terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

TIETAGEM....

TIETAGEM....

Com RENAN, de todos os tempos, o meu ídolo do vôlei brasileiro. RENAN está em Montes Claros e participou de coletiva nesta tarde.

(Foto:Xu Medeiros)

Da SÉRIE: RECORDANDO....

Da SÉRIE: RECORDANDO...

PALÁCIO do ITAMARATY- RJ

MÚSICA do DIA....

MÚSICA do DIA...


BERTA RIBEIRO ASSUME CENTRO CULTURAL

Berta Ribeiro assume direção do Centro Cultural

Texto: Ricardo Arruda
Fotos: Fábio Marçal


“Espero trabalhar junto com os artistas e todos aqueles que contribuem e se empenham em promover a cultura e preservar a memória e os costumes da nossa Montes Claros. Acredito na união dos esforços, no trabalho conjunto e, sobretudo, no entusiasmo e na fé que nos movem a realizar e fazer a diferença”. A afirmação foi feita na manhã desta segunda-feira (22) pela educadora Berta Ribeiro durante a solenidade de sua posse como diretora do Centro Cultural Hermes de Paula (CCHP), em substituição ao jornalista João Jorge Soares que, a partir de agora, assumirá uma das assessorias ligadas diretamente ao gabinete do prefeito. O evento teve a presença de representantes das classes politica, artística e intelectual da cidade, além de servidores do próprio CCHP, da Secretaria de Cultura e da Biblioteca Pública Dr. Antônio Teixeira de Carvalho, onde Berta Ribeira era uma das coordenadoras.
Emocionada, Berta Ribeiro disse que assume a direção do Centro Cultural “com o profundo sentimento de responsabilidade e motivação pelo desafio da tarefa. Sabemos que aqui é um local onde todas as artes podem se apresentar, sejam através da música, dança, teatro, artes plásticas, literatura, artesanato e tantas outras formas de expressões culturais. Desde 1979, data de sua fundação, o Centro Cultural é o ambiente onde circula toda movimentação cultural de Montes Claros. São 40 anos de história que evidenciam o tamanho da responsabilidade que assumo a partir de agora”.
Filha do médico e ex-prefeito de Montes Claros, Mário Ribeiro da Silveira, e dona Jacy Ribeiro, além de neta da professora Mestra Fininha e sobrinha do ex-senador, antropólogo e membro da Academia Brasileira de Letras, Darcy Ribeiro, a educadora Berta Ribeiro garante que os desafios em comandar o CCHP serão minimizados com a colaboração de todos os servidores do setor. “Juntos, vamos proporcionar às classes artísticas, culturais e intelectuais um espaço humanizado e agradáveis para suas apresentações ou manifestações. A população, nosso bem maior, terá neste ambiente um local de estudo, lazer, cultura e entretenimento digno dos grandes centros urbanos”.
Em seu pronunciamento de despedida da direção do CCHP, o jornalista João Jorge Soares revelou que durante o período em que comandou o Centro Cultural houve muitas conquistas, como reforma de alguns ambientes, como a Biblioteca Pública e o teatro, além da aquisição de diversos equipamentos para melhor atender às necessidades e oferecer conforto para a população e os artistas que ali se apresentam. Agradeceu a confiança a ele depositada pelo prefeito Ruy Muniz e garantiu, ainda, que terá agora pela frente um desafio maior em trabalhar diretamente com o chefe do Executivo, principalmente junto aos movimentos culturais e sociais da periferia.
Representando a classe intelectual, a professora Maria Luiza Silveira Teles, presidente da Academia Montesclarense de Letras, reafirmou o compromisso em manter com o poder público municipal a parceria que “possa continuar gerando bons frutos à comunidade, principalmente à camada social com certa dificuldade em acessar livros e outros instrumentos didáticos capazes de aprimorar seus conhecimentos”.
A deputada federal Raquel Muniz lembrou o tempo em que frequentava a Biblioteca do CCHP para desenvolver trabalhos de escola e também estudar para o ingresso na faculdade de medicina. “Foi com a ajuda do meu marido Ruy Muniz e dos livros aqui disponibilizados que puder ter conhecimento melhor de algumas matérias, como química, biologia e física, e que, posteriormente, facilitaram minha entrada no mundo acadêmico do ensino superior. Tenho boas recordações daquela época e hoje, aqui ouvindo os outros pronunciamentos, voltei ao tempo para agradecer a todos por aqui que já passaram, desde servidores até diretores, por terem contribuído não só com o meu, mas com o futuro de milhares de pessoas que um dia necessitaram e ainda necessitam deste espaço para estudar ou se divertir. A você, Berta Ribeiro, desejo que o seu conhecimento por tantos anos dedicados ao Centro Cultural possa continuar na geração bons frutos”. Ao final de seu pronunciamento, a parlamentar doou à dirigente do CCHP livros para o acervo da Biblioteca Pública.
O secretário municipal de Cultura, Carlos Muniz, aproveitou a solenidade para apresentar novos projetos para a área, como a retomada das obras do Armazém Cultural (antigo armazém da Rede Ferroviária Federal), a aquisição de imóvel na parte velha da cidade para a instalação de um outro Centro Cultural, além da ampliação do Corredor Cultural. “Montes Claros sempre foi e continuará sendo titulada como a cidade da arte e da cultura. E o Centro Cultural Hermes de Paula faz parte deste processo, pois é aqui que os principais eventos socioculturais acontecem”, afirmou.
Já o prefeito Ruy Muniz garantiu à nova diretora do CCHP a abertura de processo licitatório para a instalação, ainda neste semestre, de sistema de climatização refrigerada para a Galeria de Artes Godofredo Guedes, espaço onde acontece a maioria das exposições. “Além disso, não pouparei esforços para que o Centro Cultural possa ser um espaço mais agradável e confortável, onde as pessoas possam ter prazer em frequentá-lo”, finalizou o chefe do Executivo.


REPRESENTANTES da LUBLIN UNIVERSITY visitam PREFEITURA

Representantes da Lublin University
fazem visita à Prefeitura de M. Claros

Texto: ASCOM
Fotos: Fábio Marçal

Representantes de uma renomada universidade da Polônia e da Unimontes estiveram reunidos com o prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, na manhã dessa segunda-feira (22). O motivo da visita é que nesta terça-feira (23) será assinado um convênio entre as duas instituições para promover intercâmbio entre professores e alunos.
A reitora e professora da Lublin University of Thechnology Faculty of Management, Ewa Bojar, se mostrou animada e susceptível a expansão desse programa para a região. "Esse acordo está sendo criado para ser bilateral. Inicialmente, vamos implantar esse programa em cidades como Belém, Fortaleza e Montes Claros, mas a intenção é expandir futuramente", afirmou Bojar. Na ocasião, o prefeito entregou simbolicamente a chave da cidade à professora polonesa.


COLETIVA

COLETIVA

O prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, através da Secretaria de Comunicação, vem convidar Vossa Senhoria e o seu prestigiado Órgão de Comunicação para participarem da Coletiva de Imprensa a ser realizada na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito nesta terça-feira, 23 de fevereiro, às 14 horas.
Na ocasião, os representantes da CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) Renan Dal Zotto​ (Diretor de Seleções) e Douglas Jorge (Diretor Comercial), irão anunciar a realização de dois amistosos da Seleção Brasileira de Voleibol Masculino em Montes Claros. A coletiva contará também com a presença do gestor da equipe Montes Claros Vôlei (Pequi Atômico), Andrey Souza.
Contamos com a sua presença e de seu órgão de imprensa.


UNIVERSIDADE POLONESA FOMENTA INTERCÂMBIO

Universidade polonesa fomenta intercâmbio de tecnologias com montes-clarenses

Nessa segunda-feira, 22 de fevereiro, a Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros – ACI recebeu a visita da reitora da Lublin Univerty of Technology Faculty of Managent, Professora Ewa Bojar, da Polônia para fomentar a troca de tecnologias e possibilidades de negócios entre montes-clarenses e poloneses.
A universidade polonesa é referência na cidade universitária de Lublin, com cursos na área de tecnologia, como as engenharias. Em Montes Claros, o grupo está sob a orientação da Inemontes – Incubadora de Empresas da Unimontes, cujo projeto de intercâmbio entre acadêmicos está em andamento com a comunidade europeia.
De acordo com o professor Cleuber Vieira, do depto. de Economia da Unimontes, o projeto de intercâmbio pode se estender para startups e empresas de Montes Claros. “As pesquisas devem atender às necessidades da comunidade e a universidade de Lublin é uma ótima oportunidade de aprender sobre o que é feito na Europa que poderia ser interessante para o Norte de Minas e vice-versa”.
O próximo passo é reunir os poloneses, nesta quarta-feira, às 10h, na Unimontes, com a ACI Jovem, representantes de outras faculdades e a Fundetec. O objetivo é articular uma visita à Polônia, em maio de 2016 e intensificar a interação entre os empreendedores e pesquisadores destas cidades.
Para João Paculdino, vice-presidente para Assuntos Industriais da ACI, “esta é uma excelente oportunidade de mostrar o potencial norte-mineiro, nossas pesquisas e projetos com base tecnológica e incentivar os acadêmicos a avançarem nos projetos que poderão ser determinantes para o desenvolvimento regional”. Participaram da reunião representantes da ADENOR, FIEMG, Sebrae, ACI, Unimontes e DNOCS.



Nágila Almeida
Assessora de Comunicação ACI

PLANTÃO SAMU INFORMA....

PLANTÃO SAMU INFORMA....

Terça-feira, 23 de fevereiro de 2016 (07h do dia 22/02 às 6h do dia 23/02)

As unidades do SAMU fizeram 191 atendimentos em toda Macro Norte. 94 deles em Montes Claros. Foram 96 casos clínicos, 14 acidentes de trânsito, sendo um capotamento próximo ao posto Caititu sentido Janaúba ontem por volta das 11h da manhã, com 5 vítimas (2 adultos, dois adolescentes 14 e 16 anos e uma criança de 8) todos fora de perigo. 7 atendimentos psiquiátricos, 4 quedas de própria altura, 3 atendimentos à gestantes, 1 já em trabalho de parto e duas pessoas feridas por arma de fogo. Em Montes Claros, 34 atendimentos clínicos, 10 acidentes de trânsito, sendo 3 quedas de moto, 7 colisões  3 atendimentos psiquiátricos, 1 gestante em trabalho de parto e um pessoa ferida por arma de fogo. Até o momento do fechamento desse relatório, nenhuma ocorrência grave em andamento. ASCOM SAMU

Viviane Carvalho
Jornalista 
Assessora de Comunicação do SAMU Macro Norte