quinta-feira, 22 de outubro de 2015

EM clima de OUTUBRO ROSA, VISITAS ILUSTRES da TARDE

Em CLIMA  de OUTUBRO ROSA...VISITAS ILUSTRES da TARDE:

O secretário REINALDO LANDULFO  e o turismólogo MARCO TÚLIO CHAVES




PALMAS PRA....

PALMAS PRA...

Quem aniversariou esta semana(19/10), foi o colega FÁBIO MARÇAL, fotógrafo de primeira qualidade da administração municipal. FÁBIO, o blog deseja a você muita paz, saúde e uma vida repleta de harmonia e felicidade. Parabéns!

OUTUBRO ROSA: REPÓRTER ENFRENTA NOVO CÂNCER

OUTUBRO ROSA:


Repórter da Globo já superou duas vezes a doença e irá enfrentar o terceiro tratamento; relembre quem mais já venceu essa batalha

A jornalista Sandra Moreyra, de 61 anos, foi novamente diagnosticada com um câncer. É o terceiro que ela enfrenta nos últimos sete anos.

Sandra Moreyra:
Reprodução/Instagram
Sandra Moreyra: "Vou em frente"


A repórter da TV Globo usou seu perfil no Twiiter para contar que em breve dará início ao tratamento. "Novamente estou sendo posta à prova. Mais um tratamento pra fazer. Eu amo a vida. E vou em frente", escreveu ela, na noite de quarta-feira (21).

3° SETOR: CONCORRÊNCIA para ACESSO a recursos PÚBLICOS

OSTEOPOROSE: FIQUE ATENTO!

A osteoporose é uma doença silenciosa e sem cura

Por não apresentar sintomas, a maioria dos portadores não sabe que está doente e não procura auxílio médico

A Osteoporose é uma doença em geral assintomática, o diagnóstico é feito numa fase de doença já instalada. Chamada silenciosa por esse fato. Ela pode atingir todos os ossos do corpo, fazendo com que fiquem fracos e com possibilidade de quebrarem aos mínimos esforços. Por não apresentar sintomas, a maioria dos portadores não sabe que está doente e não procura auxílio médico.
Para se ter uma ideia da gravidade do problema, estudos mostram que 85% dos homens e 70% das mulheres com osteoporose só descobrem a doença quando sofrem alguma fratura. Mas alguns hábitos e exames podem ajudar a combater a doença, cujo dia mundial é lembrado nesta terça-feira, 20 de outubro.
Menopausa, idade avançada, histórico familiar, constituição física magra, baixa ingestão de cálcio, diabetes, falta de exposição à luz solar, sedentarismo, fumo e consumo excessivo de álcool e café são algu​ns fatores de risco para a​ osteoporose. O custo de uma fratura é muito superior ao do tratamento da doença, por isso, a Sociedade de Reumatologia trabalha na divulgação da necessidade de prevenção e diagnóstico precoce da patologia.
“Internações e cirurgias em caso de fratura de fêmur implicam em redução da qualidade de vida do indivíduo acometido e de seus familiares e/ou cuidadores; sem falarmos nos custos e comprometimento da expectativa de vida”, afirma a reumatologista Dra. Isabella ​Ferreira ​Costa.​  A prevenção desta doença deve começar desde cedo. Segundo Dra. Isabella, “manter um estilo de vida saudável é a chave para evitar e combater a osteoporose, sendo as principais recomendações  a ingestão de uma dieta balanceada, com vegetais verdes folhosos​, rica em cálcio​ com queijos, iogurtes e derivados do leite​; prática regular de exercícios físicos para fortalecimento muscular e​ ó​sseo ​com preservação e até mesmo ganho de massa óssea.
​​                A ​realização de exames para o diagnóstico precoce da doença visando o tratamento​ é  fundamental​.​ A densitometria é o método mais eficaz para a detecção precoce da osteoporose e é simples de ser executado, sem risco algum para o paciente. “É um exame rápido e indolor que mede a massa óssea na coluna e no fêmur, permitindo avaliar o estágio da doença e servindo como método de acompanhamento do tratamento. Devido à sua importância na prevenção e tratamento da osteoporose, a procura pela Densitometria Óssea nos últimos anos aumentou bastante, mas ainda há grande parte da população que não o realiza rotineiramente, sendo importante maior conscientização”, pontua Dra. Juliana Abreu, especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem.​
                Apesar de não ter cura é possível controlar a doença. “O objetivo do tratamento é melhorar a qualidade do osso, evitar a progressão da doença e, com isso, reduzir o risco de fraturas e suas graves consequência”, completa Dra. Juliana. Terezinha Alves tem 68 anos e se previne contra a osteoporose de todas as formas. “Mantenho uma alimentação rica em cálcio, pratico ioga, musculação e dança em grupos de Terceira Idade, no Sesc. Mesmo assim, o exame de Densitometria Óssea mostrou que houve perda de massa óssea devido à idade. O que me incentiva a não descuidar da prevenção”, revela.



Texto/Foto: Mosaico Comunicação



OUTUBRO ROSA: ALTERAÇÕES no TRÂNSITO

Trânsito sofrerá alterações
 
Neste domingo tem, além do Dia do Servidor, Corrida e Caminhada Outubro Rosa 

Texto: Eduardo Brasil


Neste domingo (25) será realizada, além da comemoração do Dia do Servidor Público, no Parque Municipal Milton Prates, mais uma “Corrida e Caminhada Outubro Rosa”, promovida pela Associação Presente Padre Tiãozinho e que neste ano chega à sua terceira edição.
A Corrida e Caminhada Outubro Rosa, com concentração às 07h30 e largada às 08 horas, da Praça dos Jatobás, terá a participação de homens e mulheres, em seus cinco quilômetros de percurso. As inscrições para as duas modalidades ainda podem ser feitas na própria entidade (corrida: R$ 45 e caminhada R$ 40). A entrega dos kits será no Montes Claros Shopping Center nesta sexta-feira (24) e sábado (25), das 18 às 22 horas, e das 10 às 16 horas, respectivamente.
O trânsito na avenida Mestra Fininha, entre a Praça dos Jatobás e o Parque Municipal, e ainda na avenida Pedro Augusto Veloso, em frente ao Parque Municipal Milton Prates, ficará interditado até as 9h30, neste dia.


VEREDAS: OPERAÇÃO de COMBATE A INCÊNDIOS É MONTADA NO PARQUE

VEREDAS
Operação de combate a incêndios montada no Parque de Exposições

Texto: André Senna
Fotos: Wilson Medeiros

Começou no dia 21 deste mês e vai até o dia 2 de novembro a Operação Veredas, que tem como objetivo prevenir e combater incêndios rurais no município de Montes Claros. A iniciativa é do GGIM (Gabinete de Gestão Integrada Municipal), órgão colegiado, e tem como integrantes o 7º Batalhão de Bombeiros Militar, o 55º Batalhão de Infantaria do Exército, a Polícia Militar, a Organização Vida Verde (Ovive), o Aeroclube de Montes Claros e o município, através das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Infraestrutura e Planejamento Urbano, e Defesa Social (que engloba a Defesa Civil e a Guarda Municipal).
A base da Operação Veredas funciona no Parque de Exposições João Alencar Athayde, que está abrigando uma grande estrutura de combate a incêndios. Para o Tenente Diego Prates, do Corpo de Bombeiros, este trabalho é primordial para um ataque efetivo às ocorrências. Mattson Malveira, coordenador da Defesa Civil, vê no comando sistematizado um grande ganho no tempo de combate aos incêndios. “Com todas as forças unidas aqui fica mais inteligente a logística de combate aos incêndios que venham a acontecer", destacou.


COLÉGIO IMACULADA ganha HOMENAGEM na CÂMARA

Colégio Imaculada é homenageado

Texto: Christine Antonini

A Câmara de Montes Claros, a pedido do vereador Fernandão Anjo do Futuro (PRTB), realiza na noite de hoje (22/10), reunião especial, para homenagear o Colégio Belaar Imaculada Conceição pelos 88 anos de existência.

O Colégio tem como missão propor educação humano-libertadora e contribuir para o protagonismo na ação missionária transformadora, a fim de integrar os valores fundamentais como a verdade, justiça, fraternidade e o amor, que de acordo com a instituição, são os pilares básicos da integridade ético-político do educando.

Para o vereador Fernandão autor da preposição, a homenagem é uma forma de agradecer os ex-alunos, professores e funcionários da instituição pelos trabalhos realizados em prol da instituição.

A homenagem será na sede da instituição, rua Coronel Prates, n°276 - Centro, às 19h30.

O Colégio

Em 07 de março de l927, o Colégio após um longo período fechado, reiniciou as atividades educativas, no mesmo local que hoje se encontra. O colégio funcionou na residência do Coronel Francisco Ribeiro que cedeu à Congregação pela viúva, Dona Maria Luiza de Magalhães Ribeiro, por dois anos. Depois com muita luta, sacrifícios e dificuldades financeiras conseguiram comprar o imóvel e realizando lentamente as adaptações necessárias.
Grandes realizações iam acontecendo no colégio, sob as orientações das irmãs Canuta e Bertha, educadoras de gerações de jovens mineiras que pelo Colégio passaram.