quarta-feira, 18 de setembro de 2019

DEFENSORIA REALIZA MUTIRÃO

 Defensoria Pública realiza mutirão com serviços gratuitos para reconhecimento de paternidade

Inscrições podem ser feitas nas unidades das comarcas participantes em Minas

É bastante comum que as pessoas, em casos de reconhecimento de paternidade ou maternidade, busquem por seus direitos apenas pelas vias judiciais, sem considerar a possibilidade de resolver tudo de forma pacífica, por meio de conciliação. O caminho judicial, além de contribuir para o excessivo volume de processos no Judiciário, é também mais demorado - com tempo superior a um ano de tramitação - e mais caro para o cidadão, que tem de arcar com os custos na Justiça. 

Para tentar reduzir esse volume, preencher lacunas e reconstruir histórias de vida, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) está com inscrições abertas, até o dia 4 de outubro, para o "Mutirão Direito a Ter Pai". Em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), a iniciativa oferece, gratuitamente, os serviços de reconhecimento espontâneo de paternidade/maternidade, reconhecimento socioafetivo e exame de DNA.

A iniciativa será no dia 25 de outubro, com realização simultânea em Belo Horizonte e em mais 52 comarcas do estado. As inscrições podem ser feitas nas unidades da Defensoria Pública de Minas nas comarcas participantes.

Os exames de DNA realizados em Belo Horizonte e Santa Luzia serão oferecidos pela Defensoria mineira, sem custo para os inscritos. Em Uberlândia, por sua vez, uma parceira local arcará com os custos dos testes. Já nas outras cidade do interior, os exames serão feitos pelo TJMG, em conjunto com a equipe do Centro de Reconhecimento de Paternidade (CRP).

Para realização do teste, filhos e supostos pais e mães são notificados a comparecer nas sedes da Defensoria Pública no dia do mutirão. Ao todo, serão disponibilizados 1.290 exames em todo o estado.

​“O mutirão é uma ação extrajudicial da Defensoria Pública, com objetivo de garantir não somente o direito fundamental do filho de ter o nome do pai em seu registro de nascimento, mas também de incentivar a criação ou, em alguns casos, o fortalecimento de vínculos afetivos entre pais e filhos, tão importante para a formação do ser humano”, ressalta o defensor público-geral de Minas, Gério Patrocínio.

Direito fundamental

Um estudo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estima que 5,5 milhões de brasileiros em idade escolar não têm o nome do pai na certidão de nascimento. Ter o reconhecimento da paternidade é fundamental para que a criança, adolescente ou adulto tenha a sensação de cidadania, além de ser um direito garantido na Constituição e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

A falta do reconhecimento pelo pai ou mãe, inclusive, não é uma questão isolada. Ela também tem como consequência, quase sempre, o não recebimento de qualquer tipo de assistência financeira, educativa ou afetiva. O registro de paternidade assegura, por exemplo, pensão alimentícia e direitos sucessórios a que, uma vez reconhecido o vínculo consanguíneo, não é possível renunciar ou revogar. 

Inclusão social

Mais que oferecer gratuitamente exames de DNA e serviços de reconhecimento extrajudicial de paternidade, a Defensoria Pública mineira busca, por meio do "Mutirão Direito a ter Pai", ajudar a transformar a vida de milhares de cidadãos. O mecanismo de inclusão social, que acontece desde 2011, realizou 8.430 exames de DNA e 2.471 reconhecimentos espontâneos de paternidade, sendo 110 socioafetivos, em suas edições anteriores.

Esta é a segunda vez que o mutirão contempla o reconhecimento extrajudicial da parentalidade socioafetiva, ou seja, torna possível assumir a paternidade ou maternidade independentemente de laço consanguíneo, desde que exista uma relação de afeto estabelecida pela convivência, exercendo os direitos e deveres inerentes à posição paterna ou materna. Para isso, o reconhecido não pode ter o nome do pai biológico no registro de nascimento.

Além de permitir o estreitamento das relações familiares, o mutirão reduz as demandas por ações de investigação de paternidade, já que resolve tudo extrajudicialmente, gerando expressiva economia para os cofres públicos e propiciando a paz social.


Crédito (fotos): Divulgação/DPMG
Arte: Marcelo Barbosa

MOC SHOPPING: DITA MODA A CAMINHO

DITA MODA, um evento para se inspirar e viver sua moda

Mais uma edição do Dita Moda a caminho... O Montes Claros Shopping realiza, nos dias 21 e 22 de setembro, na Praça do Cinema, um evento para se inspirar e viver sua moda.

O Dita Moda tem o propósito de oferecer uma experiência de moda, através do aprendizado e troca de vivências entre profissionais da área e o público.

Confira a programação e atrações:


21 de setembro (sábado)

17h – Workshop: Make & Tendências

17h45 - Desfile

18h15 - Talk Show: Empreendedorismo & Moda, com Melissa Maia (Consultora de Imagem), Israel Frazoni (Estilista), Olívia Lima (Proprietária da Carmem Steffens e CS Club) e Marcella Guimarães (Proprietária da Mah Shoes)

18h45 - Workshop: Coloração Pessoal, com Patrícia Drumond (Consultora de Imagem)

19h30 – Desfile

22 de setembro (domingo)

16h às 18h - Desfile Infantil ao som de banda ao vivo
Distribuição gratuita de algodão doce e pipoca, brincadeiras e muita diversão

ARRAIÁ DO PEQUIZÁ no MOC SHOPPING

Arraiá do Pequizá leva sua alegria ao Montes Claros Shopping
Apresentação pretende levantar recursos para apresentação nacional do grupo

Vai ter cortejo junino em clima de festa pelos corredores do Montes Claros Shopping. Essa “festança” vai ser no dia 19 de setembro, quinta-feira, às 19 horas, comandada pelo grupo Arraiá do Pequizá.

Após o cortejo, o grupo se apresenta no Estacionamento Norte, em evento aberto ao público.

O objetivo é divulgar o grupo e contribuir na arrecadação de recursos para a sua participação no Arraiá Brasil, um dos maiores concursos de quadrilhas juninas do país, em Palmas, no Tocantins. A competição será nos dias 21 e 22 de setembro. Eles serão os únicos representantes de Minas Gerais, em uma competição que recebe participantes de todo o país.

O encerramento será marcado pelo sorteio do prêmio da rifa também destinada ao levantamento de verba para o grupo.


Sobre o Arraiá do Pequizá
Fundada em 2002, a quadrilha Arraiá do Pequizá, mantém a tradição junina em suas diversas apresentações em Montes Claros e todo o Estado de Minas Gerais, fortalecendo a cultura montes-clarense.

Em quase duas décadas, a Arraiá do Pequizá acumulou vários títulos de campeã nos concursos de quadrilhas realizados em Minas Gerais. São mais de 800 apresentações, sem fins lucrativos, mantendo viva a cultura junina e usando a dança para estimular reflexões de cunho social.

 Neste ano, pela primeira vez, o grupo irá representar Minas Gerais no concurso nacional “Arraiá Brasil” no dia 22 de Setembro em Palmas, Tocantins, abordando o tema “Bullyng Escolar”.

>Contatos para a Imprensa:
Assessoria de imprensa/ Ana Maria Barbosa

FIEMG- FAPI DEBATE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL


FAPI - Indústria mineira busca regularização ambiental para prevenir multas de fiscalização

Evento sobre o assunto será realizado em Montes Claros nesta quarta-feira, 18 de setembro

Uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado em parceria com a FIEMG e Sindicatos e a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais o Programa de Fiscalização Preventiva na Indústria (FAPI) está percorrendo todas as regiões de Minas Gerais. O foco é a regularização e gestão ambiental.

Esta é a terceira edição do programa que a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) executa com os parceiros e o objetivo é informar, instruir e sensibilizar os empreendedores das melhores práticas ambientais, incentivando-os a obter a regularização ambiental de seus empreendimentos. O Sistema FIEMG, como já comprovado nas edições anteriores FAPI 2017 e FAPI 2018, terá importante papel nesta orientação junto aos empresários.

Esse ano o programa recebeu uma atualização metodológica. Os “alvos” da fiscalização já foram estabelecidos pela Subsecretaria de Fiscalização Ambiental (SUFIS) e disponibilizados no site oficial do programa. Além dos alvos estabelecidos, empreendimentos localizados na circunvizinhança, em um raio de aproximadamente 01 Km, potencialmente serão fiscalizados de forma aleatória. A relação das empresas que serão fiscalizadas no Norte de Minas pode ser conferida no site:


 Outra mudança no programa foi à eliminação dos balcões de atendimento que antes eram presenciais com entrega do selo físico de participação do programa. Hoje os procedimentos de regularização são realizados em plataforma online e o selo será entregue em formato digital.

O programa será realizado em 03 etapas e de forma setorial, tendo como foco principal as indústrias que exercem as atividades de extração de areia e cascalho, britamento, fabricação de máquinas e implementos agrícolas, fabricação de móveis de madeira, confecção de calçados e artefatos de couro, aparelhamento e beneficiamento de minerais não metálicos e tratamento e disposição de resíduos de serviços de saúde, distribuídas em todo o estado de Minas Gerais.

As etapas serão executadas conforme detalhado a seguir:

1)    Etapa - Orientação:

Ø  Realização de workshops (em todas as regionais), demonstrando como desenvolver as atividades de maneira ambientalmente adequada;
Ø  Incentivos para a regularização ambiental (SEMAD e FIEMG);
Ø  Acompanhamento técnico e jurídico da Gerência de Meio Ambiente.

2)    Etapa - Fiscalização:

Ø  Ocorrerá após 90 dias da etapa de orientação;
Ø  Os empreendedores serão orientados a possuir/obter e disponibilizar todos os documentos e informações necessários para o recebimento da fiscalização pela SEMAD.

3)    Etapa - Monitoramento:

Ø  Mecanismos para aferir a efetividade das ações desenvolvidas pelo FAPI;
Ø  Adoção de parâmetros indicativos da qualidade ambiental das regiões e índices de regularidade dos empreendimentos fiscalizados.

Em Montes Claros, a terceira etapa do FAPI acontecerá na sede da FIEMG Regional Norte, nesta quarta-feira, 18/09, a partir das 08h. A participação no evento é gratuita, porém as vagas são limitas e é necessário fazer inscrição no site da FIEMG Regional Norte: www.fiemg.com.br/regionalnorte, no ícone “Eventos”. Informações: 38 3221-0200.