 delas foram trotes. Foram realizadas 109 atendimentos em toda Macro Norte, 39 deles em Montes Claros. Foram 78 casos clínicos, 14 acidentes de trânsito, 10 envolvendo moto, 7 atendimentos psiquiátricos, 2 pessoas sofreram queda de própria altura, 3 gestantes em trabalho de parto, no total 21 atendimentos por trauma. Em Montes Claros foram 30 atendimentos clínicos, 6 acidentes de trânsito, todos os 6 envolvendo moto, 1 gestante atendida pelo SAMU e 2 pessoas sofreram queda de própria altura. Até o momento do fechamento desse relatório nenhuma ocorrência de trânsito em andamento. ASCOM SAMU.

Viviane Carvalho
Jornalista 
Assessora de Comunicação do SAMU Macro Norte