UNIMONTES
Plantando Conhecimento
Projeto retoma atividades em março
com ação sobre hábitos alimentares
Implantado
no ano passado a partir da atividade voluntária de professores e alunos das
áreas de biológicas e saúde da Unimontes, o Projeto “Plantando Conhecimento –
Colhendo Desenvolvimento” retomará as atividades em março, com mais uma ação
social para crianças e adolescentes de escolas
públicas das Vilas Castelo Branco e Quinta da Boa Vista, periferia de Montes
Claros.
No dia 27/03, haverá uma série de ações sobre a temática da “pirâmide alimentar”, com destaque, ainda, para as frutas
típicas do Norte de Minas – como ter bons hábitos e qual o período mais
propício para o consumo de cada fruta. A coordenação ficará a cargo dos alunos
do 2º período do curso de Ciências Biológicas/bacharelado.
Pesquisa ampla
A
iniciativa é o pontapé inicial para uma pesquisa mais ampla sobre os hábitos alimentares e de higiene das crianças
assistidas, com financiamento por meio de bolsa acadêmica da Fundação de Amparo
à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
Desde o
início das atividades, no primeiro semestre de 2013, 150 alunos dos cursos de
Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Medicina e Odontologia já realizaram
cinco edições do projeto, com mais de 600 atendimentos. Todas as atividades
acontecem no Centro de Convívio Theresia Vermeylen, na Vila Castelo Branco, a
partir de parceria com a Rede Berlaar de Educação (Colégio Imaculada
Conceição).
“Os resultados alcançados no ano passado foram
positivos, com ações que fomentam a melhoria da qualidade de vida das crianças
e jovens. Há, ainda, o efeito multiplicador porque os universitários aplicam na
prática o que é trabalhado em seus cursos”, afirma o professor Ricardo
Rodrigues Bacchi, idealizador e coordenador do projeto.
Na última
edição do ano passado, por exemplo, Bacchi lembra que foram atendidas 100
crianças e adolescentes numa ação integrada dos cursos de Enfermagem e Educação
Física. Dentre alguns pontos abordados a saúde mental e a proteção das crianças
e dos adolescentes – neste último caso, com a participação também de alunos do
curso de Direito. A professora e psicóloga Vera Trabbold, do Departamento de
Saúde Mental, coordenou parte dos trabalhos. As comunidades em questão
apresentam consideráveis quadros de risco social, por isso, a oportunidade de
detectar e prevenir os quadros de maus tratos e negligência contra crianças,
mulheres e idosos.
Texto/Foto: Assessoria UNIMONTES