domingo, 28 de janeiro de 2018

VISITA À REDAÇÃO: TEN. CEL. GOUVEIA

VISITA À REDAÇÃO
TEN. CEL. GOUVEIA (CB)

O TEN. CEL. GOUVEIA visitou a redação de O  NORTE neste início de 2018. Na ocasião conversou conosco sobre o comando na corporação Corpo de Bombeiros, de grande atuação na região.
  
NA foto com Márcia e com Carlos Castro, da equipe de O NORTE.
 

VISITA À REDAÇÃO: ANA KARIENINA AMARAL

VISITA À REDAÇÃO: 
 ANA KARIENINA AMARAL

A assessora parlamentar deu o ar da graça neste início de 2018, na redação de O NORTE. A querida de todos levou tâmaras e chocolates suiços para a equipe. Chique, né? Seja bem-vinda sempre, Nina. Com ou sem chocolates.Mas fique à vontade sempre que quiser levar!!! 
Na foto , Ana Karienina aparece com Vítor, o mais guloso da turma, que foi logo recebendo as tâmaras!





VISITA À REDAÇÃO:DENART D'ÁVILA

VISITA À REDAÇÃO:
DENART D'ÁVILA

O NORTE recebeu neste início de 2018 a visita do desportista DENART D'ÁVILA, idealizador e realizador do Troféu BOLA-CHEIA, o evento esportivo de maior realce em Montes Claros, que premia os melhores do esporte e sempre traz ídolos que fizeram a alegria dos amantes do esporte. Visita sempre agradável e bem-vinda.
Na foto, com parte da equipe: Léo Queiroz, Eudóxio Rabelo, Márcia Vieira, Drika Queiroz e Vítor.






CODEVASF 2018:ACESSE o UAI e veja TODAS as FOTOS

ACESSE O UAI e CONFIRA TODAS AS FOTOS: 
 
Confraternização CODEVASF 2018



blogs.uai.com.br/marciavieirayellow 


Publicado em 
RODRIGO RODRIGUES e diretoria receberam imprensa em confraternização. Veja fotos:








PREFEITO NO PAREDÃO

PREFEITO NO PAREDÃO

Em abril de 2017 o jornalista Fredi Mendes cantou a pedra em sua página do facebook. A empresa vencedora da licitação para vigilância eletrônica seria aquela que apoiou a campanha do então candidato a prefeito Humberto Souto em 2016. O assunto dominou as redes sociais em razão da demissão dos vigias, cerca de 500, assim que o prefeito assumiu o cargo, no início de 2017. De lá para cá, foram várias escolas, postos de saúde e logradouros públicos arrombados, assaltados e danificados. Em um destes arrombamentos a um posto de saúde, um lote de vacinas ficou inutilizado devido a ação dos bandidos. O assunto da vigilância permaneceu sepultado em 2017, quase esquecido. Ao retornar das férias, há uma semana, o prefeito finalmente anunciou a empresa "vencedora" da licitação. E adivinhem? Exatamente aquela que foi citada pelo jornalista. A população, que está acordando, questiona. Enquanto isso, parte da imprensa, aquela mesma que se mostrou "denuncista" em 2016, permanece em silêncio, por razões óbvias. E o prefeito diz não saber quais foram as outras empresas participantes da licitação. Outra coisa que ele não sabia, é que a prefeitura está trabalhando "escondida", negando acesso a informações que são públicas. E que a comunicação da prefeitura, não dá respostas aos veículos de comunicação quando questionada sobre as situações diversas que acometem a cidade. As redes sociais garantem que os funcionários da prefeitura estariam utilizando a internet, os computadores e o horário de trabalho para agredir pessoas nos grupos e páginas  da net. A Ascom fechou as portas e não permite o acesso das pessoas. Esta é a primeira vez na história de Montes Claros que um setor público bate a porta na cara da população. Deste modo, o prefeito entra para a história como aquele que mais pontos negativos acumulou em sua gestão em um ano a frente da prefeitura. A população quer saber: e agora, prefeito,cadê a transparência?  

TEXTO CONVIDADO: LUCIANO MEIRA

TEXTO CONVIDADO: LUCIANO MEIRA

A BOLINHA DE GUDE E A ADMINISTRAÇÃO

(*) Luciano Meira 

Empreendedores com estabelecimentos nos bairros reclamam do abandono das quadras poliesportivas daqueles lugares, informando que os locais viraram pontos de tráfico de drogas, por falta de competições.
No período de 1982 a 1986, fomos os responsáveis pela implantação da Secretaria de Esportes na cidade, onde tivemos a oportunidade de realizar grandes eventos esportivos como Olimpíada de Bairros, Olimpíada Universitária, Olimpíada Operária, Jogos Interbairros e Peladão. Após esse período, muito pouco se fez em prol do esporte especializado, assim, a população daquela época deve guardar boas lembranças.
Para realizar os eventos, foram construídas 17 quadras esportivas nos bairros. A Central Beton - Concreta, do grupo Matsulfur, apoiada pelos diretores João Bosco Martins de Abreu e Sérgio Cavalieri, fez surgir uma parceria público privada, na qual a Matsulfur cederia todo o material para a construção, com benefícios na tributação do ISS. Contamos com o apoio da SETAS - Secretaria de Trabalho, cujo diretor João Avelino Neto disponibilizou, gratuitamente, 20 pedreiros para a construção.
A Prefeitura ficou com a terraplanagem, e a secção do seu encarregado, Sr. Pedro Piteira, que acompanhou as obras. Conforme combinado com a direção da Matsulfur, a cada duas quadras construídas teríamos que fazer um evento e dar continuidade no esporte do bairro, o que foi cumprido.
Naquela época, o quadro técnico da SECELT era de sete técnicos, parceira dos desportistas dos bairros, que muito contribuiu para a formação e manutenção do quadro de arbitragem e ralização das competições.
Com o passar dos anos, mudou a forma de gestão, que era participativa, transformando-se num cabide de emprego, sem compromisso com a melhoria da prática esportiva. Hoje a Secretaria de Esportes, com mais de 25 funcionários, nos mostra o total abandono do nosso esporte.
No orçamento do município para 2017, foi aprovada para ser aplicado 10 milhões na ampliação de infraestrutura, manutenção de atividades esportivas e reformas das unidades. O que foi feito com esses recursos? Até o momento não temos conhecimento de nenhuma realização nessa área. A Câmara Municipal, que deveria fiscalizar, já que aprovou o orçamento, está “caolha” e finge não saber de nada.
O Prefeito resolveu acordar e tenta transferir a responsabilidade aos Coordenadores das equipes para conseguir um patrocinador dos gastos das competições. Isso nos faz lembrar um lance do Jogo de Bolinha de Gude da nossa infância. Durante a partida, a certa altura, um jogador espertalhão gritava: “bolôlô na minha e não dou nada”! Isso significava que o adversário poderia acertar qualquer bolinha, exceto a daquele jogador.
Pelo visto, o Prefeito e sua equipe jogaram muito bolinha de gude e o vício os impedem de entender, que em tudo que se faz, é preciso existir bons resultados para todos. Esses acontecimentos são uma tristeza para a população, que se sente enganada, pois acreditou naqueles programas políticos cheios de alegadas competências e experiências, mas o tempo mostrou que nunca existiram. Sendo assim, diante da impossibilidade de usar o esporte para tirar crianças e adolescentes das ruas, só nos resta dar os nossos pêsames aos desportistas de Montes Claros. 

( * ) - Consultor e Diretor da LD Consultoria

CÂMARA: DOCUMENTO,HISTÓRIA e MEMÓRIA

CÂMARA:  
Documento, história e memória: 14 anos de serviços

11 servidores da Câmara Municipal de Montes Claros comemoraram o 14º ano de posse na Casa Legislativa. Werley Oliveira, Iara Silva, Alessandro Eleutério, Alexsandro Mendes, Nilton Cavalcanti, Ricardo Assis, Eliane Costa, Anderson Ramos, Cristiane Alves, Cláudia Veloso e João José Oliveira fazem parte do grupo de efetivos.
O presidente da Casa, Vereador Cláudio Prates (PTB), destaca que o importante trabalho realizado por eles.
“Com muito empenho e dedicação, eles doam o serviço deles à comunidade, cuidado da história da Câmara, atendendo à população. Celebro com eles esse período, pois também sou servidor público”, finaliza Cláudio.
A Diretora da Escola do Legislativo, Cristiane Alves, afirma que trabalhar no Poder Legislativo como servidora e contribuir para que ele funcione bem, no âmbito municipal, "é acreditar na democracia como sistema político ideal e no município como ente federativo de maior importância, pois é aqui onde tudo efetivamente acontece. Faço 14 anos de Câmara com orgulho e gratidão por poder trabalhar justamente na construção do conhecimento que fomenta a democracia e a cidadania. Na Escola do Legislativo tenho a oportunidade de trazer a população para a sua casa política, para entender todo o funcionamento e dinâmica e abrir portas para a participação na sociedade de maneira consciente".
O servidor Werley Pereira de Oliveira, de 37 anos, é o Arquivista Coordenador do Arquivo Geral e no dia 20 de janeiro deste ano completou 14 anos de serviço prestados à Casa, sendo todo este período dedicado as memórias montes-clarenses, cidade que o adotou e tornou-se moradia do servidor.
“Costumamos dizer que a Câmara é uma mãe, digo isso me referindo a Câmara de Montes Claros, porque tem outras que conheço que não tem a estrutura que temos, aqui nos sentimos a vontade no que se refere aos nossos projetos. O arquivo é o coração dessa mãe, é o setor que mais nos sentimos bem em trabalhar. A primeira grande função do arquivo é guardar memória da instituição. Inicialmente um documento surge como uma questão administrativa e ele tem um tempo de vida e ele tem a vida corrente, intermediaria e permanente. O arquivo tem a rotina da pesquisa e está aberto a população”, explica o coordenador.
A memória é um dos alicerces que dá sentido à vida e engana-se quem pensa que com uma instituição é diferente, principalmente se através dela são norteados os passos da cidade. Preservar a memória não é apenas resgatar o passado, é ter referencial consistente para construir o presente e planejar o futuro.
“Nós temos visão de instituição. É uma linha tênue entre servidor da Câmara e servidor político, porque o Presidente na Casa não é apenas um administrador, ele também é um político e vamos vendo que após 1995 tivemos muitos avanços. O Ivan José Lopes foi quem teve uma visão sobre o arquivo e por isso o arquivo leva o nome dele. Ademar Bicalho foi quem deu o nome, antes era ‘anexo’. Agora temos o aval de Cláudio Prates que nos da liberdade para os projetos. As vezes temos a formação, sabemos como faz, mas é preciso encontrar um Presidente que abrace e nós temos e é preciso agradecer e reconhecer que a Presidência nos da liberdade para criação e execução de projetos e os estagiários que nos ajudam muito”, agradece.
Ao recordar todos estes anos de serviços prestados o servidor ressalta que o grande segredo é gostar do que faz.
“Tem um sociólogo, Jessé Souza, que fala que os seres humanos se tornam humanos pelas instituições, quando falam 14 anos de Câmara, não só de esfera pública, mas de esfera familiar, porque a gente se torna família, tem amor na família, tem amor na escola e tem amor no trabalho. Isso é realização, olha o quanto evoluí e isso tudo está dentro dos 14 anos, paro para olhar esses 14 anos onde eu estava e olha onde estou, então é muita realização”, diz.
Para que a história de um local seja conservada é preciso que tenham pessoas que compreendam os valores e importâncias de cada documento, é preciso ter sensibilidade, olhares atentos para revisões e detalhes que poderiam passar despercebidos, todas essas qualidades são ligadas a Iara Maria Silva, de 49 anos, a Técnica de Apoio Legislativo que no próximo dia 14 de abril completará 14 anos de serviços prestados à Câmara Municipal de Montes Claros como arquivista, uma profissão que inicialmente não passou pela cabeça da servidora, mas que hoje, a encanta.
Pronta para se especializar em biblioteconomia, Iara Maria, ressalta que um importante passo dado pelo Arquivo Público da Câmara Municipal de Montes Claros “Vereador Ivan José Lopes” foi a Tabela de Temporalidade.
“A documentação é pública e até dois anos atrás não poderíamos jogar nada fora porque não tínhamos uma tabela de temporalidade que nos dissesse e essa tabela foi criada para isso, para termos um respaldo. Se o órgão público não tiver essa tabela nada pode ser jogado fora porque é crime. Existe uma comissão multidisciplinar que vai orientar, por exemplo, tem coisas da contabilidade que as vezes eu não tenho conhecimento, terá uma pessoa que vai falar se pode ou não”, explica.
O arquivo é tido como o guardião da história e da memória local e regional, alguns documentos arquivados não tem relação política, mas fazem parte da cultura e por isso são armazenados, já que a Câmara se preocupada em conservar as memórias do município.
“No nosso acervo também temos o livro Cidadãos de Honra, que é um condensado de todas as honrarias que foram concedidas pela Câmara. Temos o primeiro exemplar de 1995 a 1999 e para dar continuidade a esse trabalho nós fizemos o de 2000 a 2009 e estamos com projetos de fazer outro. Participei ativamente do projeto, fui uma das organizadoras e muitas vezes precisamos atualizar um currículo, não sabíamos se a pessoa tinha falecido, muita gente não tinha foto, precisávamos ir atrás, precisava do direito de imagem, tanto que começamos em 2008, terminamos em 2009, mas lançamos apenas no final de 2012 porque a cada dia algo aparecia para ser feito”, relata.
A servidora que compõe a Comissão de Controle Interno e o Conselho do Instituto Municipal de Previdência dos Servidores Públicos de Montes Claros (Prevmoc), ressalta ainda que mesmo tendo tanto tempo de serviço, continua acordando com vontade e prazer de trabalhar.
“A gente vai além dos laços administrativos e criamos laços de afetividade, para mim é importante trabalhar em um setor onde acordo todo dia e tenho prazer em ir cumprir as minhas tarefas e encontrar com os meus colegas. Além disso, a gente serve a Câmara, mas ela também nos serve, quando queremos fazer um curso somos sempre autorizados e isso é bom porque estamos sempre nos reciclando”, destaca
Assessoria de Comunicação 
Câmara Municipal de Montes Claros - MG 
Telefone: (38) 9 8834-5346
E-mail ascom@cmmoc.mg.gov.br

ATENEU/SORRISUS: ATLETAS MIRINS CONTRA as CÁRIES


Atletas mirins do Ateneu/Sorrisus entram em campo contra as cáries
A conscientização sobre os cuidados dos básicos com a boca será tema de palestra gratuita neste sábado

A boa saúde é importante em qualquer idade, mas na fase de desenvolvimento da infância para a adolescência é preciso alguns cuidados, principalmente quando se pratica atividade física, como o futebol. A partir da parceria Ateneu/Sorrisus, os alunos da escolinha de futebol do clube terão assistência médico/odontológica gratuita. A primeira fase do atendimento foi realizada na manhã deste sábado, dia 27 de janeiro, com uma conscientização especialmente sobre a saúde bucal.
As crianças assistiram à palestra “Os cuidados com a Saúde Bucal dos Atletas” e a equipe da Sorrisus, na unidade Dr. Veloso, fez a avaliação odontológica, com limpeza dos dentes e aplicação de flúor no time mirim. A turminha teve ainda como inspiração, o atleta do Montes Claros Vôlei, Lorena, que participou da ação como case de sucesso no esporte.
De acordo com Lílian Souto Miranda, vice-presidente da Saudalys, franqueadora da Sorrisus Clínicas Odontológicas, o objetivo é fazer uma avaliação clínica com o check-up dos 53 meninos inscritos na escolinha de futebol. “Neste primeiro momento, queremos saber como está a saúde bucal dos garotos e alertar os pais para os cuidados básicos que precisam ter”. A segunda fase do mutirão de saúde será na Life Clínicas Médicas, com check up e exames diversos, em breve.
 “Saber que agora podemos levar uma perspectiva de assistência médica e odontológica aos nossos atletas carentes nos deixa confortados e com a certeza de que socialmente estamos buscando o melhor para eles com a parceria Ateneu/Sorrisus”, diz Cássio Aquino, presidente da Associação Ateneu.
Natividade Alkimim é mãe de Ryan Murillo, aluno da escolinha de futebol. Ela diz que quando soube da parceria Sorrisus ficou muito feliz. “O sonho de muitos deles é ter um tratamento odontológico, a garantia de que estão bem. O novo nome do time tem tudo a ver com o sentimento que nos preenche, o Ateneu é só sorrisos!” .

 N%c3%a1gila_almeida

MOC 2018- A MANCADA da PREFEITURA

MOC 2018-A MANCADA da PREFEITURA
Enquanto falta remédio nos postos de saúde, salários dos servidores estão atrasados, entre outras situações, a prefeitura anuncia carnaval. O local escolhido foi a Praça dos Jatobás, esquina com a Avenida Vicente Guimarães, aquela que está prestes a desabar e não recebeu da prefeitura nenhuma atenção.Em recente entrevista a emissora de TV, o prefeito disse em alto e bom som que não prometeu fazer/recuperar as avenidas da cidade.Fomos ao local escolhido e gravamos um vídeo. O povo quer saber: e agora, prefeito?

MOC 2018- De volta à Praça- A REALIDADE

MOC 2018-De volta à Praça-A REALIDADE

Depois de mostrarmos a situação em que se encontra a Praça da Matriz, a prefeitura gravou um vídeo com palavras pejorativas dirigidas aos que denunciam as mazelas desta administração. Disseram que a Praça está limpa, que a culpa é "da chuva" e que a prefeitura fez o serviço. Pois bem. Retornamos ao local e constatamos, mais uma vez, que a prefeitura se equivocou ao divulgar a  limpeza, pois a  praça continua com muito mato e sujeira. O povo quer saber: e agora, prefeito?


MOC 2018- Praça MATRIZ -MATO e SUJEIRA

MOC 2018-Praça MATRIZ- mato e sujeira
Estivemos na Praça Dr. Chaves (Praça da Matriz) e constatamos que um dos cartões portais da cidade está abandonado,dominado pelo mato e sujeira. Mostramos em vídeo a situação. Alguns dias depois retornamos ao local e descobrimos que parte do mato havia sido cortado. Mas foram os lavadores de carro que fizeram o serviço, cansados de esperar pela prefeitura. A população quer saber: e agora, prefeito?
Confiram os dois momentos:



MOC 2018 - COBERTURA NO CHÃO

MOC 2018: COBERTURA NO CHÃO
A cobertura do estacionamento do Mercado Municipal está no chão. A Prefeitura sabe da situação, já foi cobrada por imprensa e população, entretanto, nada foi feito até o momento. Estivemos lá e gravamos um vídeo mostrando a situação. Na semana seguinte, mais uma vez estivemos no local a pedido de feirantes e populares, que cobram do prefeito uma solução, e gravamos outro vídeo. Até hoje, 28 de janeiro de 2018, nada foi feito. "E agora, prefeito?", pergunta a população.

E por falar em MAJOR PRATES.....

E por falar em MAJOR PRATES....
 AURÉLIO VIDAL vai promover a festa de aniversário do bairro. O evento, vale lembrar, foi criado por ele e sempre recebeu apoio da administração municipal e patrocinadores. Ano passado, a administração que assumiu o comando da cidade negou apoio. Posteriormente decidiu fazer o evento por conta própria, o que resultou em fiasco. 
Em 2018, Aurélio volta com tudo e diz que com ou sem prefeitura vai realizar a festa, sim senhor! Aguardem!




MOBILIZAÇÃO pelo MAJOR PRATES

MOBILIZAÇÃO pelo MAJOR PRATES

O destaque da semana ficou por conta da mobilização de autoridades e sociedade civil em torno de uma causa: a permanência do posto da PM no Bairro Major Prates, um dos maiores centros comerciais da cidade. De acordo com decisão do Estado, haverá transferência do comando para o bairro Ibituruna. Preocupados, vereadores e a Deputada Raquel Muniz, representantes do deputado Arlen Santiago, moradores e lideranças do bairro, como o jornalista Aurélio Vidal, se uniram para tentar reverter a situação. Estranho e muito notada foi a ausência de  representante do município. A causa que é comum e de interesse de toda uma cidade, não parece ter sensibilizado a administração municipal. 
O blog esteve lá e registrou alguns momentos: