sexta-feira, 30 de abril de 2021

ENTREVISTA: RUY E RAQUEL MUNIZ- SOEBRAS EM DESTAQUE NO MEC

 


Escolas da Soebras do Norte se destacam em avaliação do MEC

Unidades de Montes Claros e Janaúba conquistaram nota 4 no índice de desempenho, com boa classificação em todos os critérios

Da Redação
O NORTE


O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira (23) os resultados do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2019. O indicador mede a qualidade das instituições de ensino superior (IES) no país. Nesta avaliação, apenas 2,2% das 2.070 IES brasileiras públicas e privadas avaliadas obtiveram a nota máxima, que é 5.


Considerando o total das instituições de educação superior avaliadas, 21,64% se enquadraram na faixa 4, segunda maior do IGC. E é nela que estão as instituições da Plataforma I da Rede Soebras, no Norte de Minas: Centro Universitário Funorte, Fasi e a unidade de Janaúba.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os resultados foram calculados para 2.070 instituições, considerando os 24.145 cursos avaliados entre 2017 e 2019.


Do total de instituições que participaram da pesquisa, 87,1% (1.801) são privadas e 12,9% (269), públicas. A maioria (73,1%) é composta por faculdades, seguida dos centros universitários (15,6%) e das universidades (9,4%). Por fim, estão os institutos federais e centros federais de educação tecnológica, que, juntos, representam 1,9% das instituições de ensino com o índice atribuído nesta edição. A concentração na faixa 3 abarcou mais da metade das instituições avaliadas (63,77%).

Os dados divulgados revelam que das 1.507 faculdades com IGC, 83,4% ficaram nas faixas igual ou acima de 3. Já quando se trata dos 326 centros universitários, o percentual correspondente às três faixas de maior desempenho é de 98,5% (321). No caso das 197 universidades, 99% (195) alcançaram desempenho nas faixas de 3 a 5. Dos 40 institutos federais e centros federais de educação tecnológica, 65% (26) ficaram na terceira e 35% (14) na quarta faixa do IGC. 
 
PLATAFORMA I
A rede no Norte de Minas conta com 12 unidades de ensino: nove em Montes Claros, uma em Pirapora, uma em Janaúba e uma em Januária. Esses campi reúnem cerca de 6 mil alunos em 40 cursos de graduação e inúmeros de pós-graduação em todas as áreas do conhecimento.

Para os fundadores da rede de ensino da Soebras, Raquel e Ruy Muniz, o resultado positivo é reflexo de um trabalho de excelência, com investimentos em infraestrutura e busca de um corpo docente de alto nível para que o aluno tenha uma formação ampla, humanizada e voltada para o mercado de trabalho.

É com eles a nossa Entrevista deste sábado.
 
A que vocês atribuem o bom desempenho das instituições de ensino superior do grupo Soebras, Plataforma I, no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2019?

Raquel Muniz: A comprometimento da equipe como um todo, do nosso corpo docente e administrativo. Aliado a isso, a instituição sempre esteve atenta às transformações e demandas da sociedade, bem como trazer inovações e metodologias que agregassem ao ensino.
Ruy Muniz: É sempre resultado de um trabalho sério, comprometido, onde a comunidade acadêmica responde satisfatoriamente. Isso é o que nós fazemos há 41 anos em nossas vidas de professores. Trabalhamos com cursos de excelência, profissionais comprometidos e o resultado aparece. Por isso, estamos entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil. Nosso grupo conseguiu 23 notas 4.

A análise do Inep leva em conta vários tópicos para avaliar o desempenho das instituições de ensino superior. As instituições do grupo se sobressaem em algum tópico específico? Ou o resultado foi bom em todos os indicadores?

Ruy Muniz: Ficamos muito felizes porque praticamente em todos os indicadores nós saímos bem: indicador de infraestrutura, de corpo docente, de desempenho dos alunos. E tem um índice muito interessante que vai sair daqui a pouco que é o índice de desempenho do discente (IDD). Tradicionalmente, nossas escolas saem muito bem. É o índice que mede o quanto a escola acrescenta à formação dos seus alunos. Aqui no Norte de Minas, nosso IDD é 4. É IDD fantástico, um dos melhores do país. Nós atribuímos esse desempenho satisfatório ao comprometimento da direção, do corpo docente, do corpo técnico-administrativo e especialmente dos nossos alunos, que são pessoas que querem muito melhorar sua vida através da educação. São pessoas que acreditam que a educação transforma a vida deles. Por isso fazem um curso superior, investem em um curso superior, que dará resultados e muda a vida deles e da família. 
 
Quais as diretrizes do grupo na gestão das IES para que possam chegar a tal patamar?

Ruy Muniz: O bom desempenho de uma instituição de ensino superior é o reconhecimento pelo mercado, é as pessoas saberem que estão estudando em uma escola séria. A nossa orientação geral para todos é continuar um trabalho sério, sempre levando em consideração os três pilares que nós mais defendemos em nosso grupo. Primeiro, do aprender fazendo. Não existe a possibilidade de a pessoa fazer um curso superior só na teoria, só demonstrativo. É importante que os alunos, os professores e os coordenadores realmente abracem com a sociedade, levem a prática para todos os cantos da cidade, e façam realmente a diferença do aprender fazendo. Outro pilar que trabalhamos muito é o aprender com alegria, aprender se divertindo, aprender brincando, aprender jogando. A gameficação é uma realidade no nosso grupo. Olha aí o projeto Zirc, que realmente trouxe o lúdico para as nossas escolas. E o terceiro pilar é o da inclusão, que aqui todo mundo pode estudar. O dinheiro não pode ser barreira para as pessoas. Os alunos estudam, daqui a pouco conseguem estágios, empregos, conseguem ter poder aquisitivo para pagar suas escolas. Aqui, a gente facilita muito para que o aluno consiga um financiamento próprio, ou mesmo um financiamento do governo, através do Fies ou do Prouni. Esses três pilares são nossa diretriz maior nas nossas escolas em todo o Brasil.

Qual a importância de as unidades de ensino apresentarem esse bom desempenho?

Raquel Muniz: O bom desempenho mostra que as instituições estão preparando profissionais qualificados e humanizados para o mercado de trabalho. Isso na perspectiva das nossas instituições é fundamental, porque “entregar” profissionais preparados implica que estes profissionais vão oferecer “serviços” de forma ética, eficaz e com foco no bem-estar do outro.
 
O que esse resultado representa para os alunos?

Raquel Muniz: O reconhecimento da instituição leva o mercado de trabalho a olhar com outros olhos os profissionais formados por ela, e isso, para o acadêmico, para o recém-formado, é muito significativo ao se colocar como profissional neste mercado tão concorrido e exigente.

Ruy Muniz: Esse resultado positivo representa para os nossos alunos que eles estão estudando em uma escola de excelência. Uma escola que realmente tem modificado a vida deles. Por isso, eu tenho certeza que é satisfação garantida para nossos alunos estudar nas escolas da Funorte e da Rede Soebras.
 
Há previsão de mais investimentos nas IES ainda para este ano, como criação de novos cursos, ampliação ou reestrutu-ração de unidades?

Ruy Muniz: Estamos sempre investindo em nossas unidades educacionais, na criação de novos cursos, implantação de novos laboratórios. E isso não poderia ser diferente aqui na Plataforma I. Nosso projeto para 2022 é implantar o curso superior de Agronomia, um curso que vai fomentar mais ainda o agronegócio no Norte de Minas. Outros cursos serão na área de Comunicação Social. Nós, que fomos pioneiros em trazer o Jornalismo, agora estamos trazendo também os cursos de Publicidade e Propaganda, de Rádio e TV e o curso de Marketing. Esses cursos vêm completar esse leque, porque nós conseguimos a liberação do Canal Universitário de Montes Claros. Esse canal universitário, que é um sucesso em BH, será um sucesso também no Norte de Minas. E vai abrir muitas frentes para os jovens que sonham com essa democratização que está ocorrendo com os meios de comunicação. 

SHOPPING EXPÕE "ENTRE MÁSCARAS, de MÁRIO SOARES


 “Entre Máscaras”

Exposição no Montes Claros Shopping traz reflexão sobre um dos símbolos da pandemia

 

Instalada no Montes Claros Shopping, a exposição “Entre as Máscaras” convida os visitantes a fazerem um recorte do cotidiano e refletirem sobre o momento atual, em que a máscara além de ser um acessório de proteção individual e coletiva,  fundamental na luta contra o coronavírus se tornou um símbolo de cuidado.

 

São  oito telas, na dimensão 85 cm x 65 cm do artista norte-mineiro Mário Soares que podem ser conferidas na loja ao lado da Track & Field de segunda a sábado, das 10h às 21 horas e aos domingos e feriados, das 10 às 20 horas.

 

A série ilustra cenas atuais e tem como intuito conscientizar as pessoas sobre a importância do uso da máscara para proteção individual e coletiva.  As obras ainda provocam a reflexão sobre quem está por trás delas, suas histórias e sentimentos.

 

A partir da proposta que recebi do Montes Claros Shopping, iniciei o desenvolvimento das obras, trazendo momentos do cotidiano nos quais as máscaras passaram a fazer parte como a compra no supermercado, o passeio com o pet, um programa com a família. Ilustrei também um casal em cerimônia de casamento e uma violoncelista em homenagem aos músicos. Além disso, retratei algumas profissões da linha de frente em que uso da máscara é muito importante como na obra “O Médico” e a obra “A Jornalista”.Na série em exposição, a obra “Fada Bailarina” é uma releitura da obra "Bailarina de catorze anos", do artista Edgar Degas e foi desenvolvida para um concurso do MASP - Museu de Arte de São Paulo, sendo premiada pelo mesmo” detalha Mário Soares.




 

 

Sobre o artista Mário Soares:

 

Filho de agricultores, até os 18 anos Mário viveu no sítio da sua família no campo. Apaixonado por desenhos desde a infância, ele sempre sonhou em seguir essa profissão de desenhista. 

 

Aos 20 anos partiu da sua cidade natal Bocaiúva (MG) em busca desse sonho. Ele viveu em cidades como Muriaé (MG), Belo Horizonte (MG) e Florianópolis (SC).

 

Em 2017, após se formar em Design de Moda na Escola de Belas Arte da UFMG, ele passou uma temporada na Itália. Onde aperfeiçoou seu olhar sobre a Arte, a Moda e Design. Retornando ao Brasil, iniciou seu trabalho como Designer de Estampas Têxteis, atuando para diversas marcas de moda e renomados estúdios brasileiros e italianos. Neste mesmo ano também tornou-se co-fundador da Fratelli Ateliê, uma casa de aluguel de trajes de festa na sua cidade natal.

 

Em 2019 foi morar em Curitiba (PR) e tornou-se co-fundador do estúdio curitibano de criação de estampas Rapó Creative. Ao longo dessa sua vivência em diversos lugares, Mário Soares frequentou diversos cursos e imersões de Arte, Moda, Design e Empreendedorismo.


Todas estas experiências e conexões com pessoas, locais e cultura refinaram o traçado estilístico do artista e despertaram o amor por contar histórias por meio de ilustrações. Esta paixão por narrativas foi o pilar para a criação da Galeria Mario Soares que surgiu em 2020. Um ambiente com propósitos de contar histórias, resgatar memórias e levar arte brasileira ao maior número de pessoas, nos mais diversos locais do mundo!.

 

Com a criação da Galeria Mário Soares recebeu convite para ilustrar o telão do Programa Encontro com Fátima Bernardes na Rede Globo, suas ilustrações ficaram expostas no programa por uma semana. Além disso, ele foi o Ilustrador convidado pela Revista Casa e Jardim para Ilustrar a Edição da Revista do Mês de Setembro.

 

O artista de estilo neonaif Mário Soares usa uma técnica contemporânea de pintura digital com uma linguagem visual moderna. Ele trabalha com temas que retratam o cotidiano das pessoas a partir das suas memórias afetivas somadas às experiências, conversas e observações de suas vivências em viagens feitas no Brasil a fora. Suas ilustrações são produzidas com impressão de alta qualidade (fine art) sobre tecido. Com muito primor pelos detalhes, estes acabamentos deixam suas obras ainda mais ricas e contemporâneas.

 

  

Contatos para a Imprensa:

Assessoria de imprensa/ Ana Maria Barbosa

EXÉRCITO E FUNORTE- RUY MUNIZ RECEBE HOMENAGEM

 


EXÉRCITO E FUNORTE - RUY MUNIZ RECEBE HOMENAGEM

Diana Maia  (jornalismoimparcial.blogspot.com)

Montes Claros/Norte de Minas

Em comemoração aos 45 anos da existência do Batalhão Dionísio Cerqueira (55º BI), e o dia 19 de abril, data  que homenageia a força e presença do Exército Nacional Brasileiro, 373 anos de história, como entidade de proteção do território e nação brasileira em memória da Batalha dos Guararapes, foi realizado, no 55º BI, na última sexta-feira (23), uma solenidade, com a presença de poucas pessoas, devido a pandemia, sendo entregues as medalhas de Ordem do Mérito Militar Grau Oficial ao 1º coronel R1 Aristóteles Martins Rocha, medalha passador de bronze aos 10 anos de serviço para o capitão Marques Cunha e Medalha passador de ouro aos 30 anos de serviço ao Ten. Almeida.


Na oportunidade o Professor e médico Ruy Muniz, fundador do Centro Universitário Funorte, foi agraciado com o Diploma "Amigo do Batalhão". No Projeto do Centro Universitário Funorte, em Parceria com o Exército Brasileiro, foi promovido a oportunidade da realização de um vestibular específico para militares do Exército, seus cônjuges e filhos.

O Tenente-Coronel Hildelgard Borba de Vasconcelos, recém chegado do Estado Maior do Exército, reportou sobre a parceria com a instituição de ensino. “Sempre tivemos um contato muito próximo com diversas instituições da sociedade montes-clarense, tanto da esfera pública quanto da esfera privada. E neste campo se destaca este ano a parceria que estabelecemos com a Funorte em dois seguimentos. O primeiro, com relação ao atendimento à parte da sociedade que se encontra em situação de insegurança social por meio do projeto Soldado Cidadão. Damos suporte a 200 crianças que estudam em escolas municipais de Montes Claros e, no contraturno escolar, vêm para o Batalhão para realizar atividades desportivas, natação, basquete, vôlei, futebol, reforço escolar em matemática e português, com almoço e lanche para todos”, explica.


Para esse projeto, a Funorte tem designado estagiários para apoiar tanto na prática desportiva quanto no reforço escolar. “Além disso, nós obtivemos da Funorte a oportunidade da realização de um vestibular específico para militares do Exército, seus cônjuges e filhos. Participaram 50 militares, todos contemplados com bolsa de 40% de desconto nos cursos em que optaram realizar. E como forma de estimular o estudo, foi oferecida pela Funorte uma bolsa de 90% para o primeiro colocado nesse concurso. O militar Welerson Adriano recebeu das mãos do professor Ruy Muniz essa bolsa”, diz o tenente-coronel.

Texto: Diana Maia

 Fotos: Léo Queiroz

CAMPANHA "O AMOR MAIOR DO MUNDO" INSPIRA E REFORÇA VENDAS


O Amor Maior do Mundo é o mote do Montes Claros Shopping para campanha de Dia das Mães

Campanha traz mensagem inspiradora para a data e reforça modelos de compra online e presencial

 

 

O Montes Claros Shopping apresenta campanha de Dia das Mães que exalta o sentimento mais inspirador que envolve a maternidade: o amor. Com a canção “Amor Maior” da banda Jota Quest como pano de fundo, o filme retrata pequenos momentos do cotidiano que traduzem a essência da relação especial entre mães e filhos.

 

Os populares versos da música que falam sobre a intensidade do amor embalam momentos entre famílias de diferentes perfis, sempre tendo a mãe como figura central. Além do filme, a campanha envolve também peças para as redes sociais que disseminam a hashtag #AMORMAIORDOMUNDO em uma alusão ao título da música tema, “Amor Maior”.


 

Para a data, uma das mais importantes do varejo, o Montes Claros Shopping reforça os canais de venda online com a possibilidade de entregas por delivery ou retirada através do sistema drive-thru. O shopping também segue preparado para receber os consumidores com rígidos protocolos de segurança como o controle de acesso com aferição de temperatura de todos os colaboradores, funcionários lojistas e clientes, por meio de tecnologias como sensores infravermelhos; pontos com dispensers de álcool gel em diversos locais; obrigatoriedade do uso de máscaras e regras para distanciamento social, limpeza intensificada e constante em banheiros e áreas comuns com higienização frequente de superfície e locais de fluxo.

 

Ao visitar o Montes Claros Shopping neste mês, o cliente irá ver uma Vitrine Colaborativa em homenagem às mães, instalada na loja ao lado da L'Occitane (no corredor das Lojas Americanas), projetada dentro do conceito da campanha e com participação de várias lojas mostrando seus produtos e sugestões de presentes.

 


Também foi montado o Espaço Instagramável, um cenário especial onde mãe e filhos poderão fazer suas fotos para um lindo post nas redes sociais. O espaço fica no tablado em frente à entrada, ao lado da da Classic Men’s Club. No período de 06 a 09, um fotógrafo estará no espaço e as mamães ganharão uma linda lembrança, uma linda foto. A ação gratuita acontece nos dias 06 a 08, das 17 às 21h e no dia 09, das 15 às 20h.

 

As homenageadas do mês serão as estrelas da exposição fotográfica assinada por Thayane Moreira (@Cliquecomthay). São 14 fotos com o tema #amormaiordomundo e estarão expostas na loja ao lado da Classic Men’s Club.


 

Para Ana Paula Niemeyer, responsável pelo marketing da Aliansce Sonae, as iniciativas desenvolvidas pela companhia para a data trazem uma mensagem positiva aos consumidores e apoio aos lojistas para estímulo de vendas online e presenciais: “O Dia das Mães é muito importante do ponto de vista afetivo e comercial. Para a data buscamos criar para os nossos lojistas ações que impulsionem vendas tanto no ambiente digital, como nos espaços físicos dos shoppings. Hoje nossos empreendimentos oferecem ao consumidor soluções diversas que podem ser acessadas de qualquer lugar, com poucos cliques”, explica.



 


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A FORÇA FEMININA NO AGRO

 

A FORÇA FEMININA NO AGRO 

Escritório Regional atende 200 produtoras rurais

Eles ainda são maioria no campo. Mas, elas também estão à frente do agronegócio e dirigem as propriedades rurais com a delicadeza e a firmeza de uma mulher determinada a transformar a sua vida. No norte de Minas, algumas das produtoras rurais, assistidas pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES relatam suas histórias e conquistas alcançadas com o apoio dos Programas de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e AgroNordeste.

IVANILDE DE CÁSSIA FERREIRA BARRAL E A BOVINOCULTURA DE CORTE

Professora aposentada, Ivanilde assumiu os negócios na fazenda, em Botumirim, há dois anos após a morte do marido. Ela passou a administrar a pecuária de corte, atividade que já era explorada pela família. “Os desafios são muitos, especialmente em uma região carente e com pouca infraestrutura. Além disso, a área ainda é majoritariamente masculina, mas aos poucos vemos que isso vem melhorando”, comenta Ivanilde.

Em agosto de 2020 a produtora começou a ser atendida pelo Senar Minas. Oito meses depois o rebanho mais que dobrou, aumentou de 16 para 36 cabeças de gado entre matrizes, reprodutores, novilhas e bezerros. Segundo o técnico de campo, João Carlos Oliveira Souza, a Ivanilde, sempre muito dedicada, implementou na propriedade todas as orientações da Assistência Técnica e Gerencial. São medidas que melhoraram a capacidade de suporte da fazenda com técnicas de pastagem, controle de erosão, alimentação dos bezerros e reformas nas instalações dos animais. “A assistência do Senar expandiu meus horizontes. Tenho feito acompanhamento de todas as etapas do processo produtivo, bem como de todo manejo e sanidade animal. Isso me permite otimizar a compra de medicamentos, ração e antecipar algumas atividades comuns da área, que antes apareciam como problemas, pois não eram bem programadas”, descreve Ivanilde que também investiu no turismo rural, na modalidade de receptivo rural, é o Recanto das Aves.  Além da típica acolhida mineira e da mesa farta, os hospedes têm a oportunidade de visitar rios, cachoeiras, conhecer pinturas rupestres e passeios pelas veredas e trilhas pelas campinas.



DENUZA GOMES DA SILVA E BOVINOCULTURA DE LEITE

Há 15 anos Denuza, o marido e os dois filhos voltaram de São Paulo para São João das Missões. Cinco anos depois o companheiro faleceu e ela também teve de tomar a frente da propriedade rural. No sítio, cultiva banana, mandioca,

feijão, sorgo e uma variedade de legumes e verduras, produção vendida na região. Mas a principal atividade é a pecuária leiteira e já iniciou a construção de uma agroindústria para derivados de leite.

Em março de 2020 Denuza fez os cursos de manutenção e recuperação de pastagem para gado de leite. E logo em seguida começou a ser atendida pelo técnico de campo Carlos César. Antes da Assistência Técnica e Gerencial a produção diária de leite chegava a 80 litros, hoje, com 15 vacas leiteiras são produzidos 150 litros, aumento de 87,5%. “O curso do Senar nos enriqueceu de informações, graças a esses treinamentos, hoje manejamos a pastagem e a medicação dos animais, de forma mais correta”, conta Denuza, satisfeita por ter alcançado uma lucratividade de 43%.

Atualmente são produzidos na fazenda, bebida láctea, leite pasteurizado, manteiga e doce de leite. Tudo rotulado e envazado e distribuído na região, inclusive nas comunidades indígenas, próximo a São João das Missões. Danuza também participa de licitações para entrega de merenda escolar para o estado e o munícipio.


MARIA NEUZA MUNIZ DE AGUIAR E APICULTURA

Com a melgueira equilibrada na cabeça e o fumegador em mãos, Maria Neuza faz o percurso até o apiário da família na comunidade de João Moreira em São João da Ponte. É ela quem toma conta da criação de abelhas. Há dois anos, a dona de casa que ajuda o marido na lida no campo, resolveu investir na apicultura. “Eu sempre tive vontade de mexer com apicultura, mais não tinha oportunidades até vir esses cursos aqui para minha comunidade. E depois dos cursos consegui os equipamentos para começar na atividade”, conta a apicultura que fez três cursos oferecidos pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES, o de produção de abelha rainha, de geleia real, único alimento da abelha rainha, é essa alimentação que a diferencia de uma abelha operária.  E o terceiro curso foi o de produção de pólen, alternativa para que os apicultores também vendam o pólen apícola. “Antes da assistência técnica a produtora tinha muita dificuldade em fazer os manejos nas colmeias e tinha muita perda de enxames por enxameação”, conta o técnico de campo Alex Sandro Santa Rosa, ao explicar que enxameação é o processo de divisão natural de colônias, que ocorre quando os feromônios da rainha já não são suficientes para impedir a produção de novas rainhas, por isso é essencial que sejam feitos os manejos corretos.

Quando Alex Sandro, iniciou a Assistência Técnica e Gerencial, a apicultura tinha seis colmeias, hoje são 11. O mel produzido será o da flor betônica, comum na região, a primeira colheita começa na segunda quinzena de abril. Dedicada e atenta, Maria Neuza está sempre em busca de conhecimento para gerar renda dentro da propriedade.

Atualmente são 200 mulheres produtoras, que tomam conta dos negócios, cadastradas nos Programas ATeG e AgroNordeste. O Escritório Regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, sediado em Montes Claros, atua em 74 municípios do norte de Minas.

Assessoria:  Ana Medeiros/ Montes Claros

VOLTA ÀS AULAS EM MODELO HÍBRIDO


Colégio Prisma se prepara para volta às aulas presenciais em modelo híbrido

 

 

O retorno das aulas presenciais no Colégio Prisma terá início neste dia 3 de maio, segunda-feira, com a volta dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I II e; no dia 10 de maio, segunda-feira; dos estudantes do Ensino Médio e Pré-Vestibular, autorizada pelo Decreto nº 4204, de 26 de abril de 2021da Prefeitura Municipal de Montes Claros.


 

As atividades para esses alunos na unidade de ensino estão suspensas desde 17 de março de 2020, em razão da pandemia de Covid-19, e eram mantidas por via remota.

 

O colégio adotará o modelo híbrido, com alternância entre aulas presenciais e remotas, dividindo turmas caso necessário. O retorno não é obrigatório: pais de alunos matriculados têm o direito de continuar com seus filhos em casa em sistema remoto. O aluno que optou por continuar na modalidade remota poderá mudar para a modalidade presencial. Para isso, deverá comunicar com antecedência à Coordenação Pedagógica.


 

Depois de quase um ano confinados, longe do convívio escolar, os alunos voltarão ao colégio, seguindo todos os protocolos de segurança, essenciais para garantir o mínimo de risco para os estudantes e profissionais que trabalham na instituição de ensino.

 

A volta às aulas encerra um período de dificuldades e desafios para crianças e adolescentes, pais e professores. O confinamento repentino trouxe uma aproximação maior no núcleo familiar, mas exigiu criatividade e paciência para reorganizar a rotina e auxiliar os estudos de cada criança e adolescente. Dentro de casa, alunos de todas as idades tiveram que aprender e brincar distantes de seus colegas e professores. As consequências psicológicas desse confinamento repentino foram notadas com frequência por profissionais da saúde e da educação: ansiedade, irritação, vício em eletrônicos e até casos de depressão na infância.

 

 

Equipes elaboraram plano de volta às aulas

 

 

Foi criada uma frente de trabalho e planejamento, composta pelas equipes de gestão, tecnologia e estrutura; procedimentos pedagógicos e comunicação interna e externa para elaboração do plano de volta às aulas.

 

Dentre as ações efetivadas pelas equipes, destacam-se a aquisição e instalação de equipamentos e serviços de tecnologia para dar suporte às transmissões das aulas. Foram montadas 20 salas com capacidade para conciliar aulas presenciais e remotas ao mesmo tempo. Nelas, os alunos presentes assistirão às aulas com a segurança sanitária necessária e as transmissões serão feitas com qualidade e eficiência.

 

Um plano permanente de limpeza e higienização foi elaborado, com procedimentos padronizados em todos os locais da escola. As salas de aula terão número limitado de carteiras e itens de higienização.

 

A equipe pedagógica realizou capacitação para os profissionais para adaptação das metodologias de ensino, das avaliações, treinamento de professores e outras atividades. Para planejamento antes da retomada, uma pesquisa foi aplicada para saber quais alunos retornariam presencialmente e quais continuarão em sistema remoto.

 

Na estrutura física do colégio, foram feitas adaptações na recepção e portaria, banheiros, e instalada uma sala isolada, caso algum aluno apresente sintomas. Todo o espaço está sinalizado com orientações aos alunos.

 

 


Cartilha para os pais

 

 

Em cartilha elaborada para os pais, o Colégio Prisma estabeleceu protocolos que pais e alunos devem seguir, dentre eles:

 

- O uso de máscaras é obrigatório. Os pais e responsáveis foram orientados a reforçar o uso da máscara e aferição de temperatura.

 

- O acesso às instalações físicas do Prisma está restrito a alunos e colaboradores da unidade. As famílias poderão frequentar somente a recepção do colégio;

- Os pais deverão enviar diariamente o kit higiene com máscaras e álcool em gel para uso pessoal; garrafa de água para evitar o uso do bebedouro;

- Alunos, professores e colaboradores envolvidos no processo presencial deverão respeitar o distanciamento de pelo menos 1,5 metro e as posições corretas nas filas.

 

- Os alunos não poderão compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres, nem materiais didáticos, brinquedos ou jogos. Não poderão também compartilhar celulares, assim como evitar seu uso em ambientes sociais, cuidando de higienizar frequentemente os aparelhos;

 

- O lanche deverá vir de casa, pois não haverá venda na cantina.

 

- No intervalo do recreio, em companhia do professor do 3º horário, os alunos deverão permanecer na sala de aula obedecendo ao distanciamento. Haverá uma escala semanal por série com rodízio para uso do pátio durante o recreio.

 

- No horário da saída, os alunos serão liberados de forma gradativa por sala, evitando assim aglomerações.


>Contatos para a Imprensa:

Assessoria de imprensa/ Ana Maria Barbosa