terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Por Trás do Sucesso: LUIZ GUEDES, MONTESCLARENSE!

Por Trás do Sucesso....LUIZ GUEDES

O  cantor e compositor LUIZ GUEDES nasceu em Montes Claros, em janeiro de 1949. Em fins dos anos 70 e começo dos 80, formou com o carioca THOMAS ROTH, uma das duplas mais criativas e festejadas da música popular brasileira. Juntos escreveram músicas como CANÇÃO  de VERÃO, que se tornou sucesso na voz do Roupa Nova e entrou na trilha da novela global "As Três Marias", de 1980/81. Aliás, este foi o primeiro sucesso emplacado pelo "Roupa" em novelas. Mais tarde, a banda se tornaria recordista em trilhas de novelas (o recorde permanece ainda hoje). Ou seja, por trás deste grande sucesso do RP e outros como "Vôo Livre", está nada mais, nada menos, do que o dedinho, ou melhor, a mente mágica do nosso montesclarense LUIZ, infelizmente pouco lembrado pela mídia. Lulu, como era conhecido, é autor (com Thomas Roth) ainda de "Cachoeira", música mais linda cantada por Ronnie Von, "Nova Estação", gravada por Elis Regina, "Amo Você", gravada por Penninha, e ", "Como Nunca", gravada pelo seu primo Beto Guedes, entre outros sucessos. Contam que foi Luiz Guedes quem ensinou a Beto os primeiros acordes. Mudando-se para BH, conviveu com a turma que viria a ser o "Clube da Esquina", mas não ficou por ali. Seguiu para SP e fez parceria com um primo, Paulo Flecha. Encontrou Thomas e daí surgiu o cardápio musical que conhecemos. Enfermo, voltou a morar em Montes Claros, falecendo em 1997.

 MEMÓRIA AFETIVA

Guedes deixou viúva, a Lenita, conhecida de todos nós, da banca de revista na Av. Dep. Esteves Rodrigues.  Sabendo que eu era fã, a Lenita me presenteou com um ótimo CD do Luiz Guedes. E como ela descobriu isso foi meio por acaso. Um dia, quando eu trabalhava no shopping, ouvia dentro da loja, numa fita cassete, a minha música favorita do Luiz: "Ela Sabe Demais".  A Lenita, que tinha na ocasião um quiosque de revistas no Shopping, passou na porta e aquilo lhe chamou a atenção. Ela parou e perguntou: "quem está ouvindo esta música?". Respondi: "Eu. É uma música que eu amo!!". Então docemente ela disse: "é do meu marido!"
Fiquei emocionada de estar ali na frente da esposa do Luiz, cuja música eu ouvia repetidas vezes.  Outro amigo que me dava notícias dele era o seu primo, o saudoso Patão, anos depois também vitimado por um câncer. Acho até que foi o fator LUIZ quem nos aproximou. O Pato era um ser de alma simples, grande e gentil que sempre procurava agradar os amigos, satisfazendo os seus desejos. Ia à casa dele, na Rua Rui Barbosa, bater papo e tomar o cafezinho da Dona Julia, sua mãe. Foi ele quem me contou que o Luiz estava enfermo. Como não recebia visitas, levou-lhe de presente um livro que eu havia trazido de Abadiânia, em uma das minhas visitas com a família, ao médium João de Deus. "Talvez a leitura pudesse salvá-lo", era isso que eu pensava. Meu ídolo tão perto, e eu não pude conhecê-lo. Que pena que não houve tempo, Luiz! Mas você deixou tanta coisa boa! E eu quero que outras pessoas conheçam o seu trabalho.
Quando fui fazer um programa na rádio, não tinha dúvidas. "Ela Sabe Demais" era a música que eu queria para abertura. E foi assim. No começo, numa fita cassete. Adeli,  Farley ou Marcelo ficavam na mesa de som aos sábados, na hora em que eu entrava ao vivo com o programa. Eles me faziam gestos de desaprovação pelo fato da única gravação que eu tinha da música do Luiz, ser em "fita cassete". Eu dizia: "bem ou mal, chiando ou não, vai tocar. É esta a música e eu não vou mudar". E aí começava: "ela diz que já vem, liga o rádio...." e tocava até onde podia, pois pra mim, era essencial ouvir a música. Prometi buscar uma gravação mais limpa e aí encontrei de novo a Lenita, que acabou me presenteando com o maravilhoso e prometido CD. Com estas lembranças, ao começar este post em homenagem ao Luiz, resolvi ir atrás da Lenita, que naquele momento estava em casa de amigos. Lá mesmo ela me recebeu, ao lado do amigo Zé Geraldo e do casal Sandra e Lucas. Registramos o bate-papo nada formal em que o LULU, foi tema principal. Abaixo, o vídeo deste encontro, a nossa música favorita do Luiz e Thomas, e ainda, a famosa canção da dupla na voz do Roupa Nova:


 








ASFALTAMENTO: MUNICÍPIO CONSEGUE ACORDO HISTÓRICO

Município consegue acordo histórico e terá maior desconto em obras de asfaltamento


Texto: Marcelo Valmor / Bruno Albernaz
Fotos: Fábio Marçal


Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira, 15, representantes das empresas selecionadas no processo licitatório para o asfaltamento de ruas na cidade e na zona rural chegaram a um consenso para um desconto total de 18% na realização das obras na zona rural (processos 339/2015 e 36/2015) e 17,20% na zona urbana e rural (0265/2014). A reunião contou com a participação ainda de representantes da Comissão Permanente de Licitação e Julgamentos e da Procuradoria Geral do Município.

A reunião foi feita para discutir uma recomendação do Ministério Público para uma negociação com as empresas vencedores do certame a fim de que houvesse um acordo para que o mesmo percentual de desconto fosse estabelecido por todos as construtoras.

Após a negociação, ficou estabelecido que todos os sete lotes passam a ter os descontos, divididos entre as empresas Konquista Construtora, Central Engenharia, Feijãozinho Escavações e Mendes e Mendes. Ainda durante a reunião, a empresa Cia. Da Obra afirmou que irá estudar a proposta de desconto e a resposta será fornecida nesta terça-feira, 16.

De acordo com o prefeito Ruy Muniz, a reunião foi importante pois através dela houve uma grande economia para os cofres municipais.

“A gestão pública representa o que é de todos e por isso temos que ter diálogo com todos os órgãos. Isso significou um avanço no diálogo com o Ministério Público Estadual, municipalidade e empresas. Por outro lado, a Prefeitura adotou critérios de mudança na medição, obedecendo as especificações da Caixa Econômica Federal e do Setop. O pagamento feito anteriormente em até 50 dias agora será realizado em, no máximo, 30, tornando a gestão municipal mais eficiente”, concluiu o prefeito.



RESTAURANTE POPULAR: PREFEITURA REALIZA LICITAÇÃO

RESTAURANTE POPULAR
Prefeitura realiza licitação para a aquisição de alimentos

Texto: Attilio Faggi Jr.
Fotos: Fábio Marçal


A Prefeitura de Montes Claros está realizando um processo licitatório para adquirir alimentos que serão utilizados pelo Restaurante Popular e pelas unidades de acolhimento gerenciadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A sessão pública do processo será realizada na próxima quarta-feira, dia 18 de fevereiro, às 10 horas, através do sistema eletrônico do Banco do Brasil (www.licitacoes-e.com.br).
Serão adquiridos 21 itens como 4.500 kg de carne suína (lombo), 6.900 kg de frango congelado (filezinho de peito sem osso) e 1.100 kg de polpa de fruta sabor caju. A expectativa da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão é que sejam gastos R$ 759 mil com a aquisição dos produtos que deverão ser entregues de forma parcelada no período de vigência do contrato (até 31 de dezembro de 2016).
Micro e pequenas empresas estão convidadas a participar da licitação, que é do tipo pregão eletrônico, e terão vantagem no caso de empate: se a proposta mais bem classificada não tiver sido ofertada por micro ou pequena empresa e houver proposta apresentada por micro ou pequenas empresas até 5% superior à melhor proposta, estará configurado o empate como previsto no artigo 44, §2º, da Lei Complementar nº 123/2006.
O edital do pregão nº 0010/2016 está disponível no site da Prefeitura de Montes Claros através do link http://www.montesclaros.mg.gov.br/central_compras/paginas/editais_pregao_eletronico/2016/fev-16/edital-pe-010-16.pdf.



VÔLEI: VITÓRIA e NOVO TÉCNICO

VÔLEI, VITÓRIA E NOVO TÉCNICO
Talmo Oliveira é o treinador do Montes Claros

Texto: Marcelo Valmor
Foto: Divulgação

Talmo Oliveira é o novo treinador do Montes Claros Vôlei. A direção do “Pequi Atômico” anunciou na tarde desta segunda-feira (15) que o ex treinador do SSESI, de São Paulo, será o sucessor de Marcelinho Ramos, que se despediu da equipe montesclarense para tratar de problemas de saúde. O novo técnico será apresentado nesta quarta-feira (17), durante coletiva de imprensa, às 15 horas, no Ginásio Poliesportivo Presidente Tancredo Neves. Talmo Oliveira estava no comando do SESI desde a criação da equipe em 2011. Ele conquistou o título do Sul-Americano de 2014 e o vice da Superliga 2013/14.
Por outro lado, o técnico Marcelinho Ramos despediu da equipe no último sábado (13), quando comandou o time no jogo pela sexta rodada do returno da Superliga no Ginásio da Universidade Federal de Juiz Fora - UFJF contra o Juiz de Fora Vôlei.  Extremamente disputado, a partida acabou vencida pelo time norte-mineiro por 3 sets a 2. O Montes Claros Vôlei sabia que era um jogo importante e que podia garantir vagas nos playoffs e conseguiu mais uma vez se superar e garantir a vitória.



MG CULTURA CONVIDA...

MG CULTURA CONVIDA...

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, deputado Adalclever Lopes, convida V. Sa. para participar do Fórum Técnico Plano Estadual de Cultura, no Encontro Regional de Ouro Preto e Mariana.
Fórum Técnico Plano Estadual de Cultura
22 de fevereiro de 2016
Centro de Artes e Convenções da Universidade
Federal de Ouro Preto (Ufop)
Rua Diogo Vasconcelos, 328 – Bairro Pilar
Ouro Preto – Minas Gerais
Objetivo
Buscar, junto aos segmentos da sociedade e às entidades representativas da sociedade civil e dos setores público e privado, subsídios para a discussão do Projeto de Lei nº 2.805, de 2015, que estabelece o Plano Estadual de Cultura em Minas Gerais, com diretrizes, metas e estratégias para a política de cultura do Estado nos próximos dez anos.

AVC: MONTES CLAROS VAI GANHAR CENTRO ESPECIALIZADO

Montes Claros vai ganhar centro de tratamento especializado em AVC

Rotary doará cerca de 1,2 milhões para equipamentos e capacitação no atendimento a pacientes com AVC


A ADENOR - Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas –, entidade colaboradora da implantação do Centro Especializado em AVC, convidou lideranças de entidades para conhecerem projeto, através do Governador do Rotary e médico em São Paulo, Marcelo Haick, que visitou a Agência, na última sexta-feira, dia 12 de fevereiro.
         O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é um problema sério de saúde, que anualmente leva a óbito mais de 120 mil pessoas no Brasil. Para prevenir e tratar esta doença grave, o Rotary vai investir 300 mil dólares, cerca de 1,2 milhões de reais, em equipamentos e capacitação de profissionais em Montes Claros e região.
O projeto de instalação de uma unidade para tratamento de AVC  contemplará a Santa Casa de Montes Claros com os equipamentos e a capacitação será feita com as equipes do Samu. Segundo Marcelo Haick, “estes profissionais serão multiplicadores em outras cidades do Norte de Minas, permitindo a reabilitação dos sequelados pelo AVC com abrangência regional”.
Um dos coordenadores da iniciativa, Alexandre Pires Ramos, diretor de projetos da Adenor – conta que do montante de 300 mil dólares do projeto, 70 mil são originários do Rotary mineiro e 10 mil dos oitos clubes de Montes Claros, o restante é doação de americanos. “A Adenor vai ajudar na divulgação do programa e captação de mais parcerias nas esferas pública e privada. A comunidade precisa dar suporte pois a iniciativa será um legado na melhora do padrão de atendimento à saúde regional nesta área de emergência”.
A escolha da Santa Casa se deve porque o hospital é referência em neurocirurgia e é credenciado pelo SUS para este tipo de atendimento. O suporte do atendimento será feito pelo SUS através de protocolo que está sendo firmado com a Santa Casa. Em reunião com a Unimontes, foi sugerido que desenvolvesse pesquisa para detectar as causas do alto índice de AVC no Norte de Minas, com apoio da Fapemig.
Socorro Carvalho, da Ouvidoria da Santa Casa, lembra sobre as realidades diferentes na rotina do hospital, que vai da alta complexidade dos procedimentos até as deficiências do pronto socorro superlotado. Segundo ela, “do total de pacientes atendidos, 40% têm doenças degenerativas  e 80% vêm de outras cidades. Daí a importância deste programa do Rotary, as ações a médio e longo prazos terão desdobramentos imensuráveis de diminuição dos óbitos e sequelas”.
Pávilo de Miranda, presidente da Adenor e médico, lembra que “o perfil etário de sobrevida aumenta no país. A promoção, prevenção e tratamento fazem parte de ações do poder público para dar mais qualidade de vida aos idosos. Estas ações podem e devem ser intensificadas com o programa contra o AVC em Montes Claros, já que grande parte das vítimas é diabética, hipertensa ou tem insuficiência renal. Criar multiplicadores para a prevenção é fundamental”, pontua.
Para Marcelo Haick, dentre as discussões de tantos temas importantes pelos membros dos rotarys, o AVC passa a ser prioridade na área de saúde.  “No ano do centenário da Fundação Rotária, além de estarmos cada vez mais sensíveis às necessidades da sociedade, buscamos antes as soluções com projetos sustentáveis a longo prazo, como este de tratamento do AVC, que ganha a iniciativa da fundação e continuará a ser mantido pelo poder público e comunidade”. 
A licitação para compra dos equipamentos está prevista para abril deste ano. Outras entidades participaram e se comprometeram a participar do programa, como o Sindicato Rural, Credinor, CDL, Fundetec e ACI. 


Texto/Foto- Mosaico Comunicação

S.O.S. ANDRÉ GUEDES LIMA

S.O.S. ANDRÉ GUEDES LIMA

André Guedes foi diagnosticado com um câncer raro( tumor desmoplásico de células redondas azuis), agressivo e pouco conhecido dos médicos. Está em quimioterapia, mas em M. Claros não há especialista para este tipo de tumor. Há um médico no Sírio Libânes (SP) que trata a enfermidade. Os exames e cirurgia são caros. Os amigos do André (SA e LU Decorações e Brindar Eventos) estão sorteando uma decoração completa de festa infantil para até 120 convidados, a fim de angariar recursos. O bilhete custa 10 reais e está sendo vendido na Mercearia Vasconcelos (Av. Coração de Jesus, 1103, Major Prates) e na New Photo(Rua João Souto, 540, Centro). O sorteio será no dia 15/04. Para mais informações consulte o regulamento no facebook da empresa: SAELU decorações. 
Quem passar por aqui, por favor, nos ajude a divulgar e participem, se possível.

Para doações: 
Caixa Econômica
Agência 3115
Conta 35812-1
Operação 013
André Guedes Lima